10 Características que adoro em Portugal

Portugueses e seu modo de vida

2
2106
Advertisement

10 Características que adoro em Portugal

O que vou falar nesse post não é direcionado para nenhum lugar da moda, nenhuma comida famosa ou arquitetura inovadora. Sim, Portugal tem tudo isso. Mas o que mais me encanta aqui são alguns detalhes que gostaria de compartilhar contigo. Confira a lista que fiz dessas 10 características que adoro em Portugal e que não são tão divulgadas.

Educação e Cordialidade
É impressionante como a maior parte dos portugueses é educada. Não estou falando de educação escolar, essa também é muito importante. Estou me referindo a educação doméstica. Até em brigas escutamos um discutindo com o outro respeitosamente, usando sempre Senhor. É até engraçado! Todos são assim? Provavelmente não, mas a maioria dos que vi foram assim!

Gentileza
O povo português, diferente do que falam, é um povo muito gentil. É incrível como as pessoas aqui se tratam de forma educada e com respeito. O Norte e o Sul de Portugal possui pessoas, em sua maioria, extremamente prestativas e gentis.

Sinceridade
A maioria dos portugueses não se interessa em florear uma conversa. Aí você pode me perguntar: Como assim? Quando chamamos português para sair, ele simplesmente responderá de forma clara sua disponibilidade para aquilo. Ele não está sendo rude contigo, apenas sincero. Por isso só pergunte o que tem certeza que gostará de escutar uma resposta direta. Por outro lado, quando é solicitada a sua opinião em relação a determinado assunto, eles querem garantir que você entendeu, sendo bastante prolixos.

Espírito de comunidade
Lembro bem quando cheguei no Porto que inúmeras pessoas que se envolveram nos processos de aluguel do apartamento, abertura de conta bancária, equivalência de diploma, realmente se importaram conosco. Nossos vizinhos são super prestativos. Todos se conhecem e se importam uns com os outros. Mas isso não fica restrito apenas ao prédio. Se você vai a um parque público ou a um shopping, lá as pessoas também zelam umas pelas outras. Não pense que não existe roubo, sequestro, e outras coisas ruins. Existe sim, como em qualquer lugar, mas em uma proporção muito menor quando comparo com Salvador. Isso porque, apesar de existirem várias classes sociais, a maioria elas interagem e frequentam os mesmos parques públicos, shopping, supermercados e até restaurantes.

Honestidade
Já me deparei com pessoas desonestas sim, mas a grande maioria é honesta. Quando se perde algo, é super comum encontrar no mesmo lugar onde deixou ou achar nos ‘perdidos e achados’ do respectivo lugar. Lembro de duas situações que me marcaram muito. A primeira foi em um supermercado, onde acabei deixando uma sacola com mais de 2kg de carne no caixa (já havia pagado a conta). O rapaz que estava atrás de mim, quando foi embalar as compras dele notou que eu havia esquecido. Ele deixou as compras dele no caixa e foi correndo me entregar a sacola esquecida. A outra vez foi quando esqueci o meu cartão do Andante Gold em uma das paragens do metro. Lá passam centenas de pessoas todos os dias. O meu cartão estava carregado para um mês. Só notei que o tinha perdido 40 minutos depois de carregá-lo e já estava em outra cidade. Como tinha que trabalhar, deixei para ir na hora do almoço direto na parte dos perdidos e achados da empresa. Quando cheguei lá, já haviam devolvido meu cartão e ele não foi utilizado nenhuma vez. Bacana, né!

Amizade
Existe uma fama que o português é antissocial, que é fechado. A realidade é diferente do que divulgam, pelo menos para a maioria. Eles são tímidos, de modo geral, e tendem a se resguardar, pois não gostam de se expor em situações desagradáveis. Para entrar no círculo de amizades deles, eles terão que confiar em você. Tenho muitos amigos portugueses que são tão alegres como os brasileiros. São amizades para a vida.

Leia também: 5 dicas para viajar para Portugal

Confiança
A maioria das pessoas confiam umas nas outras. Se você compra um produto, algumas empresas entregam ele e você paga depois por transferência bancária. Eles já emitem a fatura e confiam que você fará a sua parte e pagará por aquilo que lhe foi entregue. E isso não é raro de acontecer!

Qualidade de vida
É de conhecimento geral que Portugal é o país da Europa onde o custo de vida é mais barato. Mas não interprete isso de forma errada. Aqui vive-se e come-se muito bem! Aliais, dos países que já visitei, é onde há maior diversidade de frutas. Comer em restaurantes aqui não é caro. Sair para discotecas (nossas boates) aqui pode custar no máximo 30€ consumíveis. Transportes públicos são acessíveis e com o tempo que poderá variar entre de 1 hora a 1,5h para utilizar o mesmo título de viagem (só depende da zona que escolheu). Aqui não precisa de muito para viver bem.

Será que reclamam demais? 
Fala-se muito que o português reclama demais. E é verdade. Com exceção dos que reclamam sem motivo, a maioria quer ver resultado dos impostos que pagam. Por isso que se escuta muita gente falando mal da saúde, dos transportes, da educação, etc.. não porque não funcionam, mas porque podem melhorar e muito.

Livro de Reclamações
Sabe quando você não é bem atendido ou que fica insatisfeito com o serviço de pré-venda, venda ou pós-venda? Aqui sua reclamação é realmente levada a sério! Saiba que você pode solicitar o livro de reclamações. Nele ficam documentadas todas as reclamações realizadas pelos consumidores daquele estabelecimento. Quando se preenche ele, geram-se 3 vias. Uma fica com o consumidor, outra com o comerciante e a outra é enviada para a entidade reguladora do setor. Caso o comerciante não queira lhe dar o livro, poderá chamar um policial, o qual fará uma notificação que gerará uma coima (multa) automática para o comerciante. Para cada reclamação que seja bem escrita e realmente válida, é aplicada uma coima para o comerciante. É bom saber que sua reclamação será levada a sério!

E você, sabe de mais características bacanas que não são tão conhecidas? Compartilhe conosco nos comentários!

2 Comentários

  1. Oi Daniele ! Muito banaca seu texto, parabéns e obrigado ! Estou me programando para ir morar em Portugal no fim deste ano, vou com minha namorada. Aqui nós vendemos brigadeiros e está sendo uma ótima válvula de escape financeiramente. Quero vender meus doces ai também, embora meio receoso, estou confiante que irá dar certo.

    Boa sorte, abs.

  2. Oi! Estou gostando muito dos seus textos. Também sou dentista, moro em São Miguel do Gostoso, uma praia do RN. Tenho dois filhos e estamos pensando seriamente em mudarmos…será que você poderia me passar o teu e-mail…

Deixe um comentário

Por favor inclua o seu comentário
Por favor escreve o seu nome aqui

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.