BrasileirasPeloMundo.com
Curiosidades Pelo Mundo Polônia

Os duendes de Wroclaw

Passeando pela cidade de Wrocław é inevitável não cruzar com algumas criaturinhas feitas de bronze, divertidas, que representam diversas temáticas e cenas do cotidiano da cidade. Estas criaturinhas são conhecidas como os duendes de Wrocław. Como disse previamente no artigo Wrocław à primeira vista, Wrocław é conhecida por ser a cidade dos duendes e hoje vamos falar um pouco mais sobre esse tema tão importante para o turismo e história da cidade.

Não se sabe ao certo quantas dessas criaturinhas existem pela cidade e a localização de todas elas. Assim, a caça dos duendes torna-se uma atividade desafiadora, muito divertida e encantadora.

Para ajudar o turista com as suas buscas, o próprio centro de informações para turistas possui mapas para vender com a localização de muitos destes duendes, o que pode fazer com que o turista aproveite o máximo possível esta brincadeira de caça aos duendes.

Leia também: Por que morar na Polônia?  

De início, esta parece uma brincadeira lúdica para crianças, mas não pensem vocês que apenas as crianças se divertem. Boa parte das vezes que passo por algum destes duendes, são os adultos que estão encantados tirando fotos e conversando sobre o significado daquele duende que estão vendo.

Dado a sua popularidade, no mês de setembro inicia-se o Festival Anual de Setembro com uma ¨Grande Parada dos Anões¨. Devido ao início do outono, é uma tradição de que neste festival as pessoas vistam os duendes com pequenos lenços ou pedaços de pano para ajudá-los a se manterem aquecidos durante todo o período de frio.

O que nem todos sabem é que por trás desta parte divertida, estes duendes remetem a uma parte importante e difícil da história da Polônia.

Esta história se inicia em 1981 quando foi declarada a lei marcial na Polônia. Neste ano o militar e primeiro ministro, Wojciech Jaruzelski, tomou o controle do Estado de modo a suspender parte das liberdades fundamentais dos cidadãos. Dentre estas liberdades suspendidas estavam o direito à manifestação pública de opinião, o direito de reunir-se em grupo, o direito de transitar livremente pelas ruas, entre outros.

Neste mesmo período havia um grupo de resistência ao governo chamado Alternativa Laranja (em polonês, Pomarańczowa Alternatywa), que iniciou sua história na cidade de Wrocław e tinha como objetivo oferecer uma alternativa de oposição ao regime autoritário, por meio de um protesto pacífico que usasse elementos absurdos e sem sentido. Desta forma, o grupo não poderia ser preso pela polícia comunista, pois não estaria ofendendo o governo de forma direta.

Assim, com latas de spray em mãos e liderados por um artista da Universidade de Wrocław chamado Waldemar ‘Major’ Fydrych, este grupo passou a pintar duendes em todas as paredes em que havia alguma arte ou mensagem antigoverno censurada e consequentemente apagada. De forma rápida, as imagens destes duendes começaram a se reproduzir em grande escala, tornando-se símbolo oficial das manifestações antigoverno da época.

À medida que o movimento ganhou popularidade, Fydrych liderou marchas pelas ruas de Wrocław defendendo os ¨direitos dos duendes¨. Uma das maiores marchas ficou conhecida como a Revolução dos Anões, na qual mais de 10 mil pessoas reuniram-se no centro da cidade de Wrocław vestindo chapéus laranjas de duendes. Apesar do governo ter tentado censurar o movimento por diversas vezes, aos olhos dos cidadãos parecia ridícula e engraçada a situação. Isto fez com que ninguém levasse a sério as represálias feitas ao movimento.

Leia também: Condições de trabalho na Polônia  

Passados alguns anos após todo o período conturbado do governo polonês, em 2001, a cidade de Wrocław decidiu comemorar a sua história de resistência ao governo comunista, colocando uma estátua de bronze de um duende na principal rua em que os integrantes do grupo Laranja Alternativa se reuniam.

Em 2005, um escultor local chamado Tomasz Moczek teve a ideia de criar pequenas esculturas de duendes de bronze, as quais representariam partes diferentes da história e do cotidiano da cidade de Wrocław.

O prefeito de Wrocław aprovou a ideia. De início foram encomendadas algumas esculturas destas com Tomasz Moczek e devidamente instaladas de forma espalhada pelo centro da cidade. A ideia e trabalho deste escultor inspirou outros escultores locais a também projetarem algumas estátuas de duendes para lojas, empresas, instituições de caridade etc.

Com o tempo e com a popularidade destas criaturinhas na cidade, os comerciantes locais foram encomendando seus próprios duendes, com as suas respectivas temáticas e instalando-os em locais visíveis de seus comércio. Por exemplo, em frente a um bar podemos ver um duende tomando cerveja.

Recentemente a cidade criou um site oficial para auxiliar as pessoas a localizar pela cidade estas pequenas criaturinhas e entenderem a história por trás de cada uma. O site pode ser constantemente alimentado e até o mês de fevereiro de 2019 já conta com 165 duendes mapeados. Contudo alguns dizem que o número real é bem superior a este, podendo chegar a aproximadamente 400 duendes espalhados por toda a cidade.

Apesar de carregarem uma grande história por trás, a verdade é que hoje estas criaturas são um orgulho para a cidade de Wrocław, tornando-a ainda mais encantadora.

Related posts

A distância no dia das mães

Isadora Mendes

A Suíça nem sempre é tão cara

Teca Hungria

Curiosidades sobre o ambiente de trabalho na Inglaterra

Paula Ghelli

1 comentário

Tamiris Maio 15, 2019 at 3:53 pm

Existe un aplicativo para Android (não disponível para iOS) que se chama “Wroclaw, the city of dwarfs” para a caça dos duendes, é um mapa com todos eles e conforme vc está caminhando pela cidade e encontra um, tira uma foto, posta no aplicativo e vai fazendo pontos! Quantos mais duendes encontrar mais pontos vc faz! Devem ter cerca de 400 duendes!

Resposta

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Este site ou suas ferramentas de terceiros usam cookies Aceitar Consulte Mais Informação