BrasileirasPeloMundo.com
EUA

Novos motivos para morar em Buffalo, Nova Iorque

Novos motivos para morar em Buffalo, Nova Iorque.

Em 2018 escrevi cinco motivos para morar em Buffalo. Apesar de ter passado apenas um ano, temos um boom de novos moradores por aqui. Além disso, o número de e-mails e contatos nas redes sociais pedindo informação sobre Buffalo triplicou no último ano. Então aqui vai um update seguido de informações novas sobre a vida aqui em Western New York.

Comida

No texto de 2018 falei sobre a comida típica de Buffalo. As famosas Wings ou Buffalo Wings. Um update para isso é dizer que hoje em dia temos mais facilidade para encontrar comida brasileira em Buffalo. Pão de queijo, coxinha, brigadeiro, beijinho… conseguimos comprar por encomenda e com entrega em casa. Continuamos com pão de queijo, tapioca, guaraná e açaí nos supermercados locais. Além disso, um mercado menor tem produtos diretamente do Brasil. Seguimos com apenas uma churrascaria (Texas de Brazil), porém uma amiga descobriu um açougue que garante a picanha para churrasco em casa.

Trabalho

O novo Buffalo Niagara Medical Campus foi inaugurado e as opções de emprego são muitas. Não só para quem trabalha na área médica. A oferta de trabalho é grande na construção civil, tecnologia de informação, administração, finanças, engenharias e prestação de serviços em geral. As vagas são para nível técnico, administrativo e superior.

A oferta constante tem atraído muitas pessoas. Observo muitos brasileiros chegando aqui para trabalhar e trazendo a família toda, ao contrário do que via em 2013 (estudantes vindos para a universidade). Além disso, é possível ter uma vida digna e estável com seu trabalho aqui. Os serviços são bem remunerados, é possível conciliar estudo e trabalho. É claro que tudo vem com muita dedicação e trabalho árduo. Lembre-se que as leis trabalhistas, férias, licença etc são diferentes aqui em comparação com o Brasil.

Escolas

O sistema de ensino público de Buffalo é excelente. As atividades escolares incluem ensino, esporte, e engajamento na comunidade. A escola aonde seus filhos estudarão varia de acordo com o bairro onde você mora. Por isso, muitos brasileiros com filhos escolhem morar em bairros onde as escolas têm as melhores pontuações. Esses bairros incluem Williamsville, Orchard Park, East Aurora, Lancaster, Hamburg e Clarence. É importante dizer que esses também são os bairros mais seguros, porém são os mais caros no quesito moradia. Isso porque, o imposto e, consequentemente, o valor do aluguel são mais caros.

Leia também: Tudo que você precisa saber para morar nos EUA

Moradia

Em termos de moradia, os estudantes têm opções de morar perto do campus sul da universidade, Amherst (perto do campus norte) ou na Elmwood Village e Allentown, perto do Medical Campus (Downtown). Existem opções de moradia estudantil vinculada a universidade (dentro do campus) ou então condomínios fora do campus. Em ambos, os moradores são estudantes de graduação e pós-graduação. Ambos oferecem benefícios como transporte (ônibus, van ou micro-ônibus) e retirada de lixo e de neve.  O aluguel varia entre 700 e 1800 dólares.

Sendo estudante ou não, outros bairros queridinhos são  Elmwood e Allentown. Nesses bairros há facilidade de se locomover a pé, bicicleta ou de metro. De forma geral, os brasileiros que escolhem esses bairros são jovens, adultos sem filhos em idade escolar. O valor do aluguel também varia entre 700 e 1800 dólares, com a diferença nesse caso é que são apartamentos mesmo e não condomínios como temos no subúrbio. Além disso, existem apartamentos ou lofts em casas. Por exemplo, casas de dois ou três andares que são reformadas e se transformam em dois ou três apartamentos. Geralmente esses apartamentos são um charme, graças a arquitetura da cidade. Único receio é ter certeza que o proprietário do seu apartamento é dedicado a manutenção e remoção da neve.

Aqueles que decidem morar nos subúrbios (Williamsville, Orchard Park, East Aurora, Lancaster, Hamburg e Clarence etc.) certamente precisarão de carro. Esses bairros parecem ser os preferidos para quem se muda para Buffalo com família e crianças em idade escolar. São bairros seguros e o valor de aluguel varia entre 1200 – 2000 dólares para apartamentos ou townhouses em condomínios.

Inverno

Williamsville, Lancaster e Clarence, assim como Tonawanda, Lockport, Grand Island, Amherst são bairros na região norte da área metropolitana de Buffalo. E por isso, normalmente são menos afetados pelas nevascas.

Bairros na região sul como Hamburg, Orchard Park e East Aurora sofrem mais com a neve. Por isso, quando estiver procurando um local para morar, lembre-se que as  melhores opções são os condomínios que oferecem serviços de manutenção incluídos no aluguel (pequenos reparos, remoção de lixo e neve, por exemplo).  Um lado positivo da região sul é a proximidade das praias e parques que são ótima opção de lazer na primavera, verão e outono.

Diversidade

Além da neve, é preciso falar sobre diversidade. De forma geral, existe pouca diversidade nos subúrbios. Os locais com mais diversidade são a região Downtown/Elmwood, seguido de Cheektowaga. As áreas ao redor do campus Norte e Sul da SUNY também oferecem diversidade devido ao grande fluxo de estudantes e pesquisadores.

Outros bairros como West Seneca, Depew e Grand Island são bairros menos “famosos” que estão crescendo bastante nos últimos anos, com novos condomínios e casas sendo construídos. Estes locais têm imposto menor, associado a boa qualidade de ensino nas escolas, e tem mais diversidade que os outros tradicionais subúrbios descritos acima.

Leia também: Cinco motivos para morar em Buffalo, no estado de Nova Iorque

Qualidade de vida

Buffalo é uma cidade com quatro estações bem definidas, apesar do inverno ser longo e o verão curto. Cada bairro tem um estilo diferente e uma atração diferente variando com a estação do ano. Então, dá sempre para fazer algo legal e curtir cada momento. Existe violência também, como todo lugar do mundo. Ainda assim, considero uma cidade segura. Vale a pena conhecer Buffalo para morar ou para visitar.

Related posts

Dicas de verão em Santa Cruz, na Califórnia

Flávia Criss

EUA – Aquário da Nova Inglaterra

Márcia Lima Gomes

Dicas para escolher escolinha nos EUA

Patrícia Penna

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Este site ou suas ferramentas de terceiros usam cookies Aceitar Consulte Mais Informação