BrasileirasPeloMundo.com
Alugar/Comprar Imóvel Pelo Mundo Dubai

Como alugar apartamento em Dubai

Pronto! Chegamos! Depois de chegar já começa a bater a dúvida: onde morar? Como alugar apartamento em Dubai?

Dubai é uma cidade grande e em constante crescimento, não é difícil ver áreas que antes não eram consideradas interessantes se transformarem do dia para a noite em locais bons de se viver. Por isso não vá muito pela opinião das outras pessoas, vá você mesmo checar os bairros e os imóveis que se interessar e tire suas próprias conclusões.

A lei de locação no país permite que o aluguel seja cobrado anualmente, podendo o valor do ano ser divido em até quatro cheques. O agente é autorizado a cobrar 5% sobre o valor anual como comissão e mais 5% referente a um depósito de segurança;  alguns prédios cobram também o preço do ano do Cooler (resfriador de água), depósito de gás encanado e ar condicionado. Vai de imóvel para imóvel. Os contratos são de no máximo dois anos devido a alta rotatividade da região

Não se assuste com os valores, morar em Dubai (aliás em todo Golfo) é caro mesmo! Difícil achar algo por menos de R$50 mil AED (13.600 USD) por ano. O Property Finder, site de busca de imóveis, listou  Al Nahda, IMPZ, Deira, Dubai Silicon Oasis e Discovery Gardens como os 5 bairros mais baratos de se morar em Dubai.

Três áreas bem populares entre os expatriados, principalmente para os amantes de praia são: Dubai Marina, JBR (Jumeira Beach Residence) e The Palm Dubai. Se esse é seu caso, aviso, os aluguéis são mais salgados porém a vista é maravilhosa.

Para nós o mais importante era morar próximo ao metrô já que, de início, ainda não tenho carteira de motorista e meu marido trabalha praticamente em frente a uma estação. Usar o transporte público coletivo barateia a vida por aqui e o metrô é super eficiente – mais para frente faço um post sobre como usar a minhoca de metal.

Por esse pressuposto começamos nosso filtro. Cortamos, então, todos os bairros em que não era possível o acesso de metrô e depois focamos em três áreas que já conhecíamos ou que tínhamos amigos morando: JLT (Jumeira Lake Towers), DIFC (Dubai International Financial Centre) e Barsha Heights (TECOM). Optamos por buscar apenas apartamentos de 1 quarto que é mais do que suficiente para duas pessoas e um gato.

Leia também: cinco curiosidades sobre Dubai

Usamos o Dubizzle e o Property Finder para fazer uma primeira busca, selecionamos os apartamentos que mais gostamos e eu fui fazer as visitas. Algumas torres deixam entrar sem o agente imobiliário, eles mesmos têm as chaves ou, ás vezes, as portas estão abertas, outras era preciso ligar para o agente do anúncio e marcar um horário.

Importante reparar na manutenção da torre e no estado do apartamento antes de alugar. Nunca acredite nas promessas de que vão fazer obra no próximo mês porque isso pode ser que não aconteça. Esse detalhe é essencial na verdade, muitos são os incêndios aqui na época do verão, uma boa manutenção faz diferença.

Veja também se não tem nenhuma grande construção ou iminente construção perto ou pode acabar se arrependendo de ter alugado uma casa em que acorda todos os dias aos sons das marretadas.

No nosso caso, perguntávamos sempre se o prédio aceitava animais. A maioria é Pet friendly porém, alguns, principalmente na área do Financial Centre por serem torres mistas, não aceitava a presença de bichinhos. E se Angus (meu gato) estava vetado aquele lugar também não servia para nós.

Outra dica legal é sentir como é o trânsito do bairro. Os horários de pico são de 7am ás 9am e de 5pm ás 7pm. Pela manhã o trânsito é de Sharjah (outro emirado) para Dubai, norte para o sul, e a noite o oposto, sul para o norte.

Fiquei uma semana nessa visitação intensa, mais de 10 apartamentos por dia. Além dos bairros que já mencionei, vi alguns imóveis também no Greens, embora fique um pouco distante do metrô é tão agradável e cheio de árvores que resolvi conferir, e em Business Bay, pois era mais próximo ao trabalho de Thiago do que as outras regiões e o prédio estava com o preço dentro do que estávamos buscando.

Aqui tem que se decidir rápido, não existe espaço para pensar muito, pois tem muita gente procurando. De tudo o que visitei ficaram como finalistas dois apartamentos em Barsha Heigths, um em JLT e um em DIFC. Thiago os visitou no final de semana e, no fim, fechamos o contrato com o que tinha a melhor combinação de preço e condição de pagamento e estrutura.

Leia também: o que se come em Dubai?

Estamos morando há cinco minutos andando da estação de metrô Dubai Internet City, em Barsha Heigths, uma região super central, com bastante opção de comércio, restaurantes, que tem crescido e melhorado a cada ano. Apenas duas estações do metrô me separam da praia, acho que nunca morei tão perto assim do mar!

A facilidade de dividir o valor do ano de aluguel em 4 cheques nos deu um fôlego para mobiliar a casa, ao contrário ficaríamos muito apertados para fazer isso.

Existem muitos outros bairros para se morar. Essa foi a minha experiência pessoal, dentro do meu orçamento e requisitos que estabeleci. Para ter uma ideia geral de outras regiões em Dubai confira esse resumo aqui .

No mais é só estar atento e não dar nenhum valor aos corretores antes de ter o contrato oficial em mãos e data para pegar as chaves. Já ouvi relatos de pessoas que foram enroladas por falsos corretores. Embora os Emirados Árabes Unidos tenha sido considerado o segundo país mais seguro do mundo, esses pequenos golpes existem.

Boa sorte nas buscas e seja bem-vindo a Dubai!

Related posts

Quando ir a Dubai?

Juliana Perim

Em busca de moradia na Eslováquia

Ana Carolina Pertot

A saga por um apartamento em Lyon

Sabrina de Paula

2 comentários

Ana CUNHA Agosto 23, 2018 at 4:54 am

super caros alugueis
quanto se deve ganhar para sobreviver em \dubai
\\\\\\\\acho dificil
Fui contratada e tenho medo e ter que voltar

Resposta
Liliane Oliveira Agosto 23, 2018 at 6:07 pm

Olá Ana,
A Thais Cunha, infelizmente parou de colaborar conosco.
Obrigada,
Edição BPM

Resposta

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Este site ou suas ferramentas de terceiros usam cookies Aceitar Consulte Mais Informação