BrasileirasPeloMundo.com
Taiwan Transporte Público Pelo Mundo

Meios de Transporte em Taipei

Se você está planejando vir para Taipei, não se preocupe! A cidade tem um transporte muito rápido e eficiente. Assim que chegamos por aqui, meu marido no segundo dia foi trabalhar e eu com minha filha estávamos  “soltas” pela cidade. Pensei: “não vou dar conta”. Mas bem pelo contrário! À medida que ia me arriscando, aprendia mais e conhecia muito mais lugares. Fui criando pontos de referência e conseguindo fazer um mapa mental, o que me facilitava a cada novo passeio.

A verdade é que, quando falamos em transporte público por aqui, a cidade conta com uma estrutura de metrô, ônibus, trens, bicicletas públicas, táxis, e trem bala muito bem planejados. A maioria das pessoas utiliza uma combinação de ônibus, trens e metrô quando querem se locomover. É importante dizer que, na maioria dos meios de transporte, os assentos para grávidas, idosos, e portadores de deficiência têm cores diferentes. Nos ônibus e metrôs, são sempre as primeiras cadeiras perto da porta de entrada. E sim, os taiwaneses são extremamente educados e, muitas vezes, vão desistir do seu assento para dar lugar a você. Quando estou com minha filha, sempre se levantam. E assim o fazem com grávidas, pessoas com deficiência e idosos. É mais do que apenas gentileza; é respeito. E evite negar!

 

optimized-fullsizerender
Táxis da cidade de Taipei.

Vou falar um pouquinho sobre cada meio de transporte:

  • MRT (metrô):

A primeira coisa a fazer é adquirir um cartão, chamado de Easycard. Este pode ser usado em trens, ônibus e MRT em toda cidade. Você o compra por 100NT (moeda local), e ele é recarregável. À medida que você gastar, é somente ir adicionando dinheiro. Em todas as estações de metrô há máquinas para recarregá-lo. Com o cartão, cada passagem tem 20% de desconto. Taipei conta com cinco linhas de metrô, e é extremamente fácil, até mesmo para turistas. As indicações são todas em chinês e inglês. São mais de 107 estações, de modo que você consegue chegar em praticamente qualquer parte da cidade. O sistema interno de som avisa a cada parada em mandarim, hakka (uma língua falada por pessoas mais antigas) e inglês. O serviço funciona das 6:00 horas à meia noite, diariamente. Dependendo da linha, os intervalos entre um metrô e outro são de 1.5 a 15 minutos. Em todas as estações existe um mapa geral e o mapa de cada estação com todas as suas saídas. Todas as estações contam com banheiros e bebedouros para encher sua garrafa de água. Outra coisa que acho fantástica, é que em todas as estações há guarda-chuvas à disposição para você usar e depois devolver em qualquer estação. Nem dias de chuva são problema por aqui!

  • Ônibus:

Em um primeiro momento, pode parecer difícil conseguir pegar um ônibus, em razão da escrita ser toda em mandarim. Mas todos eles tem um número no letreiro combinado com o nome do trajeto, facilitando a minha e a vida de qualquer turista que queira se aventurar pela cidade de ônibus. Quando não sei o número para onde quero ir, o Google Maps fornece o número e trajeto corretamente de todos os ônibus para um determinado lugar. Todos contam com ar-condicionado, e são limpos. O que ainda não acostumei é com o modo como dirigem; uma combinação de acelerar e frear a todo tempo. No ônibus você também pode usar o cartão ou pagar em dinheiro (somente moedas são aceitas). Não há cobradores; você deposita o valor em uma caixa de moedas ao lado do motorista.

  • Trem:

Em geral, os trens são mais antigos, mas não menos convenientes. Eles te levam para muitas cidades e contam com um bom serviço. Todos têm ar-condicionado. A diferença deste para o trem-bala é que seu bilhete não tem reserva de assento. Então, o máximo que pode acontecer, é você ter de viajar algumas horas em pé. Esse meio de transporte não é tão veloz. Mas já o utilizamos, e para determinadas cidades é melhor ir de trem, pois o trem-bala não passa perto.

  • Trem-bala (trem de alta velocidade):

Você provavelmente vai querer utilizar o trem de alta velocidade  quando for fazer uma viagem de longa distância. Ele vai de Taipei à cidade de Kaohsiung, ou seja, leva praticamente aos dois extremos da ilha. Na verdade, quando utilizo este serviço, me sinto como em um avião. Não é só esteticamente semelhante, mas o serviço de bordo também é muito parecido. Os funcionários passam com os carrinhos de refeição, vendendo bebidas e snacks, que você pode pagar com cartão ou dinheiro. Para a compra do bilhete, você pode comprar com assento reservado ou não. Com o trem-bala, levamos em média 3 horas e meia para atravessar o país.

  • Bicicletas (Youbike):

Quando descobri as bicicletas na cidade, fiquei impressionada. Amantes de bicicleta, esqueçam o ônibus e MRT, e venham experimentar as ciclovias da cidade. Experimentar e viver a cidade. É muito seguro andar de bicicleta em Taipei. Em geral, as vias são muito boas. O Youbike é um tipo de serviço no qual você aluga a bicicleta. É necessário apenas o cartão Easycard. Ao utilizar o cartão para liberar o acesso à bicicleta pela primeira vez, você precisa fazer um registro com um número de telefone. Aqui este serviço funciona bem, e há vários pontos de registros espalhados pela cidade. Nestes dois anos que estou por aqui, o número de locais de registro tem aumentado, e as pessoas, de fato, o utilizam.

  • Táxi:

Eu sugiro que quem venha a Taiwan, ande ao menos uma vez de táxi. É sempre uma aventura, seja na comunicação, no trajeto, na limpeza. Eu utilizo muito este serviço, pois ao contrário de muitas cidades, pegar táxi aqui ainda vale muito a pena. São carros amarelos, e são muitos. É raro você ficar mais que dez minutos a espera de um deles. A maioria dos motoristas são extremamente confiáveis, mesmo quando você não consegue se comunicar. Basta ter o endereço em mãos, e eles fazem questão de te deixar no lugar certo.

Nestes dois anos, ainda não adquirimos o nosso carro. Sempre colocamos toda essa conveniência na ponta do lápis. Claro, que alguns dias são mais difíceis, mas está sendo muito importante essa vivência.

Related posts

Transporte Público em Viena

Kely Martins

Como é o Natal em Taiwan

Gisela Melo

Transporte em Barcelona: para viver e passear

Lisa Marie Afonso

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Este site ou suas ferramentas de terceiros usam cookies Aceitar Consulte Mais Informação