BrasileirasPeloMundo.com
Dubai Transporte Público Pelo Mundo

Transporte em Dubai

Ter um bom sistema de transporte público faz toda a diferença e, inclusive, de acordo com o especialista americano em planejamento urbano William Frawley a mobilidade tem forte efeito na economia e na qualidade de vida.

Eu não poderia concordar mais com esse especialista ai de cima, tanto que aluguei um apartamento colado na estação de metrô. O transporte público é bom por aqui e não só para quem mora, mas também para quem vem de visita, já que é bem fácil de usar.

O transporte público de Dubai é operado pela “The Roads & Transport Authority”  e é composto pelo metrô, ônibus, táxis aquáticos, ferrys, abras, veículo leve sobre trilho (Tram), monorail e táxis. Podemos contar também com motoristas particulares chamados de limusines ou ainda com os motoristas que podem ser chamados por aplicativos como o Uber e o Careen.

Mas antes de andar de metrô ou ônibus é preciso comprar um cartão de embarque chamado “Nol Card” (nol em árabe significa tarifa), que se encontra nas próprias estações do metrô, em algumas estações de ónibus e em máquinas de venda em shoppings e no aeroporto.

Existem, resumidamente, quatro tipos de cartões: Red (vermelho), Silver (prata), Gold (dourado) e Blue (azul).

A custo inicial do Nol Red é de 2 AED e ele pode ser recarregado com até 10 viagens. O custo inicial dos cartões Silver e Gold é de 25 AED com direito a 19 AED que são convertidos em créditos. O cartão Azul é um cartão personalizado, com design exclusivo e custa 70 AED com 20 AED convertidos em passagens.

O preço do bilhete depende do número de zonas que se atravessa, uma viagem do início ao final da linha começa em 3 AED e termina em 7,50 AED, para os cartões Silver; No cartão Gold que dá acesso a um vagão especial e menos cheio uma viagem completa custa 15 AED. O preço para quem usa o cartão Red é um pouco mais alto por se tratar de um cartão temporário.

O bacana desse cartão é que dá para usa-lo em todos os meios de transporte da RTA, inclusive em alguns táxis que já operam com a maquininha, para pagar os estacionamentos públicos para quem decidiu se aventurar no trânsito e alugar um carro e também nas viagens mais longas, entre cidades, como por exemplo para Abu Dhabi (25 AED o ônibus).

Tanto no metrô quanto nos ônibus existem sessões destinadas apenas para mulheres e sessões mistas, cuidado quando vier a turismo para, sendo homem, não sentar no vagão errado, pois isso pode acarretar multa de 100 AED.

Falando em multa, de início eu achava estranho não poder comer, beber ou até mesmo mascar chicletes dentro dos transportes públicos (risco de multa de 100 AED), já que estava acostumada com o Central- Japeri cheio de guloseimas, não demorou muito para perceber e dar valor a essa proibição, já que os vagões são impecavelmente limpos e organizados. Não duvide da fiscalização, ela existe, é rígida e acontece quando menos se espera.

O metrô, que é totalmente automatizado, tem duas linhas, a vermelha que  é a maior e tem paradas como o aeroporto e alguns dos pontos turísticos mais famosos como Burj Khalifa e a linha verde que leva para os bairros históricos da cidade. Existem planos para expansão e construção de mais três linhas.

O tram é mostrado no mapa do metrô como uma extensão deste e tem a cor laranja ele corta os bairros da Marina e JBR além de passar pela área empresarial da Al Sufouh street. Para ir da Marina até a Palm, ilha artificial onde fica localizado o hotel Atlantis, é só usar o monorail que tem o preço diferenciado – uma viagem ida e volta custa 25 AED.

Todo lugar que não tem acesso por metrô tem um ponto de ônibus por perto e, sim, os pontos de ônibus tem ar condicionado! Os ônibus são uma maneira barata de se locomover e de chegar em lugares legais como Jumeira Beach, o preço da passagem dentro de Dubai é o mesmo do metrô, depende de quantas zonas se atravessa. Para saber mais sobre as linhas de ônibus e por onde elas passam basta ver o mapa e planejar a viagem aqui.

Como eu passo um pouco mal andando de ônibus eu prefiro ir de metrô até onde dá e depois pegar um táxi ou se eu estiver muito atrasada um Careen que é o mesmo preço. O táxi começa a rodar em 5 AED e tem a tarifa mínima de 12 AED.

O transporte mais barato e mais divertido de se usar por aqui é o Abra, um barquinho minúsculo que atravessa o canal que corta o Souq (mercado popular) e é parte indispensável do passeio até o lugar. Ele liga os bairros de Burdubai e Deira e custa apenas 1 AED.

Enquanto os abras ficam apenas no canal próximo ao Souq, os taxis aquáticos são uma boa maneira de fugir dos engarrafamentos da Sheik Zayed road, eles são super modernos e seguros e atravessam as águas do Golfo Pérsico numa velocidade de 25 nós, para fazer uma reserva basta usar esse site.   

O ferry é mais um passeio turístico do que um transporte público em si, ele permite que os turistas (ou residentes) tenha uma vista da cidade do mar e contemplem alguns dos mais icônicos prédios de Dubai como o Burj Al Arab e o portal divino do hotel Atlantis. Ele só faz a viagem se tiver  um mínimo de 10 pessoas a bordo, para mais detalhes confira esse site.

Embora o trânsito seja confuso, o Google maps e o Waze funcionam bem aqui; para quem que alugar um carro pode-se fazer  da maneira tradicional, em agências de aluguel, ou por aplicativos de celular como o Ekar e Udriver que cobram o aluguel do carro por hora que ele é usado.

Depois de um texto explicadinho desses não vai ter como ter preguiça ou dizer que não passeou em Dubai porque não sabia como andar por aqui né?!

Related posts

Dá pra viver em Los Angeles sem carro?

Andrea Yagui

5 motivos para morar em Dubai

Miriam Souza

Onde morar em Dubai

Miriam Souza

1 comentário

Mario Junho 27, 2018 at 2:28 pm

Excelente post, estou planejando minha ida a Dubai em janeiro. Importante essa dicas do transporte, pelo que vi Dubai não é para pedestre, pela sua arquitetura e calor (apesar de eu mora no nordeste). Ponto chave na escolha do hotel.

Resposta

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Este site ou suas ferramentas de terceiros usam cookies Aceitar Consulte Mais Informação