BrasileirasPeloMundo.com
Espanha Turismo Pelo Mundo

Turismo perto de Barcelona: mar e montanha

Turismo perto de Barcelona: mar e montanha.

Como toda boa carioca, estou acostumada a ter o mar e as montanhas bem pertinho de mim. Vivemos nossas vidas entre as praias da cidade maravilhosa e lindas trilhas e vistas da Baía de Guanabara, de cima do Corcovado, do Pão de Açúcar ou da Pedra da Gávea.

Quando decidi que iria viver em Barcelona, uma das coisas que mais me deixou aliviada foi como o clima da cidade parece com o Rio de Janeiro. E quando digo clima, não me refiro ao clima meteorológico, mas ao ambiente alegre, vivo e descontraído.

Além disso, aqui também vivemos entre o mar e as montanhas, com as verdes águas do Mediterrâneo de um lado e a Serra de Collserola do outro. As vistas de Barcelona, de cima do Parque do Tibidabo, são realmente inigualáveis.

Quando cheguei em Barcelona, fui descobrindo que as praias dessa região vão muito além da Barceloneta e do Porto Olímpico, e que as demais montanhas também são incríveis, diferentes e cheias de encanto. Por isso, resolvi escrever hoje sobre algumas das opções de mar e montanha nos arredores de Barcelona que mais me encantam, com dicas e comentários para que vocês também possam aproveitá-las!

A primavera na Espanha é uma época maravilhosa para aproveitar as cidades do litoral. Ainda não estão cheias como no verão e já proporcionam dias maravilhosos de calor e bem-estar. São normalmente cidades pequenas, pueblos como chamam por aqui, cheios de encantos, praias pequenas de água cristalina e restaurantes maravilhosos com a culinária mediterrânea.

Vou contar um pouquinho sobre duas cidades de praia que eu gosto muito, uma ao norte e outra ao sul de Barcelona:

Sitges

Mais ou menos a uma hora ao sul de Barcelona você encontrará a cidade de Sitges, um dos destinos de praia mais populares da região, onde começa a Costa Dorada.

Leia também: Tudo que você precisa saber para morar na Espanha

Você pode chegar a Sitges de trem, saindo da estação de Sants (Rodalies R2S a cada 15 minutos, uma viagem de aproximadamente 40 minutos), ou de carro pela C-32 (em torno de 50 minutos, dependendo do trânsito). Como está muito perto e acessível, é um passeio perfeito para um dia de praia, e por isso está sempre muito cheia de visitantes de todas as procedências.

A cidade de Sitges é muito linda, com um centro de ruas de pedestres cheio de lojinhas e restaurantes, e uma orla extensa para passear, com uma igreja na ponta de onde a vista da praia é extraordinária. Sempre me fez lembrar o ambiente animado e praieiro de Búzios com sua Rua das Pedras e mil turistas o ano inteiro. Sitges também é muito conhecida pelas festas de Carnaval, as animadas da Espanha. Para mais informações sobre Sitges, clique aqui.

Arquivo pessoal

Tossa de Mar

Por outro lado, se você vai para o norte de Barcelona, encontrará a região conhecida como Costa Brava. A Costa Brava é uma região de praias mais rochosas, onde a montanha chega muito perto do mar, produzindo reentrâncias que criam pequenas praias, chamada em espanhol de calas. As calas são muito bonitas, com águas verdes transparentes e um charme muito especial e diferente das praias abertas de areia da Costa Dorada.

O acesso à Costa Brava é um pouco mais complicado, obrigando o visitante a chegar quase sempre de carro. Existem também algumas opções de ônibus de turismo, saindo da estação de Francia, em Barcelona.

Minha recomendação para um dia de praia na Costa Brava é a cidade de Tossa de Mar, que fica a mais vou menos 1h20 de carro do centro de Barcelona (Estrada AP-7, aproximadamente 100 km). Tossa possui um centro histórico muito conservado e ainda apresenta a muralha da antiga cidade medieval. O Castelo de Tossa é do século XII e foi proclamado monumento histórico nacional. Dentro da construção você ainda encontra lojas, restaurantes e museus. A praia é muito agradável e quase sem ondas, e existe uma cala pequena que se avista do alto do castelo, escondidinha e paradisíaca! Para mais informações sobre Tossa, clique aqui.

No entanto, se você quiser aproveitar para caminhar pelas montanhas, a primavera e o verão também são épocas ótimas, visto que a maioria dos turistas se encaminha para a região das praias! Só recomendo evitar os horários mais quentes dos dias, especialmente durante julho e agosto. O sol das montanhas pode ser realmente perigoso! Para um dia de montanha, minhas principais recomendações são:

Montserrat

Também dirigindo uma hora desde o centro de Barcelona (62km pela A2), você pode visitar o monastério de Montserrat. Para ir de trem, você pode pegar o R5, na Praça de Espanha até Monistrol de Montserrat. Em Monistrol também existe um estacionamento grande, onde todo mundo deixa o carro para subir ao monastério com um bondinho muito agradável e com uma vista linda. Se você for mais aventureiro, pode subir a pé. Existem várias trilhas, bem marcadas, que levam os corajosos a partir da estação de trem e da vila, até o monastério. Lá em cima você pode visitar a igreja e ver a Virgem morena, aproveitar as vistas lindas, fazer mais trilhas pelas montanhas ou passear de teleférico. O restaurante também é uma boa pedida e a feirinha de artesanatos sempre tem produtos frescos e deliciosos! Para mais informações sobre Montserrat, clique aqui.

Vall de Núria

Outra boa pedida é o Vall de Núria. Para chegar lá, você tem que começar indo a Ribas de Freser, que fica a 120km do centro de Barcelona de carro (pela estrada C17) ou até a cidade vizinha Queralbs. Existem três estacionamentos gratuitos: Ribes Enllaç, Ribes-Vila e Queralbs, para os motoristas deixarem seus carros e seguirem o passeio com o trem que leva os visitantes até o vale. Como no caso anterior, existe uma trilha que sai de Queralbs para o vale, com vistas lindíssimas, para os que curtem uma boa caminhada pela montanha.

Chegando lá, os visitantes podem escolher entre muitas atividades esportivas variando desde esqui no inverno, a hiking e passeios a cavalo no verão. O Santuário de la Mare de Déu de Núria pode ser visitado e o vale também conta com hotel e restaurantes. Para mais informações sobre Nuria, clique aqui.

Espero que vocês curtam muito os arredores de Barcelona quando tenham um tempinho por aqui. Tanto para o norte, quanto para o sul, as opções são muitas e a diversão é garantida para todas as idades!

Related posts

As melhores áreas para emprego em Barcelona

Marianna de Castro

Comidas típicas do verão espanhol

Daiane Antunes

Turismo em Sofia, na Bulgária

Aimée Bardella Aihst

1 comentário

JORGE HIDALGO Julho 7, 2018 at 2:50 pm

Estive na Espanha em maio agora – 2018 – fui a Madri e Valência- esta pela primeira vez –

Adoro ir pra Espanha, ainda mais depois que consegui a cidadania Espanhola – todavia e talvez por isso não me sinto nada animado a ir para Barcelona enquanto a Catalunha continuar com essa idiotice de separação.

Se não acordarem e desistirem disso, não piso lá…desejo que percam muito em termos de turismo, serviços e dinheiro – não se trata de retaliação, mas o ódio e a separação começou e continua por eles…

Me corrija se eu estiver errado.

muito obrigado porque manifestei o que sinto, e acho que já passou da hora de darem esse recado aos catalães:o mundo pode não ter mudado mas não tem mais lugar para o ódio, separações idiotas, secessões, guerras e violências…

se assim não fosse, não ficaríamos todos indignados com a luta a favor dos direitos das minorias, direito das mulheres, das crianças, etc – não é criando “feudos” que vamos resolver os problemas…vide o brasil que é cheio de feudos: o feudo da elite “contra” o “feudo” dos pobres, o feudo da esquerda contra a direita, etc

Resposta

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Este site ou suas ferramentas de terceiros usam cookies Aceitar Consulte Mais Informação