BrasileirasPeloMundo.com
Canadá Natal Pelo Mundo

Natal no Canadá

No Canadá residem pessoas de diversas origens culturais e devido a isso, há muitas diferentes tradições de Natal. Encontramos celebrações com influência francesa, inglesa, irlandesa, escocesa e alemã, assim como a dos nativos no norte do Canadá (os primeiros moradores da nação).

Feliz Natal em diversas línguas

Nessa época do ano, ouviremos diferentes versões da nossa conhecida saudação de “Feliz Natal”. “Merry Christmas” na parte inglesa do país; “Jutdlime Pivdluarit Ukiortame Pivdluaritlo” é a saudação compartilhada no norte pelos esquimós; “Joyeux Noel” será escutada na parte francesa, em Quebec e “Nollaig Chridheil Agus Bliadhna Mhath ur” é a saudação falada pelos escoceses moradores da região de Nova Escócia.

Comemorações

A parte inglesa canadense comemora o Natal no estilo bem conhecido dos brasileiros: Papai Noel, cartões de Natal, árvores de Natal e luzes ao ar livre. Tem também o tradicional peru com molhos para o almoço de Natal que as vezes é servido com salmão defumado.

A diferença entre o Natal aqui e no Brasil, é que no Brasil comemoramos a noite do dia 24 de dezembro com um jantar e a troca de presentes. Por aqui, temos o almoço no dia 25 de dezembro e logo cedo pela manhã, as crianças correm para ver o que Santa colocou em baixo da árvore.

Em algumas províncias do Canadá festeja-se o “Sinck Tuck“. Este é um festival iniciado pelos Inuits (índios do norte do Canada) e consiste em dançar e trocar presentes.

Em Nova Escócia, durante os doze dias que antecedem o Natal, pessoas mascaradas são vistas na comunidade. Elas tocam sinos e fazem muito barulho e pedem doces nas casas. Os anfitriões tentam adivinhar quem são os mascarados e caso acertem, os mesmo devem retirar a máscara.

No norte do Canadá, algumas pessoas planejam uma “Pull Taffy” que é uma festa realizada em honra de Santa Catarina, a padroeira das mulheres solteiras. Durante o evento, as mulheres solteiras da região tem a oportunidade de conhecer os homens também solteiros e quem sabe começar um relacionamento.

Na cidade de Labrador existe um concurso de Natal Luz. As pessoas enfeitam suas casas e fazem enormes esculturas de gelo em seus jardins. Encontrar gelo por aquela região não é problema, já que a cidade tem como característica o grande volume de neve durante o inverno.

Na parte francesa do Canadá, no final da temporada de Natal, em 06 de janeiro, as pessoas na província de Quebec tem uma celebração chamada “La Fete du Roi“. Eles assam um bolo e colocam um feijão no meio. O bolo é compartilhado entre amigos e parentes e quem descobrir o feijão terá sorte na vida.

Em Vancouver as crianças acreditam em Papai Noel. Quase todos tem uma árvore enfeitada e cheia de luz dentro de casa. Algumas são pinheiros naturais que deixam um cheiro maravilhoso pelo ar. Os adultos gostam de enviar cartões de Natal para seus amigos e familiares e costumam assar biscoitos e presentear amigos e parentes com os mesmos.

Pela cidade vemos muita luz enfeitando as ruas e as casas. Existem bairros inteiros com decoração de Natal, virando roteiro turístico para escolas e visitantes.

Os eventos natalinos são para todos os gostos: Os concertos da orquestra de Vancouver  reconfortam os ouvidos com lindas canções de Natal. O desfile de Natal, invade a principal rua no centro da cidade e o o balet do Nutcracker (quebra nozes) é apresentação garantida todos os anos.

O Natal é considerado o maior feriado religioso do ano e os canadenses adoram as tradições e celebrações da época. Para eles, a experiência é vista como uma prova de que todos os filhos de Deus podem viver em harmonia e que ainda existirá esperança enquanto houver bondade e caridade.

Merry Christmas!

Leia mais sobre Natal Pelo Mundo

Related posts

Províncias e territórios no Canadá

Priscila Carda

A véspera de Natal na Polônia

Gizelli Gliwic

Sinterklaus e Natal na Indonésia

Gisele Altoé

8 comentários

Cristiane Leme Høg Dezembro 9, 2013 at 10:06 pm

Que bacana! É tão gostoso ler sobre todas essas tradições diferentes, dá vontade de passar cada ano num lugar diferente, pra experimentar as diferentes tradições. Beijos e feliz Natal!

Resposta
Lila Dezembro 21, 2013 at 6:44 am

Obrigada Cristiane. Feliz Natal para você! 🙂

Resposta
Maiuly Dezembro 11, 2013 at 12:21 am

Olá Lila, me chamo Maiuly, sou amiga da Juliana de Singapura.
Ela me recomendou seu texto e eu gostei muito de lê-lo, fiquei ansiosa por passar um natal no Canadá!!
Abração!

Resposta
Lila Dezembro 21, 2013 at 6:45 am

Seja bem vinda Maiuly!
Mandei mensagem pelo face para você. 🙂

Feliz Natal!

Resposta
Ana Cristina Kolb Dezembro 17, 2013 at 1:25 am

Lila querida, nossa vou pesquisar e recomendar minha afilhada aqui a inserir esta festa dos solteiros qui em BH, pois com tanto solteiros aqui vai ser um sucesso total! Viva “Pull Taffy”! Amei as diferentes formas de comemoração e o que realmente significa o natal pro Canadense, Meu respeito e admiração, eu amo este respeito apreciação e manutenção da diversidade que vive em harmonia! Feliz natal querida pra voce e pra sua família que 2014 seja repleto de surpresas maravilhosas na vida de coces! Namasté

Resposta
Lila Dezembro 21, 2013 at 6:45 am

Obrigada pelo carinho e pelos votos de Feliz Natal Ana. Desejo o mesmo à você e sua família.

Abraços,

Resposta
Rosane Dezembro 22, 2013 at 12:31 pm

Excelente texto Lila! Minha mente viajou…

Resposta
Natal no Canadá - Casei e Mudei Dezembro 14, 2015 at 5:06 pm

[…] Canada Internacional / Brasileiras pelo Mundo / Um brasileiro pelo […]

Resposta

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Este site ou suas ferramentas de terceiros usam cookies Aceitar Consulte Mais Informação