BrasileirasPeloMundo.com
Espanha

Qual é o seu número de vestiário na Espanha ?

Então você muda de país.

Vem para a Espanha com as roupas do Brasil (as que couberam na mala) e pensa que não vai precisar comprar roupas durante algum tempo,  ainda desconhecendo seu número de vestiário na Espanha.

Na primeira semana, você começa a perceber que suas roupas não estão tão na moda como você imaginava: as pessoas aqui se vestem de outra maneira.

As roupas que você julgava adequadas para o inverno europeu são muito leves e não lhe abrigam. Você começa a perceber que cachecol aqui não é acessório, é necessidade.

Um dia, você sai na rua com seu salto alto e na primeira escada do metrô, já sente dor no tornozelo.

Então você se convence que deve dar uma passadinha naquela loja para comprar algo mais adequado e aí começa uma longa história. Hoje escrevo sobre isto: qual é o seu número de roupa e de sapato na Espanha (ou na Europa)?

Foto: Fernanda Medeiros
Foto: Fernanda Medeiros

Se você está há pouco por aqui, certamente já percebeu que entrar em uma loja e comprar sem a ajuda de uma atendente é uma tarefa complicada. Se no Brasil temos uma numeração P (PEQUENO), M (MÉDIO) e G (GRANDE), aqui temos algumas mais: S (SMALL), XS (EXTRA SMALL), M (MEDIUM), L (LARGE), XL (EXTRA LARGE) e em alguns casos, XXL (EXTRA EXTRA LARGE). Os tamanhos pequenos são S e XS; os médios são M e L; e os grandes são XL e XXL. Para você saber qual o seu número correto, você tem que experimentar. Normalmente as lojas têm provadores e permitem que você vista a roupa que gostou antes de comprá-la, mas ter as referências que citei em mente ajuda bastante.

Para os sapatos a numeração também muda. Quando você vai comprar um calçado, o que você deve ter em mente é que aqui a numeração é dois números acima. Por exemplo: se no Brasil você calça 35, aqui seu número será 37, se seu número é 37, aqui será 39 e assim sucessivamente.

Meu conselho é: caso você queira comprar roupas mais ajustadas, compre seu número correspondente. Nos casos de abrigos (sobretudos) ou casacos e jaquetas, prefira comprar sempre um número acima ao que você usa para que você tenha liberdade de movimentos, pois sempre colocamos uma ou duas peças de roupa mais justas por baixo das roupas mais pesadas. Esse conselho também vale para as botas e os tênis. No inverno, sempre colocamos meias mais grossas e se você compra seu número correto, seus pés irão sentir.

Foto: Fernanda Medeiros
Foto: Fernanda Medeiros

Acredito que as roupas mais difíceis de comprar por aqui são as lingeries (ou roupa interior, como chamam por aqui). Todas nós, mulheres, em algum momento, nos preocupamos em cuidar um pouco de nossa intimidade. A lingerie realmente faz parte do nosso guarda-roupa e não devemos desconsiderá-la.

A parte inferior (as calcinhas) têm a numeração que comentei acima: S, XS, M, L, XL, XXL. Em alguns casos, podem ter a numeração de calças conhecida no Brasil (36, 38, 40, etc). Normalmente não podemos experimentar essas peças por questões de higiene. Se você não se sente segura em comprar por não ter certeza sobre a numeração adequada, peça ajuda a uma atendente.

Ao contrário do que acontece no Brasil, aqui você tem que pedir ajuda, pois se não for assim elas não se aproximam, com muito raras exceções. O atendimento das lojas por aqui é bem diferente.

A parte superior (sutiã) é mais complicada. No Brasil temos uma variação do número 36 ao 48, aproximadamente. Aqui se segue a numeração americana e, portanto, as peças têm um número e uma letra. O 36 corresponde ao 80, o 38 ao 85, o 40 ao 90 e assim por diante. O número indica a medida (os centímetros) ao redor do seu corpo. E há também os tamanhos das copas, que são quatro: A, B, C e D. Acredito que podemos associar A como pequeno, B como médio, C e D como grande.

Então, se você é magra e tem pouco busto, poderia usar um tamanho 85B, por exemplo. Se você tem um pouco mais de corpo e de busto, poderia usar 95C, se você é magra e tem bastante busto, 85C e assim sucessivamente. Para saber qual é o seu tamanho adequado, neste caso é indispensável que você solicite ajuda a uma consultora da loja. Elas te ajudarão a escolher o número e a copa mais adequados ao seu tipo físico.

A princípio tudo isso pode parecer difícil, mas você vai perceber que é até melhor na hora de comprar, pois acabamos encontrando peças que realmente são mais individualizadas e se adequam melhor ao nosso corpo. E há coisas lindas por aqui! Lingeries muito bem trabalhadas e finas, de diversas marcas espanholas e de outros países europeus. Tem para todos os gostos, é só ter um pouco de paciência para experimentar e comprar o que você mais gostar.

De maneira geral, uma recomendação importante é que a peça que você for comprar deve se adaptar ao seu corpo no último encaixe (aquele que não há nada depois) porque com o tempo, a tendência da lingerie é ceder. Se você faz a compra da peça mais ajustada ao seu tamanho (no primeiro encaixe), quando a peça ceder você não terá como ajustá-la.

Foto: Fernanda Medeiros
Foto: Fernanda Medeiros

Então, na hora de comprar, lembre-se de deixar sempre dois ajustes livres para que você possa usá-los depois de algum de tempo de uso do produto.

Por útimo, se você é mamãe, vale a pena comentar que a numeração das roupas das crianças também muda. O número da roupa para os pequenos varia de acordo com a idade e a altura deles. Existe uma tabela de referência, mas ela pode variar. De acordo ela, uma criança de 4 anos corresponde ao tamanho 104 (o tamanho é a altura dela em centímetros). Mas se a criança é alta, pode usar um manequim 116 ou 122, dependendo da marca e do tipo de roupa (blusa ou calça). O melhor é sempre pedir ajuda à atendente até você se acostumar com estes novos padrões.

E boas compras!

Related posts

O que devo saber antes de querer morar na Espanha?

Susana Sawa Toledo

Uma década fora do Brasil

Melissa Dobrezanski

Dicas de filmes espanhóis

Daiane Antunes

1 comentário

Claudete Maio 9, 2017 at 5:26 pm

Meu filho usa número L ai na Espanha q número devo compraR aq no Brasil?

Resposta

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Este site ou suas ferramentas de terceiros usam cookies Aceitar Consulte Mais Informação