BrasileirasPeloMundo.com
10 Motivos Inglaterra

10 motivos para você frequentar os pubs de Londres

10 motivos para você frequentar os pubs de Londres.

Onde quer que você vá em Londres, estará cercado de pubs, lugar onde os ingleses se sentem quase tão à vontade quanto em casa. Segundo um censo de 2018 da prefeitura, são em torno de 3.500 na cidade. O nome “pub” foi criado no Reino Unido e vem da abreviação de “public house”, pois era onde a comunidade local e os intelectuais se encontravam para se divertir e falar de política, literatura e o que mais uma boa dose de bebida os deixava animados para discutir. Porém, a origem dos pubs está ligada à época da chegada do Império Romano na região, no século I, quando funcionavam como “tavernas” para os viajantes à procura de um lugar para descansarem e tomarem uma bebida.

A cerveja era a bebida oferecida nesta época e ainda é a principal nos pubs, que a servem em canecas com doses de aproximadamente meio litro, o famoso “pint” – unidade de medida que começou nos pubs e é usada comumente para qualquer bebida hoje em dia, na Inglaterra. A embalagem de meio litro de leite, no supermercado, por exemplo, é “a pint of milk”, e 250 ml é “half pint”. Mesmo que você não seja fã de bebida alcoólica, aqui estão meus 10 motivos para te convencer a frequentar os pubs de Londres:

Leia também: Dicas para as longas noites de inverno na Inglaterra

1. Se encantar pela decoração e histórias do lugar

Esta é uma das principais diferenças entre um pub e um bar. O pub é aconchegante, com sofás e mobiliário informal que parece a sala da casa de alguém. E como os ingleses não são de convidar gente para frequentar a casa deles, o pub cumpre mesmo esse papel de extensão da casa. A iluminação das mesas são, normalmente, velas ou abajures, e a decoração é caprichada, com as paredes cheias de história em fotos, pôsteres e objetos rigorosamente selecionados para estarem ali. Muitos pubs têm mais de 100 anos de funcionamento e colecionam memórias que contam a história da comunidade local e da própria Inglaterra.

2. Conhecer gente

O ambiente informal ajuda a puxar papo, se você quer conhecer gente e gastar o seu inglês. As bebidas são pedidas e pagas no balcão, há sempre mesas grandes “comunitárias”, para serem divididas com outras pessoas, e muita gente gosta mesmo é de ficar em pé, no balcão ou entre as mesas. Se o pub tem uma área aberta, com certeza terá gente de pé do lado de fora, faça frio ou faça sol. Além disso, a maioria dos pubs não tem cardápio de bebida, o que pode ser uma boa desculpa para pedir opinião de drinks para o barman ou para quem está próximo ao balcão.

Decoração aconchegante e pedidos no bar: características dos pubs de Londres. Foto: Arquivo pessoal.

3. Se divertir com os jogos de mesa

Jenga, dama, xadrez, dominó ou jogos de mesa como “Banco Imobiliário” fazem parte da oferta de entretenimento dos pubs. Basta escolher um canto com os amigos e selecionar um jogo para garantir a diversão da noite. Com família e crianças também é uma ótima pedida, o que nos leva ao próximo item.

4. Levar a família, as crianças e até o cachorro

Acredite ou não, os pubs também são um ambiente familiar, principalmente durante o dia! Mais uma prova de que é um local democrático e comunitário, como um clube frequentado pelos moradores da região. Enquanto famílias com crianças almoçam numa mesa, há um senhor lendo um jornal em outra, amigas com roupa de academia em um canto e um jovem que parou para tomar uma cerveja depois de passear com seu cachorro. Muitos pubs têm cardápio de crianças, com giz de cera e desenho para colorir, ração e água para os cachorros na entrada e jornais do dia disponíveis para leitura.

5. Assistir a jogos de futebol ou rúgbi

Se reunir com os amigos para assistir a um jogo em um bar não é novidade para nós, brasileiros. Mas, assim como no nosso país, assisti-los em um pub é tão divertido quanto ir ao estádio. Portanto, se estiver por aqui quando passar um jogo da seleção da Inglaterra ou um clássico do campeonato inglês, não perca a chance de ver de perto a paixão que os ingleses têm pelo futebol ou pelo rúgbi. Jogos de tênis também são muito populares, principalmente na época do Torneio de Wimbledon, mas, pelo perfil do esporte, não tem o mesmo barulho de uma torcida dos outros dois.

Leia também: Tudo que você precisa saber para morar na Inglaterra

6. Participar de um “Pub-Quiz”

Essa foi, sem dúvida, a minha melhor experiência em um pub de Londres. Imagine um bando de marmanjos, de várias idades diferentes, competindo para ver qual é a mesa vencedora em um quiz de conhecimentos gerais? Achei essa invenção sensacional, só depois descobri que é uma tradição dos pubs ingleses desde alguns séculos! Tem pergunta sobre música, economia, ciências, filmes, política, arte e até campanhas publicitárias. Normalmente o pub tem um dia definido para a brincadeira, como “toda terça” ou “a primeira quinta do mês”. Tem gente que monta um time e é cadeira cativa, mas também vale a regra de dividir mesas e jogar com quem você acabou de conhecer. Garantia de gargalhadas na sua noite.

7. Experimentar o “barbecue” dos ingleses no verão

Se o pub já é divertido no inverno, imagine com uma temperatura acima de 20 graus! É só o calor firmar na terrinha fria que o pub inaugura seu cardápio especial de churrasco (barbecue), quando possui uma área aberta. O “churrasqueiro” fica com sua grelha do lado de fora, onde faz hambúrgueres, cachorros-quentes, linguiças e outros sanduíches, que serve ali mesmo. O cheirinho chamativo do churrasco é sentido de longe e vira a sensação do pub na época de calor.

8. Reservar uma mesa no jardim

Alguns pubs tem uma surpresa a mais no fundo da sua planta: um jardim cheio de verde, mesas com guarda-sol no verão (ou aquecedores no inverno) e uma decoração charmosa, com gazebos, sofás ou redes para deixar o ambiente parecido com o jardim de uma casa de verdade. Um encanto! Quando encontrar um assim, não hesite em reservar uma mesa, até porque são as preferidas do local.

9. Provar o “Sunday Roast”

O “Sunday Roast” é um assado de carne de boi ou porco, com legumes e molho “gravy”, à base do suco da própria carne. Como o próprio nome diz, é servido aos domingos, pois o prato faz parte do cardápio tradicional que as famílias inglesas fazem quando se reúnem neste dia. Na minha opinião e de muitos, é o melhor que a Inglaterra tem em sua culinária, apesar de não ter tanta popularidade quanto o “Fish and Chips”. É saboroso, muito bem elaborado e mais saudável do que toda a fritura que o peixinho famoso tem.

10. Sentir-se como um inglês

Se você escolher umas duas ou três experiências desta lista, já vai começar a se sentir um inglês, principalmente se frequentar o mesmo pub. Vai cumprimentar o garçom quando chegar, escolher o seu lugar de sempre, ir direto garantir o seu jornal ou jogo de mesa preferido e encontrar caras conhecidas.

Vale acrescentar que o cardápio de comidas e bebidas também é democrático e tem de tudo: bebidas não alcoólicas, pratos veganos, saladas e até massas – assim como no entretenimento: alguns pubs tem música ao vivo, outros tem mesa de sinuca ou totó. Diversão, drinks e gastronomia para todos os gostos!

Minha última dica é pedir a porção de batata doce frita (sweet potato fries): comidinha de “buteco” que, como uma boa mineira, já elegi como minha favorita para noites (ou almoços) no pub! Cheers!

Related posts

10 motivos para morar na Finlândia

Maila-Kaarina Rantanen

10 motivos para morar em Turim, na Itália

Camila Franzoni

A realidade da vida em Londres

Nathália Braga Bannister

2 comentários

Lea Mello Silva Dezembro 19, 2019 at 7:38 pm

Paula

que texto ótimo sobre os pubs
Adorei conhecer e saber por uma (londrina de passagem) como frequentar um pub
Parece ser muito acolhedor e divertido
A cada comentário seu eu vou imaginando como é viver aí
Parabéns pela ótima crônica é um abraço carinhoso Léa

Resposta
Cláudia Almeida Janeiro 10, 2020 at 1:59 am

Adorei!
Meu preferido no pub é o número 1, as decorações que nos fazem sentir em casa. E, claro, experimentar várias cervejas diferentes.

Resposta

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Este site ou suas ferramentas de terceiros usam cookies Aceitar Consulte Mais Informação