BrasileirasPeloMundo.com
10 Motivos Eslováquia

10 motivos para adorar a Eslováquia e os eslovacos

Quando olho para trás e vejo tudo o que vivenciei durante meus anos de Eslováquia, me dou conta de muitas coisas admiráveis que o país traz, assim como seu povo. Uma das belezas da vida é, justamente, ver o lado positivo de tudo o que nos rodeia, e para mostrar o quanto sou grata a este pequeno país que me acolheu tão bem, escrevo este artigo numerando as qualidades dos eslovacos e da República da Eslováquia.

Sua natureza exuberante

Como mencionei em meu primeiro post, a Eslováquia conta com uma beleza natural impressionante. De montanhas lindíssimas a lagos cristalinos, o país não se sai nada mal em relação aos seus vizinhos. Para os apaixonados por trilhas e esportes de inverno, não há lugar melhor, já que a natureza é bem conservada, você encontra chalés e comida local, o que é muito charmoso, além de não ser tão caro para esquiar como, por exemplo, nos Alpes. Além das montanhas e lagos, há na região central da Eslováquia o famoso parque chamado de “Paraíso Eslovaco”, ou no idioma local “Slovensky Raj”. Neste parque você encontra montanhas, cachoeiras, lagos, cavernas e trilhas bem tramadas.

Sua cultura folclórica ainda presente

Algo que sempre admirei no país são seus festivais folclóricos, com danças típicas, roupas e comidas que vêm de muitas gerações passadas. Isto é muito importante para o país conservar sua própria história e saber sobre seus antepassados, respeitando tudo o que fizeram pelas famílias e nação. Em ambos os locais em que trabalhei, sempre tive colegas que dançavam nas festas de suas vilas, com aquelas vestimentas lindas, cheias de bordados e cores. Eu mesma comprei minhas peças folclóricas. Acho incríveis! Inclusive, dei de presente para minha mãe e amigas quando fui ao Brasil.

A localização do país

Para quem ama viajar, a Eslováquia não poderia ser melhor neste quesito. Seu território faz fronteira com cinco países (Hungria, República Tcheca, Áustria, Polônia e Ucrânia), e para atravessar o país de trem, você leva apenas algumas horas para chegar, por exemplo, a algumas das principais cidades dos países vizinhos. Se eu pegar o caso de Bratislava, melhor ainda: fica a 1h de Viena, 4h de Praga e 3h de Budapeste. Por essa razão, conheci muito bem estes outros lugares, incluindo seus vilarejos. Uma experiência linda, recomendo.

A segurança na Eslováquia

Pois é, para quem saiu do Rio de Janeiro, a segurança das cidades eslovacas é algo que impressiona e dá um alívio e tanto. Ninguém gosta de morar em lugar perigoso, ainda mais quando somos estrangeiros e não sabemos muito bem, no início, como lidar com o novo país. Acontece que na Eslováquia, nunca ouvi caso algum de violência, e de furtos. Bem, nesses anos todos, só ouvi mesmo sobre um caso. Claro que há o consumo e venda de drogas, mas nunca vi nada acontecer ao meu redor. E sabe aquela liberdade de não temer que seu celular novo seja roubado? Ou se eu deixar algo no jardim ou na janela da minha casa, nada ser levado? Enfim, minha experiência foi sempre muito positiva e meus amigos eslovacos eram muito orgulhosos em dizer que, no país deles, não há quase risco algum, para ninguém.

Fazer amizade com eslovacos

Você pode ter a certeza de que ganhou um amigo em quem pode confiar. O motivo para esta amizade mais sincera é que o povo eslovaco é um tanto quanto reservado quando conhece alguém novo. Geralmente, seus amigos são aqueles da infância ou da universidade, então, para muitos, fazer amigos novos não é uma prioridade. Como são um pouco mais fechados, não irão fazer questão de contar suas coisas pessoais a alguém que mal conhecem. Porém, quando gostam de você e se souber respeitar o espaço deles (e sua cultura, já que vi muitos estrangeiros reclamando para os eslovacos sobre a Eslováquia), poderá contar com eles. Aconteceu comigo que, do contato constante com colegas, acabamos virando amigos. Sei que posso contar com eles sempre, e vice-versa. Foi até uma bela surpresa, já que, geralmente, me encontrava mais com estrangeiros e marcávamos mais de sair, mas quando me dou conta, muitos dos meus mais preciosos amigos são locais.

A generosidade eslovaca

Ainda sobre a amizade, o que mais posso falar dos meus amigos eslovacos é sobre a generosidade de cada um. Porém, isso também vale para o povo no geral. A começar pela tradição de levar bolos, doces, salgados e bebidas para colegas de trabalho ou família, quando a pessoa faz aniversário. Ainda que o aniversariante seja você, quer-se sempre compartilhar com todos ao redor o que se pode oferecer. Tive até colegas, principalmente de cidades menores, que ficavam até tarde da noite preparando quitutes para levar no dia do aniversário deles. Quando há alguma confraternização, sempre há uma simpática mania de quererem pagar pelas rodadas de bebida para todos as pessoas presentes.

A importância da família para os eslovacos

Como fui criada em uma família muito ligada, sempre admirei o quanto os eslovacos valorizam seus familiares, sempre organizando eventos juntos ou programas, no mínimo, semanais, ainda que tenham suas agendas para lá de ocupadas.

Invernos gelados, porém lindos

Para quem gosta de uma neve perfeita para esquiar ou, até mesmo, para sonhar com o famoso Natal de livros, a Eslováquia é o país certo. Foram inúmeras as vezes que fiz guerras com bolas de neve, passei as noites natalinas com a família vendo a neve cair e os pinheiros carregando camadas grossas do que veio das temperaturas gélidas.

Mercados de Natal

Já que falei sobre a neve e o Natal, não poderia deixar de mencionar os mercados natalinos. Tive a chance de visitar muitos pelo Europa, mas os mercados eslovacos sempre foram os mais autênticos que já fui. Você consegue sentir que a prioridade de quem abre seu negócio nos mercadinhos é a de cultivar a cultura local, celebrando esta época festiva. Oferecem comidas bem tradicionais, além do delicioso mel quente (bebida alcóolica), e do vinho também quente, com frutas dentro.

Um país que abre portas

A Eslováquia, atualmente, conta com uma demanda muito grande de mão de obra especializada. O país é pequeno e muitas empresas decidiram trazer seus centros de negócios para Bratislava e Kosice, já que contam com uma localização excelente e um custo não tão alto para as multinacionais. Por este motivo, as portas são abertas para estrangeiros do mundo inteiro, até mesmo para quem ainda não tem experiência de trabalho, ajudando a construir a carreira profissional de muitas pessoas. Muitos brasileiros, inclusive, estão se mudando para a capital eslovaca para trabalhar. É uma ótima maneira de se conhecer um país novo, viajar bastante, explorar uma outra cultura, além de poder trabalhar em empresas renomadas. Vale a pena dar uma conferida nas ofertas de trabalho locais!

Leia mais sobre a minha experiência na Eslováquia aqui e aqui.

Fotos: Pixabay.com

Related posts

Dez motivos para morar na Costa Rica

Lorena Schramm

10 motivos para morar na Coreia do Sul

Amanda Gomes

10 motivos para morar na Finlândia

Maila-Kaarina Rantanen

4 comentários

Leonardo Rollo Setembro 8, 2017 at 7:40 pm

Muito legal! Ainda vou conhecer!

Beijos, Nina!

Resposta
Fernanda Setembro 11, 2017 at 12:35 pm

Ótimo texto! Coloquei na lista de lugares para conhecer!

Resposta
Elias Setembro 26, 2017 at 7:04 pm

Olá Ana! Quais são os sites mais usados na Eslováquia para consultar vagas de emprego? Parabéns pelo seu texto! Obrigado.

Resposta
Cris Maio 17, 2018 at 5:19 am

Só lembro do filme O Albergue quando ouço o nome deste país 😵

Resposta

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Este site ou suas ferramentas de terceiros usam cookies Aceitar Consulte Mais Informação