BrasileirasPeloMundo.com
África do Sul Alugar/Comprar Imóvel Pelo Mundo

Onde morar em Joanesburgo?

Chegar a um país e não saber onde começar a procurar uma casa é muito difícil. Eu aprendi na prática. E ainda assim, mesmo depois de ter encontrado o nosso primeiro apartamento, eu acho que tudo seria diferente, se eu conhecesse o local um pouco mais, no nosso caso, se eu já soubesse onde morar em Joanesburgo.

Nos primeiros dois meses, nos hospedamos em um lugar pago pela empresa do meu marido. E foi nesse período que eu saía à caça, todos os dias eu tinha três ou quatro visitas com corretores. Dirigindo na mão inglesa, sem conhecer as ruas e os costumes. Conversava muito com os corretores e pedia indicações, o que ajudou bastante. Eles viam que eu precisava de ajuda e sempre que achavam algo que tinha o nosso perfil, me ligavam.

Se temos a oportunidade de escolher onde iremos morar, por que escolher um local distante do trabalho?  Foi o que fizemos. Depois que já sabíamos onde era o escritório, decidimos que não queríamos morar longe. Sim, aqui tem trânsito – nada comparado às grandes capitais brasileiras – porém, um pouquinho e que pode tirar muita gente do sério.

Vou indicar alguns bairros bons para se morar. Lugares que conheço e onde tenho amigos morando – brasileiros e sul africanos.

Sandton é o atual centro empresarial de Joanesburgo – antigamente era o CBD (Central Business District, Distrito Empresarial Central). É também uma área mais valorizada, onde está o famoso shopping Sandton City, a praça do Mandela, grandes e renomadas escolas, bons hospitais, hotéis muito bons, bares e restaurantes mais badalados; então vocês já podem imaginar que tudo nessa região é mais caro. Morar em Sandton tem muitos pontos positivos , porém, paga-se mais caro. Um bairro ainda em Sandton mas bem mais afastado é chamado Fourways (onde tem o condomínio Dainfern Golf & Residential Estate, com uma ampla área verde, campo de golf e uma paisagem linda), Lone Hill,  Sunninghill, Bryanston, Morningside, Parkmore, Sandhurst, Hyde Park, Sandown, Illovo, Melrose. E também sugiro a região de Randburg onde estão Randpark Ridge, Greenside, Parkhurst e Craighall Park.

image4

Muitos brasileiros escolhem morar em Fourways, por lá haver mais opções de condomínios, com mais segurança e casas maiores, com preços muito bons. Porém morar em Fourways e trabalhar em Illovo, por exemplo, é um bom tempo gasto no trânsito – especialmente entre 7 e 8 da manhã e as 4 e 6 da tarde. Mas se você tem um horário mais flexível, vale a pena conferir.

Fiquem atentos e sejam rápidos na negociação quando gostarem de algo. Aconteceu comigo algumas vezes: eu gostei da casa, enviei todos os documentos necessários no mesmo dia e, no dia seguinte, os donos ou os corretores me ligavam dizendo que já tinham alugado para outra pessoa, ou o marido alugou para um amigo sem a esposa saber. Mesmo já tendo enviado os documentos completos, apertado firmemente a mão da proprietária, isso aconteceu, foi muito desagradável.

Os documentos necessários para alugar uma residência normalmente são:
Cópias do passaporte e visto
Comprovante de renda (contrato de trabalho e holerite)
Depósito antecipado de 1 a 3 meses de aluguel.

Os proprietários preferem quando a empresa se responsabiliza pela locação. Em alguns momentos, nós aqui ganhamos pontos com isso, eles se sentem mais seguros.

Alugar ou comprar, eis a questão.

Minha dica para a escolha de uma casa aqui em Johannesburg: tente morar em um condomínio, evitando as casas em ruas abertas. Prédios com vários andares são raros, somente na parte central de Sandton. Normalmente os condomínios têm uma boa segurança e você também pode escolher empresas de seguranças particulares, cada bairro tem a sua. Já ouvi histórias em que eles são mais ágeis que os próprios policiais.

  • Segue o link para dois sites que recomendo para busca de imóveis
    Property 24
    Private Property

Leia onde morar na Cidade do Cabo!

Related posts

VEFA: Compra de imóvel na planta na França

Rafaela Prado

Maternidade e Pré-Natal na África do Sul

Michelle Braga

Aluguel na Itália: por onde começar?

Daisy Salles

10 comentários

Ivan Dezembro 12, 2016 at 4:14 pm

Boa tarde, irei passar 6 meses em Johannesburg com minha família e estou precisando de ajuda para encontrar uma casa para alugar e informações sobre custo de vida… Poderia me ajudar? Teria o contato de alguém?

Resposta
Aline Fevereiro 17, 2017 at 3:19 am

Oi Thais… como funcionam as escolas p criancas d 3 a 9 anos???

Resposta
leonardo Março 12, 2017 at 1:50 am

qual o idioma mais falado em joanesburgo, conseguiria falar bem inglês lá?

Resposta
Andreza Almeida Tartarotti Agosto 28, 2017 at 10:53 am

Oi Thaís, meu marido está concorrendo a uma vaga em Joanesburgo, nunca moramos fora do Brasil. Como é para as crianças aí? Ouvi muito sobre a violência, mas está difícil concorrer com o Brasil nisso. Também sobre custo de vida.
Se puder responder estas dúvidas.
Obrigada.
Andreza

Resposta
Kelly Agosto 30, 2017 at 7:46 pm

OI Thais, boa tarde. Tudo bem ? Podemos nos falar pelo face?

Resposta
Elisangela Teles Setembro 21, 2017 at 2:57 pm

bom dia, passarei 3 dias em Joanesburgo e preciso de um guia que fale portugues, alguem pode me indicar uma empresa ou um guia para me acompanhar?

Resposta
Claudia Fevereiro 1, 2018 at 2:30 am

Oi Thaís! Como faço para conversar com você? Não consegui seu email ou whatsapp, estou pretendendo morar na África do Sul já que meu namorado é daí.

Resposta
Liliane Oliveira Fevereiro 1, 2018 at 8:24 pm

Olá Claudia,
A Thaís Helena parou de colaborar conosco, mas temos outra colunista na África do Sul chamada Eloah Ramalho que talvez possa te ajudar.
Você pode entrar em contato com ela deixando um comentário em um dos textos publicados mais recentemente no site.
Obrigada,
Edição BPM

Resposta
Bruna Maio 31, 2018 at 4:21 pm

Olá Taís td bm?
Estou morando aqui em Joanesburgo faz 1 mês, estou bem perdida e não conheço nenhum brasileiro vc poderia me dar umas dicas?

Resposta
Liliane Oliveira Maio 31, 2018 at 9:05 pm

Olá Bruna,
A Thaís Helena parou de colaborar conosco e, infelizmente, não temos outra colunista morando no país.
Obrigada,
Edição BPM

Resposta

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Este site ou suas ferramentas de terceiros usam cookies Aceitar Consulte Mais Informação