BrasileirasPeloMundo.com
Turismo Pelo Mundo Vietnã

10 lugares para visitar no Vietnã

10 lugares para visitar no Vietnã.

Arrozais verdes, senhoras trabalhando nos campos com seus chapéus cônicos para se protegerem do sol, paisagens de montanhas cársticas, cavernas surpreendentes, cidades antigas imperiais. Estas são algumas das imagens que vêm à cabeça quando se pensa em Vietnã.

O Vietnã é um dos países mais populares para turismo no Sudeste Asiático. O país oferece de tudo um pouco: belezas naturais, cidades históricas, praias, visitas culturais.  De norte a sul, os costumes e o clima variam. É possível visitar muitas regiões o ano todo, enquanto em outras há fatores como o clima que podem fazer uma diferença. Por exemplo: no sul, a temporada de monções dura, geralmente, de maio a outubro, mas as chuvas podem se estender até dezembro.

1.Hanoi

Capital do país, Hanói é uma cidade com mais de mil anos de existência. As atrações desta capital antiga incluem  templos antigos, prédios coloniais bem preservados , museus, o seu famoso bairro antigo com suas ruelas. Dentre os templos mais visitados estão o Perfume Pagoda, um complexo de templos do século XV, o templo da Literatura, um templo com uma história tão antiga como a cidade, quase destruído durante a guerra.

Não se pode deixar de visitar o bairro antigo de Hanói, onde se pode observar a vida local, os vendedores de rua, as ruas estreitas, as feiras locais. O lago Hoam Kiem é também um lugar popular entre moradores e turistas. Quem quiser um tour um pouco diferente pode optar por um Foodie Tour em Vespa pela cidade. Com um guia, que também guiará a Vespa, o visitante pode experimentar comida local.

Bairro antigo de Hanoi. Fonte: Pixabay.

2. Baía de Ha Long ou de Lan Ha

A Baía de Halong é, sem dúvida, a atração mais conhecida do Vietnã mundialmente. Com suas formações de montanha cárstica, a baía encanta os visitantes com sua beleza. No entanto, é um passeio bastante turístico, já que há centenas de barcos operando nesta região.  Uma opção é a baía de Lan Ha, que proporciona praticamente as mesmas paisagens, mas com menos barcos e, por isso, menos turistas.

Bahia de Lan Ha. Fonte: arquivo pessoal.

3.Sa Pa

Foi estabelecida como uma estação dos franceses na era colonial, em 1922, e hoje é um centro turístico. Abriga a montanha mais alta do país, o Fan Si Pan (3143 metros acima do nível do mar), é uma região cercada de arrozais e vales.  Ali vivem muitas minorias étnicas, como H´Mong, Dao, Dai.  Uma opção para quem quiser adicionar trekking em sua visita ao Vietnã, Sa Pa oferece lindas paisagens verdes e a possibilidade de contato com as tribos locais.

Terraços de arrozais em Sapa. Fonte: Konstantin Krismer, Wikimedia Commons, https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Terraced_fields_Sa_Pa_Vietnam.JPG

4.Parque Nacional Phong Nha-Kẻ Bàng

Este parque nacional é patrimônio tombado pela Unesco. Fica localizado no norte, a 500 km da capital Hanói.  O parque abriga as mais antigas montanhas cársticas da Ásia, formadas a aproximadamente 400 milhões de anos atrás. Também é famoso por suas centenas de cavernas, que inclui a maior caverna do mundo: Hang Son Doong.  As acomodações mais próximas ficam na cidade de Son Trach.

 

Caverna Hang Thien Duong, parque nacional Phon Nha Ke Bang. Fonte: Edgardo W. Olivera, Flickr: https://www.flickr.com/photos/ewolivera/36277324796

5.Da Lat

Da Lat fica localizada nos planaltos centrais do Vietnã a 1500 metros acima do nível do mar. Oferece um clima mais ameno do que em outras regiões do país. Entre outras atrações de Da Lat estão lugares históricos, templos budistas, florestas verdes e também vilarejos de minorias étnicas. Também é conhecida pelas fazendas de legumes, frutas e também plantações de flores.

Leia também: Ponte Cầu Vàng, a famosa ponte das mãos no Vietnã: vale a pena visitar?

Paisagem de Dalat. Fonte: Pixabay.

6. Hue

Hue é a antiga capital da dinastia Nguyen, de 1802 a 1045.  Cercada pelo rio Perfume, as principais atrações são a Cidadela Imperial, seus palácios , a Cidade Proibida Púrpura, que foi o lar do imperador.

Cidadela de Hue. Fonte: Pixabay.

7. Hoi An

Uma encantadora cidade histórica localizada na parte central do Vietnã.  A cidade é patrimônio tombado pela Unesco, seu centro histórico é muito bem preservado. Hoi An foi um porto muito importante durante os séculos XV a XIX. O centro antigo abriga a famosa ponte coberta japonesa (construída no século XVII). Além disso, caminhar pelas ruas antigas permite admirar as fachadas das casas históricas. Há passeios pelo rio Thu Bon. Hoi An tem também uma praia e há muitos vilarejos ao redor da cidade, os tours de bicicleta são muito populares.

Hoi An. Fonte: arquivo pessoal.

8.Ho Chi Minh City

É o centro econômico do Vietnã. É uma cidade grande, vibrante, que oferece várias opções de visitas, compras. Desde Ho Chi Minh City saem excursões ao Delta do rio Mekong. Um tour clássico pela cidade inclui o Palácio da Reunificação – que testemunhou o fim da guerra do Vietnã em 1975, quando o exército do norte chegou destruindo seus portões – o famoso correio central, que fica ao lado da Catedral de Notre Dame. Muitas pessoas visitam o Museu de Vestígios da guerra, localizado no centro da cidade. É possível também fazer um tour de meio dia aos famoso túneis de Củ Chi, uma rede de túneis subterrâneos usados por soldados  Viet Congs durante a guerra.

Ho Chi Minh City, vista do prédio Bitexco Tower. Fonte: arquivo pessoal.

 

Leia também:  10 hábitos vietnamitas

9.Delta do rio Mekong

É uma região que compreende várias províncias ao longo do famoso rio Mekong, o rio mais importante do Sudeste Asiático. No Vietnã, o Delta fica localizado no sul do país. Turistas gostam de visitar o Delta para ver a forma de vida local, passear em um típico barco sampan pelos canais naturais. Os lugares mais visitados são Mỹ Tho, onde os turistas podem visitar mercados locais, fazer passeios pelos canais da região, e Cần Thơ , que é a maior cidade do Delta e abriga o mercado flutuante de Cai Rang. Ainda no Delta se encontra a Reserva de Cần Giờ com seus manguezais. É uma biosfera muito importante e a reserva também está na lista da Unesco devido ao manguezal e ecossistema de pântano.

Delta do rio Mekong. Fonte: arquivo pessoal.

10. Nha Trang

A praia mais famosa do Vietnã, situada na região central. A cidade é conhecida por suas praias, oferece também possibilidade para mergulho, tornou-se um destino popular de praia no Vietnã e tem um número crescente de expatriados, principalmente russos.

Praia de Nha Trang. Fonte: Pixabay.

Related posts

Um emocionante passeio pelos principais vulcões no Japão

Ana Paula Ramos

Por que visitar o Vêneto?

Ana Patricia da Silva

Campos de lavanda na Espanha

Camile Wyatt

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Este site ou suas ferramentas de terceiros usam cookies Aceitar Consulte Mais Informação