5 motivos para morar em Buffalo no estado de Nova Iorque
Buffalo fica no estado de Nova Iorque e faz fronteira entre Estados Unidos e Canadá. Graças a sua posição privilegiada, grande aporte de água e energia elétrica, a cidade teve um rápido desenvolvimento socioeconômico nos séculos 19 e 20. Neste artigo, vou falar de 5 motivos para morar em Buffalo e mostrar algumas curiosidades nos links espalhados pelo texto.
Comida
O prato típico da cidade são as Wings ou Buffalo Wings (asinhas de frango) que são fritas com molho apimentado acompanhada por queijo azul, cenoura e aipo. Na verdade, o queijo é branco com uma massa bem macia e quebradiça e tem umas ramificações azuis dentro, é delicioso! Eu, que não sou carnívora e nunca havia comido asa de frango frita, acabei gostando dessa combinação. Confesso que passada a atração inicial, voltei a me apegar a cenoura e aipo, mas não tem jeito: sempre que um amigo de fora vem me visitar, levo para comer as tais asas de frango. O molho apimentado que acompanha o prato é vendido e amado nos Estados Unidos inteiro.
Outro prato típico é o hambúrguer de rosbife com pão austríaco tipo kaiser acompanhado de molho de raiz forte, chamado de Beef on Wreck. Parece estranho, mas se você é carnívoro, vai gostar! Eu experimentei, mas carne realmente não é meu forte (exceção para churrasco brasileiro! Rs)
Ainda sobre comida, há uma grande variedade de restaurantes internacionais graças aos imigrantes que residem em Buffalo. É fácil encontrar comida chinesa, japonesa, tailandesa, indiana, jamaicana, cubana, coreana, italiana, grega, iraniana, portuguesa, hum…. a lista é grande e deliciosa.
Você deve estar se perguntando: tem comida brasileira aí? Sim! Temos dois restaurantes brasileiros aqui, o Texas de Brazil (churrascaria) e Pie Mania (à la carte ou por encomenda). Existe um mercado especializado em comida brasileira numa cidade vizinha (cerca de uma hora de carro). Além disso, é fácil encontrar creme de leite, leite condensado, pão de queijo, tapioca, manteiga de garrafa, guaraná, açaí e até caldo Knorr regularmente nos supermercados aqui. O que não encontramos, compramos pela Amazon ou então, esperamos um amigo caridoso vindo do Brasil.
Parques e natureza
Os parques de Buffalo foram projetados pelo famoso arquiteto paisagista Frederick Law Olmsted (1822-1903) em 1868. Os irmãos arquitetos Joseph e Andrew Ellicott que projetaram a capital americana, também são responsáveis pelo design de Buffalo. Pense no Niemeyer projetando Brasília! Outros arquitetos famosos que contribuíram para o planejamento da cidade são Frank Lloyd Wright, H.H. Richardson e Louis Sullivan. Buffalo é a considerada a cidade mais bem planejada dos Estados Unidos e é tombada pelo patrimônio histórico. Como resultado, a cidade é referência em arquitetura e urbanismo e atrai estudantes da área e turistas do mundo inteiro.
Costumamos dizer que Buffalo não é uma cidade com parques, mas uma coletânea de parques com uma cidade dentro. Existem áreas verdes por todos os lados. Cada bairro tem o seu parque e até os cemitérios foram projetados em alinhamento com esta paisagem.
Além disso, estamos cercados por água. Temos o Lago Erie, o Rio Niágara e as famosas Cataratas do Niágara. O lago Erie é tão grande que parece um oceano com direito a praias com restaurantes e marinas que ficam lotadas no verão. Temos ainda o Chesnut Park com uma trilha ótima para os amantes da natureza e uma pequena cachoeira. Bem no meio desta cachoeira existe uma gruta com gás natural e uma chama que nunca se apaga (eternal flame).
Tecnologia, inovação e educação
Como mencionei, Buffalo foi palco de grande desenvolvimento econômico e industrial americano nos séculos 19 e 20. Existe uma lista completa de descobertas e invenções criadas aqui, mas vou destacar algumas que mais me chamaram atenção: primeiro poço de gás natural (1821), primeiro trilho de trem sobre ponte do mundo (1855), primeira cidade americana a ter iluminação elétrica nas ruas (1881) e primeiro cinema do mundo. Outras invenções incluem: o ar condicionado, marca-passo e hidrante. A cadeira elétrica também foi inventada aqui, apesar de não termos nenhum orgulho disso.
Por conta de tanta tecnologia e inovação, a educação aqui é de alta qualidade com grande foco em engenharia, computação, arquitetura, urbanismo e ciências médicas. Cientistas da Universidade de Buffalo (Universidade Estadual de Nova Iorque) são continuamente condecorados com prêmios de pesquisa e medalhas pela inovação e impacto social de seus trabalhos. A cidade está em constante crescimento e se reinventando.
Arquitetura
Além dos parques, temos uma coleção de prédios dos anos 1800 e 1900 que são lindos e historicamente reconhecidos por conta de seus arquitetos. A lista inclui galerias de arte, museus, jardim botânico, hospitais, igrejas e casas. O meu favorito é o Hotel Lafayette com estilo renascentista francês projetado pela arquiteta Louise Blanchard Bethune, a primeira mulher a se tornar membro da associação americana de arquitetura. Dá para fazer um tour a pé, de bicicleta ou de ônibus para conhecer os prédios com um guia que te conta sobre o momento histórico de quando cada prédio foi erguido e o que representa para o país. Os passeios geralmente acabam num restaurante e daí juntamos 3 paixões de Buffalo: arquitetura, comida e pessoas!
Pessoas
Buffalo tem uma grande concentração de imigrantes, um reflexo dos Estados Unidos como um todo. Britânicos, holandeses, italianos, poloneses, alemães, irlandeses, suíços, húngaros, armênios e gregos imigraram para cá nos séculos 19 e 20. Atualmente, latinos, africanos e asiáticos em geral tem procurado Buffalo, com destaque para países como Porto Rico, Tailândia, Sudão, Etiópia, China, Coréia e até mesmo Brasil, em menores proporções. A cidade também recebe refugiados do Oriente Médio e da África. O que isso significa? DIVERSIDADE! Tanto na cultura quanto em coisas comuns do dia a dia.
Leia também: visto para morar nos Estados Unidos
Algumas regiões da cidade são conhecidas pelos imigrantes que lá habitam, por exemplo, a região do Norte tem forte presença de refugiados do Oriente Médio. Os restaurantes, mercados, as roupas, o idioma, religião e até placas de sinalização refletem isso.
Buffalo é conhecida como cidade da boa vizinhança. Apesar de haver preconceito como parte da cultura americana, de forma geral, as pessoas são educadas, generosas e gostam de conhecer mais sobre a cultura alheia.
É fácil se sentir em casa em Buffalo. A cidade te acolhe e as pessoas te conquistam. Morar aqui tem sido uma experiência maravilhosa. O crescimento da comunidade brasileira faz tudo ainda melhor! Por mais que eu viaje bastante pelos Estados Unidos, nada se compara a Buffalo no meu coração.
Espero que todos que morem longe de suas famílias se sintam tão acolhidos como me sinto aqui e que encontrem um ponto de apoio para as dificuldades na adaptação na vida de exilado assim como eu encontrei aqui em Buffalo. Para encerrar, se quiserem saber mais da cidade, assistam este vídeo aqui de 12 minutos e se apaixone por Buffalo!
9 Comments
Oi carleara!
Também estou em Buffalo. Bom saber que tem lugares bacanas por aqui. Obrigada pelo belo texto!
Oi Luciana,
Que bom que também está por aqui! Coloquei mais dicas no texto deste mês “Adaptação a vida tranquila no interior do estado de Nova Iorque”
Temos um grupo no Facebook “Brasileiros em Buffalo” e se precisar tirar alguma dúvida pode me contactar por e-mail carleara@brasconference.org
Grande abraço,
Carleara
Olá,
Carleara, como é o custo de vida em Bufallo? Sei que é menor que Ny City, mas de um modo geral acha razoável o custo de vida aí ou será que ainda é bem alto para os padrões americanos?
Oi Lucas,
O custo de vida aqui é mais barato do que NYC, mas varia de acordo com o bairro. As regiões do centro e norte costumam ser mais baratas. O custo de vida para uma família de 3 pessoas é em torno de 3mil dólares, sem incluir aluguel. Alguns sites podem te dar mais informações. Este site ajuda a fazer o cálculo. https://www.numbeo.com/cost-of-living/in/Buffalo
Espero que isso ajude! 🙂
Ola Carleaa, tudo bem ? Eu me chamo Marília me mudei de Toronto para Buffalo há um
Ano . Desde então tenho buscado me conectar com a nossa comunidade aqui ( porem achei que era basicamente a única brasileira nesta ilha Lol) buscando online hoje encontrei o grupo brasileiros em Buffalo e também um post seu .
Fique a vontade para se concentrar????
Sinceramente ,
Marilia
Oi Marilia,
Que bom saber que você está em Buffalo.Também achava que eu era a única brasileira quando me mudei haha! A comunidade brasileira tem crescido nos últimos anos. Temos o grupo Brasileiros em Buffalo no Facebook. Será ótimo conectar com você por lá!
Abraços e bem-vinda a Buffalo!
Ei, Carleara!
Penso em me mudar para Buffalo, mas aí é fácil encontrar empregos para brasileiros como é em Massachusetts?
Abraços!
Olá Yara,
Preciso responder sim e não.
Sim, pois é fácil encontrar emprego em Buffalo. A cidade está em constante crescimento, e as oportundidades de emprego são muitas.
Não porque é muito raro encontrar um job posting procurando um brasileiro. As vagas são por área e formação profissional, não são especificamente para brasileiro. Acredito que você só encontra vagas “para brasileiros” em lugares como Massachussetts, Florida e California, aonde a comunidade brasileira é imensa.
No geral, em Buffalo, você encontrará vagas de acordo com sua formação profissional e seu visto. Tendo a formação e o visto adequado, você não terá problemas para encontrar emprego aqui.
Espero que essas informações ajudem! E desde já boa sorte!
Abraços!
Existe algum grupo de whattapp ou Telegram de Brasileiros em Buffalo NY?