BrasileirasPeloMundo.com
Itália

Pontos positivos e negativos de morar no sul da Itália

Existe uma grande diferença entre morar na Itália do sul e do norte. Com esse texto quero apontar alguns pontos positivos e negativos ao meu ver.

Grande parte dos brasileiros que escolhem viver na Itália se concentram no norte do país, pois é ali que se encontram empresas de grande porte, salários mais atrativos, melhor qualidade de vida em relação à educação e assistência médica. Em geral, as oportunidades no norte parecem melhores que as do sul.

Com quatro anos de experiência, posso lhe afirmar que nem tudo são cinzas aqui pelo sul. E se você esta em dúvida sobre vir morar nessa região, ou mesmo visitar, espero ser útil com esse post.

Para mim, está claro que o turismo é importante fonte de renda em regiões como Campania, Puglia e Sicilia  junto com a agricultura. Essas regiões, além da Calabria, possuem um litoral paradisíaco, uma gastronomia que valoriza muito os produtores locais, preços mais acessíveis, um povo mais caloroso e um estilo de vida mais pacato.

Leia também: Mudanças na lei de cidadania italiana

Eu vivo na região Campania, a 60 km de Nápoles, em uma cidadela chamada Piano di Sorrento, com cerca de 10 mil habitantes. Com base na minha experiência, listei alguns pontos que considero negativos e positivos respectivamente.

Meio de transporte

Por aqui, esse quesito ainda tem muito que evoluir. Os ônibus locais estão sempre fora do horário e são poucos. As linhas de trem são escassas com vagões precários. O aeroporto de Nápoles opera muitos voos dentro da Europa, mas não tem voos direto para o Brasil.

Saúde 

O sistema de saúde parece que parou no tempo por aqui. Minha experiência de parto não foi das melhores! Sinto falta de uma modernização não só da parte física (tem muito hospital e clinica, literalmente, caindo aos pedaços), mas também de uma atualização de funcionários e ideias.

Educação infantil

Para quem tem filhos essa é uma preocupação! Preciso dizer que no norte o sistema didático é mais moderno e existem escolas que seguem diferentes modelos. Aqui, no sul, a coisa ainda está caminhando a passos lentos, ainda existem muitas escolas de freiras e bem quadradas.

O povo 

Eu amo os italianos do sul, mas preciso contar um pouquinho sobre eles. Como muitos dizem, eles são sim bem mais calorosos que os do norte. Isso se deve ao clima, às belas praias e à vida mais pacata. Mas eles são bem tradicionais, e ai de você querer burlar isso! Têm a cabeça mais “fechada” para novas ideias ou costumes e adoram falar da vida alheia (desabafei, pronto). Enquanto no norte você pode passar despercebida por ai, no sul, parece que está sendo vigiado por todas a velhinhas sentadas nos bancos das praças.

Mas vamos falar da parte boa agora!

Gastronomia

Afinal, foi aqui que nasceu a pizza, a caprese, a delicia al limone… Enfim, no sul a comida é mais genuína, tudo é muito fresco e, por todos os lados, há pequenas quitandinhas vendendo frutas e verduras locais. Também tem muitas peixarias com produtos fresquinhos toda manhã. Sem falar que os preços são melhores aqui.

Turismo

Seja por opções interessantes para um passeio, ou para trabalhar na área, essa região investe muito no turismo e os empregos só crescem, mas é importante falar inglês e italiano.

Belas paisagens

Não canso de me surpreender com tanto lugar bonito! Cada passeio é uma boa descoberta. Essa área da Itália é repleta de pequenos vilarejos, muitos medievais e bem conservados. Te garanto que se você prioriza uma bela paisagem, viver perto da natureza e, ao mesmo tempo, repleto de cultura, aqui é o seu lugar.

Clima

O clima aqui é mais ameno que no norte, mas não se iluda: as quatro estações são bem marcadas e, no inverno, neva em muitas áreas.

Napoli 

Napoli é uma Itália a parte, só passando um tempo perambulando pelas suas ruas para ter, mais ou menos, uma ideia do que é essa cidade. O primeiro impacto será de caos total, mas logo depois você vai começar a se habituar e vai ver que muito do que você assiste e ouve falar sobre Itália, vem de Napoli. Aquelas pessoas gritando como se estivessem brigando, muitos gestos, vespas por todos os cantos, café e mais café, pizzarias tradicionais e ceroulas penduradas nas janelas.

Festividades

Pode não ser só no sul, mas que aqui é mais forte isso, sim, pois tudo aqui vira festa, a começar pelo famoso onomástico, que é quando se comemora o dia do seu nome, ou melhor, o dia do santo que carrega o mesmo nome que você. E isso aqui é levado muito a sério, com festa, bolo, presentes e ai de você se esquecer o onomástico de alguém! O período de Páscoa e Natal também se comemora muito. No mês de dezembro, por exemplo, as cidades ficam repletas de presépios antiquíssimos. Em muitos casos, presépios vivos. Acontecem até competições sérias sobre o tema, principalmente em Napoli.

Leia também: Quando é o seu onomástico (dia do nome)?

Related posts

A Itália é uma mãe!

Ana Paula Ganzarolli

A dor do luto longe de casa

Raquel Gonçalves

Como saber se um produto é biológico?

Farah Serra

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Este site ou suas ferramentas de terceiros usam cookies Aceitar Consulte Mais Informação