BrasileirasPeloMundo.com
Curiosidades Pelo Mundo Polônia

O que é imieniny e como encontrar o seu

O que é imieniny e como encontrar o seu!

O “Dia de Nome” ou formalmente conhecido como onomástico é uma tradição originária da Europa. O conceito é bem simples: cada dia do ano é atribuído a um ou um conjunto de nomes. O dia do ano em que for comemorado o seu nome, é o seu “Dia de Nome”.

Inicialmente baseada em costumes religiosos, a tradição é amplamente difundida em diversos países europeus e é muito comum na Polônia. Dependendo do país, o calendário de nomes pode variar e conta com diversas fontes. Podem ser calendários das festas celebratórias aos santos católicos, os patronos da Igreja Ortodoxa ou costumes pagãos de honrarias às suas divindades. Podem também ser ligados a nomes que se referem às estações do ano.

Na Polônia, é tão popular que é possível ver os nomes do ‘Dia de Nome’ em jornais impressos, em chamadas no transporte público, vinhetas de anúncios na rua e, principalmente, em floriculturas e lojas de presentes.

Como é conhecido

Na Polônia, o “Dia de Nome” leva o nome de imieniny, com aspectos muito parecidas em outros países de língua eslava como jmeniny ou svátek na Chéquia (República Tcheca), meniny na Eslováquia, névnap na Hungria e день ангела na Ucrânia.

Nos países escandinavos, germânicos e bálticos, é conhecido como Namenstag na Alemanha, navnedag na Dinamarca, nimipäivä na Finlândia, namnsdag na Suécia, vārda dienas na Letônia, ou navnedager na Noruega.

Já em países de língua latina ou fortemente católicos, pode ser encontrado como onomástico ou día de santo na Espanha, fête du prénom na França, onomastico na Itália, onomastica na Romênia ou simplesmente name day como é conhecido na Irlanda.

Em comparação, nos países mediterrâneos ou com forte influência ortodoxa cristã, como Grécia e Chipre, é conhecido como ονομαστική εορτή ou onomastikē eortē, ou именины (imeniny) na Rússia. Para ilustrar o quão importante era a data na Rússia, a família imperial russa celebrava rigorosamente o “Dia de Nome” da realeza, com presentes em formas de joias feitas com diamantes ou pérolas.

Por fim, na Macedônia do Norte é conhecido como именден ou imenden, e conectado à cultura dos balcãs, como o имени дни (literalmente “Dia de Nome”) na Bulgária, imendan na Croácia e curiosamente chamado de god na Eslovênia.

Leia também: Divórcio, visto e guarda dos filhos na Polônia

Além disso, versões regionais em outros países europeus também existem, mas seguem, em geral, as nomenclaturas acima. Curiosamente, a tradição não é tão presente em Portugal, o que também pode justificar a ausência do “Dia de Nome” na cultura brasileira.

Um pouco de história

O acesso a calendários oficiais era extremamente raro para a população em geral, e não haviam registros civis públicos que se preocupavam com quem não fazia parte da nobreza ou alto clero. Como resultado, especula-se que o costume, que é anterior aos tempos medievais, é uma forma simplificada de se marcar a celebração de mais um ano de vida.

Foto: Pixabay.com

 

 

 

 

 

 

Em muitos locais, com o advento dos registros civis oficiais de nascimento e a difusão de calendários anuais, a tradição do “Dia de Nome” foi substituída pela comemoração de aniversários. Em outras localidades, o aniversário o “Dia de Nome” passou a ser dois eventos independentes – e duas possibilidades de comemoração da passagem do tempo.

Leia também: Tudo que você precisa saber para morar na Polônia

É comum que as gerações mais velhas sejam mais atentas e deem mais atenção à comemoração do “Dia de Nome” do que as gerações mais novas. Muitas vezes, cidadãos e cidadãs sêniores passam apenas a comemorar o “Dia de Nome” em detrimento a aniversários. Assim, é possível dividir a data com familiares e amigos que tenham o mesmo nome.

Como funciona

Na Polônia, o “Dia de Nome” segue basicamente o calendário cristão, com algumas adições modernas.

Você pode descobrir seu “Dia de Nome” e participar da tradição. Acesse esse link para encontrar o seu dia. Como não há um calendário único, as datas podem variar dependendo da fonte.

Caso o seu nome seja bem criativo ou original, a dica é procurar pela versão polonesa antes de procurar o “Dia de Nome”.

Existem nomes que aparecem diversas vezes ao ano no calendário do “Dia de Nome”. Como explicado no perfil Descobrindo Varsóvia, isso ocorre “porque existem vários santos e santas com esses nomes, então cada dia corresponde a um deles especificamente.”.

Nesse sentido, caso um nome possua vários “Dia de Nome”, a tradição é encontrar a data mais próxima após o dia do nascimento. Por exemplo, uma pessoa chamada Agata, nascida no dia 12 de maio, terá o “Dia de Nome” em 5 de julho.

A autora desse artigo celebra seu “Dia de Nome” no dia 23 de setembro, seguindo o calendário oficial polonês de imieniny.

Quer saber mais sobre o BPM? Siga-nos também no Instagram e no Facebook

Related posts

Características culturais dos espanhóis

Lisa Marie Afonso

África do Sul, um país com 11 línguas oficiais

Michelle Braga

Como alugar apartamento em Cracóvia

Juliana Cavalher

1 comentário

Rafael Lucas Agosto 31, 2021 at 12:41 pm

Os artigos desse blog são maravilhosos, parabéns!

Sempre aprendendo com cada postagem.

Resposta

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Este site ou suas ferramentas de terceiros usam cookies Aceitar Consulte Mais Informação