BrasileirasPeloMundo.com
Alemanha Casamento Pelo Mundo

Vou casar com um alemão, e agora?

É engraçado como a vida pode mudar do dia para a noite e levar por caminhos que você jamais imaginaria. Isso aconteceu comigo quando eu disse, sim! Acho que toda mulher fica feliz e nervosa, ao mesmo tempo, ao responder a “grande pergunta”; afinal, um casamento traz muitas mudanças para a vida de qualquer uma.

Depois da euforia do pedido e mostrar meu anel de noivado pela webcam para toda a minha família, a única coisa que estava em minha cabeça era: vou casar com um alemão! E agora? Por onde começamos? Eu não sabia quase nada sobre os casamentos daqui e ainda estava me adaptando ao país. Felizmente, com um pouco de paciência, deu tudo certo.

unnamed (1)

Documentação:

O meu primeiro passo após o noivado foi comunicar ao escritório de imigração (Ausländeramt) a novidade. Na época, tinha um visto temporário de estudante e – por estar noiva – recebi um novo visto aplicado nesta situação. Ele não permite que você trabalhe no país; mas autoriza sua moradia aqui, dando livre acesso para ir e vir até que o casamento civil seja concretizado. E assim como os vistos de estudantes, ele também expira, podendo ser renovado até completar o período de 11 meses.

O segundo passo é marcar um horário no cartório (Standesamt) para saber qual documentação deve ser apresentada ao dar entrada no processo para realizar o casamento civil. Cada caso é um caso. Eu era solteira e não tenho filhos, portanto, tive que apresentar:

  • Passaporte,
  • Certidão de nascimento e certidão de solteira (comprovada em cartório no Brasil por duas testemunhas sem parentesco familiar).
  • Após entregar todos os documentos com as traduções juramentadas e pagar as taxas administrativas (que ficaram em torno de 250€) escolhemos a data.

Identidade Alemã: uma semana depois da cerimônia apresentei a certidão de casamento (Eheurkunde) no escritório de imigração e, no mesmo momento, recebi uma “identidade” temporária até a minha oficial chegar pelo correio. Com esse documento pude começar a trabalhar imediatamente. Um mês depois já tinha em mãos a minha identidade alemã. Ela é válida por 3 anos e pode ser renovada caso você ainda esteja casada.

A cerimônia

Ao marcar a data do casamento civil você pode escolher se quer ter uma cerimônia festiva, que acontece em um salão especial com cadeiras para convidados, dura em torno de 30 minutos, e conta com a leitura de um texto romântico por parte do juiz de paz. Também permite aos noivos trocarem alianças e lerem seus próprios votos, ou seja, tem potencial para ser tão bonito quanto uma cerimônia religiosa, mas sem a parte da religião, claro! O casal também pode decidir por não ter cerimônia e ter apenas duas testemunhas para assinarem os documentos. Sem leitura, sem convidados, rápido e prático, quase como acontece no Brasil, indicado para quem vai casar na igreja e quer guardar o romance para depois.

 

Família

A família alemã é normalmente muito receptiva. Eles apoiam uns aos outros e, claro, ficam muito felizes com um casamento. Mais um membro na família é sempre bem-vindo; afinal, eles não costumam ser em muitos. Também não é muito comum essas grandes reuniões familiares, com todos os primos, tios e avós como fazemos no Brasil. Seja aniversário, Natal ou até mesmo casamentos. Meu marido, por exemplo, não fazia muita questão de convidar todos os parentes para o nosso; então, optamos por um cerimônia civil pequena, um verdadeiro mini-casamento com apenas 25 convidados, entre família e amigos próximos. Se estivéssemos no Brasil, jamais conseguiria imaginar e deixar, sequer, um parente de fora da comemoração. No entanto, aqui é normal e todos entendem que casamentos são caros e muito íntimos. Ninguém fica ofendido por não receber um convite.

A festa

É comum contratar um restaurante para cuidar da festa. Alguns providenciam desde o buffet até a decoração. Tudo é possível, pode acontecer em uma sala reservada do próprio restaurante ou em outro local escolhido pelos noivos. A decoração é normalmente muito mais simples do que estamos acostumados ver no Brasil. Nem por isso significa que é menos elegante ou bonita. Durante a festa é comum que os convidados façam surpresas para os noivos. Pode ser uma dança, um vídeo, um discurso etc.

unnamed (3)

Presentes

Normalmente os casais alemães já vivem juntos quando decidem se casar. Isso significa que não precisam de presentes para a casa, como louças, móveis etc. No entanto, todos os convidados ficam honrados em ajudar o novo casal com presente em dinheiro.

Mesmo menores e mais simples, os casamentos aqui na Alemanha são muito animados e mais puros comparados aos do Brasil. Tenho amigas que, mesmo depois de gastarem fortunas e meses de trabalho para organizar uma festa no Brasil, ainda escutaram comentários negativos sobre a comida, decoração etc. Então, se você vai casar aqui com o alemão dos seus sonhos, seja com muito ou pouco dinheiro, fique tranquila, porque todos entendem que essa é uma comemoração ao amor e à união. Não ao desperdício e ao luxo.

Related posts

O estágio no mestrado alemão

Liane Weynen

Como a vida me trouxe para Stuttgart

Beatriz Morgado

Dicas para estudar Hotelaria na Alemanha

Tatiane Domingos

25 comentários

Adriana Rossoni Outubro 4, 2015 at 7:26 pm

Tive a oportunidade de ir para a Alemanha prestigiar o casamento da minha filha Munique.
O casamento foi lindo, emocionante, todos engolindo as lágrimas até o pai do noivo nao se conter, ai ja viu, todo mundo chorando.
O romantismo estava desde a cerimônia até a recepçao, todos os detalhes cuidadosamente preparados pela noiva. Inesquecível!

Resposta
Angela S Outubro 4, 2015 at 7:54 pm

Que linda materia! Acredito que isso sim seja uma verdadeira declaração de amor. Felicidades!

Resposta
Cristiane Leme Outubro 4, 2015 at 11:14 pm

Muito bacana você dividir a sua experiência conosco. Eu aproveito para fazer uma observação baseada na experiência de quem já morou por esses lados e continua morando no norte europeu. Em geral na Europa – sobretudo nos países do norte – as pessoas tendem a ser mais discretas em comemorações mas eu já fui em casamentão na Alemanha, sim! Foi o casamento do irmão do meu namorado alemão na época, em 2004, uma festa pra mais de 100 convidados com direito a cerimônia civil e religiosa, venda do jornalzinho de casamento, Empfang, jantar, dança (polca e valsa), homenagem aos noivos com fotos e vídeo contando a história do casal, declamação de poemas e tradições locais como a sinfonia de trompas alpinas (o casamento foi na Suábia) e os convidados soltando balões com votos para os noivos.
Seja bem-vinda ao time das Brasileiras Pelo Mundo 🙂

Resposta
Tatiane Oliveira Outubro 5, 2015 at 11:01 am

Que legal Munique…. muito interessante sua história… Que sempre lhe abençoe… saudades … e muito sucesso por ai..

Resposta
Aline Grein Outubro 6, 2015 at 4:46 am

Que delícia Mu, não parece ter sido muito burocrático pra você, que bom né! Ainda vou reencontrar meu alemão kkkkkkkkkk

Resposta
Jana Outubro 22, 2015 at 12:23 pm

Oi Munique, parabéns pelo casamento!
Concordo contigo! Casei no Brasil há mais de 10 anos e fizemos uma cerimônia bem alema: casamos pela manha em uma casa de chá. Celebramos somente no civil com uma juíza de paz. Fizemos um brunch para cerca de 40 convidados. Pedimos dinheiro de presente já que iríamos embora para a Alemanha e nao poderíamos pagar por um container. Pegou mal e nao ganhamos quase nada de presentes. Teve gente que insistiu em dar coisas que só conseguimos trazer depois de 2-3 anos (que pena sermos tao quadrados no Brasil!).
Daqui 3 anos você poderá dar entrada na sua cidadania alema. Se você tiver interesse: Vc tem que comprovar o nível B1 de alemao, fazer um teste de conhecimentos básicos de geopolítica alema e uma redacao em alemao explicando porque você quer sua cidadania alema. Deve custar tudo em torno de uns 400-500 Euros. A partir da entrada dos documentos o processo dura cerca de 1 mês. Tua cidadania brasileira permanece.

Resposta
Juliana Março 15, 2016 at 1:14 pm

Linda historia! Parabens! *_*
Gente eu vou casar com um alemao, mas vamos casar aqui no Brasil, alguem sabe como funciona para validar o casamento na alemanha????

Resposta
Vania Escherle Outubro 8, 2016 at 6:04 pm

Nao costuma ser complicado. Tambem me casei ai, ha 24 anos, e foi bem simples.
Apos traduzir a certidao de casamento (por tradutor juramentado), levam-se ambas as vias (original e traducao) ao cartorio onde o tradutor tem firma reconhecida, e em seguida leva-se tudo ao consulado alemao para autenticacao.
Como entra-se no pais sem visto, imagino que seja possivel fazer tudo isso aqui, ja casada, com a desvantagem dos custos serem em euro, porem.
Como cheguei com tudo “pronto”, fomos direto ao orgao de imigracao e demos entrada ao meu visto provisorio de 3 anos (mit Arbeitserlaubniss/direito a trabalho remunerado). A naturalizacao acontece (caso desejada) apos 8 anos de estadia no pais (com intervalos nao mais longos que 6 meses no exterior), mediante testes( anteriormente descritos) e pagamento de taxas. Meus sinceros votos de felicidades, e seja muito bem vinda!

Resposta
Gabi Março 30, 2016 at 12:21 am

Oi, gostaria de saber se depois que você se casou entregou só a certidão de casamento no departamento de estrangeiros e conseguiu a identidade alemã ou visto família permanente ? Não precisou de certificado a1 de alemao? Obrigadaa

Resposta
Ann Moeller Março 30, 2016 at 11:48 am

Ola Gabi, a Munique não colabora mais com o BPM.

Resposta
Leila Raab Maio 29, 2016 at 7:31 am

Mesmo casa da precisei apresentar o certificado se de alemão senão não receberia a autorização de residência ( não é identidade) ela tem que ficar o tempo todo junto com o meu passaporte, um não Vale sem o outro.

Resposta
Julia Maio 14, 2016 at 5:41 pm

Adorei a matéria!! Obrigada!

Resposta
Ali Junho 14, 2016 at 11:47 am

Gostei muito da sua matéria.. Vou meu casar em julho de 2016 estou passando por tudo que você disse.. Felicidades ao casal.. Abraço

Resposta
Cristina Julho 12, 2016 at 3:24 pm

Boa tarde Munique.

Achei de extrema valia o artigo que escreveste.

O meu caso é semelhante ao seu. Possuo uma dúvida é acredito que pode me ajudar.

Namoro há 03 anos e vivo há quatro meses com uma pessoa que possue a naturalidade alemã.

Caso viermos a viver na Alemanha, teríamos que nos casar no Brasil e Alemanha?

Como funciona?

Agradeço muito se você puder tirar essa minha dúvida.

Abraços

Resposta
Cristiane Leme Julho 13, 2016 at 9:19 pm

Cristina, a Munique parou de colaborar conosco mas você pode e deve consultar o consulado ou embaixada da Alemanha no Brasil a respeito. Pelo que sei os casamentos celebrados no Brasil são automaticamente válidos na Alemanha e vice-versa, porém se o casamento for celebrado na Alemanha e o casal decidir residir no Brasil é aconselhável registrar a união junto à repartição consular.
Edição BPM

Resposta
Dóra Aparecida Vitório Scussel DORA Agosto 15, 2016 at 12:59 am

OLÁ! MEU NOME É DÓRA APDª VITORIO SCUSSEL STENDER. SOU CASADA HA 2 ANOS E 4 MESES CO UM CIDADÃO ALEMÃO QUE RESIDE NA INGLATERRA HA 11 ANOS. E EU CONTINUO NO BRASIL. INDO E VOLTANDO UM VEZ POR ANO POR NÃO CONSEGUIR PERMANECER LÁ. GOSTARIA DE SABER COMO CONSEGUIR O PASSAPORTE ALEMÃO ATRAVES DO CASAMENTO. COMO FAÇO? OBRIGADA. AGUARDO RESPOSTA

Resposta
Cristiane Leme Agosto 17, 2016 at 10:03 pm

Dóra, a Munique parou de colaborar conosco. Temos outras colaboradoras na Alemanha, a Catia e a Sarah – procure por textos publicados recentemente sobre o país para se referir a elas.
Obrigada,
Edição BPM

Resposta
Camilla Dezembro 5, 2016 at 3:07 am

E eu aqui tentando a sorte de achar o Alemão da minha vida. Tomei uma admiração enorme pelo país e pelas pessoas e SIM quero encontrar assim como muitas que conheço esse amor. Desejo que Deus lhe abençoe e que vc seja muito feliz !!

Resposta
luiz Fevereiro 21, 2017 at 4:59 pm

Boa tarde ! Eu sou casado a 5 anos como uma cidada Alema aqui no Brasil e vivemos aqui no Brasil também ! Me diz uma coisa podemos casar na alemanha também? Eu consigo a cidadania alema ? poderia me ajudar?
obrigado
luiz

Resposta
raquel balduino Maio 25, 2017 at 4:25 pm

eu gostaria de saber qual os documentos que eu brasileira preciso para casar na alemanha com um alemao.eu tenho uma filha de desseseis anos precisa documentos dela tbem?

Resposta
Aline santana Julho 25, 2017 at 9:16 pm

Boa tarde! Estou namorando alemão ha 2 anos e nesse tempo basicamente ficamos nessa ponte aerea. Ao conversarmos muuito comecamos a pensar na possibilidade de casamento, mas ainda estou muito insegura porque estou conquistando a minha estabilidade aqui no brasil. Saberia me informar quais os direitos eu teria ao me casar, se no caso poderia trabalhar imediatamente e se é complicado conseguir trabalho apenas com ingles, se o governo paga o curso de alemao como li em alguns lugares e se é permitido morar em cidade diversa da do seu marido (tenho uma amiga que mora em dresden e nos primeiros meses ela me ajudaria a estabilizar e me acostumar).

Resposta
Cristiane meirelles Agosto 9, 2017 at 11:53 am

Olá, meu namorado é alemão e entrou com o pedido de divorcio a ex mulher concordou, gostaria de saber depois de quanto tempo divorciado poderemos nos casar.

Resposta
Ulriche Weber Março 1, 2018 at 11:26 am

Ola, sou alema e quero casar um brasileiro ! Alguem sabe informar como fazer isso ? Ser o mesmo procedere ?

Resposta
Liliane Oliveira Março 1, 2018 at 7:28 pm

Olá Ulriche,
A Munique Rossoni parou de colaborar conosco, mas temos outras colunistas na Alemanha que talvez possam te ajudar.
Você pode entrar em contato com elas deixando um comentário em um dos textos publicados mais recentemente no site.
Obrigada,
Edição BPM

Resposta
Cynthia Ramos Novembro 28, 2018 at 11:03 pm

Oi, vou me casar com um alemão, ele morou um tempo no Brasil(qdo nos conhecemos) e depois voltou pra Alemanha por um ano(fui lá e amei). Ele voltou a pouco com a documentação pra casarmos, porém não deu tempo de realizarmos os trâmites. Eu gostaria de saber se quando ele voltar da Colômbia (está indo a trabalho), consegue solicitar os documentos(porque precisam ser dos últimos seis meses) necessários para o casamento através da embaixada alemã no Brasil? Agradeço se alguém puder nos ajudar!

Resposta

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Este site ou suas ferramentas de terceiros usam cookies Aceitar Consulte Mais Informação