BrasileirasPeloMundo.com
Alemanha Vistos & Cidadanias Pelo Mundo

Como obter o Cartão Azul para morar na Alemanha (EU Blue Card)

Como obter o Cartão Azul para morar na Alemanha (EU Blue Card).

O sonho de morar na Alemanha ficou mais acessível para quem não possui a cidadania alemã e/ou não faz parte da União Europeia. Inspirado no Green Card Americano, o chamado EU Blue Card/ Cartão Azul (Blaue Karte EU), concede a profissionais altamente qualificados formados fora da UE e a estudantes estrangeiros que concluírem seus estudos no país, a chance de poder viver e trabalhar em uma ocupação adequada às suas qualificações, não somente na Alemanha, mas em praticamente toda a União Europeia, com exceção somente da Dinamarca e Reino Unido da Irlanda.

Com o intuito de motivar mais estudantes e profissionais de fora da União Europeia (UE), a Alemanha, em agosto de 2012 passou a adotar esta norma europeia através da Lei de Aplicação da Diretriz de Alta Qualificação da UE, facilitando, assim, a permanência destes estudantes e profissionais no país.

 

A Alemanha, hoje, é o país da UE que mais concede o Blue Card/Cartão Azul, o que a torna um país altamente atraente aos estudantes estrangeiros e profissionais qualificados.

 

O Blue Card/Cartão Azul tem o intuito de ajudar profissionais com interesse em atuar no país, mas também é de suma importância para a Alemanha, para que a mesma possa garantir um futuro de prosperidade social e econômica na União Europeia (UE).

A nova legislação facilitou a vida dos estudantes estrangeiros, pois permite que os mesmos possam trabalhar enquanto cursam a Universidade, podendo assim custear seus estudos. Ela também garante ao estudante o prazo de um ano e meio para encontrar um emprego na sua área de atuação após a conclusão do curso, podendo exercer um trabalho paralelo enquanto está à procura de um trabalho definitivo. O Blue Card favorece a permanência destes estudantes no país.

Leia mais:  como morar legalmente na Alemanha!

O candidato ao Blue Card/Cartão Azul precisa cumprir algumas exigências necessárias para a solicitação do mesmo. Para profissionais que não completaram seus estudos na Alemanha ou na União Europeia, o primeiro passo é ter o diploma reconhecido* pelo país e apresentar uma proposta de emprego ou contrato já assinado com rendimento anual dentro da faixa exigida de, no mínimo, 52 mil euros anuais. Em determinadas áreas de trabalho, onde haja certa escassez de profissionais, é possível apresentar um rendimento bruto anual de 40.560 euros. Atualmente as áreas de escassez são para profissionais de: ciências naturais, matemática, arquitetura, planejadores de interiores, urbanos e trânsito, designers, engenharia, medicina (exceto dentistas), tecnologia da informação e comunicação.

Leia também: tudo que você precisa saber para morar na Alemanha

Aqui na Alemanha, o órgão responsável para solicitação do Blue Card/Cartão Azul é o Ausländerbehörde, onde devem ser entregues a cópia do contrato de trabalho, passaporte, Anmeldung (comprovante de residência), reconhecimento do curso superior pelo ZAB** (quando aplicável), foto biométrica, comprovante de seguro saúde e os formulários descritos no site Berlin. É necessário também o pagamento de uma taxa no valor de 100 euros. É importante saber que não se pode dar entrada neste tipo de visto se você entrou no país com visto de turista. Tudo pode ser feito à distância com ajuda, inclusive, da empresa contratante.

As principais dicas para obter o Cartão Azul são:

Ficar atento aos valores do salário anual referente a sua área de atuação e o reconhecimento do seu curso superior pelo ZAB, que são as condições mais difíceis para aprovação; ficar atento para não esquecer nenhum documento necessário e, por fim, agendar a solicitação o quanto antes, já que os agendamentos demoram, em média, um a dois meses para serem marcados.

Após a entrega de toda a documentação exigida, o EU Blue Card/Cartão Azul pode levar de seis a oito semanas para ficar pronto, mas em geral fica pronto antes deste prazo. O Blue Card/Cartão Azul é emitido por um período inicial de quatro anos no máximo, caso o contrato de trabalho seja de longo prazo. Para contratos de trabalho mais curtos, é emitido para o período de trabalho mais três meses. Pode também ser prorrogado, sujeito a condições prévias específicas.

Leia também: salários na Alemanha

Após 33 meses, o detentor do Blue Card/Cartão Azul pode obter um visto de residência permanente para si e para a sua família ou, até mesmo, com 21 meses caso haja comprovação de língua alemã em nível B1. O seu cônjuge tem autorização para trabalho também. Os detentores do Blue Card/Cartão Azul podem permanecer por até 12 meses fora da UE sem perder o benefício do visto e, caso queiram se mudar da Alemanha para outro país da UE, também podem, após 18 meses de moradia alemã, sem nenhuma perda.

* Se você tiver dúvidas sobre o reconhecimento de instituições estrangeiras de ensino superior, consulte o site da ANABIN aqui.

** ZAB (Zentralstelle für ausländisches Bildungwesen) – mais informações aqui.

Fontes:

Related posts

Dificuldades de adaptação na Alemanha

Monique Abbehusen

Como se preparar para o teste de proficiência em alemão – TestDaF

Nathalia Vitola

Tudo que você precisa saber para morar na Alemanha

Ann Moeller

16 comentários

Vitor Junho 18, 2018 at 12:17 pm

Bom dia,

“Após 33 meses, o detentor do Blue Card/Cartão Azul pode obter um visto de residência permanente para si e para a sua família ou, até mesmo, com 21 meses caso haja comprovação de língua alemã em nível B1.”

“residencia permanente” é o mesmo que “cidadania” neste caso? Obrigado!

Resposta
Monique Abbehusen Agosto 4, 2018 at 7:22 am

Olá Vitor,

Residência permanente não é o mesmo que cidadania não.
Somente depois de ter vivido com esse visto de residência permanente na Alemanha durante oito anos é que você pode entrar com o pedido para se tornar um cidadão alemão naturalizado, tendo os mesmos direitos que os outros cidadãos alemães.
Como cidadão você passará a ter direitos constitucionais básicos (como a liberdade de reunião e de associação), você terá direito de votar, proteção consular e estará isento de requisitos de visto, além de poder se tornar um funcionário público.
Isto tudo você não teria direito como residente permanente.
Para mais informações você pode pesquisar no site http://www.bamf.de
Espero ter ajudado!
Monique.

Resposta
Eduardo Setembro 4, 2018 at 10:39 am

Bom dia. Durante o processo o passaporte fina retido com o consulado alemão? Até a saída do visto?

Eu poderia fazer o processo num passaporte e antes de viajar renovar e entrar na Alemanha com o novo passaporte e o antigo com o visto?

Obrigado

Resposta
Monique Abbehusen Setembro 12, 2018 at 10:15 am

Olá Eduardo,
Não, seu passaporte não fica retido. Não sei se entendi bem a sua pergunta, mas o visto de residência não é um carimbo no seu passaporte. Você recebe o chamado „cartão azul“, que é um cartão de identificação que tem que ficar com você pois será a sua identidade.
Espero ter ajudado!

Resposta
diego Setembro 18, 2018 at 1:41 pm

Um colega me informou hoje que o passaporte dele ficou retido no consulado alemão de São Paulo.

Resposta
Andre Setembro 14, 2018 at 1:06 am

Ola Monique, tenho uma duvida referente ao processo para filhos maiores, tenho uma filha de 18 anos e não encontro informações a respeito do reagrupamento familiar para ela, você sabe se é o mesmo processo de menores? Muito obrigado por compartilhar o seu conhecimento.

Resposta
ANDRE LUIS DA ROCHA Setembro 14, 2018 at 1:08 am

Ola Monique, tenho uma duvida referente a reuniao familiar para filhos maiores de 18. Estou em processo de obtenção do Cartao Azul e não encontro informações para saber se a minha filha de 18 vai ter problemas para obtenção do visto. Muito obrigado por compartilhar o seu conhecimento.

Resposta
Monique Abbehusen Dezembro 3, 2018 at 5:39 pm

Olá Andre,
Infelizmente não tenho informações sobre esse assunto, mas acredito que a própria empresa que está lhe contratando e orientando sobre o visto possa lhe informar a respeito.
Obrigada pela participação.
Monique

Resposta
Rafael Cubas Setembro 21, 2018 at 4:56 pm

Boa tarde Monique, eu estou na Alemanha, e tenho todos os requisitos listados acima para obtenção do blue card, porém atualmente estou como turista, e acabando o período de turista vou dar entrada no visto de curso intensivo de alemão que estou fazendo.

E como você disse: “É importante saber que não se pode dar entrada neste tipo de visto se você entrou no país com visto de turista.” então para eu conseguir o blue card, devo voltar para o Brasil, fazer todos os processos ou não tem mais como?

Obrigado

Resposta
Monique Abbehusen Dezembro 3, 2018 at 5:34 pm

Olá Rafael,
Sim, você não pode dar entrada no processo estando com visto de turista na Alemanha. Mas, como cada caso é um caso, o ideal seria você entrar em contato com o órgão competente e esclarecer a sua situação.
Boa sorte e obrigada pela participação.
Monique

Resposta
Aline Outubro 23, 2018 at 2:13 am

Olá Monique, meu noivo recebeu uma proposta de trabalho na Alemanha, está em processo de obtenção do Blue Card através da empresa, para eu ter o mesmo direito tenho que casar no Brasil e dar entrada na solicitação do visto depois que o dele for aprovado? Não achei nada a respeito do conjugue.

Obrigada

Resposta
Monique Abbehusen Dezembro 3, 2018 at 5:31 pm

Olá Aline,
Sim, você deve estar casada para dar entrada no visto de reunião familiar.
Obrigada por participar.
Monique

Resposta
Ingrid Outubro 28, 2018 at 1:51 pm

Adorei as informações e gostaria de tirar uma dúvida. Sou graduada e pós graduada em psicologia e gostaria de saber como é aceitação para essa área, tenho interesse em residir na Alemanha

Resposta
Monique Abbehusen Dezembro 3, 2018 at 5:27 pm

Olá Ingrid,
Não sei falar especificamente sobre dua profissão, mas você pode entrar em contato através do link especificado no texto. Obrigada por participar.
Monique

Resposta
Kamilo Janeiro 25, 2019 at 1:16 pm

Bom dia!
Excelente texto.
Sou dentista.
Gostaria de saber se, validando meu diploma, consigo adquirir o Blue card mais facilmente.

Resposta
Monique Abbehusen Janeiro 29, 2019 at 3:45 pm

Olá Kamilo,

Sim, para você conseguir dar entrada no Blue Card você precisa ter diploma validado e contrato de trabalho.
Obrigada por participar!
Monique

Resposta

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Este site ou suas ferramentas de terceiros usam cookies Aceitar Consulte Mais Informação