BrasileirasPeloMundo.com
Alemanha

Primeiros passos em Berlim

Berlim é atualmente um dos destinos favoritos dos brasileiros no exterior. Com frequência, amigos e conhecidos me perguntam sobre os primeiros passos para se estabelecer aqui. Há muita coisa para se levar em conta, de modo que abordarei agora apenas alguns dos conhecimentos práticos mais importantes aos futuros recém-chegados.

Na verdade, cada item renderia um artigo próprio e, de acordo com suas necessidades, há outros fatores relevantes a ser considerados. Assim, ao final do texto, indico mais artigos em português sobre os assuntos apresentados.

Burocracia

Partirei do pressuposto de que você tem o direito legal de morar na Alemanha (cidadania de um país membro da União Europeia ou condições para tirar um visto) e uma residência. Sem isso não dá para seguir em frente. Porém, assim que você tiver resolvidas essas duas condições fundamentais, os próximos passos são:

  1. Registro no Bürgeramt. Dentro de 14 dias após a mudança, você deve ir ao Bürgeramt, a repartição municipal, para registrar a residência no seu nome e receber uma Meldebestätigung, o certificado de registro. Os documentos necessários, formulários e endereços estão aqui. O registro (Anmeldung, em alemão) deve ser feito no Bürgeramt mais próximo da sua casa e é gratuito.
    2. Conta bancária. Para abrir uma conta num banco alemão, você precisa do seu passaporte e da Meldebestätigung. Verifique com o banco da sua escolha se outros documentos são necessários.
    3. Seguro de saúde. O seguro de saúde na Alemanha é compulsório, ou seja, você é obrigada por lei a estar assegurada. É possível escolher um seguro de saúde público (Gesetzliche Krankenversicherung – GKV), conhecido como Krankenkasse, ou privado (Private Krankenversicherung – PKV). Pesquise com atenção e informe-se bem antes de escolher um seguro. A saúde aqui é cara e você não quer arriscar uma conta de milhares de euros caso não esteja devidamente assegurada.
    4. Inscrição no Finanzamt. Se você trabalhar como autônoma, precisa de um Steuernummer (número do contribuinte) para escrever faturas. Para isso, dirija-se ao Finanzamt (Ministério de Finanças) mais próximo da sua residência e preencha o formulário Fragebogen zur steuerlichen Erfassung. Caso seja funcionária de uma empresa, só precisa do Steueridentifikationsnummer (número de identificação fiscal). Este é enviado por correio após o registro no Bürgeramt.

Leia também: salários na Alemanha

Moradia e Trabalho

Encontrar um cantinho só seu na capital alemã exige muita disposição e paciência. Há diversos sites de busca de apartamentos, mas se você não tiver toda a papelada em ordem, suas chances são pequenas. Informe-se com amigos e participe dos grupos de ofertas de moradias no Facebook.

Quantos mais contatos você tiver, maiores serão suas chances de saber de alguém que conhece outrem que está procurando um novo colega de casa. Aliás, compartilhar apartamento numa WG (Wohngemeinschaft) é comum não apenas entre estudantes, mas também entre jovens profissionais. Porém, cuidado com fraudes: jamais pague algo antes de visitar o apartamento e assinar o contrato.

Como você deve ter percebido, a burocracia alemã exige a Meldebestätigung para quase tudo. Mas encontrar um apartamento em Berlim pode levar meses. Assim, muitos acabam se registrando num endereço temporário até arranjar um espaço próprio. Quando isso acontecer, deve-se retornar ao Bürgeramt e solicitar uma Ummeldung, um novo registro.

Quanto ao difícil mercado de trabalho em Berlim, esse tema já foi bem abordado neste artigo do BPM. Visite sites de busca de emprego como o Indeed e o Monster para verificar a demanda e as exigências na sua área. Você dificilmente encontrará a posição dos sonhos, mas se estiver disposta a trabalhar duro e em áreas diferentes, é possível arranjar algo para pagar as contas. Porém, fique atenta: encontrar um trabalho em Berlim pode levar meses.

Por isso, é altamente recomendável vir com uma boa economia para os primeiros seis meses, no mínimo. Também traga seus certificados e diplomas, pois muitas empresas os exigem. Esses documentos devem ser traduzidos para o alemão por um tradutor juramentado e legalizados. Dependendo da sua área de formação, será necessário revalidar o diploma.

Vida e Lazer

O transporte público de Berlim é bom e eficiente. Se você usá-lo com frequência, vale a pena adquirir um bilhete mensal em vez de comprar os unitários. Atualmente, o bilhete mensal custa 81,00 euros para as regiões AB. Outra opção é o bilhete mensal válido a partir das 10 horas, que sai por 59,10 euros. A cidade também conta com muitas ciclovias e bicicleta é um meio de transporte comum e econômico.

Já a oferta cultural de Berlim é incrível. Revistas como a Zitty, tip Berlin (em alemão) e Exberliner (em inglês) são ótimas para se informar sobre os eventos locais e a cena cultural berlinense.

Leia também: como obter o Cartão Azul/ Blue Card para morar na Alemanha

E, apesar de muito internacional, Berlim está na Alemanha e a língua oficial é o alemão! Se possível, venha com algum conhecimento no idioma. No início, um pouco já ajuda muito na adaptação e localização. Além disso, a maioria dos empregos exige um bom domínio de alemão e os órgãos públicos não atendem em inglês.

Por fim, um conselho: cuide da sua saúde mental. Na empolgação da mudança, a gente acaba se esquecendo de tirar um tempo para respirar e filtrar todas as novidades. Mudar é gostoso, mas também pode ser estressante. Respeite seus limites, aprenda com seus erros, abrace a dor e a delícia do seu recomeço. E boa sorte!

Artigos úteis

Como fazer seu registro
Seguro de saúde
Procurar casa
Procurar emprego
Transporte público
Tradutores juramentados
Revalidação de diplomas estrangeiros
Escolas de alemão

Related posts

Mais de 2 anos sem visitar o Brasil, e a saudade?

Marcela Vieira

Como virei vegetariana no país da salsicha

Marcela Vieira

O que aprendi sendo mãe na Alemanha

Lulu Saille

7 comentários

Carla Capobianchi Maio 5, 2016 at 9:48 pm

Parabéns pelo novo texto! Sucesso sempre????

Resposta
Catia Pietro Maio 5, 2016 at 9:53 pm

Obrigada pela leitura! 🙂

Resposta
Gabriela Agosto 29, 2016 at 4:06 pm

Oi, Cátia! Quais os documentos necessários para alugar um apartamento em Berlim? Estou pensando em me mudar com meu namorado para Berlim daqui ha um ano mais ou menos para estudar alemão e gostaríamos de alugar um apartamento para nós e os gatos!

Resposta
Catia Pietro Agosto 30, 2016 at 9:05 am

Oi, Gabriela

Geralmente, os documentos requisitados são estes:

– passaporte válido
– comprovante de renda dos últimos três meses
– Schufa-auskunft – a grosso modo, a Schufa é a Serasa alemã, você precisa dessa declaração para provar que não tem dívidas.

Para saber mais sobre o assunto, recomendo este artigo aqui.

Boa sorte!

Resposta
Fabiane Agosto 31, 2016 at 5:07 pm

Ola eu queria saber eu ja to na 3 etapa , mas meu padastro que ta na frente de tudo … Entao ja tenho ate numero da fiscalização para pagar emposto quando trabalhar.. Mas queria saber quanto tempo e valido esse visto de residência?

Resposta
Catia Pietro Agosto 31, 2016 at 7:04 pm

Oi, Fabiane,

infelizmente, não posso responder isso sem saber qual tipo de visto você tem. No seu próprio visto, tem uma data indicando a validade (onde está escrito gültig bis = “válido até”). Em todo caso, converse com seu padrasto, ele deve saber informar a validade com segurança!

Resposta
Saude - europa | Pearltrees Março 31, 2017 at 4:35 pm

[…] Alemanha – Primeiros passos em Berlim – BrasileirasPeloMundo.com. Advertisement Berlim é atualmente um dos destinos favoritos dos brasileiros no exterior. Com frequência, amigos e conhecidos me perguntam sobre os primeiros passos para se estabelecer aqui. Há muita coisa para se levar em conta, de modo que abordarei agora apenas alguns dos conhecimentos práticos mais importantes aos futuros recém-chegados. Na verdade, cada item renderia um artigo próprio e, de acordo com suas necessidades, há outros fatores relevantes a ser considerados. Assim, ao final do texto, indico mais artigos em português sobre os assuntos apresentados. […]

Resposta

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Este site ou suas ferramentas de terceiros usam cookies Aceitar Consulte Mais Informação