BrasileirasPeloMundo.com
Portugal

Como comprar carro em Portugal

Como comprar carro em Portugal.

Acostumada a usar carro para tudo em Salvador, a possibilidade de usar transporte público com segurança me encantou. Com 6 linhas de metro e mais de 6 dezenas de linhas de autocarros (nossos ônibus), você poderá transitar no Porto dia e noite sem problema. Para quem mora em áreas de bom acesso desses transportes, é uma maravilha.

Mas se o transporte público funciona bem, por que estou escrevendo sobre compra de carros? Eu também me perguntei isso no meu retorno para o Porto em 2014. E após ter que sair de casa com o mínimo de 1 hora de antecedência para pegar autocarro e metro, eu e meu marido decidimos comprar um carro. Demorávamos entre 40min e 1h para chegar em lugares que de carro levaria 15 min. Isso porque na nossa rua o metro mais próximo fica a 1,8km e só há 3 autocarros disponíveis de dia e 1 noturno. E existem áreas na cidade que só passa 1 autocarro.

Leia também: tudo que você precisa saber para morar em Portugal

E fomos pesquisar que tipo de veículo comprar, onde comprar, seguros de automóvel, primeiro registo, transferência de veículo, empréstimos, leasing, renting, IUC, etc.

Primeiro carro – Seminovo
Quando decidimos comprar um carro, ouvimos maravilhas a respeito dos seminovos. Nos falaram que eram carros com excelente custo benefício. E realmente são. Existem muitos carros sendo anunciados, principalmente nos sites OLX e Stand Virtual. E foi lá que procuramos. Os anúncios que encontrará será de pessoas particulares (pessoa física) e de empresas. A diferença, é que a empresa te dará 1 ano de garantia do veículo, enquanto a particular não. Também encontrará veículos em locais físicos como concessionárias e revendedoras. Encontramos o nosso carro no site OLX de um vendedor particular.

Leia também: custo de vida em Lisboa

Foi um seminovo Xsara Picasso 2001 por 2.700€. Ele funcionou bem no primeiro ano. Mas quando o levamos para uma das revisões, o carro começou a dar problema atrás de problema. E isso consumiu muito tempo e dinheiro.

Um erro que cometi, foi comprar o meu primeiro carro sem antes solicitar a inspeção do mesmo por um mecânico de confiança. Se você for comprar de um vendedor particular, leve um mecânico junto. Geralmente o vendedor não se importa com essa inspeção. Se estiver na área do Porto e quiser uma indicação de mecânico, te indico o Manuel, muito honesto e competente. Caso queira o contato, deixe o pedido nos comentários que te envio o número dele. Essa inspeção não será necessária se comprar o carro em uma concessionária ou revendedora. Geralmente eles dão garantia de 1 ano. Mas antes de assinar o contrato, leia atentamente!

A transferência de documentação do carro ficou pronta em menos de 15 minutos. Foi bem simples e rápido. Nesse momento recebemos um comprovante que o carro está no nosso nome. O documento do carro ficou pronto em uma semana e foi entregue pelo CTT (nosso Correios) em minha casa.

Você só pode sair do local onde comprou o carro com o seguro realizado. Pode escolher entre pagamentos semestrais ou anuais. Meu seguro fiz online e com vencimento semestral. Assim que finalizei o pedido online, recebi um e-mail confirmando minha adesão. Dois dias depois recebi em minha casa o contrato e um boleto para pagar o semestre. Uma dica importante, nos seguros de carro de Portugal você terá que solicitar o seguro contra roubo, caso contrário não estará incluído na taxa. Isso também vale para quebra de vidros.

Leia também: como abrir conta bancária em Portugal

Segundo carro – Novo
O segundo encontramos em concessionárias. Ficamos na dúvida entre um 2008 da Peugeot a gasolina ou um 500X da Fiat a gasóleo (diesel). Um por crédito por reserva de propriedade e o outro por leasing. Difícil escolha.

Mas antes de chegarmos a esses dois, pesquisamos bastante. O atendimento em algumas concessionárias não é muito bom. Nossos consultores são bem mais preparados.

Alguns pedidos de financiamento foram negados, pelo fato de sermos brasileiros e acharem que podemos retornar para o Brasil a qualquer momento, sem pagar a dívida em questão. Mas também muitos financiamentos foram aprovados. Para que isso fosse possível, optamos em dar uma entrada e o carro que temos, o Xsara Picasso. E pudemos escolher! Mas o caminho tradicional é solicitar um fiador português.

 

Dicas!

Se você necessita de um carro e não tem capital para comprar a vista ou não tem interesse em comprar, existem várias opções para seu bolso.

Crédito
Para o financiamento do carro você poderá utilizar: o leasing, o ALD (Aluguer de Longa Duração) e o crédito com reserva de propriedade.

  1. Leasing
    O leasing é um aluguer de longa duração. As taxas são mais atrativas que a de um crédito. Você pagará uma taxa fixa e no final do contrato pode comprar o carro, mediante o pagamento de uma taxa maior que a das parcelas fixas, ou devolver o carro. Isso porque você tem intenção de comprar um carro, mas ele só passará para o seu nome quando pagar a última parcela, que será no final do contrato. A depender da empresa, poderá realizar amortizações sem penalizações.
  2. ALD
    Parecido com o leasing, o ALD é um aluguer de longa onde o cliente assina um contrato-promessa garantindo a compra do veículo no final do contrato.
  3. Crédito com reserva de propriedade
    É um crédito de automóvel normal, parecido com os créditos pessoais, podendo ter taxas fixas ou variáveis. O carro é financiado, mas ficará em seu nome. Algumas empresas dão a possibilidade de amortização (total ou parcial) sem penalizações, diminuindo os juros finais e a dívida. Porém, como a viatura será financiada, a instituição financeira que está emprestando o carro, fará uma reserva de propriedade em seu nome.

Renting
O renting é um aluguer operacional com todos os benefícios que pode necessitar para adquirir um carro. O contrato é baseado na quilometragem e no tempo limitado (podendo chegar até 5 anos). Nele estão incluídos todas as taxas e impostos, manutenção, além de um seguro do automóvel. No final do contrato a empresa te dará 3 opções: devolver o carro (com possibilidade de contratar um outro), prolongar o contrato ou comprar o carro.

Impostos
Além do financiamento, você deverá se preocupar com os impostos, caso não opte pelo renting. São dois impostos principais, o IUC (Imposto Único de Circulação) e o ISV (Imposto Sobre Veículo).

O IUC é referente a propriedade, o carro, e é pago anualmente (corresponde ao nosso IPVA). Ele é calculado de acordo com o tipo do carro. Se quiser simular quanto irá pagar, clique aqui. Já o ISV é pago uma única vez. Geralmente está embutido no valor de compra do carro. O valor pode variar de carros nacionais para carros importados e de carros mais poluentes para mais sustentáveis. Caso esse valor não esteja incluído no valor de venda ou revenda, simule o valor que irá pagar do ISV aqui.

Avaliação de carros novos e seminovos
Caso você tenha dúvidas sobre o valor que um carro está a venda ou do valor que avaliaram o seu carro usado, consulte no site de cotação KBB. Lá você encontrará informações incríveis!

Se tiver alguma dúvida, crítica ou sugestão, deixe comentários. Responderei o mais breve possível.

Se gostou do artigo, curta e compartilhe!

Leia também:  aplicativos para transferir dinheiro de Portugal

Related posts

Desafios de uma mãe em terras estrangeiras

Ana Tavela

Lugares para morar perto do Porto em Portugal

Tamyris Almeida

Cinco coisas que você DEVE saber antes de mudar de país

Lyria Reis

25 comentários

Cláudio Boudakian Novembro 28, 2017 at 9:49 am

Obrigado, nos ajudou muito com as informações.

Resposta
Susan Hodge Janeiro 7, 2018 at 11:27 pm

Olá Daniele,

Em março estamos indo morar no Porto e a compra de uma carro, está nos planos. Seu texto discorrendo sobre as diversas modalidade de compra/aluguer/ leasing etc e ainda a possibilidade de uma contato com um mecânico de confiança, superou minhas expectativas de encontrar todas estas respostas num só lugar. Portanto, queremos sim o telefone do Manuel, bem como o seu como dentista ( ou referendar alguém)!

Muito obrigada e abraços,
Susan e Rita

Resposta
Rod Mendes Janeiro 19, 2018 at 11:30 pm

Ola Daniele,

Parabens pela iniciativa em compartilhar informações conosco.
Estamos indo eu, esposa e filha de 14 tambem para o porto em meados de abril. Fui convidado por uma empresa de TI, e minha trabalha hoje como tecnica em higiene bucal aqui no brasil, e possui o c.r.o. Para que ela trabalhe em Portugal, ela deve fazer todo o curso novamente ou ha alguma outra possibilidade como em outras profissões?

Resposta
Mauricio Guimarães Fevereiro 6, 2018 at 7:55 am

Olá Daniele,

Excelente artigo. Estou me planejando ir para o Porto agora em Março e gostaria de lhe solicitar o contato do mecânico Manuel que você mencionou.
Muito obrigado pela ajuda e mais uma vez parabéns pelo artigo.

Mauricio

Resposta
Aline Fevereiro 6, 2018 at 11:36 am

Olá! Um turista pode financiar um automóvel?

Resposta
Mauricio Fevereiro 11, 2018 at 12:33 pm

Excelente texto Daniele. Muito esclarecedor!

Estou indo em março para Matosinhos e gostaria de receber o telefone do Sr. Manuel Mecânico!!!

Att,

Mauricio

Resposta
Rafaela Fischer Fevereiro 16, 2018 at 9:02 pm

Também gostaria de saber se turista pode financiar, ou tendi já Visto, ou somente com a AR?

Obrigada

Resposta
paccelli Junho 12, 2018 at 10:53 pm

por favor, me passa o telefone do manuel. abc

Resposta
Alexandre Julho 2, 2018 at 4:18 am

Olá Daniela tudo bem, meu nome é Alexandre.

Sou brasileiro com cidadania Italiana, em 2019 pretendo comprar uma autocaravana para viajar por Portugal e outros países.

Preciso de algumas informações sobre a compra da autocaravana.

Não tenho residência na europa, moro no Brasil.

Chegando ai, estarei hospedado em Hotel.

Quais os documentos necessários para comprar a autocaravana, pois não terei moradia em Portugal.

Pretendo chegar e em uma semana comprar e ir viajar.

Aguardo suas orientações.

Muito obrigado
Alexandre Cesar
41-988937667

Resposta
Angela Luz Novembro 20, 2018 at 12:25 am

Olá Alexandre, eu e meu marido tbm estamos pensando em comprar um motorhome em Portugal, vc já conseguiu as informações?

Resposta
Tom Agosto 11, 2018 at 5:55 pm

Olá! Sou turista em Lisboa. Posso comprar um carro aqui?

Resposta
Liliane Oliveira Agosto 11, 2018 at 11:49 pm

Olá Tom,
A Daniele Bacelar, infelizmente parou de colaborar conosco.
Obrigada,
Edição BPM

Resposta
Cleyton mello Agosto 18, 2018 at 2:38 pm

Boa tarde, gostei muito das informações.gostaria de saber em relação a documentos, o que e isigido, pra nos brasileiros?. Desde ja agradeço a atenção. Cleyton

Resposta
Liliane Oliveira Agosto 18, 2018 at 4:09 pm

Olá Cleyton,
A Daniele Bacelar, infelizmente parou de colaborar conosco.
Obrigada,
Edição BPM

Resposta
Vini Setembro 15, 2018 at 10:01 pm

Ola, poderia enviar o contato do Sr Manoel ? Obrigado

Resposta
Liliane Oliveira Setembro 16, 2018 at 1:08 pm

Olá Vini,
Não temos o contato do Sr. Manoel. Ele é um leitor que deixou um comentário no post.
Obrigada,
Edição BPM

Resposta
Milton Campanario Setembro 24, 2018 at 1:21 am

Muito bom o texto , so senti falta dos valores, taxas, prazo de parcelamento…. essas coisas…

Resposta
kleber sampaio Outubro 1, 2018 at 1:34 pm

Danielle, bom dia! Sou um apaixonado por viagem de moto, já viajei as américas na minha moto. Porém para a Europa, penso em comprar uma moto e depois vender, saberia me dizer, se por ser brasileiro e não morar em Portugal, consigo comprar uma moto a vista, somente com meu passaporte como documento? E para rodar no restante da Europa, é tranquilo? Pensei também em colocar a moto no nome de um primo que mora em Portugal, para já chegar e estar tudo pronto para eu começar a viagem, neste caso, tenho que ter alguma autorização dele registrada em cartório? ou è só eu estar com o documento d amoto e minha habilitação? obrigado

Resposta
Liliane Oliveira Outubro 2, 2018 at 2:07 pm

Olá Kleber,
A Daniele Bacelar, infelizmente parou de colaborar conosco.
Obrigada,
Edição BPM

Resposta
Carla Patrício Janeiro 25, 2019 at 10:43 am

Que 10 Daniele! Gostei bastante do seu relato. Aproveitando.. terias algum conhecimento na área de Psicologia aqui em Pt? Obgda desde já! Continuação de uma vida linda p vc e os seus. 😉

Resposta
Liliane Oliveira Janeiro 25, 2019 at 11:46 pm

Olá Carla,
A Daniele Bacelar, infelizmente parou de colaborar conosco.
Obrigada,
Edição BPM

Resposta
carolina Fevereiro 11, 2019 at 11:05 am

Bom dia, poderia me passar o contato do mecânico? Agradeço

Resposta
Liliane Oliveira Fevereiro 11, 2019 at 11:53 pm

Olá Carolina,
A Daniele Bacelar, infelizmente parou de colaborar conosco.
Obrigada,
Edição BPM

Resposta
Isabela dos Santos Aguiar Setembro 2, 2019 at 3:36 am

Ola estou interessada em comprar um carro em Porto, pode me passar o contato desse mecânico de confiança por favor?

Resposta
Liliane Oliveira Setembro 3, 2019 at 1:54 pm

Olá Isabela,
A Daniele Bacelar, infelizmente, parou de colaborar conosco.
Obrigada,
Edição BPM

Resposta

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Este site ou suas ferramentas de terceiros usam cookies Aceitar Consulte Mais Informação