BrasileirasPeloMundo.com
México Sistemas de Saúde Pelo Mundo

Sistema de Saúde no México

 

Sistema de Saúde no México.

No México existe a cultura de não ter plano de saúde. No entanto, o mais comum utilizado é o IMSS, que mesmo que eles sejam chamados de Hospitais Públicos, não são, já que se você não estiver trabalhando em uma empresa em condições legais, você não poderá ser atendido nesses hospitais (este é um seguro para os trabalhadores que outorga a oportunidade de estendê-lo para a família sendo estes filhos e/ou pais). Vamos falar dos três tipos de seguros que podemos ter estando no México legalmente: Seguros de Gastos Médicos Maiores, IMSS, e Seguro Popular.

Seguro de Gastos Médicos Maiores

Este tipo de seguro inclui uma cobertura básica que cobre honorários médicos, gastos hospitalares, honorários de enfermeira, medicamentos, auxiliares de diagnóstico, aparatos ortopédicos e tratamentos. De acordo a suas necessidades poderá complementá-lo com outras coberturas opcionais que possam lhe interessar e se ajustem com as suas necessidades. Devemos te tomar muito cuidado na hora de contratar o franquia e o co-seguro, já que se não lemos bem o contrato e chegamos a precisar dele, pode não estar estipulado o limite que devemos pagar, por isso sempre devemos ler muito bem antes de assinar.

O que é a franquia (deducible)?

Temos o caso do João 35 anos que quer contratar o Seguro de Gastos Médicos Maiores (Plano de Saúde) por $1,000,000 de suma segurada com a seguradora “X” mais não sabe qual franquia foi estabelecido na sua apólice. A continuação lhe mostraremos 3 cenários de custos para essa seguradora:

Leia também: Dicas para morar no México

Nos três cenários, o co-seguro que a seguradora aplicará é de 10%. Isso quer dizer que, adicionais a franquia, João pagará a quantia de 10% que resulte do total gastos médicos.

Cenário 1: Para estar protegido, João pagará $8,061.39 correspondente ao prêmio anual. No momento de utilizar o seguro, terá que pagar $5,000 pela franquia

Cenário 2: João pagará $6,068.77 do seu prêmio anual e ao fazer uso do seu seguro, pagará $10,000 de franquia.

Cenário 3: O prêmio anual do seguro vai custar $4,568.72 e pagará $20,000 pela franquia.

Ao estabelecer a franquia, considere o seguinte:

  • Desembolsado uma vez, no começo da doença ou acidente, você não terá que desembolsar mais por causa da mesma doença.
  • O total de despesas deve ser maior do que a franquia para começar a obrigação da seguradora. Se as despesas totais forem inferiores à franquia, elas não serão cobertas pela seguradora.
  • Não é reembolsável.

É importante saber que quando você muda a franquia, o custo do prêmio também muda.

Cómo funciona o Co-seguro?

Temos o seguinte caso: João tem 35 anos e possui um Seguro de Despesas Médicas cujo valor segurado é de $ 1.500.000. Ele fez uma cirurgia de apendicite e os detalhes das despesas foram os seguintes:

João contratou o seguro com uma franquia de $5,000 e um co-seguro de 10%, anualmente paga $8,400 de prêmio.

Ao ter a doença, João desembolsou de forma imediata $5,000 da franquia.

Já que o co-seguro representa o porcentagem com o que o segurado participa dos gastos,

Que quantidade pagou João de co-seguro?

  1. Aos gastos totais cobertos foi restada a franquia: $69,400 – $5,000 = $64,400
  2. Como João estabeleceu no momento da contratação um 10% de co-seguro, lhe corresponde pagar: $64,400 x 10% = $6,440

Se João não tivesse seguro, ele teria que ter pago as despesas totais, $ 69.400, mas como ele estava com o seguro só teve que pagar $ 11.400 e o restante, $ 57.960, foram pagos pela seguradora.

Com o co-seguro, o segurado torna-se sócio das despesas, impedindo-o de superar-se contratando serviços caros.

É importante saber que, quando você varia a porcentagem de co-seguro, o custo do prêmio também varia.

Por que contratar um seguro médico importante em idade precoce?

A idade máxima de contratação do seguro de gastos médicos maiores é aos 64 anos. Se o seguro for adquirido essa idade, a renovação só poderá ser realizada até os 69 anos, no entanto, se contratar um seguro antes da idade máxima e ao cumprir os 65 anos você tem pelo menos cinco anos completos de cobertura ininterrupta, dependendo da instituição, você pode continuar renovando o contrato de forma vitalícia.

Atualmente, estas são as principais empresas que fazem seguros de saúde:

Você pode fazer uma simulação no site da Condusef, que é quem regula as companhias seguradoras, lembrando que esses valores estão muito mais altos neste site, já que dependem do CEP de onde você mora, e falta o desconto que as companhias seguradoras dão. Eu particularmente recomendo aqui no México a MAPFRE SEGUROS, acho que é muito completa com um custo mais competitivo.

Exemplo de coberturas que contratei no meu seguro

Aqui, alguns dos hospitais que com a contratação da Red Hospitalaria Optima tem direito na Cidade do México, fora em outros estados;

Hospital Angeles Clinica Londres,Hospital ABC Santa Fe, Hospital Angeles Roma, Hospital Angeles Del Pedregal, Hospital Angeles De Lindavista, Star Medica Centro, Hospital Angeles Metropolitano, Hospital San Angel Inn Sur, Hospital San Angel Inn Chapultepec.

Documentos necessários para fazer o Seguro de Gastos Médicos Maiores,

  • Cópia do Documento oficial FM no caso de estrangeiros.
  • Cópia do Comprovante de residência (este pode estar no nome de outra pessoa)
  • Forma de pagamento; número do cartão de crédito ou débito ou no boleto bancário e em quantas vezes você gostaria de parcelar.

Por favor considere os seguintes pontos:

Existem instituições que pelo mesmo custo incluem até 4 ou 5 das coberturas adicionais, sem implicar que você tenha que pagar um custo adicional

Para algumas das coberturas adicionais, a soma segurada pode ser diferente da contratada na cobertura básica, bem como a franquia e o co-seguro.

Um custo total mais barato pode significar que você paga uma dedução alta e que você deve tê-lo disponível.

IMSS

Para se inscrever no IMSS, você deve primeiro solicitar seu Número de Seguro Social (NSS). Uma vez obtido, deve proporcioná-lo ao seu empregador ou à sua escola para dar-lhe de alta e começar a receber os benefícios do IMSS. Se você ainda não tem o seu NSS, ele pode ser gerado on-line com seu CURP (CPF) e um e-mail pessoal.

Lembrando que este seguro é só para pessoas que trabalham, já que o empregador é quem dá de alta primeiro, para que depois você possa escolher a clínica ou hospital que fique mais perto da sua casa. Considero que o sistema é um pouco lento mais tem excelentes médicos, mesmo que também atendam nos hospitais particulares.

Principais e Melhores Hospitais do IMSS segundo o Global Health Intelligence (GHI)

  • Hospital de la Mujer
  • Hospital General de México
  • Hospital 20 de Noviembre
  • Instituto Nacional de Cardiología Ignacio Chávez
  • Centro Médico Siglo XXI
  • Instituto Nacional de Perinatología Isidro Espinosa de los Reyes

Deve-se mencionar que o México aloca apenas 3% dos gastos com saúde pública para a infraestrutura hospitalar, enquanto 97% do orçamento é para o setor de despesas burocráticas.

Segundo a Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), o México é o país que aloca menos recursos para a infraestrutura do setor de saúde.

Seguro Popular

O Seguro Popular de Saúde ou Seguro Popular é uma política pública que procura, através do seguro de saúde público, oferecer proteção financeira à população carente de seguridade social, garantindo o acesso aos serviços de saúde.

Requisitos

  • Você não pode ser um beneficiário de nenhuma instituição prestadora de segurança social, exemplo: IMSS (trabalhadores serviço privado), ISSSTE (trabalhadores do serviço público), PEMEX (trabalhadores do governo na área de petróleo) ou ISSFAM (trabalhadores das Forças Armadas Mexicanas).
  • Original e cópia da identificação com foto, apenas da pessoa que é o chefe da família, podendo ser cartão de eleitor, passaporte, carteira de motorista, carteira profissional, serviço militar nacional), o registro consular, credencial do Instituto Nacional do Idoso (INAPAM).
  • Original e cópia do comprovante de endereço recente (conta de energia elétrica, telefone fixo, propriedade, extrato de conta bancária, carta emitida pela autoridade local, atas de ejidal ou assembleia comunal, para locais com menos de 250 habitantes).
  • Copia Código Único de Registro de População (CURP) de cada membro da família.
  • Original e cópia  da certidão de nascimento para o caso de recém-nascidos.
  • Original e cópia, se for o caso, do comprovante de estudos das crianças e / ou representantes solteiros entre 18 e 25 anos de idade.
  • Original e cópia se for o caso de ser beneficiário de algum programa de apoio ou subsídio do governo federal ou pertencer a alguma comunidade.

Telefone (orientação): 01 800 7678527

Para mais informações, clique aqui.

Related posts

É preciso falar sobre a acessibilidade no México

Joseane Dambros

Sistema de saúde no Qatar

Thais Cunha

Sistema de saúde em Taiwan

Gisela Melo

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Este site ou suas ferramentas de terceiros usam cookies Aceitar Consulte Mais Informação