BrasileirasPeloMundo.com
Taiwan

O que levar na mudança para Taiwan

O que levar na mudança para Taiwan

Em qualquer que seja a situação, a palavra mudança vem acompanhada de muita transformação. Porém, se torna um verdadeiro desafio fazer “a sua vida” caber dentro de algumas malas. Seja em uma mudança temporária ou definitiva, essa não é uma tarefa fácil. Vou compartilhar a minha experiência e como consegui trazer o essencial para começar uma nova vida aqui em Taipei.

DOCUMENTOS:

Antes de mais nada, separei todos os documentos pessoais e originais que pudessem ser solicitados: Certidão Nascimento, Certidão de Casamento, Carteira de vacinação, Históricos escolares, Identidade, Título eleitoral e outros. Em seguida, já fui agilizando a tradução juramentada. Como diz a música “sem lenço e sem documento” você não é ninguém, e olha que já foi útil para alguns vistos de viagem, inscrição escolar e outros.

REMÉDIOS:

Super importante gastar algum tempinho pensando nisso. Como sugestão, faça uma farmacinha de todos os remédios que costuma usar. Na época, até os mais básicos acrescentei na lista. Fiz um estoque até o tempo de retorno ao Brasil. O importante a saber, é que aqui, você conseguirá mais fácil os remédios indo ao hospital, passando por uma consulta e recebendo o número exato da quantidade e tipo de remédios dos quais precisa para o tratamento do seu problema. Ah! Então não encontro em farmácias? Encontra alguma coisa em casas de cosméticos, mas um anticoncepcional, por exemplo, aconselho trazer um estoque, porque é bem específico. Remédios controlados, não deixe de trazer e, não se esqueça da receita do seu médico para sua segurança em qualquer aeroporto.

ROUPAS:

Por aqui, as cores e estampas das roupas tendem a ser mais neutras. Os tamanhos, principalmente o masculino, possivelmente não darão certo em seu parceiro, pois o padrão de tamanho é outro. Muitas blusas ou camisas, tanto para mulheres como para homens, podem ficar curtas na manga. As lingeries femininas locais têm um corte bem maior para as calcinhas. Já os sutiãs, em geral, têm bojo. Como a maioria dos taiwaneses são magros, os paletós também são menores. Entre tantas provas de roupas que já fiz por aqui, e olha que meu número segue a numeração das taiwanesas, ainda assim, digo que as roupas não ficam boas, por isso, na dúvida, traga suas peças preferidas. Se gosta de estampas brasileiras, não deixe de colocar na mala. Até as estampas mais coloridas aqui, não passam perto do que apreciamos. Coloque na mala sim, calcinhas, sutiãs e cuecas. Biquínis? Traga também, pois acredito ser muito importante trazer roupas que você se sinta bem consigo mesmo. Principalmente para os primeiros meses, tudo o que ajudar para motivá-la é importante. Aqui temos o verão bem quente e o inverno bem frio. Acessórios têm muitos e lindas opções por aqui, mas uma gravata, é bom colocar na mala.

SAPATOS:

Sabemos que o Brasil é um país que se destaca pelo setor calçadista. Temos um gosto bem apurado por sapatos. Por aqui, tudo o que é couro, vale ouro. O preço de um bom calçado de couro custa caro. Eu fiz uma seleção dos meus para trazer e não me arrependo nadinha. Para crianças há muitas opções de tênis de marca. Porém, sandálias de verão nem sempre são confortáveis. Tenho dificuldade até hoje, para encontrar sandalinhas confortáveis para minha filha, já que o pezinho dela é mais alto em cima. Quanto aos tênis, se quiser, nem precisa colocar na mala, esse caiu no gosto taiwanês e há diversas opções de todas as marcas conhecidas.

COSMÉTICOS:

Traga os que você está usando e se tiver algum de marca brasileira que não sai da sua rotina diária, vale fazer um estoque para trazer também. Aqui tem muitas marcas internacionais de cosméticos com bons preços. Diria, talvez, para trazer o shampoo de sua preferência e ainda assim, pode mudar o jeito dos fios usando aqui. Seja pela água ou pelo clima local. Outra sugestão, que ainda não encontro é condicionador para cabelo de criança.

Fonte: Arquivo pessoal – Minha filha e eu com uma das malas de brinquedos, 2014.

ELETRÔNICOS:

Chapinha, secador de cabelo, baby-liss, notebook, câmera fotográfica e tantos outros, trouxemos. Aqui tem um mundo de eletrônicos, mas em um primeiro momento, pode ter certeza, você terá outras prioridades.

CASA:

Para mim o terceiro item de prioridade. Gente! Pensa que aqui é uma cultura diferente, sua identidade ficou no Brasil, você terá um jeito novo de morar, nada lembra seus valores e como se não bastasse, não lemos nada em razão da simbologia do idioma. Tá eu sei, o que é indispensável para mim, pode não ser para você. Mas fique atento neste item, para mim foi muito importante e mais ainda quando você tem filhos. Sugiro reservar um espacinho na sua mala para pequenas coisas que vão tornar o novo lar um pedacinho da sua antiga casa, do que te representa. Um quadrinho que tem um grande valor, um enfeite, uma capa de almofada, um porta retrato, ou mesmo que seja apenas fotos, não importa! Escolha uma ou outra coisa que tenha o seu apreço. Acredite, isso faz uma diferença enorme e te dá muito conforto.

Para as crianças, escolha os brinquedos que eles mais gostam e todos os livrinhos de português que gostem, por exemplo. Não deixe de pensar em continuar a alfabetização de seu filho em português. No início, será necessário esquecer, mas depois que ele já estiver melhor no inglês e/ou chinês, é uma boa voltar a lembrar, até porque o vocabulário vai se perdendo. Traga apostilas!

Enfim, passou um filme em minha cabeça pensando em nossas oito malas. Ah! Não deixe de trazer muito calor humano e disposição para aproveitar o que essa nova vida vai te oferecer! Boa sorte!

Related posts

Top 10 lugares para visitar em Taiwan

Gisela Melo

Como é o Natal em Taiwan

Gisela Melo

Um pouquinho sobre a história de Taiwan

Ofelia Yang

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Este site ou suas ferramentas de terceiros usam cookies Aceitar Consulte Mais Informação