BrasileirasPeloMundo.com
Estações do Ano pelo Mundo França

Primavera na França

Primavera na França.

Ah a primavera, uma das estações mais esperadas do ano na França, e se não for a mais! Ela dá aquela esperança de que dias mais ensolarados e quentes estão por vir, nos revigora com a diversidade de cores e nos inspira com novos sabores.

Foi após viver o primeiro inverno em solo europeu que eu entendi a importância dessa estação e ao mesmo tempo fui aprendendo a aproveitar o “gostinho diferente” e especial dessa época do ano. As plantas são as primeiras a florecer, com uma sensibilidade que transcende, elas nos anunciam que é tempo de se “abrir”, de “acordar” e é após desse ensejo que nós entramos no mesmo ciclo.

Essa vibe de renascimento que chamamos de primavera é conhecida na França como Printemps, e é sinônimo de alguns rituais por aqui. Para início de conversa prin significa começo e temps tempo, o que nos leva a entender exatamente o que se passa na mente dos franceses.

Leita também: É impossível ficar triste na primavera em Paris 

As mudanças de comportamento e de estilo de vida podem ser observados de várias formas, mas existem alguns aspectos que mais chamam a minha atenção até hoje:

Alimentação

Esse é o ponto de largada para a temporada de regimes e tratamentos detox. As propagandas publicitárias para produtos de emagrecimento invadem os canais de tv, o que nos faz lembrar que já é tempo de guardar o aparelho de raclete no fundo do armário. As refeições pesadas de inverno, como a fondue ou o boeuf bourguignon, dão lugar a pratos mais leves como saladas, peixes, legumes e frutas da estação (aspargos, morangos,…). Os franceses tem um hábito bem peculiar de organização, um tanto quanto sistêmicos, o que quer dizer que certos pratos só se consomem em algumas estações do ano, então em restaurantes menos turísticos, por exemplo, não pense que você vai encontrar no menu, o prato aligot, em pleno verão…

Leia também: tudo que você precisa saber para morar na França

Além disso, os terraços dos restaurantes ficam lotados pois afinal de contas quem não quer tomar uns bons drinks apreciando um raiozinho de sol ? E talvez por isso mesmo a primeira seja uma das épocas mais gostosas do ano, basta sair o menor sinal de dia ensolarado para que as pessoas corram para os parques em uma tentativa desesperada de tirar a cor de inverno e colocar o bronzeado em dia. Até faria piada se eu mesma não o fizesse: se sentar confortavelmente em uma espreguiçadeira do parque Luxembourg, tirar os sapatos, levantar as calças até os joelhos e viajar lendo um bom livro… quem nunca?! Só quem já passou quase 8 meses sem sol pra saber.

A primavera também significa ficar besta de tanta felicidade por poder organizar o primeiro piquenique do ano! Vinhos, baguete, queijos, tomate cereja, chips, música e.. sol, muito sol!!

Leia também: Tipos de visto e residência na França

Roupas

Essa também é aquela época do ano que você pode sair de casa de camiseta e não precisa ficar se preocupando com a meteorologia, porque simplesmente não vai nevar e não vai fazer -7° graus!
E também podemos sair coloridos sem parecermos seres alternativos contra o sistema capitalista e opressor da moda, pois na verdade só queríamos colocar aquela saia amarela fluo pra alegrar o dia.

Umas das coisas que adoro em relação às roupas e tirar aquele peso de “vida de cebola”, é soutien, blusa, suéter, casaco, cachecol, luvas.. desespero só de lembrar. Na primavera só precisamos de uma blusa e um casaquinho e já está ótimo!

Comportamento

As pessoas sorriem muito mais nas ruas e se comunicam mais também, isso mais precisamente em grandes cidades como Paris, por exemplo.

Existe uma vontade maior também de aproveitar ao máximo essa época do ano para aproveitar a natureza e fazer atividades ao ar livre, como se locomover de bicicleta. Isso me fez perceber como nós, às vezes, não damos valor ao que temos. No Brasil temos sol praticamente 100% do ano e uma natureza abundante e portanto poucas pessoas aproveitam tanto quanto deveriam, a gente se esconde do sol e só se expõe quando vai à praia e aos finais de semana, alguns preferem correr para o shopping do que aproveitar um passeio no parque ou em uma floresta.

As conversas no trabalho mudam de “não aguento mais esse inverno” para “quando vamos organizar o primeiro churrasco”?, e também é o momento que as pessoas começam a programar as datas das férias de verão, se estapeando pelas promoções de passagens de avião, trens e afins, para não ser a última retardatária presa no escritório, insultando os colegas por postar aquela foto de dar inveja na Croácia.

A primavera também é sinônimo de faxina e não é a toa que nesse período acontece o tradicional ménage de printemps ou faxina de primavera. A temperatura mais amena nos convida a fazer uma triagem em tudo aquilo que já não tem mais serventia, também é de costume mudar as cortinas de invernos para tecidos mais leves e claros, limpar os tapetes, lavar as paredes e o teto. É de fato uma limpeza profunda e geralmente é realizada entre março e abril, quando desligamos o sistema de aquecimento.

Como podemos ver, aqui o renascimento acontece em todos os aspectos seja no psicológico como nas ações quotidianas. E você, como gosta de aproveitar a primavera?

Related posts

Inexistente no Brasil, comum na França

Marcella Delfraro

Como viajar por 1 Euro no sul da França

Júlia Lainetti

Um dia de primavera em Copenhague

Letícia Stallone

2 comentários

Natalia Maio 18, 2018 at 9:33 am

Bem legal o seu texto, Amy! Eh impressionante ver como as pessoas mudam na primaveira. Como você disse, nos tambem, passamos a valorizar todo esse colorido dos belos dias que estao chegando. 🙂 Eu consegui manter o ritmo de andar de bicicleta no inverno. No começo é meio dificil, mas depois de cinco minutos você se esquenta um pouco. O unico probleminha da primaveira é a alergia ao polen… Fiquei curiosa ao ler que “prin” é “começo”.

Resposta
Amy-Carole Diene Maio 23, 2018 at 10:59 pm

Oi Natalia, obrigada pela sua visita e pelo seu comentário! Que bom que você conseguiu continuar com a bicicleta mesmo no inverno, eu não tive tanta disposição assim, ainda mais depois que a minha deu problema haha O plen é um problema mesmo para algumas pessoas, mas você pode resolver isso com ajuda de alguns oleos essenciais 🙂
Um abraço

Resposta

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Este site ou suas ferramentas de terceiros usam cookies Aceitar Consulte Mais Informação