BrasileirasPeloMundo.com
São Tomé e Príncipe

São Tomé e Príncipe – Apresentando o País

São Tomé e Príncipe é um país insular localizado a cerca de 300 Km da costa ocidental da África, mais precisamente no Golfo da Guiné, composto de duas ilhas principais – São Tomé (a maior e mais populosa) e Príncipe (mais próxima do continente). Tem como sistema de governo uma República semipresidencialista e a capital é a cidade de São Tomé, localizada na ilha de mesmo nome.

A língua oficial é o português, sendo o país um dos membros da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP).

As ilhas de São Tomé e Príncipe foram descobertas em 1470 por portugueses, tornando-se uma colônia de Portugal desde então até sua libertação, ou descolonização, em 12 de julho de 1975. No início da colonização foram importados escravos de vários locais da África e implantadas culturas de cana-de- açúcar e cacau. Estas culturas não foram muito adiante por vários fatores. A colônia tornou-se então entrepostos de escravos para as Américas, principalmente para o Brasil.

No século XIX a agricultura voltou a ser estimulada com o cacau e o café (mudas trazidas do Brasil) nas antigas “roças”, como eram chamadas as fazendas. Hoje em dia a cultura do cacau quase acabou, tendo restado muito pouco, assim como a do café.

A religião predominante no país é o catolicismo (70%) devido à grande influência portuguesa, porém as igrejas evangélicas têm crescido bastante, possuindo várias missões atualmente no país. Há também manifestações de base espiritual como o Curandeirismo e o Jambi, e outras religiões não cristãs – orientais e árabes.

O “Curandeirismo” é realizado geralmente por pessoas mais idosas e nas próprias casas deles. São chamados curandeiros aqueles que praticam a “medicina da terra”, para curar de fato as pessoas que os procuram com problemas de saúde. Na crença popular acredita-se que alguns curandeiros também realizem rituais para outros fins e relatam casos em que pessoas adoeceram de repente e morreram por consequência destes rituais.

Talvez isto crie uma atmosfera supersticiosa, fazendo com que alguns nos alertem sobre questões comportamentais.

Além do Curandeirismo, há uma manifestação religiosa/espiritual mais intensa, chamada “Jambi” ou “D’jambi”. Esta religião é de origem africana e apesar de haver a incorporação de espíritos, não há a presença ou manifestação de orixás nem das entidades que conhecemos no Brasil.

Na parte artística, há apresentações de danças santomenses e dois altos mais encenados em São Tomé, o alto de Floripes e o TCHILOLI, este último com a curiosidade de as mulheres não participarem, os homens fazem todos os papéis. Ambos são encenados nas ruas.

Como São Tomé e Príncipe é um país que foi constituído por vários povos, principalmente da África, e com muita influência portuguesa, foram assimiladas várias tradições, culturas e costumes. O patrimônio histórico-cultural do país é, justamente, o conjunto destas manifestações.

Vista da cidade de São Tomé
Vista da cidade de São Tomé

Algumas curiosidades de São Tomé e Príncipe

– Ao sul da ilha de São Tomé, a poucos metros desta, está localizado o Ilhéu das Rolas, que é “atravessado” pela linha do Equador. Num ponto do oceano Atlântico, relativamente próximo ao Ilhéu, também passa o Meridiano de Greenwich – por isto o Ilhéu das Rolas também é conhecido como “Meio do mundo”.

– O clima é equatorial – quente e úmido, porém, há diferentes altitudes e por isso, vários microclimas, chegando a temperaturas de 12 graus ou até menos, nos montes na parte central da ilha;

– Há uma floresta em São Tomé entre 1400 a 2024m de altitude, chamada “Floresta de Bruma”, pois está constantemente encoberta por nevoeiros;

– Há um tipo de pássaro, parecido com o papagaio, porém cinza, oriundo da ilha do Príncipe;

– Existe uma flor original de São Tomé, chamada “Rosa Porcelana”, pois realmente parece uma flor vitrificada.

Marco do Equador – Ilhéu das Rolas
Marco do Equador – Ilhéu das Rolas

Locais para visitar em São Tomé e Príncipe

Embora o país não tenha ainda uma estrutura turística muito desenvolvida, há bons hotéis e a natureza é belíssima, portanto é um lugar que merece ser visitado. Abaixo, alguns destes locais.

O Ilhéu das Rolas , atravessado pela linha do Equador. Podemos fazer a foto emblemática com um pé em cada hemisfério. Além disso, é um ótimo lugar para mergulho e tem praias e vistas lindas.

As “Roças de São Tomé e Príncipe”, antigas fazendas de cacau e/ou café, são locais de visitação quase obrigatória. Além de muita história, algumas ainda estão em bom estado e são muito bonitas.

Roça Monte Café – São Tomé
Roça Monte Café – São Tomé

Há uma pequena fábrica de chocolate em São Tomé de propriedade de um italiano que também possui uma plantação de cacau na ilha do Príncipe. Esta fábrica está aberta à visitação em alguns dias na semana.

Há desovas de tartarugas em datas específicas no ano. Existem grupos que levam pessoas para ver as tartarugas desovarem e também a libertação dos filhotes.

“Lagoa Azul”, praia em São Tomé que não possui areia, apenas pedras, mas a água é de cor esmeralda intensa e a temperatura muito agradável. Além de ser rodeada de baobás, o que nos faz viajar à infância lembrando do “Pequeno Príncipe”.

Lagoa Azul – São Tomé
Lagoa Azul – São Tomé

Há vários outros lugares lindos e interessantes no país como as praias ao sul de São Tomé, cachoeiras, o centro da ilha com seus montes, praias no Príncipe e os vários ilhéus que rodeiam ambas as ilhas. Enfim, em termos de beleza natural, o país é rico! Porém, para quem procura vida noturna ou agito, pode se frustrar, neste caso, São Tomé não seria um bom destino.

Related posts

O papel das mulheres na sociedade de São Tomé e Príncipe

Cassia Gameiro

São Tomé e Príncipe – Adaptação e desafios

Cassia Gameiro

São Tomé e Príncipe – Culinária – do trivial à alta gastronomia

Cassia Gameiro

21 comentários

Mario O. Carvalho Jr Julho 1, 2016 at 4:43 pm

Excelente discrição do país que é conhecido como “As ilhas encantadas”!!

Resposta
Mario O. Carvalho Jr Julho 6, 2016 at 10:01 am

Obrigada!

Resposta
Cassia Gameiro Setembro 7, 2016 at 9:55 pm

Obrigada!

Resposta
Tathiana Julho 1, 2016 at 5:09 pm

Adorei conhecer mais sobre São Tomé e Príncipe! E ainda mais vc escrevendo! Grande beijo e parabéns pela nova empreitada!

Resposta
Cassia Gameiro Setembro 7, 2016 at 9:55 pm

Obrigada!

Resposta
Ana Cristina Jardim de Mattos da Fonseca Julho 1, 2016 at 5:33 pm

Muito esclarecedora a matéria. Gostei muito! Parabéns Cássia!

Resposta
Cassia Gameiro Setembro 7, 2016 at 9:53 pm

Obrigada!

Resposta
Maar Julho 1, 2016 at 7:44 pm

Eu estava mesmo querendo ler algo sobre São Tomé e Principe,sonho em viajar pra lá.Agora fiquei ainda mais entusiasmada!

Resposta
Cassia Gameiro Setembro 7, 2016 at 9:53 pm

Que bom que o texto está ajudando um pouco. Boa sorte na viagem!

Resposta
Mario Neves Julho 1, 2016 at 9:08 pm

Belissima descrição de um lugar maravilhoso. O casal Mario e Cassia são excelentes anfitriões.

Resposta
Cassia Gameiro Setembro 7, 2016 at 9:56 pm

Muito obrigada!

Resposta
Tia Sydeia Carvalho Julho 1, 2016 at 9:15 pm

Fiquei encantada com seu lado repórter! Parabéns!

Beijos!

Resposta
Cassia Gameiro Setembro 7, 2016 at 9:56 pm

Obrigada!

Resposta
Maria Amália Julho 2, 2016 at 2:29 am

Gostei muito da reportagem
Parabéns Cassiano aproveite este paraíso pois por aqui tudo está muito estranho .
O.nosso Rio de Janeiro alias o estado estão acabando com ele .
O Brasil vai de mal a pior .
Um abraço para vocês .

Resposta
Cassia Gameiro Setembro 7, 2016 at 9:57 pm

Obrigada!

Resposta
Andréa Reis Julho 4, 2016 at 6:14 pm

Drª Cassia está de parabéns! Gostei muito conhecer um pouco da história de São Tomé e Príncipe.
Realmente tem lugares lindos, e adorei a Lagoa Azul.Bjs!

Resposta
Mario Carvalho Julho 12, 2016 at 1:11 am

Somente hoje vi no meu tablet o seu excelente texto sobre este belo (pelas fotos de agora é de antes remetidas por voces) país. Parabéns pelas novas atribuições, apresentadora de TV e escritora,experiências super válidas. Vai fundo!!!zThe Senior

Resposta
Edla Merlitz Setembro 6, 2016 at 9:32 pm

Eu sou professora de Geografia. Gostei muito do seu poder de síntese para apresentar o país, sem faltar os dados principais. Parabéns, Cássia!

Resposta
Cassia Gameiro Setembro 7, 2016 at 9:51 pm

Muito obrigada! Que bom que gostou do texto.

Resposta
sebastyan leao Abril 18, 2017 at 12:53 am

Kassia boa noite sou de alagoas e desde criança sou fascinado por países africanos especialmente sao tome e príncipe.gostaria de saber mais sobre como fazer um tur por ai.obrigado e boa noite.

Resposta
Jose Vaz Quaresma Maio 16, 2018 at 2:06 pm

Obrigado pela forma carinhosa como retrataste o meu país.

Resposta

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Este site ou suas ferramentas de terceiros usam cookies Aceitar Consulte Mais Informação