BrasileirasPeloMundo.com
5 Motivos Espanha

5 qualidades brasileiras que encantam

qualidades brasileiras

Neste artigo abordo um tema que agrada às pessoas em geral: ver suas qualidades serem reconhecidas. Aqui trato de 5 qualidades brasileiras que encantam aos espanhóis e europeus em geral.

Evidentemente, há várias outras qualidades admiráveis nos brasileiros, como a sensibilidade diante de situações difíceis, o fato de serem reconhecidos como trabalhadores incansáveis, a fala agradável trazida pela sonoridade leve e sensual do português brasileiro, dentre outras.

Porém, aqui ficarão elencadas apenas cinco dessas qualidades notórias e que se relacionam entre si. E, acredite: fazem mesmo muito sucesso.

Igualmente, todas essas qualidades são também admiradas em qualquer parte do mundo, mas por razões particulares se destacam bastante na Europa.

Afinal, viver em uma cidade tão cosmopolita como Barcelona, que recebe e integra tantas diferentes culturas me traz o privilégio de conviver com diferentes pontos de vista e modos de vida. Assim, também passei a observar mais de perto as qualidades brasileiras e o efeito que elas ocasionam nessas pessoas.

Claro está que, assim como toda generalização, haverão pessoas muito distintas dos perfis aqui apresentados. Por outro lado, a intenção nesta ocasião é colocar minhas impressões sobre a percepção generalista que se têm de nós brasileiros e de nossa cultura.

Leia também: A felicidade de um amor estrangeiro

5 qualidades brasileiras que encantam: Generosidade

Sim, queridas(os), nossa generosidade é admirada. E é admirável que num mundo competitivo e no qual valemos pelo que temos, haja gente que goste de presentear. Presentear pelo simples desejo de ver outra pessoa contente, nada mais.

Eu sou generosa. Daquelas de raiz mesmo. Não sou a madre Tereza, mas estou bem mais próxima dela que um típico europeu. Porém, deixei a generosidade mais restrita a meu âmbito intimo.

Ou seja, participam dela apenas família e amigos muito próximos. E é assim por dois motivos: para deixar de ganhar aqueles olhares estranhos de espanto de quem não está acostumado a ganhar algo. Ainda que esse algo seja apenas um marcador de página durante uma aula importante.

E também para evitar os oportunistas. Esses vampirinhos têm aos montes e a grande maioria infelizmente, são meus próprios conterrâneos. Coisas da cultura brasileira, que assim como forma os generosos, forma também os parasitas.

5 qualidades brasileiras que encantam: Simpatia

A simpatia brasileira já é bastante reconhecida internacionalmente. E tanto que cada brasileiro sabe que é tido e havido como simpático. Claro que nós sabemos, (e como!) que temos muitos antipáticos também e nossa terrinha. Mas o fato é que, na maioria dos casos, nossa simpatia transborda.

E mesmo o mais antipático dos brasileiros é percebido como boa-praça diante da sisudez europeia. O tópico que vem a seguir está intimamente relacionado a este, por isso continuo ali o assunto e as cautelas que se pode ter com a finalidade de prevenir problemas.

5 qualidades brasileiras que encantam: Alegria

Agora chegou a hora da alegria. Esta que é outra das mais famosas qualidades brasileiras. De certa forma, se confunde um pouco com a anterior, justamente por estarem tão intimamente relacionadas.

A alegria da corpo e vivacidade à simpatia. Assim que a simpatia, quando é natural e tem o respaldo da alegria verdadeira, traz um brilho que nos faz destacar muito. E num mundo como o nosso, convenhamos: simpatia é quase amor.

Todo gringo que se preze conhece nossa fama de “solares”. Claro, nós da terra da bananeira trazemos o brilho do sol para as relações. Temos uma positividade rara, e mesmo quando os problemas apertam, temos um sorriso generoso para quem precisa.

E podemos rir e dançar sem necessitar de um certo teor etílico para isso. Algo que para um nórdico é quase um sonho.

As vezes damos a impressão de que não passamos por problemas. Porque sempre que nos perguntam: Como vai? Nossa resposta tende a ser que “vamos bem, obrigada por perguntar”. Bem diferente de: “não tão mal”, ou “vamos indo” que nos habituamos a receber dos estrangeiros. E isso no melhor dos casos.

A primeira vista tudo beleza. Mas existe um “porém”: a alegria pode ser vista como falta de objetividade, ou até mesmo falta de conteúdo. Claro, isso é ridículo, eu sei. E assim como a simpatia, que sabemos que pode e muitas vezes é mal interpretada, a alegria também sofre deste mal.

Eu já vim “vacinada” quanto a estes termos, e recomendo o mesmo a quem vier. Deixemos os sorrisos e as brincadeiras para os momentos e as pessoas mais íntimas. Afinal, um bocadinho de austeridade faz com que a positividade expressa por nossas qualidades tenha ainda mais destaque no seu devido momento.

Leia também: Tudo que você precisa saber para morar na Espanha

5 qualidades brasileiras que encantam: Carinho

Outra qualidade muito intimamente relacionada as anteriores: o carinho. Esta geralmente está restrita ao âmbito mais privado. Mas nem por isso deixa de ser manifesta e notória.

Eu sou muito carinhosa. E as pessoas mais próximas sabem bem disso. E quem vê o cuidado e o carinho que tenho para com meu marido, por exemplo, se admira. E não dificilmente escuto que querem encontrar carinho e doçura em seus pares. Mas o fato é que os europeus, de modo geral, não tão afáveis nem carinhosos, salvo as exceções para confirmar a regra.

Por outro lado, e observando com otimismo, europeus tentam compensar sua falta de carinho com educação e consideração. Dois pontos positivos e importantes, e que as vezes faltam, e fazem muita falta nos brasileiros. Assim, doamos o que temos de melhor e absorvemos o melhor dos outros. Se encontramos a medida ideal, essa mescla fica um espetáculo.

Bons anfitrioes
Fonte: Pixabay.com

5 qualidades brasileiras que encantam: Bons anfitriões

E aqui vai a última qualidade elencada hoje. Também relacionada às anteriores, é uma daquelas pelas quais somos famosos mundialmente.

Definitivamente, não é nada difícil que as pessoas se sintam muito bem e a vontade em nossas presenças. Sabemos servir e conviver, e para nos isso é um gosto. Dessa forma, está relacionado à generosidade, mas tem muito de alegria, simpatia e carinho nessa qualidade máster que é ser um bom anfitrião.

Além de bom gosto e refinamento, que quando vem junto no pacote, fazem dele os mais memoráveis dos bons momentos da galera. E para esta qualidade, não vejo motivos para os “senões”. Essa pode vir sempre que mandar o coração.

E você, tem alguma dessas qualidades? É reconhecido por elas dentro ou fora do Brasil? Deixa aqui nos comentários!

Um abraço, e até breve!

Related posts

Visto de estudante na Espanha

Daiane Antunes

O que mudou depois que eu mudei de país

Gleice Garcia Santiago

Cinco coisas que eu levaria da Polônia para o Brasil

Vivian Kulpa

2 comentários

Gisele Março 22, 2019 at 5:47 pm

Que legal este texto! De certa forma somos de “dar inveja” aos europeus em relação a nossa “solaridade”, rs. Aqui na Itália um senhor em uma floricultura, e minha pro de yoga dizem que sou uma pessoa solar. Adoro!

Resposta
Lisa Marie Afonso Abril 10, 2019 at 4:09 pm

É verdade, Gisele! É muito bom ter nossas qualidades reconhecidas, é sempre inspiraçao e força para o nosso caminho, nao é mesmo? Um abraço!

Resposta

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Este site ou suas ferramentas de terceiros usam cookies Aceitar Consulte Mais Informação