Por que Tóquio é tão especial?

0
161
Foto: pixabay.com
Advertisement

Por que Tóquio é tão especial?

Moro em Tóquio há exatos três anos e oito meses, mas depois de um ano e meio já me sentia “em casa”. Tóquio tem tudo o que eu espero de uma cidade para morar e vou explicar em mais detalhes abaixo:

1. Segurança: isso não é particular de Tóquio, mas do Japão como um todo. Estou para conhecer um país mais seguro e com pessoas mais honestas que aqui. Mas quanto seguro? MUITO seguro em todos os sentidos! Aqui; a taxa de violência é baixíssima. Não há assalto a mão armada, não há sequestro, não há furto (inclusive há uma lei de que “achado É roubado”). Alguns exemplos do meu dia a dia: o meio de transporte que uso para ir ao trabalho é a bicicleta. Muitas vezes, volto sozinha depois das 22h, sem medo algum de assalto ou coisas piores. Outra vez esqueci meu iphone no banheiro do metrô. Voltei para procurar e não estava lá. Então, perguntei ao moço que fica no guichê ao lado das catracas, expliquei como era e ele me disse que haviam encontrado e me devolveram! Mas claro que a situação faz o ladrão e já ouvi casos em que turistas (inclusive brasileiros) tiveram o passaporte roubado de dentro da mochila. Então, tenha cuidado, principalmente, em locais muito turísticos.

2. Educação: os japoneses são extremamente educados, um dos motivos é que aprenderam a viver em uma sociedade em que o coletivo vem antes do individual. Em diversas situações, pode-se observar a cordialidade e o respeito ao próximo: o silêncio no metrô, já que ninguém é obrigado a ficar ouvindo conversas alheias; deixar o lado direito livre nas escadas para quem estiver com pressa; e dar presente para os vizinhos quando está se mudando para um prédio novo. Esse gesto serve para, antecipadamente, se desculpar por qualquer incômodo que a mudança possa causar (no meu Instagram @ste.tokyo sempre compartilho exemplos que acontecem no meu dia a dia).

3. Serviço: o Japão é um dos únicos países em que você é extremamente bem atendido, sem esperar nada (gorjeta) em troca. Pelo contrário, o “omotenashi”, que é o jeito japonês de servir e recepcionar, segue a ideia de que você já está pagando pelo valor do bem ou serviço, não sendo necessário nenhuma recompensa por fora. Além disso, em Tóquio, os atendentes de lojas, restaurantes, hotéis, táxis, sempre se esforçam para falar inglês e se comunicar. Caso não consigam, vão fazer o máximo para tentar ajudar, seja por mímica, aplicativo para traduzir, etc.

4. Cidade com mais restaurantes com estrela Michelin: se você é um amante de culinária, Tóquio é a cidade com mais restaurantes premiados pelo guia Michelin. Sim, mais do que Paris! Isso é devido, claro, ao frescor e altíssima qualidade da gastronomia, mas também devido ao serviço impecável.

5. Onde tudo acontece: como Tóquio é a capital do Japão, tudo acontece aqui. Os principais eventos (japoneses e internacionais), concertos, festivais de música, exposições, museus, torneios de sumô, baseball e futebol, etc, estão em Tóquio. E a cidade é tão dinâmica, que cada dia tem um evento novo acontecendo. Isso é incrível!

Leia também Hong Kong é um país ou faz parte da China?

6. Localização: Tóquio fica bem no meio do Japão e, por isso, tem fácil acesso a todas às outras cidades, desde praias até montanhas, com neve para esquiar, que ficam a uma hora de trem.

7. Língua: por ser a capital financeira e de empregos do Japão, é mais fácil encontrar pessoas que falem inglês do que nas demais cidades. Você consegue ser mais “independente” no sentido de poder se virar sem necessitar de tradutor, como em muitas cidades de interior.

8. Cidade democrática: Tóquio é cosmopolita e tem todo o agito que uma cidade grande oferece, mas tem bairros locais e mais calmos também. Tem para todos os gostos! Além disso, há todos os tipos de culinária. O que quiser comer, provavelmente, vai encontrar!

9. Consulado e Embaixada do Brasil: Ficam em Tóquio (e tem um Consulado em Nagoia), então, qualquer necessidade ou ajuda fica mais fácil e acessível. Além disso, você pode participar dos eventos organizados pela embaixada para a comunidade brasileira.

10. Olimpíadas 2020: Tóquio vai receber as próximas Olimpíadas! Por conta disso, já percebi diversas adaptações aos estrangeiros como novos modelos de táxi (mais novos e mais altos), traduções para inglês em estações de metrô, placas de sinalização, lojas de conveniência, etc.

Enfim, essas foram as principais coisas que me vieram à cabeça agora, mas tenho certeza de que daqui cinco minutos vou lembrar de mais coisas. Não meço esforços para falar bem dessa cidade que tão bem me acolheu, que me dá oportunidade de viver dignamente e me proporciona diariamente uma qualidade de vida que nunca tive no Brasil.

Costumo dizer a todos que venham pelo menos uma vez ao Japão (Tóquio em especial), pois tudo que se vê aqui é uma surpresa e um “life changer” de como ver a vida, de como se relacionar e tratar os demais, de como encarar o mundo!

Leia também O que é a apostila de Haia, onde e como fazê-la

Deixe um comentário

Por favor inclua o seu comentário
Por favor escreve o seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.