BrasileirasPeloMundo.com
Alemanha

A Alemanha é o lugar certo para você?

País de muita história, a Alemanha é o sonho para muitos brasileiros. Mas o que se sabe além das salsichas, batatas, chucrute, calças de couro e Oktoberfest? Há também muitos brasileiros infelizes por aqui. Portanto, é muito importante fazer uma lista de prós e contras ao se mudar para o exterior. É necessário analisar bem os contras para entender se são temas pesados para seu futuro. Como descobrir se a Alemanha é o lugar certo para você?

Antes de se mudar de país, o ideal é que se faça pelo menos uma vista de alguns dias ou semanas. Lembre-se de que a sua visão será turística, não sendo a mesma realidade que irá encarar ao se mudar de mala e cuia.

Na Alemanha, as pessoas são mais fechadas, porém costumam ser educadas e têm bom humor. Nessa parte, sempre haverá uma discussão. Os alemães têm sim bom humor, mas diferente do nosso. Eles gostam de ajudar as pessoas mais próximas. Por exemplo, os amigos participam ativamente em uma mudança de casa, ajudando a transportar os móveis.

É mais difícil fazer amizades com alemães. Acho que estamos acostumados a dizer que quase qualquer conhecido é amigo. Aqui essa separação é bem definida. Eles usam muito a palavra “conhecido” ao se referir a alguém. “Ela é minha conhecida.” Nas relações de trabalho, também é igual. Colega é colega, amigo é amigo. Muitos nem chegam a sair com colegas fora do expediente. Mas a relação de trabalho pode ser também agradável.

Leia também: 10 motivos para não morar na Alemanha

A sinceridade é um ponto crítico. Eles falam abertamente o que pensam. Isso é um tanto traumático para quem não está acostumado. Nós, latinos, costumamos a levar muitas coisas para o lado pessoal. Mas se algum alemão disser algo sobre você a você, não significa que o problema seja você. Complicado, mas é assim.

Se você acredita que possa se adaptar ao que já mencionei, a Alemanha pode sim ser um país para sua residência. Mas, além disso, tem também o inverno. Muitos de nós costumam dizer que adoram inverno. Espere um pouco. O inverno alemão, que não é dos piores nesse mundo, é bem mais intenso que o lugar mais frio no Brasil. Acordar para trabalhar e ver tudo escuro. Sair do trabalho, e já está tudo escuro. É bem desgastante fisicamente e, mais importante, mentalmente. Ainda bem que dura apenas alguns poucos meses. O equilíbrio mental é uma baita ajuda nessas horas. Se você já tiver tendência à depressão, os meses de inverno podem ser muito prejudiciais.

O local onde for viver pode ser um aliado na sua vida. Em cidades maiores, como Berlim, há uma grande mistura de etnias, onde talvez seja possível levar a rotina com o idioma inglês. Os preços de aluguéis e a dificuldade de se arranjar apartamento podem vir a ser um problema. Mas talvez sejam o local ideal para aquelas pessoas mais extrovertidas e que precisam de muitos amigos e conhecidos em sua volta.

A Alemanha é o lugar certo para você?

As cidades pequenas alemãs são bem pacatas, não costumam oferecer muitas oportunidades de entretenimento, grande variedade de restaurante etc. Os aluguéis são mais em conta e os apartamentos são um pouco maiores. É uma tranquilidade principalmente para crianças. Mas o inglês não ajudará muito, a maioria vai falar apenas alemão.

Leia também: Dez motivos para morar na Alemanha

Se você acha que a burocracia não é um problema, aqui pode ser o país dos seus sonhos. Alemão é burocrático. Isso pode tornar a vida ilegal uma dor de cabeça. Você vai precisar de um local oficial de residência, seguro de saúde e visto. Só poderá trabalhar com permissão. Apesar de ser um tanto chato organizar todos os documentos, o governo costuma ser bem correto e trata de forma igual um cidadão ou imigrante.

Lembre-se de que o salário é em Euro, mas todas as contas também. Mesmo assim, aqui tem umas facilidades se comparadas ao Brasil. Por exemplo, os juros são bem menores do que nas terras brasileiras. Atualmente, é possível comprar um imóvel com os juros bem próximos de zero.

A Alemanha é o lugar certo para você?

Claro que tudo depende da sua personalidade, do que é importante na sua vida, do que busca. Qualidade de vida você encontrará por aqui. Deixar a zona de conforto é difícil. Para pessoas com bons estudos e experiência profissional, falando idioma estrangeiro (principalmente alemão), a chance de construir um futuro aqui é boa.

Se precisar de mais contato como estamos acostumados, há muitos brasileiros espalhados em território alemão. Mas não recomendo entrar na bolha de estar apenas com conterrâneos. Tente interagir com o povo nativo, criar novos laços.

Deixe seu comentário me contando se, após ler esse texto, a Alemanha continua sendo seu sonho ou se a sua vida aqui é como sempre desejou. Conte a sua experiência para que outros brasileiros possam levar em conta na hora de planejar a mudança.

Related posts

A cultura alemã no trabalho

Beatriz Morgado

Alemão Wessi ou Ossi?

Karina Finke

Diferenças do mundo acadêmico alemão

Nathalia Vitola

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Este site ou suas ferramentas de terceiros usam cookies Aceitar Consulte Mais Informação