BrasileirasPeloMundo.com
Empregos Pelo Mundo Qatar

Salários no Qatar

Salários no Qatar.

Com a crise pela qual o Brasil está passando é natural que muita gente busque oportunidade de emprego fora. O Oriente Médio está no top 10 dos brasileiros que querem morar no exterior. O motivo? Bons salários.

No imaginário popular, vir para essa região é sinônimo de riqueza, de luxo e de  muito ouro, Inshallah! Acontece que por trás dos salários aparentemente gordos existe um alto custo de vida. Todas as vezes que recebo e-mails me perguntando se o salário é suficiente peço para a pessoa analisar a proposta e ver se estão inclusos os custos com a passagem anual para o Brasil, moradia, plano de saúde, custo do visto para a família imediata (mulher/marido/filhos) e educação, no caso de ter filhos, pois esses são os custos mais pesados.

Eu não sei de onde surgiu, mas há um boato na Internet de que no Qatar os salários são, em média, de 30 mil euros por mês. Este valor equivale a mais de 100 mil na moeda local; eu ainda não conheci ninguém que ganhasse isso por mês – talvez eu não esteja me confraternizando com as pessoas certas, rs.

Abaixo segue uma tabela da Qatar Statistics Authority com uma média dos salários pagos no país. Cumpre lembrar que os salários aqui são diferentes dependendo da nacionalidade e sexo do empregado; ou seja, asiáticos costumam ganhar menos, mulheres têm salários menores que os homens e assim por diante, podendo alguém ganhar mais ou menos do que o elencado.

Average-monthly-salary

É claro que esse salário cresce conforme são adicionados os benefícios. Se a empresa paga pela educação das crianças pode-se adicionar pelo menos mais QR 50 mil anuais, se paga moradia pelo menos mais QR 72 mil anuais e assim por diante. É importante lembrar que é direito do trabalhador uma passagem para casa a cada dois anos, mas é de costume ser oferecido uma saída anual e é sempre bom negociar quanto a isso, pois a passagem aérea para o Brasil não é barata.

Leia também: cinco motivos para morar no Qatar

Saliento ainda que a tabela acima é uma média do setor. Na aviação, por exemplo, um piloto ganha bem mais que um atendente de bordo, que ganha mais que um funcionário do aeroporto, etc.

Costumo dizer que para se viver de forma confortável, porém sem luxo aqui no Qatar, um casal sem filhos precisa de uma renda total de no mínimo QR 228 mil  por ano, QR 19 mil por mês. Esse valor cobrirá o aluguel em uma apartamento de um ou dois quartos em um bairro simples mas não afastado do centro, transporte, alimentação e lazer.

Ir ao mercado foi algo que se provou caro. Tudo aqui é importado: carne, frango, frutas, legumes, cereais; um pé de alface pode custar Qr 22. Minhas compras de mês não saem por menos de QR1.500 e aqui em casa somos só eu, meu marido e um gato que, mesmo gordinho, não come tanto assim.

As áreas que mais contratam brasileiros são a aviação, engenharia e esportes, mas é claro que também temos gente na área de saúde, arte e educação. Pelo que tenho acompanhado o ramo de hotelaria está começando a trazer pessoas do Brasil; hoje já somos mais de 2000 brasileiros vivendo e trabalhando no Qatar e esse número só está aumentando.

A melhor maneira de se conseguir emprego no país é se candidatando on-line direto no site das empresas e também pelo LinkedIn, contatando pessoas que já trabalham aqui na área do seu interesse. O inglês é essencial. Não se apaixone de cara ao receber uma proposta do Qatar; é bom avaliar se ela é idônea.

Leia também: o que é proibido fazer no Qatar

Ao contrário do que muitos pensam é preciso um esforço extra para juntar dinheiro. Morando no meio do mundo e estando quase sempre entediado da vida tranquila do Qatar, é muito tentador viajar, e com o calor, o lazer passa a ser ir ao shopping e uma vez lá, compras acontecem. É preciso ter muito auto controle para não gastar demais.

Brinco sempre que a vida aqui é igual aquele jogo Monopoly (Banco Imobiliário): muito dinheiro, muita facilidade de crédito mas se dermos uma bobeirinha podemos acabar falidos e indo para prisão. Sim, aqui existe prisão por dívida.

Related posts

Como ser monotributista na Argentina?

Sara Martins

Mercado profissional espanhol: a importância do estágio

Carolina Lauzen

10 coisas que eu menos gosto no Qatar

Gisele Pezente

33 comentários

Mônica Andreucci Belohuby Fevereiro 26, 2016 at 11:07 am

Bom lembrar tbm que um trabalhador que ganhe menos de QR10.000,00 não tem direito a trazer a família para viver aqui e que não existe escola pública gratuita.
Que se não tiver um plano de saúde o atendimento particular é muito caro. (existe a possibilidade de usar a saúde pública- só após possuir ID)

Resposta
Thais Cunha Fevereiro 27, 2016 at 7:56 am

Oi Mônica. A lei mudou no final do ano passado, eu consultei o site do governo e agora é “aberto” para trazer a família. Sabemos que na verdade é complicado para conseguir o visto, porém, legalmente, todos podem trazer sua família direta. A saúde pública pode ser utilizada por todo aquele que tem o visto tradicional (seja visto de turista, o visita de família, família ou trabalho) segundo o site do governo; a proibição do uso se dá apenas para as pessoas com o passaporte que dá direito ao visto de chegada (europeus por exemplo). Acredito que o texto foi bem claro quanto ao valor das escolas, mas obrigada por lembrar. Beijo grande!

Resposta
Eleilde Junho 19, 2016 at 11:59 pm

Olá! É possível contratação para pedagogos e professor no Qatar?

Resposta
Carlos Henrique de Araújo Norte Julho 26, 2016 at 5:25 pm

Thais boa tarde, recebi uma proposta de emprego para trabalhar no Qatar,, e gostaria de saber algumas coisas sobre a cultura. Essa proposta e de cinco anos e a empresa esta propondo a pagar tudo. moradia plano de saúde e colégio. Tenho um filho com 9 anos e esta no quarto ano. será que ele vai se adaptar a linguá e a cultura do país?

Resposta
Thais Cunha Julho 30, 2016 at 1:07 am

Oi Carlos!

As crianças costumam se adaptar mais rápido que a gente, pode ficar tranquilo!
Geralmente elas fazem um curso preparatório antes de entrarem na escola.
Para saber mais sobre escolas no Qatar acesse aqui
Para saber mais sobre a veracidade das propostas de emprego acesse aqui
Para saber um pouco mais sobre a cultura do Qatar acesse aqui
e aqui

Para mais informações sobre o Qatar é só checar os posts antigos aqui do blog ou visitar o meu site desbravadoha.com

Grande abraço!

Resposta
Alexandre Agosto 30, 2016 at 10:46 pm

Eu esto indo para doha trabalha estou curioso pra conhecer ai!!…

Resposta
Thais Cunha Setembro 1, 2016 at 1:58 pm

Seja bem vindo Alexandre! Se quiser saber mais sobre o Qatar veja meus posts antigos ou vá até meu blog http://www.desbravadoha.com

Grande abraço!

Resposta
Marcos Abril 23, 2019 at 11:28 pm

Thaís Cunha como solicitadar um trabalho aí pra mim tem como VC responder minha pergunta poder ser qualquer tipo de trabalho até adapta visto pra trabalho como conseguir

Resposta
Liliane Oliveira Abril 24, 2019 at 1:23 pm

Olá Marcos,
A Thais Cunha, infelizmente parou de colaborar conosco.
Obrigada,
Edição BPM

Resposta
Katherine Assis Janeiro 26, 2017 at 1:14 pm

Um piloto dá Qatar Airways, no momento dá sua rescisão contratual , rebece alguma bonificação, após cumprir o tempo exigido por eles, que seria 4 anos??? E de quanto seria essa bonificação??? Desde já agradeço e aguardo sua resposta

Resposta
Andreia Fevereiro 26, 2017 at 3:27 am

Olá , meu nome é Andreia , sou dentista a 23 anos ,gostaria de saber se há campo pra minha área no Qatar e pra minha filha se há umiversidade gastronomia

Resposta
Fernando J M Ataide Março 28, 2017 at 10:48 am

Bom dia Thais.
Eu Fernando Ataide recebi do : Mrs Vick Wallet Human resources Manager
Qatar Total E& P Job no Linkedin no meu email convocando com qual o esta escrito abaix:
Qatar Total E & P Company Recruitment

Dear Candidate,
Your recommended to us by Linkedin.com, based on your previous working
experience is suitable for an urgent employment with our ongoing oil and gas project with Al-Shaheen oil field Qatar,
your hereby advised to send us your cv/resume with the below information
Asap.

1) Your present monthly salary in US$ …..?
2) Expected monthly Salary….?
4) Are you willing to relocate now…..?
5) Your present Position….?
All cv/resume should send to this official email id:[email protected]

Seria possível se pode rastrear esse email e contato por aí em Qatar??
meu email para resposta: [email protected]
Como posso lhe agradecer só com um simples abraço.
Att

Resposta
Graziella Maio 1, 2017 at 6:30 pm

Oi tudo bem! Eu gostaria muito de mi relacionar com uma brasileira que mora em Qatar! Meu i_mail- [email protected]. Eu quero ver sobre trabalho.

Resposta
Thais Cunha Maio 5, 2017 at 6:56 am

Para se candidatar a uma vaga de trabalho no Qatar você precisa se inscrever pelos sites das empresas ou contactar funcionários de RH através do linkedin. É preciso falar inglês. Espero ter ajudado, abraço!

Resposta
Francisco Souza Maio 23, 2017 at 1:33 pm

Olá Taís! Tudo bem?
Meu nome e Francisco moro no litoral Norte Paulista, gostaria que você me esclareça algumas coisas!
Sou professor de Educação Física, recebi uma proposta para trabalhar no Qatar com esporte e educação infantil!
Você poderia me dizer, como é considerado a carreira de professores aí no Qatar!?
O salário é bom?
Também essa proposta emgloba trabalhar como professor de treinamento funcional e musculação! E talvez ministrar aulas de Educação física escolar!

Muito obrigado!
Até breve!

Resposta
hebert holanda Agosto 14, 2017 at 12:47 am

Oi Taís tudo bem ?
Meu nome Hebert sou profissional na área de vidros e difícil arrumar um emprego no catar?
Como a cidade está crescendo vidro é fundamental nas construções nas casas como vejo isso
Grato

Resposta
Thais Cunha Agosto 16, 2017 at 11:32 am

Hebert, brasileiros não são contratados para esse tipo de setor que geralmente é ocupado por indianos, paquistaneses etc.

Grande abraço!

Resposta
Vitor Florencio Agosto 17, 2017 at 1:51 am

Boa noite Thais, estou terminando o curso de engenharia civil, e vejo o Qatar como um lugar de muitas oportunidades nessa área da construção civil. Na sua opinião, é possível conseguir alguma coisa pro lado da construção civil? Que tipo de trabalho os brasileiros costumam ser empregados?

Resposta
RAIMUNDO NONATO ARAUJO LIMA Agosto 22, 2017 at 6:24 pm

EU QUERO TRABALHA NO CATAR EU TRABALHO E CARPINTEIRO

Resposta
Ferreira Novembro 4, 2017 at 4:57 pm

Gostaria de trabalhar no qatar e não falo o inglês. Sou solteiro 55 anos e militar da reserva remunerada. Ha condições de trabalhar mesmo em zeladores ???

Resposta
Alex Ferreira Julho 9, 2018 at 12:39 am

Olá Thais.
Tudo bem?
Eu trabalho com soldagens de estruturas e tubulações de óleo e gás… sempre quis ir pra o Catar trabalhar nesse ramo, ainda mas agora que vão construir estádios para copa 2022. Vc tem algum conhecimento sobre esse ramo aí? Consegue me ajudar com informações sobre recrutamento?

Resposta
Clédison Faleta Araújo Julho 13, 2018 at 1:36 pm

Olá bom dia…. Como no está o mercado industrial para brasileiros aí? Alguma empresa que busque ou contrate mão de obra para estrangeiros brasileiros?

Resposta
Luciano Julho 16, 2018 at 12:25 pm

Olá Thaís tudo bem, sou Luciano trabalho com construção de aquários especiais de grande porte,o que vc me diz dessa atividade, será que aquarismo e um bom negócio ai?

Resposta
Fabiana Araujo Julho 16, 2018 at 1:22 pm

Boa tarde, como ir para Qatar para trabalhar ? Quais primeiros passos que devo fazer, meu esposo trabalha na construção civil em geral uma grande experiência nesta área? Existe brasileiros no Qatar que hospedam indo há trabalho? Vejo grande oportunidade devido a copa do mundo, um país em crescimento….

Resposta
Fábio s almeida Julho 29, 2018 at 12:57 am

Mestre de obras. Gostaria de uma vaga de emprego no catar

Resposta
Liliane Oliveira Julho 29, 2018 at 3:22 pm

Olá Fábio,
A Thais Cunha parou de colaborar conosco e, infelizmente, não temos outra colunista morando no país.
Obrigada,
Edição BPM

Resposta
Carlos Florentino de Souza Agosto 11, 2018 at 11:09 pm

Boa noite Taís, tudo bem?
Encontrei a sua página e como tantos, vou falar resumido o que eu pretendo. Sou Engenheiro Civil e Corretor de Imóveis, Especialista em Avaliações e Perícias na Engenharia Civil, com 28 anos de profissão, inclusive com larga experiencia em obras na área petroquímica na execução de isolamento térmico. Também, hoje em ter concluído, estar concluindo e em projeto de conclusão com relação a línguas estrangeiras, eu me relaciono com 8 línguas, inclusive fiz o curso de hebraico em uma escola sediada em Israel e vinculada a Universidade de Jerusalem. Estudar tudo isso, tem que ter muita disciplina e é parte fundamental da minha vida, desde criança.
Estou procurando um meio de contactar emprezas de recursos humanos e/ou enviar o meu CV para eles para conseguir uma contratação. Tenho visto muitas informações, mas se você puder me informar alguns e que sejam conhecidos, idôneos, agradeço desde já. Atenciosamente Carlos Souza

Resposta
Liliane Oliveira Agosto 11, 2018 at 11:35 pm

Olá Carlos,
A Thais Cunha parou de colaborar conosco e, infelizmente, não temos outra colunista morando no país.
Obrigada,
Edição BPM

Resposta
Patrick Setembro 28, 2018 at 7:44 pm

#VoltaThaísCunha

Resposta
Gildo Eduardo dos Santos Janeiro 24, 2019 at 12:11 pm

Olá bom dia sou Gildo Eduardo sou carpinteiro queria Sá quais as chances de conseguir um emprego no setor de construção civil se e fácil conseguir

Resposta
Liliane Oliveira Janeiro 25, 2019 at 2:27 am

Olá Gildo,
A Thais Cunha parou de colaborar conosco e, infelizmente, não temos outra colunista morando no país.
Obrigada,
Edição BPM

Resposta
Jose Carlos de Mattos Maio 29, 2019 at 11:32 pm

Ola Thais , gostaria de saber sobre trabalho na area de oleo& gas, sou tecnico senior em seguranca nesta area, ha possibilidadres de que eu caonsiga?
Grato por sua atencao Mattos.

Resposta
Liliane Oliveira Maio 30, 2019 at 3:04 pm

Olá José Carlos,
A Thais Cunha parou de colaborar conosco e, infelizmente, não temos outra colunista morando no país.
Obrigada,
Edição BPM

Resposta

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Este site ou suas ferramentas de terceiros usam cookies Aceitar Consulte Mais Informação