BrasileirasPeloMundo.com
Portugal

5 qualidades de Portugal que encantam os brasileiros

5 qualidades de Portugal que encantam os brasileiros.

A frase não é mais “o que a baiana tem”, a pergunta que não quer calar é: o que Portugal tem que encanta os brasileiros? Aqui no Porto onde eu moro, é só passear um pouquinho pelas ruas que há sotaque de nossos compatriotas pela rua.

Mas você sabe por que tantos brasileiros tem vindo para Portugal?  Já sabemos que nosso país está com muitos problemas econômicos e de corrupção, mas será que isso seria suficiente para afastar tanta gente de seus lares, parentes e amigos? E o que será que Portugal tem que faz com que tantos estrangeiros, principalmente os vindos do Brasil sintam-se em casa? Por que muitos brasileiros fazem a escolha de chamar essa terra de “sua”?

Para responder essas questões, eu pontuei 5 pontos significantes, que todo brasileiro que mora em Portugal coloca como peça fundamental para ter arrumado as malas e vindo para o o outro lado atlântico. Vamos lá?

5 –  Transporte público – Sabemos que um transporte público de qualidade faz toda a diferença na nossa vida. E isso você encontra em Portugal. Eu moro no Porto, por isso vou me focar mais nele. A cidade do Porto é pequena e isso facilita muito as coisas. Só para você ter uma ideia, o metrô do Porto tem apenas 15 anos, um metrô novo, com estações que vão desde o centro do Porto até regiões um pouco mais distantes. Os ônibus tem horários programados e normalmente passam na hora, quando não atrasam poucos minutos. Os trens levam às estações mais longe, mas por fim, o transporte público funciona muito bem. Lógico, que se você parar para conversar com um português, ele irá fazer inúmeras críticas, mas pra gente que vem de um transporte público caótico que só beneficia os donos das empresas, Portugal é um luxo à parte!

4 – Temperaturas agradáveis – Se formos comparar com outros países da Europa, Portugal ganha de longe! O país tem um dos melhores climas da Europa! Logicamente, pra gente que sai do Rio de Janeiro com uma sensação térmica de 46 graus na sombra, chegar aqui em dezembro e pegar uns 2 graus pela manhã é de assustar. Mas mesmo assim, nada se compara as temperaturas da Finlândia, por exemplo! As temperaturas mais desagradáveis, na minha opinião, estão entre os meses de dezembro – janeiro. Porém, se for uma época chuvosa, a temperatura ainda aumenta um pouquinho, deixando uma sensação um pouco melhor.

Leia também: expressões portuguesas para você aprender

3 – Língua portuguesa – Apesar dos portugueses brincarem que nós falamos “brasileiro” e eles “português”, podemos dizer que todos falamos a mesma língua! A língua Portuguesa ajuda muito na hora dos brasileiros escolherem morar em Portugal. Além disso, se você parar para pensar, qualquer mudança já é difícil, como mudar de casa ou de Estado, mas mudar de País, não tem nem comparação. Sempre há dúvidas, medos, angústia, saudade dos parentes e dos amigos, mas se tudo isso se juntar a uma língua que você não sabe perfeitamente, é um problema ainda maior. Aqui não, isso não se torna um problema. Quer dizer, no início, para nós brasileiros é muito difícil entender o que os portugueses falam (já comentei um pouco disso aqui). Falamos a mesma língua, mas ao mesmo tempo diferente.  No meu trabalho, muitas vezes já comentei com meus colegas, que se eles contassem um segredo um para o outro em voz alta ali do meu lado, eu não era capaz de entender uma palavra estando entretida no trabalho. Hoje logicamente, não há mais esse problema.

2 – Custo de Vida – Eu já falei do custo de vida neste post aqui. No Brasil pagamos por tudo e muito. Temos os impostos que saem dos nossos salários para escolas, saúde pública, melhorias nisso e naquilo, entretanto não vemos retorno de nada disso. Mas, para nós brasileiros que saímos desses caos, o custo de vida em Portugal é muito em conta. Para você ter uma ideia, a maioria das crianças estuda em escolas públicas e boas; além disso, a sistema de saúde público funciona e você pode saber um pouco mais dele aqui. O valor dos alimentos também é baixo quando comparamos aos valores pagos no Brasil. Além dos supermercados apresentarem as “marcas brancas”, que são as marcas do próprio mercado, bem mais baratas mas que não deixam nada a desejar as grandes marcas.

Leia também: tudo que você precisa saber para morar em Portugal

1 – Violência  – O que mais afasta os brasileiros do País é a insegurança.  E se você comentar com um português um evento o outro do Rio de Janeiro, por exemplo, as pessoas ficam abismadas. Muitos colegas meus me perguntam “como vocês conseguem viver assim?” ou ” como assim com uma arma na mão?”. Pois bem, aqui no Porto, só para você ter uma ideia, saio do curso que faço à noite, em um local ermo, ando uns 10-15 minutos tranquilamente até meu ponto de ônibus e nada acontece. No início era difícil não sair correndo pela rua, ou olhar de um lado ao outro, mas meus próprios colegas falavam “não precisas disso, aqui nada se passa”, e é verdade. Para mim, esse é o ponto fundamental de viver em Portugal, poder ir e vir sem medo de assaltos; pegar um ônibus e poder sentar na janela e usufruir da paisagem sem medos, caminhar na rua tranquilamente, com celular na mão, notebook na mochila e saber que chegarei sã e salva em casa, como deveria ser em qualquer lugar do mundo!

Leia também: custo de vida em Lisboa

Por fim, poderia deixar mais um ponto, que nem tudo são flores. Hoje muitos brasileiros vem a Portugal em busca de um Eldorado, entretanto os empregos são escassos e o nível de qualificação para os empregos, cada vez maior.

Venha conhecer Portugal e depois faça seus comentários aqui!

Related posts

Roteiro para conhecer Cascais

Analu Tavela

Da Romênia para Portugal – Adaptação em um novo país

Cristina Hélcias

25 de Abril e a Revolução dos Cravos em Portugal

Juliana Marra

1 comentário

Silvia Bronski Agosto 26, 2018 at 8:08 am

Também já morei em Portugal, em Lisboa, e de acordo com a minha experiência lá, posso dizer que os portugueses jamais brincam quando dizem que falamos “brasileiro”, até muito pelo contrário, eles o dizem com bastante seriedade. E se você insistir na discordância, pode desistir que eles não arredam o pé, falamos “brasileiro” e pronto! E só pra constar como registro, apesar de ser branca, educada e de classe média, como brasileira fui muitas vezes tratada com ostensivo preconceito. Bastava abrir a boca e eles notarem o meu sotaque brasileiro e pronto, lá vinha uma resposta qualquer cortante. Prometí a mim mesma que jamais voltaria a pisar na “terrinha”, e assim tem sido desde então e sempre será.

Resposta

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Este site ou suas ferramentas de terceiros usam cookies Aceitar Consulte Mais Informação