BrasileirasPeloMundo.com
República Tcheca Turismo Pelo Mundo

Plzen: uma cidade digna de ser visitada na Tchéquia

Plzeň é uma cidade digna de ser visitada na Tchéquia, localizada na conhecida Boêmia Ocidental. Situa-se a cerca de 95km de Praga e é a quarta maior cidade da República Tcheca. Foi fundada no ano de 1295, pelo Rei Venceslau II. É considerada um importante centro industrial, comercial, cultural e administrativo.
A cidade foi fundada na confluência de quatro rios – Uhlava, Uslava, Radbuza e Mze – por meio do Rei Venceslau II em 1295. Situada no cruzamento de duas importantes rotas comerciais, esta é uma cidade que desde seu surgimento passou por um rápido crescimento.

Talvez não tenha dado os créditos merecidos para a cidade antes de ir até lá, quando finalmente percebi suas nuances tão interessantes de serem conhecidas. Durante a visitação à cidade, é possível se vislumbrar com várias atrações turísticas. Plzeň tem um centro histórico onde se destaca:

Catedral de São Bartolomeu

A Catedral de São Bartolomeu foi construída logo após a fundação da cidade no final do século XIII. O edifício, que foi preservado, foi construído durante os séculos XIV e XV como uma nave tripla gótica com um presbitério e a única torre, com 103 metros de altura – a torre mais alta do país. Por isso é considerada o ponto mais belo de visitação da cidade, isso se você tiver fôlego para subir os mais de 300 degraus. Infelizmente, a catedral está fechada devido à reconstrução. Estará totalmente operacional novamente a partir de janeiro de 2021.

Clique aqui para mais detalhes sobre turismo na República Tcheca.

Grande Sinagoga de Plzeň

A Grande Sinagoga de Plzeň situa-se próxima à catedral gótica e foi construída no estilo neorromânico combinado com elementos da arquitetura neomourisca. É a maior sinagoga na República Tcheca e está entre as maiores sinagogas do mundo. Foi finalizada em 1888. É um prédio que chama atenção pelas torres notáveis que a cercam. Havia um projeto inicial para que as torres fossem mais altas ainda, mas o conselho municipal não gostou da ideia, porque assim a Sinagoga competiria de tamanho com a catedral próxima.

Nesta atração são realizados rituais religiosos, concertos de músicas (conta com uma ótima acústica) e ainda com uma sala de exposição. Curioso notar que devido a sua localização privilegiada entre outros prédios, conseguiu sobreviver a bombardeamentos aliados próximos ao estabelecimento da fábrica Škoda durante a 2ª Guerra Mundial.

• A Sinagoga está aberta todos os dias, menos aos sábados, entre 10h e 18h (temporada de abril a outubro de 2019). Importante observar que a Sinagoga passará por uma reforma em 2019, então está aceitando reservas apenas o primeiro trimestre de 2019.

• Preços para visitá-la variam entre 2,5 a 4 euros, a depender se adulto, criança ou idoso. Detalhe que com o guia em outras línguas o preço pode chegar a 25 euros.

Para mais informações, clique aqui.

Leia também: Como alugar apartamento na República Tcheca

Plzeňský Prazdroj

Não é possível ir à Plzeň e não visitar a tão conhecida fábrica da cerveja Pilsner Urquell. Segundo informações do “Czech Tourism”, instituição oficial do turismo na República Tcheca, é o único museu do mundo instalado nos prédios da cervejaria original, onde o método, introduzido em 1842 por Josef Groll e é seguido até hoje. A fórmula de sucesso foi base da marca Pilsner, conhecida como a melhor cerveja pilsen do mundo. Plzeň é conhecida mundialmente pela produção de cerveja. A cervejaria Pilsner Urquell foi estabelecida no ano 1842 e deu nome ao tipo pilsener.

Descubra mais, clicando aqui.

A cervejaria é, sem dúvidas, o ponto turístico mais conhecido e, por que não dizer, procurado da cidade. De longe percebe-se a movimentação curiosa a conhecer o local onde é fabricado o tipo de cerveja mais conhecido do mundo. Um grande portal que dá entrada a vários prédios no seu interior. À primeira à direita, o restaurante em que se dispõe de um variado cardápio. À esquerda, mais à frente, a indústria propriamente dita. Três andares (térreo, primeiro andar e subsolo). Há visitas guiadas em várias línguas, ainda não disponível em português, mas em espanhol, a qual considero ser nossa língua prima ou irmã, especialmente nestas terras das quais vos escrevo. Não conseguimos fazer a visita, mas fica a dica para quem não só quiser conhecer o processo de fabricação da bebida, mas também aproveitar o ambiente descontraído do restaurante.

Horário
– De abril a junho, a visita à fábrica pode ser feita de segunda a domingo, das 8:00 às 18:00h;
– De julho a agosto, a visita pode ser feita de segunda a domingo, das 8:00 às 19:00h;
– Setembro (segunda a domingo), das 8:00 às 18:00h;
– De outubro a março, de segunda a domingo, das 8:00 às 17:00.

Leia também: Turismo pelas principais cidades dos spas tchecos

Preços
– Adultos: 250 CZK ou 10 euros com tour disponível em tcheco, inglês, alemão, francês, italiano e russo.
– 120 CZK ou 4,80 euros para crianças com idade acima de 6 anos, estudantes com menos de 26 anos, idosos com mais de 70 anos ou portadores de cartões TP, ZTP, HI YHA.

Como ir de Praga para Plzeň
– Trem: a viagem dura em média 1h e meia e a cada 30 minutos sai um trem de Praga, da estação central (Hlavní Nádrazí) para Plzeň
– O preço da passagem ida e volta custa, em média, 200 CZK ou 10 euros.

Eventos culturais
Festa da liberdade (03 a 06 de maio/2019)
Evento de comemoração à bela e alegre atmosfera do fim de fúria da guerra, com os veteranos americanos e com os amantes da história militar. O evento acontece no parque Krizikovy Sady, onde há campos militares da época. É possível ver lá o equipamento original, os automóveis e a técnica militar; ouvir as transmissões autênticas da rádio que documentam a atmosfera da época
Pilsner Fest (05 de outubro de 2019)
A festa da cerveja acontece no conjunto da cervejaria Pilsen, em que também se costuma comemorar o dia 04 de outubro, o dia da preparação da primeira dose de cerveja Pilsner Urquell. Todo conjunto da cervejaria é mostrado aos visitantes, realizar experimentações, inclusive nos trajes de época. Também é possível desfrutar um atrativo programa musical e visitas guiadas da cervejaria de Plzeň.

Related posts

Dicas de passeios fora de Kuala Lumpur

Janaína Barreto

Tiong Bahru: o bairro tradicional e descolado de Cingapura

Fernanda Froimtchuk

Onde curtir a neve e o inverno chileno

Isabela Vargas

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Este site ou suas ferramentas de terceiros usam cookies Aceitar Consulte Mais Informação