BrasileirasPeloMundo.com
México

Dicas para morar no México

Dicas para morar no México.

Muitas são as perguntas feitas diariamente nas redes sociais, por brasileiros, sobre a
mudança para o México, e na forma de ficar legal no país, onde morar que tenha segurança, como alugar imóvel, escola para os filhos… e milhares de perguntas a
mais que surgem a cada momento.

Hoje vamos esclarecer dúvidas de como ficar legal no país.

O México é um país capitalista dependente, dada a falta de recursos financeiros e
tecnológicos na época foi necessário a inversão de empresários de países
industrializados que se instalaram no país e até hoje continuam investindo. É um
país em desenvolvimento que dá a oportunidade a empresários e investidores.

Existem grandes diferenças sociais, muito parecidas ao Brasil, por exemplo: empregos de garçom, empregada doméstica e jardineiro são muito mal remunerados e não contam com leis trabalhistas, seria como ter um emprego ilegal.

Quero conseguir um emprego

Atualmente, se você quiser entrar no país pensando que entra como turista e conseguir um trabalho ficando legal, isso não é possível. Para conseguir visto de emprego é preciso que uma empresa solicite sua contratação na imigração justificando o motivo pelo qual você, como estrangeiro, tem mais aptidões que o mexicano.

Se for aprovada você entrará no pais com o visto de trabalho colado no seu passaporte pela embaixada ou consulado do México aonde você realizou a entrevista (país/cidade) e estará dando continuidade quando estiver no país para poder ter assim o FM de residente temporal com direito a trabalhar.

Algumas pessoas entram como turistas e para conseguir o emprego dão entrada na imigração e saem do país para fazer a entrevista geralmente em Belize, Estados Unidos, ou Guatemala. Daí voltam a entrar no México com o visto de emprego autorizado e colado no passaporte e então dão seguimento no processo na imigração para ter o documento mesmo que eles emitem junto com a CURP, que é como o nosso CPF.

Logo depois de você ter a aprovação de Residente Temporal, terá que ser dado
de alta no IMSS (INSS), no SAT (Ministério da Fazenda).

Leia também: motivos para morar no México

Você precisa lembrar que nem todas as empresas podem contratar estrangeiros,
porque elas tem que ter uma permissão especial do Ministério de Relações Exteriores (INM) do México, já que existe prioridade de contratar um trabalhador mexicano sobre qualquer estrangeiro, ou seja, a empresa precisa justificar o porque está contratando um estrangeiro, que também conta com um limite de contratados.

Mesmo você encontrando o emprego não depende só do empregador, mas também que  a imigração aprove a contratação.

Existem muitas áreas de oportunidade de emprego para brasileiros especialmente nas áreas de atendimento a empresas no Brasil, áreas fiscais, contas por cobrar, contas por pagar, indústria petroleira, alguns ramos da medicina, hotéis, áreas de turismo (principalmente na Riviera Maya) já que culturalmente é mais aceito que sejamos atendidos por um brasileiro a um estrangeiro que fale português, não só pelo idioma senão também pelos costumes.

Existem vários tipos de visto para poder estar no México

Visto de Turista

Atualmente os brasileiros não precisam de visto, só temos uma estadia de até 90 dias, podendo ser renovada por mais 90 dias ou sair do México para assim poder entrar novamente para não ficar ilegal no país.

Visto por razões humanitárias

Você precisa de um visto por razões humanitárias para uma pessoa estrangeira vítima de catástrofe natural ou violência, cuja vida ou integridade está em perigo ou que entra para realizar ações de socorro ou resgate em situações de emergência no país ou cuidar de um membro da família por problemas de saúde séria.

Visto por unidade familiar

Um mexicano ou estrangeiro com regime de visto legal que mora no México
e deseja solicitar um visto para seus familiares no exterior. Este pode ser solicitado para pais, filhos, irmãos, desde que a pessoa estrangeira para quem o visto é solicitado seja uma criança ou adolescente que não tenha casado, ou seja, maior de idade que esteja em um estado interditado e na sua representação legal.

Visto de serviço

Ele permite que você se registre com o Governo do México para permanecer em território nacional, e durante o período possa se sustentar pela sua conta, assim como seus dependentes econômicos. Também permite que você prove se está em trânsito ou em viagens particulares, desde que seja um funcionário de outro país e / ou representante de organizações internacionais.

Leia também: costumes mexicanos

Visto de visitante sem permissão para realizar atividades remuneradas
(Longo Tempo)

Ele ajuda você a viajar para o México, é para pessoas que são viajantes frequentes com ampla solvência econômica e não pretendem residir em território mexicano.

Visto de residente temporário para estudantes

É útil para você viajar para o México com o propósito de estudar.

Mudança de Visto de Estudante ou Turista, para residente temporário por vínculo familiar (casamento com Mexicano/a, ou, com estrangeiro que tenha o status de residente temporário ou residente permanente).

Você é estrangeiro e tem o status de visitante ou residente temporário e quer residir temporariamente no país e tem vínculo com um estrangeiro ou mexicano com residente temporário ou residente permanente. Você pode alterar o status de residente ou turista para residente temporário, acreditando as suposições e requisitos indicados nos regulamentos.

Em resumo

Com a experiência que eu tenho, aconselho que você analise sua situação, assim como suas condições, e colocar na balança os prós e os contras. Eu particularmente amo o México, e considero que é um pais muito rico em vários aspectos e de muitas oportunidades, mesmas que também tem que ser analisada para cada situação que você esteja passando no momento e aonde quer chegar.

Lembre-se que qualquer tramite que for realizar sempre vão pedir FM (documento de legalidade emitido pela imigração mexicana), certidão de nascimento (apostilada e no caso de brasileiros traduzidos ao espanhol por um perito certificado), CURP (equivalente ao CPF) e comprovante de residência.

Related posts

Ciladas e acertos no México

Ciça Cioffi

Natal no México

Fernanda Moura

Tráfico humano no México

Flavia Zahn

12 comentários

Tahimy Março 11, 2019 at 2:06 am

Sou médica cubana fiquei desempregada no Brasil quiero mucho trabajar en México en el área de la salud quê podria hacer??

Resposta
Patrícia Velazquez Março 18, 2019 at 6:13 pm

Boa tarde Tahimy, considero ao meu ver que poderia tentar fazer algúm intercambio na UNAM, ou Politecnico dando continuidade nos seus estudos, assim acho que seria mais facil de vc conseguir o visto de estudante e um trabalho, já que o México é muito bem conceituado na área de medicina. Essas Universidades pertencem ao Governo pelo que acho que seria mais fácil. Precisa legalizar todos seus documentos inclusive CRM com o tratado de La Haya.
http://www.exteriores.gob.es/Portal/es/ServiciosAlCiudadano/SiEstasEnElExtranjero/Documents/ConveniodelaHaya.pdf

Resposta
Patrícia Velazquez Abril 8, 2019 at 3:23 pm

Bom dia Tahimy. Considero que teria que tentar ver vaga nos Hospitais Principais no México, como Hospital Angeles, Hospital ABC, Hospital Espanhol. Ou tentar ver vagas e tentar negociar que eles te ajudem com o documento. Sites que pode tentar ver emprego Ineed, OCC, Computrabajo, Linkedin ou diretamente com as vagas dos Hospitais.

Resposta
Rosangela Abril 3, 2019 at 3:04 pm

Boa tarde, Patricia! Estou em meio a organização e planejamento para tentar viver e trabalhar no México. Penso em ir estudar turismo inicialmente, você indicaria outra área de melhor possibilidades para a conquista de um emprego? Outra pergunta, existi alguma possibilidade de conseguir trabalho durante os estudos? Tenho como objetivo, estudar e me dedicar a estudar espanhol durante 1 ano aqui no brasil, e depois fazer um intensivo no México. Acho válido esse planejamento inicial?
Obrigada por compartilhar sua experiência.

Resposta
Patrícia Velazquez Abril 8, 2019 at 3:19 pm

Bom dia Rosangela, Considero que é muito mais fácil você conseguir um intercambio de estudos para poder conseguir o visto e depois e em paralelo conseguir o emprego. Já que as leis mudaram, antes você podia entrar como turista, conseguir um emprego e tramitava o documento legal no pais. Atualmente você já tem que ter uma carta convite estando no Brasil para poder vir com trabalho. Consideró que dependendo do seu objetivo pode ir estudando em paralelo o espanhol na UNAM, CELEX son Universidades do Governo que tem Cursos de Idiomas mais em conta. Considere o Estado do México que você gostaria de morar.

Resposta
Henrique Abril 11, 2019 at 1:57 pm

Olá, estou iniciando as buscas de informações de como seria morar no México com a minha família (casal e duas crianças 11 e 3 anos). As dúvidas são enormes, principalmente com relação a onde morar na Cidade do México, escolas e alimentação para as crianças. A ida para o México será via transferência da minha esposa e eu teria que buscar algum emprego. Você poderia me ajudar com algumas orientações sobre bairros seguros, melhores escolas para estrangeiros, enfim como é morar no México em comparação à São Paulo. Obrigado!

Resposta
Patrícia Velazquez Abril 15, 2019 at 2:44 pm

Bom dia Henrique, é um prazer poder te ajudar.

Com relação a moradia eu Recomendaria Interlomas, Polanco, Condesa, (Roma, não considero que seja legal já que os predios são alguns antigos e em caso de terremoto se sente mais a intensidade, aconselho morar em lugares que estejam perto de montanhas já que elas absorvem o movimento. Posso te deixar esta liga se gostar de algúm pode me avisar eu também trabalho com imóveis http://first-bienes-raices.easybroker.com
Com relação a escola aquí são muito melhores que as escolas do Brasil e o custo melhor, pode ver na página https://escuelas.chilango.com/, se quiser indição de escola e não expor alguma especifica pode me enviar um e-mail sem problemas. Quanto a trabalho com seu visto de temporal da sua esposa, considero que fica mais facil tramitar o visto de trabalho com uma empresa que pretenda lhe contratar, mais o processo é o mesmo com escrevi em Dicas para morar no México. Tem varios grupos no facebook que vc pode ir visitando como Brasileiro no México, Dicas para Brasileiros Viajarem no México, lembre só de não colocar perguntas diretas sempre gerais já que nos grupos não todos somos brasileiros e não deixa de ser um grupo visivél. Eu amo morar no México, as pessoas são muito agradaveis educadas. Vai dar tudo certo! Todas as coisas cooperam para o bem daqueles que amam a Deus!

Resposta
Tamiris Carvalho Maio 21, 2019 at 6:41 pm

Olá Patrícia!
Vou dar entrada no visto mexicano em breve e gostaria de saber quanto tempo demora para a resposta, não estou conseguindo esta informação em nenhum lugar…. Você saberia me dizer?
Sou casada com mexicano e estamos morando no Brasil (casamos no México qdo eu estava como turista e já viemos morar em São Paulo) e queremos ir para o México ainda este ano.
Sei que para conseguir um agendamento no consulado é bem rápido, minha dúvida é se terei a resposta logo, pois para o pedido do visto as passagens já devem estar compradas, certo?

Resposta
Felipe Maio 12, 2019 at 9:07 pm

Oi Patricia, tudo bem? Bem, sou Engenheiro de Produção aqui no Brasil, apenas me formei, ou seja, não tenho quase nada de experiência. Será que seria relativamente “fácil” encontrar uma empresa que me patrocine o visto de trabalho no estado de Puebla?

Resposta
Patrícia Velazquez Maio 13, 2019 at 12:15 am

Prezado Felipe, tudo bem!

Eu sempre digo as pessoas, nada é impossivél, o não vc já tem vai pelo seu sim. Pegue uma relação de empresas e mande seu CV. Entre em páginas como https://www.occ.com.mx, https://www.indeed.com.mx, https://www.computrabajo.com.mx. Entre em grupos de Brasileiros no Facebook e pergunte se tem algúem precisando de Engenheiro de Produção em Puebla. Acredite em Deus, VC e manda bala.

Resposta
Adna Novembro 13, 2019 at 10:30 pm

Olá Patrícia, sou Adna e estou me preparando para ir para o México com.minha família no ano que vem…
Tenho algumas dúvidas principalmente pq a instituição que vamos fazer parte aí no México não tem como nos ajudar com o visto. Queria falar com vc em particular para tirar algumas dúvidas seria possível? Pode ser por e-mail

Resposta
Liliane Oliveira Novembro 14, 2019 at 3:54 pm

Olá Adna,
A Patrícia Velazquez, infelizmente, parou de colaborar conosco.
Obrigada,
Edição BPM

Resposta

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Este site ou suas ferramentas de terceiros usam cookies Aceitar Consulte Mais Informação