Inglaterra – Gravidez na Inglaterra

0
349
Fonte Pixaby.com
Advertisement

Hoje irei tratar sobre um assunto que é bastante conhecido nos países que vivemos maior parte de nossas vidas: o que acontece após constatar a gravidez.

Aqui na Inglaterra, e acredito que em todo o Reino Unido, o pré-natal, o parto e o pós parto acontecem de uma maneira um pouco diferente do que conhecemos em terras brasileiras. E hoje irei falar um pouquinho desta experiência que estou vivendo de camarote e fazer, se possível, uma comparação com o que acontece no Brasil visto que minha melhor amiga também está grávida ao mesmo tempo que eu, ou seja, estou vivendo os dois países ao mesmo tempo.

Primeiro passo ao suspeitar que está grávida é fazer um teste de farmácia após o atraso menstrual. E é aqui que param as similaridades dos dois países. No Brasil você marcaria com seu ginecologista/obstetra para fazer um exame de sangue (BetaHcg), aqui na Inglaterra você confia no que o palitinho do xixi está te dizendo ou vai para algum local que faça este tipo de exame – pagando à parte – para ter esta constatação. Normalmente a gravidez é atestada em uma gestação de 4 a 5 semanas e a primeira consulta com o profissional de saúde é apenas na oitava semana.

Então vamos recapitular? Você descobre com um teste de farmácia, liga para sua clínica e reporta a gravidez. Eles irão te agendar um horário quando você estiver na sua semana 8 de gravidez, o que eles chamam de booking appointment (primeiro agendamento).

Lembra que falamos que você, no Brasil, marcou uma consulta com seu obstetra? Pois bem, aqui você marcará a sua consulta com uma parteira ou enfermeira obstétrica, as famosas midwives. Agora vamos as explicações para você não surtar e achar que estará nas mãos de alguém com menos conhecimento à respeito de parto.

Quem são as midwives?

A tradução literal de midwife para ao português seria parteira ou enfermeira obstétrica, mas ela não é apenas uma acompanhante, ou uma pessoa sem treinamento profissional para acompanhar sua gestação. Pelo contrário, são pessoas extremamente qualificadas e treinadas – às vezes até mais que obstetras – para realizar partos normais. As midwives passam por um treinamento bem completo, anos de estudo, residência em hospital e tudo específico para parto, trabalho de parto, acompanhamento pré natal, pós parto e até onde eu sei este é um curso extremamente puxado e super reconhecido aqui na Inglaterra.  No entanto, elas não fazem acompanhamento completo quando a gravidez é de alto risco, pois não são médicas e não podem realizar cirurgias, como a cesariana.

Se você tiver uma gravidez de alto risco, que será avaliada a partir da primeira consulta e dos resultados dos exames que fará no início do pré-natal, será encaminhada para um médico obstetra (consultant) que irá fazer o acompanhamento de sua gestação. Então, nada de pânico, ok? Você está em mãos competentes e profissionais.

Fonte Pixabay.com

Booking Appointment

É a primeira consulta que você terá com a sua midwife local e ela acontecerá aproximadamente na semana 8 de sua gestação. Nesta consulta ela irá começar a preencher o seu green book (livro verde), que nada mais é que todo o seu histórico de vida, resultado dos seus exames, seus planos para o parto, e você irá com ele para todos as suas consultas, suas aulas de gestante, e até para o hospital na hora do parto.

Nesta consulta ela irá te pesar, tirar sua pressão, pegar um amostra de sua urina, de dar uma papelada para fazer exames de sangue –  estes exames eu fiz na Boots (farmácia), mas existem outros lugares que devem ser perguntados. Você vai contar para ela todo o seu histórico familiar de doenças, vai conversar sobre suas dúvidas, vai conversar sobre as possibilidades de hospitais (no meu caso não tinham muitas opções visto que minha cidade só tem um hospital e os partos são marcados a partir do seu endereço, o que eles chamam de catchment area) e pode ficar lá até 2 horas, dependendo do seu caso. E é nesta consulta que será pré-definido e avaliado o seu nível de risco da gravidez e se o seu acompanhamento completo será com a sua midwife local ou será encaminhado para um médico no hospital.

Acho que neste caso, apesar de em momentos diferentes, os dois países tem procedimentos similares.

Nesta primeira consulta a gestante também falará quanto tempo está no país, preencherá uma ficha com seus dados e sua nacionalidade (normalmente para recém chegados no país, pois a sua clínica local já tem seus dados e sua situação imigratória no país).  Os serviços providos pelo NHS (equivalente ao SUS do Brasil), são descontados dos impostos pagos para o país, assim como no Brasil, e são destinados à residentes regularizados, independente de ser britânico, então verifique se o seu tipo de visto e/ou passaporte te torna elegível ao uso do sistema.

Ultrassom

E finalmente chega o momento de ver seu filho. No Brasil com seis semanas já estão fazendo ultra som e vendo a carinha do seu bebezinho mais lindo de todo o mundo. Aqui não, você vai esperar! Depois da sua primeira consulta na sua clínica local, você irá receber uma carta na sua casa com a sua consulta para o ultrassom marcada, com data, hora e local.

Esta consulta acontece normalmente na semana 12 e você pode ver seu feto, e ela é feita para medir o bebê, verificar presença de anomalias (mesmo não sendo 100%), verificar se é uma gravidez gemelar ou única. Uma consulta super rápida de 20 minutos, onde a técnica de ultrassom/midwife irá anotar o que viu em seu green book e você sairá de lá feliz e contente com uma foto do seu bebê (lembrando que alguns hospitais cobram 10 libras por foto impressa), vendo que ele está saudável, coração batendo e pode curtir mais ainda este momento. Caso algo esteja fora dos padrões no resultado das medições você será encaminhado a um profissional para discutir sobre e quais os próximos passos.

E por hoje vamos parar por aqui – nas 12 semanas de gravidez – e deixaremos para o próximo mês mais informações sobre gravidez e o pré-natal para não ficar muito extenso e cansativo.

Até mês que vem!

Deixe um comentário

Por favor inclua o seu comentário
Por favor escreve o seu nome aqui