BrasileirasPeloMundo.com
Dicas de onde esquiar França Turismo Pelo Mundo

Primavera francesa em Auvergne

Primavera francesa em Auvergne.

Eu adoro a primavera na França. Tem flores para todos os lados e algumas cidades, como a minha, esforçam-se para manter o título de “ville fleury”, ou seja, cidade florida. Além da atmosfera de bom humor que reina por aqui, ainda não é quente como no verão, nem não tão frio quanto no inverno.

Moro na região de Auvergne, que em 2018 teve inscrita a “chaine des puys” (cadeia dos vulcões) como Patrimônio Mundial da Unesco (veja aqui). A região é lindíssima e com o início do bom tempo, está aberta a temporada de coisas legais para fazer na primavera. É claro que no inverno também tem muitas coisas interessantes, mas na primavera temos outras.

Leia também:  Primavera na França

Vou fazer uma pequena lista de sugestões para aproveitar a região:

Passeio de balão na cadeia de vulcões

A temporada de voos vai de abril a final de outubro. É o melhor período em termos de condições meteorológicas, dias mais longos e ensolarados.

Existem várias empresas na região especializadas em passeios de balão (montgolfière em francês). Os passeios são feitos sobre a cadeia de vulcões do Auvergne e sobre os lagos – cenário lindíssimo. Ainda não fiz, mas está na minha lista.

Para quem gosta de aventura, existem também os voos de parapente.

Castelos do Auvergne

Em Auvergne, os castelos fazem parte do Patrimônio Mundial, assim como os vulcões. Da era Galoise ao Romantismo, da Idade Média à Renascença, temos para todos os gostos e são um retrato da evolução francesa. São 43 castelos repartidos em três departamentos da região. Veja aqui a rota histórica dos castelos de Auvergne.

Alguns castelos fecham no inverno e só reabrem na primavera. Os jardins já estão floridos e são bem bonitos. Na primavera começam as programações das visitas comentadas e animadas, além de alguns ateliês. O forte da programação dos castelos é no verão, mas temos belas visitas na primavera e a vantagem é de não estar tão quente.

Piqueniques

O tempo começa a melhorar e está aberta a temporada de piqueniques, que eu sou super fã. Temos kit completo com toalha temática, bolsa térmica com compartimento para talheres, pratos e copos. Aguardo ansiosamente o retorno dos dias mais quentes para fazer piquenique à tarde nos parques e jardins de Clermont Ferrand, onde eu moro. E na primavera os jardins são especialmente bonitos, com flores para todos os lados.

Por aqui, não existe um horário ideal para um piquenique, você pode fazer na hora do almoço, no lanche da tarde e mesmo no final do dia quando anoitece mais tarde. É uma maneira de curtir o verde, o sol, os amigos, sem contar que as crianças adoram.

Lac guery – fonte: pixabay.com

Lagos

Para quem mora longe do litoral, os lagos são as nossas “praias” e a diversão é garantida. Eu tenho que admitir que no verão os lagos são mais concorridos, mas na primavera com dias um pouco mais quentes já é possível aproveitar – principalmente caminhadas, brincadeiras e piqueniques. Nadar até dá, se tivermos a sorte de estar um pouco mais quente. 

É super agradável passar uma tarde ensolarada de primavera à beira de um lago. Você leva o seu lanche, pode fazer a sua caminhada em volta do lago e alguns têm área de recreação para as crianças. Os meus preferidos na região são: Lac Aydat e  Lac Chambon, que são mais perto da minha casa. Mas a região tem outros lagos ótimos como o Gour de Tazenat. 

Aqui você tem dicas sobre as “praias“ mais belas de Auvergne.

Caminhadas

Para o francês, não existe tempo ruim, mesmo no inverno você vê as pessoas saindo para os “randonées” (caminhadas), mas tenho que admitir que na primavera o tempo é mais propício, nem tão frio, nem tão quente. Tem dias lindos na primavera e a região favorece muito.

O Puy de Dôme, o Plateau de Gergovie (bom também para soltar pipa), Puy de Sancy e os lagos, são alguns lugares na região que fazem sucesso nas caminhadas.

Esqui de primavera

Algumas estações de esqui da região ficam abertas até abril. É a oportunidade de fazer o que chamamos de esqui de primavera. Não está tão frio, mas ainda tem um pouquinho de neve. 

Superbesse: a estação de esqui e o luge ficam abertos até 14 de abril.

Mont-Dore/Sancy:  fica aberto até 7 de abril.

É claro que a abertura das estações de esqui dependem da meteorologia e da condição da neve. Em maio a neve já dá espaço ao verde, e nas montanhas onde antes fazíamos esqui, agora fazemos caminhadas.

Você ainda não conhece o Auvergne? Vale a pena, e a primavera é uma boa época para a primeira vez.

Related posts

O direito e o prazer da pausa

Ciça Cioffi

Pirineus: Andorra & Val d’Aran

Juliana Marra

Dicas de turismo em El Salvador

Paula Tavares Vigilato

1 comentário

elimar Julho 29, 2019 at 9:24 am

Oi Lilian, preciso falar com voce no mensseger, como faço,
Beijos e obrigada pelo blog
elimar

Resposta

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Este site ou suas ferramentas de terceiros usam cookies Aceitar Consulte Mais Informação