BrasileirasPeloMundo.com
Polônia

O verão em Wroclaw

Rio Oder

O verão em Wroclaw.

Quando falamos de Polônia logo pensamos em inverno, frio e neve. Pouco se fala sobre o verão neste país, então hoje eu decidi contar um pouco de como é essa época muito alegre e ensolarada, especialmente na cidade de Wroclaw.

Em meados de abril, o inverno vai anunciando o seu fim e dando espaço à primavera em Wroclaw (eu sei que você deve estar aí pensando: “A primavera não começa em março?”, e eu te respondo: Sim, porém algumas vezes ela chega tímida e demora um tempo para, de fato, se fazer presente) e modificando radicalmente a movimentação da cidade.  Qualquer sinal de sol e dia mais quente, as pessoas saem às ruas para aproveitar e tomar sorvetes, os semblantes são de alívio e alegria pela chegada dessa nova estação.

Os mesmos lugares que ficaram cobertos de neve por algum tempo, agora dão espaço para o verde da natureza e o colorido das flores. Já é tempo de organizar eventos externos como churrascos em parques. Muito se engana quem pensa que isso é programa apenas de brasileiro ou outros latinos, os próprios poloneses adoram fazer isso, a prova são as seções especiais dos mercados com itens para churrasco, como as churrasqueiras descartáveis.

Leia também: Como obter a residência permanente na Polônia 

Dizemos que a primavera é a estação do ano para tirar o mofo e preparar o corpo e o estado de espírito para o verão, é tempo de guardar os casacos e tirar as roupas de calor do fundo do armário. Como mencionei no texto, o verão atinge altas temperaturas em Wroclaw e não existe a menor chance de passar perto de um casaco nesta época. Este ano, inclusive, antes mesmo de começar o verão, já tivemos dias que ultrapassaram a marca de 35°C.

A cidade se adapta estruturalmente para a primavera e verão, os bares e restaurantes colocam mesas e/ou estruturas externas para os clientes, as bicicletas que podem ser alugadas por tempo, voltam a ser disponibilizadas pelas ruas e são montados alguns beach bars (bares de praia). Este último é uma atração imperdível no calor, os bares são montados perto de rios, alguns na grama e outros em areia, é possível até esquecer por alguns minutos que estamos longe do mar. Estes bares preocupam-se em criar estruturas para todos os públicos, desde atrações para crianças, shows de jazz, até aulas coletivas de dança. É importante lembrar que nessa época o sol se põe tarde e os dias são realmente longos, chega a escurecer às 22hrs. Sendo assim, estes bares que eu mencionei ficam sempre cheios após o horário de encerramento de trabalho pois, além dos turistas, os próprios moradores são frequentadores assíduos destes locais.

Outra mudança radical é o meio de transporte, com a chegada dos dias quentes as bicicletas saem das garagens e ganham espaço nas ruas. A cidade possui muitos trechos com ciclofaixa e mesmo que tenha que passar por lugares que não tenham a ciclofaixa, o trânsito e os pedestres estão bem acostumados com os ciclistas. Eu mesma me rendi e comprei uma bicicleta esse ano, atualmente é o meu principal meio de transporte para ir trabalhar, ao mercado e passear.

Leia também:  Por que morar na Polônia?

Acredito que até aqui eu ainda não tenha convencido ninguém de que Wroclaw é uma cidade imperdível no verão, afinal, não tem praia. Realmente estamos longe do mar e daquele clima de maresia, porém a cidade  possui diversos rios o que fez com que o polonês adaptasse as suas necessidades à sua realidade. Com a chegada das altas temperaturas, são criadas as praias públicas e particulares de verão, diversos trechos de rios contam com estruturas de bares, salva-vidas, esportes aquáticos e algumas piscinas. Claro que tudo tem seu custo, quanto maior a estrutura, mais cara será a entrada em um lugar como este, mas, no geral, os preços são justos e nem todos estes lugares têm entrada paga.

A ideia que fica é a de que Wroclaw pode se encaixar no seu roteiro até mesmo no verão, estrutura e atividades não faltam. A minha ansiedade por esse período do ano me fez querer contar um pouco de como a cidade se transforma e se inova. Com certeza, neste texto eu não disse tudo o que se tem para fazer na cidade durante o calor, inclusive, já consegui pensar em mais duas ou três coisas que deixei de escrever, mas é papo para outros textos.

Mais uma vez, encerro um texto com a impressão de que sou apaixonada por Wroclaw, logo eu que sempre defendi e amei o inverno, agora estou aqui, descrevendo as maravilhas do verão.

Related posts

Férias na Polônia: Cracóvia, Varsóvia ou Gdańsk?

Vivian Kulpa

Dez lendas polonesas Parte 1

Gizelli Gliwic

Wrocław à primeira vista

Danielle Smagasz

1 comentário

Caroline Zing Julho 4, 2019 at 7:35 pm

Você me convenceu sim de que Wroclaw é uma cidade imperdível no verão!!!
Parabéns pelo texto, uma delícia de ler!

Resposta

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Este site ou suas ferramentas de terceiros usam cookies Aceitar Consulte Mais Informação