BrasileirasPeloMundo.com
Canadá Transporte Público Pelo Mundo

Meios de transporte no Canadá

Ao chegar em um país, seja para morar ou somente para passear, é muito importante conhecer os meios de transporte locais disponíveis, caso você não tenha um carro a disposição, ou assim como eu, ou tenha medo de dirigir. Nesse post vou contar sobre os meios de transporte mais comuns do Canadá:

IMG_0529
O contraste dos meios de transporte aqui em Edmonton, na região do River Valley sob o Saskatchewan River : na esquerda a famosa High Level Bridge (para carros e pedestres), logo abaixo, os trilhos do LRT (o metrô da cidade) e a escadaria de madeira para pedestres do Victoria Park

Avião

Devido ao tamanho do Canadá (segundo maior país do mundo com uma área de 9.976.139 quilômetros quadrados), a maioria das pessoas opta por viajar de avião. Todas as cidades grandes têm aeroportos com voos regulares para diversos lugares. Para viajar de avião dentro do Canadá só é necessário um documento de identificação emitido pelo Governo Federal, Provincial ou Territorial ou um Passaporte estrangeiro.

Trens

O Canadá possui um sistema ferroviário que percorre todo o país, de Halifax, Nova Scotia, extremo leste do país, até Vancouver e Prince Rupert, British Columbia, no lado oeste. Os trens no Canadá são seguros e confortáveis e, geralmente, os bilhetes são mais baratos se comprados com antecedência. A empresa Canadense responsável pelos trens, passagens e serviço ao consumidor é a Via Rail Canada.

Ônibus

Viajar de ônibus ainda é uma das maneiras mais baratas de se locomover entre cidades e, às vezes, é a única maneira de se chegar nos pequenos vilarejos mais afastados, caso você não tenha um carro. A maioria dos ônibus possuem ar condicionado e banheiro, mas já aviso que os assentos não são nada confortáveis. Greyhound e seus afiliados são a maior companhia do sistema de transporte rodoviário do país.

IMG_0527

Barca (Ferry)

Nas cidades próximas ao mar, como as grandes cidades da província de British Columbia, e também em várias outras próximas ao Oceano Atlântico, na região leste do país, a barca (Ferry Boat) é um jeito bem comum de se locomover. Os Ferry Boats são uma espécie de balsa ou barca, ou seja, são barcos especializados no transporte de pessoas, bicicletas e veículos. Em Vancouver a empresa que opera esse sistema de transporte é a BC Ferries.

ferry

Transporte Público

Todas as cidades (cities) e a maioria das towns (regiões urbanas menores que cidades mas maiores que vilas) do Canadá possuem um sistema de transporte público com um ou mais meios de transporte (ônibus, metrôs, trens, etc). Os ônibus são o meio de transporte mais comum do país, mas muitas cidades também possuem streetcars (um trem de um único vagão que percorre as ruas usando energia elétrica), light-rail trains (uma espécie de metrô, porém com menos vagões) ou subways (o metrô subterrâneo tradicional).

IMG_0526
O LRT a cidade de Edmonton, Alberta

Para usar qualquer meio de transporte é necessário comprar um bilhete ou um Transit Pass, que permite o uso ilimitado dos meios de transporte públicos disponíveis na cidade por um certo período de tempo (geralmente de um mês ou mais), que sai bem mais barato do que comprar bilhetes individuais, caso você use bastante.

A maioria dos lugares trabalha com Transfers, que são bilhetes que você troca ao entrar no ônibus ou metrô e estes lhe dão o direito de pegar qualquer outro meio de transporte dentro de um curto período de tempo. Para saber sobre as rotas e horários dos ônibus ou linhas de metrô, pontos e estações, e até os valores das tarifas, o jeito mais fácil é acessar ao site da cidade e procurar pelo link relacionado ao transporte público local.

Transporte Para Pessoas com Mobilidade Reduzida

O Canadá é um país bem consciente e, por isso, é bem preocupado em criar um ambiente adaptado para todos, especialmente para pessoas com mobilidade reduzida. Os estacionamentos públicos de shopping e supermercados, por exemplo, sempre possuem vagas destinadas aos cadeirantes, que sempre são respeitadas, sob pena de multa e alguns pontos da carteira.

O sistema público de transporte também é adaptado. Os trens do metrô e os ônibus possuem uma rampa para facilitar o acesso, e em algumas cidades até existe um serviço específico, como por exemplo o Disabled Adult Transit Service – DATS (Serviço de trânsito para adultos deficientes físicos), proporcionado pela prefeitura da cidade de Edmonton, Alberta.

O DATS é um sistema especializado oferecido para pessoas acima de 16 anos que possuem algum tipo de problema de locomoção ou de cognição e, por isso, não conseguem usar o sistema regular de transporte. Esse serviço deve ser agendado com antecedência de no mínimo 3 dias a no máximo às 12p.m. do dia anterior. As informações para os agendamentos se encontram nesse site e têm o mesmo custo de uma viagem em um ônibus regular.

Táxis

Todas as cidades e vilas do país possuem uma ou mais companhias que oferecem o serviço de táxi. As empresas possuem o seu próprio meio de calcular os valores das corridas, o que acaba deixando os preços um pouco caros. Por aqui existem duas maneiras de se conseguir um táxi: ligando diretamente para a empresa para requerer uma carona, ou entrando diretamente em um táxi estacionado na rua, nos locais designados para eles.

Uber

O Canadá também possui o Uber, mas infelizmente ele só foi legalizado em algumas províncias, como Ontario, Quebec e Alberta. O Uber é um sistema de transporte internacional que funciona através de um aplicativo de celular. Para mais informações sobre o Uber Canadá, clique aqui.

Ciclovias

Pedalar continua sendo uma das formas mais saudáveis de se locomover em qualquer lugar. As cidades Canadenses prezam bastante pelo conforto e segurança dos ciclistas  e por isso as ruas principais quase sempre são dotadas de ciclovias ou ciclofaixas.

Em algumas áreas aonde vigora o sistema de shared pathway, quando não existe uma via exclusiva para os ciclistas e estes são obrigados a dividir a rua com outros veículos, o respeito é enorme e acidentes são a exceção. Também é possível transportar bicicletas no transporte público, dentro dos trens do metrô em horários designados, e nos racks localizados na frente dos ônibus, em qualquer horário.

Por ter um inverno bem severo e longo, os Canadenses adoram atividades ao ar livre, então, qualquer temperatura mais elevada já faz com que várias pessoas troquem os carros por bicicletas nas atividades diárias. Caso você venha visitar o Canadá e queira explorar o local de bike, não se preocupe, as principais cidades turísticas, como Montreal, Toronto , Ottawa, Vancouver e muitas outras, dispõem de um sistema de aluguel de bicicletas.

Pedalando (em 2014) por Montreal usando uma bicicleta alugada

Related posts

CityPASS em Toronto: até que ponto vale a pena?

Vanessa Murcilio

Faculdade depois dos 40 no Canadá

Flávia Bartholo

Os 10 melhores lugares para tomar “brunch” em Toronto

Lais Gonçalves

2 comentários

ana Paula comelli Maio 16, 2018 at 7:17 pm

OLá Elisa!! Tudo bem? Gostaria de uma orientação: minha filha fez intercâmbio em Vancouver e levou uma multa no Ferry Boat. Ela pretende voltar no Canadá e gostaria de saber como faria para pagar está multa.

Resposta
Liliane Oliveira Maio 17, 2018 at 7:06 pm

Olá Ana Paula,
A Elisa Rabello parou de colaborar conosco, mas temos outras colunistas no Canadá que talvez possam te ajudar.
Você pode entrar em contato com elas deixando um comentário em um dos textos publicados mais recentemente no site.
Obrigada,
Edição BPM

Resposta

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Este site ou suas ferramentas de terceiros usam cookies Aceitar Consulte Mais Informação