Dez motivos para morar na Alemanha

196
34674
Advertisement

Dez motivos para morar na Alemanha

Quando se pensa em morar na Alemanha a primeira coisa que vem à cabeça de nós Brasileiros é provavelmente aprender o tão difícil Alemão. Mas o que muitos não sabem é que, apesar do quesito negativo idioma, há muitos outros motivos que são mais do que suficientes para alguém considerar viver no país da cerveja e da salsicha.

Morar aqui na Alemanha há quase 3 anos me ensinou que o idioma é apenas uma consequência, e que esse país tem muito mais à oferecer do que muitos sabem. Então quais são as minhas principais razões para achar que vale a pena morar na Alemanha?

Qualidade de vida

A Alemanha está em número 14 na lista da OECD entre os países com melhor qualidade de vida no mundo. Entre os quesitos avaliados estão moradia, renda, empregos, comunidade, educação, meio ambiente, engajamento civil, saúde, satisfação, segurança e equilíbrio de trabalho e vida pessoal. Os quesitos em que a Alemanha se destacou mais foram renda (7) e educação (5).

Educação

O nível de educação nas escolas da Alemanha é altíssimo, para se ter uma idéia, praticamente todos aprendem Inglês na escola e muitos estudam até Latim. As universidades públicas do país estão entre as melhores do mundo, e sempre oferecendo oportunidades para estrangeiros em diversas áreas.

Direitos trabalhistas

Ainda estou para conhecer um país que ofereça tantos direitos ao trabalhador como a Alemanha. Aqui há empresas que dão 6 semanas de férias por ano, as quais podem ser tiradas em qualquer época, contanto que seja acordada com o empregador. Horas extras são remuneradas ou convertidas em folgas. Em caso de doença, não é necessário apresentar um atestado médico até 3 dias, somente após esse tempo é que o documento é obrigatório. A maioria das empresas distribuem bônus no fim do ano e dividem o 13° em duas partes, no meio e no final do ano. Quer mais? Tem!

Leia também: salários na Alemanha

Castelo NymphenburgIncentivos para se ter filhos

Nas últimas décadas os Alemães têm tido menos filhos, o que está reduzindo a população Alemã, problema esse que preocupa o governo do país. Por esse motivo, cada casal que tenha um filho Alemão recebe uma contribuição monetária até este filho completar 25 anos. Além disso, a licença maternidade pode durar até 1 ano – remunerada – e se for o caso, a mãe pode prolongar esse período, no entanto não será mais remunerado, mas não perderá sua vaga no emprego. Já imaginou se fosse assim no Brasil?

Leia também: como obter o Cartão Azul/ Blue Card para morar na Alemanha

Tudo funciona

Dizem que o ser humano se acostuma rápido com coisas boas não é mesmo? Pois saibam que como Brasileira demorei para me acostumar que tudo aqui pela Alemanha funciona! E funciona mesmo, nos bancos nunca há filas; se no supermercado houver filas, não demora muito até outro caixa abrir; as faixas de bicicletas e de pedestres são respeitadas; registrar um carro não demora mais que 1 hora e você já sai com ele emplacado; no trânsito há gentileza… e por ai vai. É sem dúvida um exemplo para muitos países, inclusive Europeus mesmo, não só para o Brasil.

Alimentação saudável

Não é necessário morar muito tempo aqui na Alemanha, para perceber a quantidade de produtos orgânicos encontrados nos supermercados. Do simples mercadinho até o melhor supermercado da cidade, produtos saudáveis sem qualquer adulteração e cultivados por pequenos produtores, estão sempre à vista. Esses produtos variam desde frutas e verduras até macarrão, leites e iogurtes, os Alemães são bem preocupados com a saúde e com a procedência dos alimentos que consomem.

Transporte público

Nesse quesito, a Alemanha está sempre entre os 10 melhores sistemas de transporte público do Mundo. Morando aqui, não é difícil perceber isso, a combinação de ônibus, metro, trens e trams é a melhor que já vi até hoje nas minhas andanças pelo Mundo. É verdade que não é um dos mais baratos, mas o resultado se vê no dia a dia, observando a pontualidade, a eficiência, a limpeza e a organização.

S-Bahn MuniqueSistema de Saúde

O sistema de saúde público Alemão é tão eficaz que somente uma pequena parte da população opta pelo privado. O seguro de saúde público não só oferece o básico, como também serviços que no Brasil nem o privado cobre, como dentistas, psicólogos, psiquiatras, nutricionistas e muito mais. Os hospitais públicos são extremamente organizados e bem equipados, no Brasil ainda não vi um privado como os públicos daqui. É realmente incrível.

Meio Ambiente

A Alemanha é um país que investe muito em energias renováveis, principalmente solar e eólica, e há um certo incentivo do governo para as casas que possuírem tetos solares, onde descontos nos impostos são oferecidos em troca. Por aqui também há uma grande preocupação com reciclagem, das cidades minúsculas do interior até às maiores do país, todos separam o lixo já em casa, para que após sejam encaminhados à seu devido processo de reciclagem. Sem mencionar o respeito que o Alemão tem para com a natureza.

Desde que a Alemanha foi reconstruída após a Segunda Guerra Mundial, os Alemães têm tentado de várias formas encobrir seu passado sombrio, e uma delas foi se abrir para o Mundo. A Alemanha hoje é extremamente receptiva com estrangeiros, tanto que entre os seus mais de 80 milhões de habitantes, 7.6 milhões são estrangeiros (número recorde registrado em 2013, 5.8% à mais que em 2012).

Então sim, a Alemanha é um dos melhores países para se morar no Mundo, e devo dizer que há muito mais motivos para morar aqui do que apenas 10! O que vocês acham?

196 Comentários

    • Olá Annette!! Que legal… fala para ela sim, aqui na Alemanha tem crescido muito o número de estudantes estrangeiros e não vejo ninguém reclamando. É de fato um país maravilhoso para morar e o nível de educação é altíssimo.
      Beijos,
      Allane

      • boa tarde! estou querendo sair do brasil, tenho cidadania alema, mas largar tudo para comecar do zero é algo que da medo! mas como nao tenho filhos seria uma otima chance de mudar de vida! tenho 35 anos, como funciona os empregos na alemanha? é facil de conseguir?
        gostaria de algumas dicas nesse sentido.

        obrigado pela ajuda.

      • Serei a primeira a reclamar então hehehe Na verdade vim direto para a cidade da universidade que apliquei p/ bacharel…50mil habitantes, tédio total, pouca gente fala inglês e o transporte é uma porcaria. Então para quem vem estudar, recomendo que vá p/ uma cidade grande… Ando tão depressiva com essa cidade que penso em ir embora da Alemanha, pois quero um lugar p/ trabalhar e estudar e praticamente todas as faculdades da Alemanha o ensino é full time, dia todo.. ='(

        Acho que não tem um dia que eu não fique pesquisando faculdade em um lugar maior.

  1. Sonho em um dia morar ai. Terminei a facudade agora em tecnologia de biocombustiveis. Vou tentar mestrado ae. Ma’s antes preciso aprender o indioma. POI’s so consigo no ingles. Conheci kolun e amei a cidade. Tive pouco tempo ai. Ma’s pude conhecer e viver um pouco do que voces dizem. Infelizmente Sera dificil PRA mim. Ma’s vou realizar esse sonho.

    • Oi Halley!! Espero que consiga realizar o seu sonho sim… a Alemanha tem portas abertas para estudantes estrangeiros e muitos cursos de mestrado são oferecidos uma parte em Inglês e outra em Alemão, quando não tudo em Inglês. Depende mesmo do curso. Boa sorte!

      Beijos,
      Allane

  2. Oi Allane gostaria de ir morar ou só passar um tempo, porém tenho tido muitas informações distorcidas a respeito de oportunidade de trabalho, como moras ai tens alguma dica?
    Abraços

    • Olá Indianara tudo bem?!
      Na verdade é que para trabalhar aqui na Alemanha é necessário ter o convite de uma empresa, seu empregador precisa declarar ao governo que precisa de você como empregada e fazer o pedido do seu visto de trabalho. Em relação ao mercado de trabalho, aqui é muito bom sim, mas é claro que a língua limita um pouco dependendo da sua área. Apesar da maioria das pessoas falarem Inglês, dependendo da sua área de trabalho não ter Alemão pode dificultar um pouco.

      Caso você não tenha convite de alguma empresa, o ideal seria estudar aqui… não curso de Alemão – porque a maioria não dá direito ao visto de trabalho – mas um curso MBA, ou curso na Universidade mesmo.
      Existem alguns sites de emprego famosos aqui na Alemanha, que são: Step Stone, Indeed.de, Monster, entre outros. Dá uma olhada lá na sua área de trabalho, assim você tem uma ideia do que encontrar aqui.

      Espero ter ajudado. Qualquer dúvida é só entrar em contato novamente! Boa sorte.

      Abraço,
      Allane

  3. Existe incentivo pra que se abra algum tipo de negócio aí ? Sou formada em contabilidade más não trabalho na área, meu marido é formado em matemática más trabalha com adm. de empresas, temos 3 meninos 16/8/1 anos respectivamente. Estamos cansados do Brasil, cansados da corrupção, da impunidade, da violência, da falta de educação (em todos os sentidos), de pagar altos impostos e nada receber em troca. Gostaria de saber mais sobre oportunidades de trabalho, se teríamos que nos especializar aqui ou se o melhor seria mesmo tentar abrir alguma coisa aí, ou mesmo tentar fazer essa especialização aí ?

    • Olá Maria tudo bem? A Alemanha oferece muitas oportunidades, fazer uma especialização aqui seria uma forma muito boa de conseguir se integrar e conseguir um trabalho aqui. No entanto, se quiserem morar aqui sem estudar e tentar conseguir um emprego, o visto só é concedido se tiverem uma oferta de emprego de uma empresa daqui da Alemanha. Caso não, é difícil vir para cá e tentar a sorte, pois as empresas só contratam se tiverem visto. Por isso a forma de vir para estudar é uma oportunidade maravilhosa para tentar conseguir um emprego.
      Já para abrir uma empresa, caso já tenha o visto de residente aqui já é bem mais simples. Só é necessário registrar sua empresa e dependendo do negócio procurar as regulamentações aplicadas.
      Vale lembrar que para todos os casos, ter a lingua Alemã é de grande importância. Caso tenha interesse, dá para dar uma olhada em sites de busca de trabalho, como o Indeed.de ou Stepstone.

      Te desejo boa sorte. Caso tenha mais alguma pergunta sinta-se à vontade para perguntar.
      Abraço,
      Allane

  4. Amei o texto, estou querendo algo novo este ano e pretendo morar fora por um tempo. Meu maior medo é sobre a língua. Não sei anda do alemão. rs Tem alguma dica?

  5. Olá Allane! Antes de mais, gosatei imenso de sua matéria. Muito instrutiva e de total auxilio público! Parabéns!
    Sou brasileira, com visto de residencia em Portugal, onde sou advogada e talvez uma idéia para aqueles brasileiros que queiram talvez mais fácil para o acesso na Alemanha, seria reconhecer e fazer equivalência do diploma brasileiro em Portugal, processo que meu escritório faz. Deixo aqui o meu e-mail caso precisem de ajuda, [email protected]

    Cumprimentos,

    Alexandra Mucci

  6. Muito bom o texto!

    Tenho a nacionalidade alemã há exatamente uns 3 anos, o processo demorou mas saiu. Sou formado em Economia e terminei um curso de MBA final do ano passado. Estou estudando para concurso público no Brasil, mas quem sabe, não me mudo para a Alemanha 🙂 … Tenho que começar a aprender a língua!

  7. Olá, adorei seu texto!

    Eu faço medicina e penso em fazer cursos de especialização na Alemanha, você saberia me dizer quais são as área médicas que estão com déficit de profissionais?
    Penso em fazer cirurgia plástica, você saberia me dizer qual Universidade é melhor para essa área ou onde eu posso encontrar essa informação?

    Obrigada!

    • Olá Giulia tudo bem?
      Obrigada pelo elogio, fico feliz que tenha gostado do texto!
      Que coincidência, a minha irmã também faz medicina, acabou de terminar 🙂
      Bom, para sr sincera eu não tenho muitas informações sobre que especialidade eles buscam aqui não. Mas por aqui médico é sempre bem-vindo!
      Se você pretende trabalhar aqui, infelizmente necessitará fazer a transferência do diploma, que é praticamente fazer a universidade de novo e tudo em Alemão. Não sei bem como o processo ocorre, mas não é muito simples.
      Sobre estudar, tem duas Universidade aqui na Alemanha que sei que são muito boas para medicina, a LMU de Munique e a de Heildeberg. Aqui tem os links deles para você dar uma olhada:
      http://www.medizinische-fakultaet-hd.uni-heidelberg.de/
      http://www.med.uni-muenchen.de/index.html

      Espero poder ter ajudado um pouquinho!
      Boa sorte.
      beijos,
      Allane

      • Oi Allane,

        Sou médico também e me interessei sobre a possibilidade de fazer uma especialização ou mestrado na Alemanha.
        Vou pesquisar nesses sites que você mandou.

        Obrigado,

        Gustavo.

        • Olá Gustavo,

          Que legal, é uma boa mesmo!
          Dependendo do mestrado, acho que a maioria irá requerer um pouco de alemão, então recomendo que já comece a estudar um pouco se ainda não tiver começado. Vai ajudar bastante na inscrição.

          Boa sorte,
          Allane

  8. Olá Alline,

    Tenho 40 anos e estou no terceiro ano de engenharia, minha prima me falou que mmá saiba a carta de autorização, será que consigo uma oportuntunidade

    • Olá Breno,

      Sim, para conseguir um emprego aqui e o visto, você precisa encontrar uma empresa que esteja disposta à dar entrada no seu processo de imigração. É possível, mas não é tão fácil. O que ajuda muito é já estar morando aqui, estudando, assim dá para conseguir estágios e quem sabe a oportunidade de emprego apareça.

      Boa sorte,
      Allane

    • Olá Camila! Obrigada, que bom que você gostou.

      O meu caso foi bem diferente, pois quando me mudei foi quando casei, então não tive problemas com o visto de trabalho. Ao casar você já está autorizada a trabalhar na Alemanha.
      A melhor forma de encontrar emprego aqui é encontrando um empregador que se interesse em te contratar e dar entrada no processo de pedido do seu visto por você, ou claro, estando aqui como estudante, que abre muitas portas.

      Abraço,
      Allane

  9. Olá Allane!
    Gostei muito do post… Sempre tive uma “quedinha” pela Alemanha, mas ela vem me parecendo ser bem melhor do que eu imaginava…
    Eu e meu marido estamos com projetos para sair do Brasil ainda esse ano e uma das possibilidades é ir para Alemanha…
    Portanto gostaria de algumas dicas… Será que você poderia me ajudar?

    Aline Vasques!

    • Olá Aline tudo bem?
      Nossa que legal, fico feliz que gostou do post e que tem interesse em vir morar aqui.
      A Alemanha é mesmo um país maravilhoso para morar. Claro que posso ajudar com dicas, o que vocês gostariam de saber?
      Se quiserem podem me enviar um e-mail para packingmysuitcase.blog(@)gmail.com

      Abraço,
      Allane

    • Olá Hoch tudo bem?
      Olha só, ter a cidadania ajuda no processo legal, mas dependendo da área que você quer trabalhar Alemão é essencial.
      Caso você encontre um emprego em que Alemão não é mandatório, aprender a lingua depois que se mudar será uma consequência. Mas se a área que você pretende trabalhar requer um bom Alemão, eu o aconselho a começar a estudar 🙂

      Boa sorte pra você.
      Abraço,
      Allane

    • Obrigada Livia, que bom que gostou do texto!
      Eu imagino… tenho acompanhado de longe como a vida no Brasil não tem sido fácil! Vamos torcer para que melhore!
      Volte sempre ao blog.
      Abraço,
      Allane

  10. Oi Allane, adorei o texto.
    Tenho muitas duvidas em relação a moradia aí. Meu avô é alemão e essa semana eu e um irmão vamos ao consulado procurar saber o que precisamos para dar entrada em nossa cidadania. Meu irmão mais velho ja tirou o passaporte europeu, mas ainda não viajou para a Alemanha. Temo família que moram na Suíça e Alemanha.
    Eu tenho 23 anos, sou noiva e vou casar esse ano. Sou formada em Tecnologia de Gestão Ambiental, meu noivo em Educação Física. Meu maior interesse em ir morar ai é que a Alemanha é primeiro mundo no quesito meio ambiente e justamente na área em que quero me aperfeiçoar, que é energia renovável, a Alemanha dá show. Vc acha melhor primeiro casar e depois dar entrada na papelada? E mais um duvida: meu noivo vai poder ir morar comigo?

    Bjuuuuu, e desde já obrigada por sua atenção !

    • Olá Tyfani,

      Tendo a cidadania Alemã e casando, ele pode vir sim. O ideal é casar antes e já vir com a papelada organizada, para casar aqui sem ele ter nenhum visto nem cidadania pode ser um pouco mais burocrático, mas dá também. 😀

      Espero ter ajudado, qualquer coisa é só perguntar.
      Boa sorte,
      Allane

      • concordo com você Allane a Alemanha é mesmo um pais maravilhoso, sonho em morar ai com a minha família . conclui o meu curso de assistente em logística portuária acho que teria boas oportunidades ai na Alemanha.

        • Olá Elielson!
          Que legal… então se planeja vir trabalhar aqui vai com força total no Alemão e já pode ir procurando oportunidade de emprego. Hamburgo poderia ser uma ótima cidade para você, já que é onde há um dos portos mais movimentados da Europa.
          Boa sorte,
          Allane

  11. Olá Allane, tudo bem? Espero te encontrar com saúde!

    Apesar de não conhecer, acredito que a Alemanha seja um lugar incrível para viver, principalmente para nós (brasileiros) exaustos com a “bandalheira” do nosso país.

    Tenho nacionalidade Portuguesa, e gostaria de saber se nessa condição consigo viver e trabalhar gozando dos benefícios de um cidadão Alemão.

    Agradeço por sua atenção.

    • Olá Isaias tudo bem?

      Obrigada pelo comentário.
      A Alemanha é sim um país maravilhoso para se morar, com muitas oportunidades.
      Tendo nacionalidade Portuguesa facilita muito conseguir um emprego aqui, e estando aqui você pode sim usufruir das mesmas condições que os Alemães. Na verdade, qualquer estrangeiro que viva legalmente no país tem os mesmo direitos de trabalho, de saúde, etc. Da mesma foram também tem as mesmas obrigações, como por exemplo a de pagar os impostos anuais.

      Espero ter esclarecido sua dúvida.
      Abraço,
      Allane

    • Olá Éverson,

      Para morar na Alemanha é necessário que você possua um visto de trabalho ou estudante. Para possuir o de trabalho é preciso que uma empresa se interesse em contratá-lo e que dê uma declaração junto com o governo que a sua contratação é importante. No caso de estudante, precisa ser aceito por uma Universidade aqui na Alemanha.

      Boa sorte,
      Allane

  12. Bom dia Allane!!!
    Sou gaúcho e moro em uma região do Rio Grande do Sul colonizada quase que 100% pela cultura alemã! Sou fascinado pela história e cultura desta nação!
    Eu e minha esposa temos pesquisado sobre como faço para ir de “mala e cuia” para a Alemanha! hehe

    Tenho duas peguntinhas:

    Demora muito tempo até conseguir se estabelecer no país, entre ajustar toda a papelada aqui no Brasil e aí na Alemanha?

    Existe algum fator que possa me impedir de ir morar aí?

    Um abraço…e desde já obrigado!!! =D

    • Olá Nathan,

      Que legal!
      Para se mudar para a Alemanha (caso não tenha nacionalidade daqui ou outra Europeia) você terá que vir como estudante ou com um emprego certo.
      Se você pretende vir trabalhar, terá que conseguir o visto de trabalho, o qual só será possível se você tiver uma oferta de emprego e que essa empresa esteja determinada a te auxiliar no processo de seu visto.
      Depois de ter o visto você não terá mais tanta burocracia, é só procurar um lugar para morar na cidade onde irá trabalhar, e ao chegar se registrar na prefeitura e no órgão que cuida dos estrangeiros para dar entrada na sua identidade de estrangeiro na Alemanha.

      Espero ter respondido sua pergunta.
      Boa sorte,
      Allane

      • Gostava de saber o seguinte.
        Tenho uma filha com 17 anos e que gostava de fazer em Munique o 11º e o 12º ano. Ela tem onde ficar, só gostava de saber o que precisa de fazer para ir para ai estudar. Visto ser portuguesa e não tem bases em alemão. Existem bolsas de estudo? Ajudam na inclusão? Obrigada

        • Olá Nádia,

          Não sei muito como funcionam o sistema de escola aqui na Alemanha pois nunca tive uma experiência próximo. O que sei é que para ir para a série que ela quer, terá que saber alemão, caso não saiba, terá que ir para uma sala com outros estudantes que também não falam alemão, nesse caso o processo será mais lento já que ela não sabe a língua. O que aconselho é você entrar em contato com a escola onde ela provavelmente irá estudar, assim eles te passam informações mais concretas.

          Boa sorte,
          Allane

  13. Olá!
    Sou Angolano, encontrei seu blog ontem e é maravilhoso e interessante.
    depois de ter lido esse texto não passou 30 minutos que meu irmão veio ter comigo procurando saber quanto precisaria para estudar e viver na Alemanha. Não pensei duas vezes e indiquei-lhe o seu blog. No entanto transfiro está questão para si.
    Bom Deus abençoe

    • Olá Agostinho,

      Obrigada, fico feliz que tenha gostado do blog.
      Para morar legalmente na Alemanha através de trabalho é necessário já ter um emprego certo com uma empresa, e que ea esteja disposta à dar entrada no seu processo de migração para o país.
      Indico buscar emprego nos seguintes sites: indeed.de e steptone.de
      Também aconselho aprender o idioma, pois ajuda bastante e abra mais portas.

      Boa sorte,
      Allane

    • Olá Lidiane tudo bem?
      Obrigada, fico feliz que tenha gostado.
      Para morar na Alemanha você precisa vir como estudante ou já com emprego certo.
      Vindo como estudante você terá muitas oportunidades durante a faculdade de estagiar e depois encontrar algum emprego.
      Se sua intenção é vir à trabalho, o processo é mais complicado, você precisa encontrar uma empresa que queira te contratar e ajudar no processo da sua imigração.
      Aconselho buscar empregos em sites como indeed.de e stepstone.de.

      Espero ter esclarecido um pouco como funciona.
      Boa sorte,
      Allane

    • Olá Marcos.
      Para fazer a graduação na Alemanha você primeiro precisa encontrar uma Universidade que tenha o curso que você deseja fazer, e saber os requerimentos.
      A maioria pede documentos do tipo histórico escolar e teste de Alemão. Após apresentar os documentos que a Universidade pede e fazer sua inscrição, você precisa ser aceito para iniciar o curso. O processo é semelhantes na maioria dos países.

      Espero ter ajudado.
      Abraço e boa sorte,
      Allane

  14. Olá Allane! Gostei do seu texto, porém tenho uma dúvida e não sei se você poderia me ajudar a saná-la. Existem advocacias para brasileiros imigrantes ai? Acha que seria viável montar um escritório com a devida licença alemã para advogar?

    • Oá Lucas, obrigada, fico feliz que tenha gostado do texto.
      Então, para atuar como advogado aqui na Alemanha é necessário revalidar seu diploma aqui. Não sei bem como o processo ocorre, mas sei que envolve provavelmente estudar e fazer alguns testes em Alemão. Será necessário que você fale Alemão muito bem também. Acho que você conseguirá mais informações com o consulado da Alemanha no Brasil, ou do Brasil na Alemanha.

      Espero ter esclarecido sua dúvida.
      Abraço,
      Allane

  15. Olá Allane! Parabéns pelo seu blog! As tuas dicas são fantásticas! ! Tenho uma curiosidade sobre como funciona a previdência na Alemanha. Quanto tempo de trabalho ou idade é necessário para ter direito a se aposentar ? Como fica a renda nesta etapa? Muito obrigado! Um abraço!

  16. Oi, Allane. Nossa, fiquei até emocionada com tuas descrições, parece um sonho ter esta qualidade de vida. Eu e minha família estamos pensando em experienciar morar em outro país, um plano a médio prazo. Ele cogitou Alemanha pq ouve maravilhas da Acupuntura aí, ele é Psicólogo acupunturista e nesta área da medicina chinesa exige muito estudo, o tempo todo. O que vc pode me contar sobre este serviço aí? E moradia? Teríamos muita dificuldade em adquirir um imóvel? Bjs e obrigada

    • Olá Mírlian,

      Obrigada pela mensagem. Fico feliz que tenha gostado do texto. A qualidade de vida aqui na Alemanha é mesmo muito boa.
      Que legal que estejam pensando em vir morar aqui. Não sei dizer muito sobre o mercado para acupunturistas aqui, mas acredito que para exercer essa profissão aqui na Alemanha será necessário que ele faça o reconhecimento do diploma dele. Normalmente falar bem o Alemão e fazer um teste serão necessários. Talvez o consulado da Alemanha no Brasil possa te informar melhor sobre esse reconhecimento, o qual varia de profissão para profissão.

      Moradia depende muito da cidade em vocês irão morar. Moro em Munique e aqui é um dos lugares mais difíceis para encontrar um imóvel para alugar, mas ainda assim possível. Pode ser que leve um tempo, uns 3 meses dependendo do que vocês procuram, mas é possível encontrar algo legal sim. Se você quiser pode dar uma olhada nos sites http://www.immoscout24.de ou http://www.immowelt.de são os sites de buscas de apartamento mais famosos aqui na Alemanha.
      Já para comprar é mais complicado, e caro. Nesses sites que te forneci acima você também encontrará imóveis à venda.

      Espero ter te ajudado de alguma forma.
      Boa sorte e abraço,

      Allane

  17. Gostaria muito de morar na Alemanha , porém , não estou a parte de nada sobre visto , documentação , o que é necessário , etc… Minha família é descente alemã e tenho dúvidas sobre muitas coisas
    .

  18. Aiiii; quero ir p Alemanha logo. Como fazer para ir morar na Alemanha com os meus 2 filhos (um d 4 anos e uma de6 anos) e esposo? Não tenho estudo completo, mas estou disposta à trabalhar. Quero criar meus filhos em um lugar melhor. Por favor alguém me ajude a tirar essa dúvida?

    • Olá Juliana tudo bem?
      Para vir morar na Alemanha legalmente é necessário já ter emprego certo, você precisa encontrar um emprego com uma empresa que esteja disposta à ajudá-lo com o processo de conseguir o visto. Também é possível através de estudo, em uma universidade. Próximo mês será publicado um artigo meu que fala justamente sobre esse assunto.

      Abraço,
      Allane

  19. Oi Allane bom dia. Estou pensando em me mudar para a Alemanha. Tenho possibilidade de conseguir cidadania pois sou descendente de bisavô alemão e meu avô tem cidadania. Sabe se é muito difícil conseguir emprego se eu já tiver a cidadania? Existe algum tipo de apoio ou incentivo do governo? Obrigada pela atenção. Tauara

    • Olá Tauara tudo bem?

      Se você possui a cidadania tudo é mais fácil. No entanto, dependendo muito da sua área de trabalho, saber o alemão é essencial (não sei se você fala a lingua). Aqui há muitas vagas de emprego que só requer o inglês, mas a grande maioria requer pelo menos o básico do alemão.
      Sobre incentivos do governo, acredito que só o fato de você ter todos os benefícios que um alemão tem já é um grande incentivo. Você tem a oportunidade de se mudar e procurar emprego aqui mesmo, o que não acontece com quem não possui a cidadania.

      Espero ter esclarecido sua dúvida.
      Boa sorte,
      Allane

  20. Olá!
    Estamos pensando em nos mudar para Alemanha, meu marido e filhos(10 e 12 anos) tem cidadania eu não. Mas tenho direito a cidadania italiana.
    Gostaria de saber algumas coisas.
    Meus filhos e eu não falamos alemão meu marido sim.
    No caso das crianças existe alguma escola específica para brasileiros, como seria essa inserção deles na escola?
    E no meu caso existem escola de alemão para estrangeiros adultos?
    Será que eu conseguiria algum reconhecimento de cidadania, ou algo correspondente pelo fato deles já possuirem?
    Desde já agradeço.
    Luciana

    • Olá Luciana,

      Não existem escolas específicas para brasileiros, mas existem escolas bilingue que é alemão/inglês.
      O ideal seria eles já começarem a aprender o idioma o quanto antes.
      Existe sim cursos de alemão para adultos aqui na Alemanha, bem como também existe um curso de integração oferecido pelo governo o qual ajuda bastante na integração no país.
      No seu caso, para morar aqui não é necessário que tenha cidadania, pois já que seu esposo tem, você vem como acompanhante.

      Boa sorte,
      Allane

  21. Olá!
    Tenho dupla cidadania Portuguesa, com identidade e passaporte Europeu.
    Isso me possibilita morar e trabalhar logo ao chegar? Tenho inglês fluente e estou aprendendo Alemão.

    • Olá André,

      Sim, isso facilita bastante. Você pode sim já chegar e trabalhar. É necessário que você se registre aqui assim que chegar… quanto ao emprego você já pode ir dando uma pesquisada com antecedência. Recomendo esses sites: indeed.de / stepstone.de / monster.de
      Ser fluente em inglês ajuda muito, e o alemão é essencial 🙂

      Boa sorte,
      Allane

  22. Tenho 20 anos e tenho muita experiencia profissional tenho apenas o ensino medio no momento e esse ano faço o enem, sabe quando vc para e ver que não é isso que vc quer pra sua vida? bem esse sou eu, eu sempre sonhei ir embora daqui e tentar uma chance la fora uma vida melhor, mas respeito, mas amizade, emprego, segurança principalmente emprego, to com vontade de comprar minha passagem e tentar a vida ai pois tenho referencias boas do país, voce poderia mim orientar para onde buscar emprego, qual estado melhor pra morar? fico muito grato

    • Olá Marcos tudo bem?

      O que te aconselho é talvez vir estudar aqui, já pensou nisso? Tem muitas oportunidade de estudo aqui na Alemanha.
      Vir trabalhar sem ensino superior aqui é bem complicado, então já que está estudando poderia tentar entrar numa universidade.
      O ideal seria já começar a estudar o alemão enquanto antes já que seu plano é vir morar aqui. 🙂

      Boa sorte,
      Allane

  23. Olá. Amei saber disso tudo. Sou mãe de 3 lindos filhos e 2 deles jogam futebol. existe uma pequena possibilidade de irem morar aí. Estou pedindo a Deus que isso aconteça, pois o nosso Brasil está um caos. Gostaria de falar com você em particular. Podes me enviar um e-mail? obrigada.

  24. oi allane, tudo bom? tenho 38 anos e só tenho o ensino médio, não tenho tempo de cursar uma universidade por que trabalho 12 hrs por dia.
    você acha que seria viável para mim tentar algo na Alemanha????

    • Olá Victor,

      Sim claro. Existem ótimas universidades aqui na Alemanha, e até dá para arrumar um trabalho como estudante para ganhar um dinheiro extra.
      A maioria das universidades possuem cursos que requer alemão/inglês, portanto uma dessas línguas é essencial se você busca estudar aqui.
      Se você tem esse requisito, pode procurar uma universidade que tenha o curso de seu interesse e se informar como a aplicação acontece.

      Boa sorte,
      Allane

    • Bom dia !!!
      Parabéns pelo Post muito Bom.

      Sou casado e tenho uma filha pequena, já estou me preparando a algum tempo para morar fora, depois do seu Post me animei muito para ir para Alemanha.
      Gostaria de saber como funciona a faculdade por ai ?
      É realmente 600 euros por mês gostaria muito de mudar de area e fazer um novo curso de graduação.
      Este valor é para qualquer um por ano como funciona ?
      Obrigado !!!

      • Olá Dario,

        Obrigada pelo comentário. Fico muito feliz que tenha gostado do texto!
        Então, esse valor pago para a universidade é chamado de taxa administrativa, e varia de instituição para instituição.
        Algumas só cobram 300 Euros, outras 500, depende. Mas é isso mesmo, em universidade pública é esse o preço, e é igual para nacionais e estrangeiros também 😀

        Espero ter ajudado!
        Boa sorte,
        Allane

  25. Oi!
    Então, tenho 17 anos e pretendo fazer um cursos de alemão aí na Alemanha.Pretendo fazer em uma das VHS, escolas patrocinadas pelo governo,porém tenho um orçamento limitado.Gostaria de saber se com essa idade já tenho direito a trabalhar os 90 dias, ja que tenho a intenção de fazer o intensivo e passar uns 8/9 meses.
    Desde já agradeço.

    • Olá Beatriz,

      Nesses primeiros 90 dias você estará na Alemanha como turista apesar de estar estudando alemão. Para trabalho você precisará obter um visto que te dê o direito a trabalhar, não sei dizer se apenas estudando alemão você poderá trabalhar. Sei que estudando em uma universidade sim você poderá.
      Para esclarecer melhor sua dúvida recomendo falar com o consulado da Alemanha no Brasil, eles com certeza poderão te auxiliar nesse aspecto.

      Boa sorte,
      Allane

  26. Olá Aline! Apesar de meu filho ter nascido no Japão e termos morado na NZ ,o sonho dele é fazer Universidade na Alemanha! Tudo aquilo que se refere ao país ele gosta! Qual seria a melhor maneira de ir para estudar<

  27. ola boa tarde gostaria de morar na alemanha,sou viuva e tenho renda que mim sustenta ,seria mais facil conseguir um visto de permanencia no país,obrigada

  28. Viver na Alemanha é um sonho meu de muito tempo. Sempre tive facilidade para aprender idiomas, por isto sei que aprenderia o alemão rapidamente (já conheço algumas expressões). Se eu pudesse pelo menos visitar a Alemanha, já seria uma felicidade. O que mais me atrai é o povo, que para mim é o mais inteligente, inventivo, bonito, com grande civilidade e organização. A arquitetura alemã, tanto a tradicional como a moderna, é a minha preferida. A música e a dança alemãs também são bem agradáveis.

  29. Adoro este país, este idioma, esta cultura! Sonho muito em morar na Alemanha para sempre!!
    Diz-me algo: tem algum post sobre médicos estrangeiros na Alemanha? Ou tem alguma coisa para me dizer sobre?
    Formo-me ano que vem e gostaria de atuar na Alemanha, mas ando tão perdido entre 1013 decisões haha
    Obrigado!
    Vielen Dank! Auf Wiederschreiben!

  30. A Alemanha é um país encantador, a cada cidade uma surpresa, um encanto.. Comidas, cultura, transporte, meio ambiente… Ain nem sei como descrever .. Só morando lá para entender. Tive a imensa oportunidade e alegria de morar um ano e sete meses em Munique e tudo que quero hoje e voltar para Alemanha! Ahhh o alemão, esse só precisa de dedicação, atenção e amor.. Se aprender a amar o idioma, ele passa a ser algo simples que vai se aperfeiçoando a cada dia. Ich liebe so sehr Deutschland! Parabéns pelo post, super concordo com cada item.

    • Ahhh que legal Marianna! Mais uma apaixonada por Munique 😀 coisa boa!
      Concordo plenamente com você sobre a questão do idioma.
      E fico feliz que tenha gostado do post e concorde com os itens!
      Espero que um dia retorne à Munique.

      Grande abraço,
      Allane

  31. Acabei de descobrir seu blog, muito bacana! Vou ficar 4 meses a partir de outubro em Munique, como parte do meu doutorado sanduíche. Estou estudando possibilidades de me mudar para a Europa em um ano ou um ano e meio, pretendo procurar alguma vaga como técnica de laboratório ou talvez um pós-doc. Como meu marido tem cidadania italiana, já facilita as coisas! A cada ano que passa, o desânimo de continuar no Brasil só aumenta pela falta de qualidade de vida. Esses tempos atrás queria vender meu carro pra economizar nesse último ano de doutorado, mas desisti da ideia por ter medo de andar no meu bairro carregando meu notebook nas costas.

    • Olá Paola!!
      Nossa que legal… vai amar Munique. É uma cidade maravilhosa para morar, e não terá que se preocupar com insegurança não.
      A situação do Brasil está mesmo delicada. Espero que dê tudo certo com os seus planos!

      Boa sorte,
      Allane

  32. Olá. Adorei seu site. Estou muito encorajado de ir morar na Alemanha.
    Meu pai tirou a dupla cidadania: nós temos família na Estônia.
    Você acha que consigo morar na Alemanha quando eu tirar a minha? Estou juntando dinheiro e quero me aventurar, achar um emprego e estudar na Alemanha.

    Obrigado pela atenção! Igor

  33. Oi
    gostaria de saber se tem emprego fácil para mim que sou deficiente auditivo. sou brasileiro Gaúcho do RS tenho muita vontade de conhecer Alemanha Munique . sou formado em computação. nunca sai do pais. ate para passear. existe agencias de viagens que atendam surdos como eu.

  34. Ola eu moro na alemanha a 19 dias nao falo nada em alemaõ mais eu ja me apaixonei por este pais concerteza a 1 milhao de motivos p viver aqui eu vivo proximo a colonia e oque mais vejo sao estrangeiros na maioria turquia italia e china ainda nao conheci nenhum brasileiro rsrs

  35. Sou casada com um europeu e tenho uma filha com ele,minha filha tem cidadania européia, se nós 3 fôssemos morar na Alemanha eu ganharia um visto de residência por ser casada com europeu e ter filha européia? Desde já agradeço!

  36. Adorei seu texto muito bom! Gostaria de saber uma coisa! Sou casada com um holandês e tenho uma filha com ele, moramos perto da Alemanha e penso em mudar para aí, eles dois tem passaporte europeu, meu esposo tem empresa aqui na Holanda mas pensa em morar na Alemanha e trabalhar aqui, você acha que nós 3 poderíamos morar aí? E eu ganharia um visto Alemão por ser casada com europeu e ter filha européia? Em Portugal isso foi possível e aí será que daria certo? Temos renda fixa e não precisamos trabalhar na Alemanha,só morar mesmo! Obrigada e parabéns pelo site!!!

    • Olá Camila.

      Obrigada, fico feliz que tenha gostado do texto e do site.
      Sim, acho que é possível sim. Conheço casos semelhantes, de pessoas que trabalham na Suíça e moram na Alemanha/França por exemplo.
      Acho que você só irá precisar de registrar na Alemanha quando se mudar, na prefeitura. Sua família também. Nada complicado 🙂

      Abraços,
      Allane

  37. Parabéns, realmente amei seu texto, pois estou muito insegura de ir por um período longo para estudar…minha irmã mora na Alemanha há quase 9 anos legalmente. Já fui a passeio 2 x e realmente gostei muito.
    Minha irmã disse sobre como vale a pena estudar ai é mesmo pagando um curso no privado de alemão ou um preparatório p faculdade vale muito a pena. Ela está se preparando p faculdade agora que as filhas não são mais bebês disse que tem que estudar Pq o ensino e puxado mesmo.
    Bate aquele medo de ir p estudar…Aqui no Brasil todos são contra de eu ir, dizem q pode ser perda de tempo….Mas acho que isso é uma boa experiência no curriculum de uma pessoa, se realmente quiser estudar…O curso que estou interessada começa em janeiro parece. mas já estou vendo tudo antes.
    Bem to amadurecendo a ideia até outubro.
    Duas amigas nossas foram como turista e amaram tanto a Alemanha que se matricularam em um curso de alemão no período de tempo que ficaram lá, conseguiram renovar o visto p um ano lá mesmo. Pagam uma escola que acho q é por volta de 320 euros, querem fazer faculdade lá….Achei que foi uma boa, o lado bom que conseguiram o visto certinho e sem muito stress. não sei como isso foi possível.
    Cada dia que passa penso só nos pos e não nos contras de se morar ai.
    Abs
    Suzy

    • Olá Suzane,

      Que legal! A Alemanha é um país muito bom pra se viver sim, e sem dúvidas estudar aqui é uma grande oportunidade que irá abrir muitas portas para você.
      Se tiver a chance venha sim, e estude alemão porque é muito importante se vier morar aqui.

      Boa sorte!
      Abraço,
      Allane

  38. Oi Allane! Tudo bom?
    Adorei seu texto, ainda quero ler os outros! Hahah
    Então, eu tenho a cidadania alemã, mas nunca fui para a Alemanha e sei bem pouco de alemão porque parei de estudar quando menor.
    E estou estudando Estética e Cosmetologia,mas essa àrea ainda está crescendo, mas você saberia me dizer como é aí? Termino no final do ano que vem e pretendo depois disso ir morar aí.
    E outra dúvida, se eu for prai casada, o meu marido poderia morar na Alemanha também?

    Obrigada pela atenção!!
    Beijos

    • Olá Christine,

      Obrigada, fico feliz que tenha gostado.
      Na verdade não conheço bem essa área aqui, então não posso te dar informações mais detalhadas. Você já deu uma pesquisada na internet?
      Sobre a sua outra pergunta, sim, por ser casado com você seu marido pode vir sim morar aqui.

      Boa sorte,
      Allane

      • Entendi… Vou procurar, valeu a dica!
        Mas tenho uma duvida… Estou cursando aqui ainda, se eu for formada para a Alemanha, meu curso de graduação vai ser reconhecido aí de alguma forma?
        E outra pergunta, não sou casada ainda… Mas se eu for casada, independente do tempo que eu esteja casada, isso não interfere né?

        Muito obrigada pelo retorno, está me ajudando muito!
        Boa sorte pra você também!
        Christine

  39. Boa noite Allane, gostaria de saber como funciona ser Técnico em Segurança na Alemanha? se há essa área por ai…. O mercado de trabalho é bem envolvente, ou seja, é atrativo?
    Um grande abraço e aguardo respostas….
    Att,
    Fernando.

  40. Allane adorei seu blog! Tenho uma
    Dúvida. Meu filho tem cidadania alemã (pai dele e alemão) mas não somos casados, somos amigos. Por ter um filho alemão, eu conseguiria visto de trabalho para trabalhar na Alemanha? Existem empregos que basta falar inglês para trabalhar ou o alemão é obrigatório?

    Abs Gabriela

  41. Olá. Não tenho nenhum curso superior. Tenho curso de massoterapia e cuidadora de idosos. Será que consigo emprego na Alemanha com isso? Tenho 50 anos, mas com muita disposição para trabalhar. Nunca morei fora do Brasil, mas meus pais vieram da Alemanha. TEnho muita vontade de mudar para lá.

    • Olá Hannelore,

      Sinceramente, para morar aqui você precisa ou ter a sua cidadania alemã (se você tiver dos seus pais isso ajuda muito), uma oferta de emprego certa ou como estudante. De outra maneira não aconselho vir. Uma coisa que ajuda bastante também é saber falar a língua, caso contrário é mais difícil conseguir um emprego. Você pode dar uma olhada na internet o que tem de oferta de emprego na sua área, sempre indico os sites: indeed.de e stepstone.de 🙂

      Boa sorte,
      Allane

  42. Olá, muito simpática vc, parabéns! Tenho também algumas dúvidas…meu marido tem descendentes alemãs (Senger e Rambo) estamos tentando a cidadania dele. Se ele consegue, tenho três filhos do primeiro casamento menores nós conseguiriamos também?
    Pois, sou fisioterapeuta temos um Centro-dia para Idosos onde me dedico muito, e pretendo me especializar cada vez mais na qualidade de vida dos Idosos com DA (Mal de Alzheimer) e nada melhor como na Alemanha o berço do descobrimento. Vi que o governo da assistência quando imigrantes legais se mudam para Alemanha? É fato isso? Mas não encontrei sobre azilos ou Centro-dia para Idosos, pois gostaria de continuar meu trabalho. Obrigada.

    • Olá Mari,

      Obrigada 🙂
      Então, se vocês estão casados vocês podem vir sim com ele morar na Alemanha.
      Sobre a assistência da Alemanha, não sei em que sentido você está falando, não há ajuda para imigrantes, pelo menos não financeira. Mas existem sim lugares onde você pode ir que eles te ajudam a encontrar emprego, estudar alemão, mais coisas relacionadas à integração. Além disso não há ajuda.
      Sobre o seu trabalho, é legal você já ir procurando na internet o que tem de possibilidade na sua área. Sei que aqui tem muitos lugares que cuidam de idosos, mas não sei os requerimentos de poder trabalhar lá.

      Espero ter ajudado de alguma forma.
      Boa sorte,
      Allane

  43. Olá Allane,
    Parabéns pelo post, foi bem esclarecedor para as minhas dúvidas quanto a ir morar na Alemanha.
    Só gostaria de saber algumas dicas para tirar dupla cidadania, mas não tenho nenhuma comprovação em documento da família.

    • Olá Alexander, obrigada.

      Então, eu não sei como você faz para tirar a cidadania sendo descendente de alemão (acho que esse é o seu caso, certo?). Mas com certeza você precisará de muitos documentos pra fazer isso, não é tão simples e pode demorar alguns anos até que você a receba.
      Desculpa não saber informar mais sobre o assunto, meu conselho é que você entre em contato com o consulado da Alemanha mais próximo e tire suas dúvidas.

      Abraço e boa sorte,
      Allane

  44. Olá Allane, tudo bem ?

    Produzo um produto sem glúten, lactose e ovos (Com chia, castanha, uvas passas, açúcar mascavo…).
    Como está o mercado desses produtos voltados principalmente para as pessoas celíacas, com intolerâncias á lactose, veganos… aí na Alemanha ? Tem muitas opções? Os alemães valorizam e consomem bastante produtos funcionais com perfil mais saudável ?
    Namoro um europeu (espanhol), tenho intenção de me casar com ele, me mudar para esse país e abrir uma pequena empresa para a fabricação desse produto. Você acha que as exigências são muitas nessa área de alimentos ? Aqui no brasil temos o MEI (micro empreendedor individual) que podemos fabricar produtos até em casa e emitir notas fiscais. Sabe se há programas desse tipo aí ?

    Tenho um filho de 5 anos, sabe se é fácil conseguir escola pública para ele ? E quanto á moradia, qual a média de preço de aluguéis ? E qto á alimentação?

    Desde já te agradeço pela atenção!

    Bia

    • Olá Bia.

      Aqui na Alemanha as pessoas gostam bastante de alimentos veganos e saudáveis.
      Não sei como é com uma empresa de alimentação, mas posso dizer que aqui na Alemanha eles são bem rigorosos com comida. Além disso, não sei te informar muito sobre a parte burocrática, e provavelmente deve ter diferença entre Alemanha e Espanha nesse aspecto.
      Já sobre escola pública, sim aqui na Alemanha é fácil conseguir colocá-lo em uma. 🙂
      Sobre a moradia na Alemanha depende muito da cidade, moro em Munique e aqui é um dos lugares mais caros para viver no país. Dá uma olhada nesse texto que escrevi sobre o custo de vida aqui: http://www.brasileiraspelomundo.com/alemanha-custo-de-vida-em-munique-191718690

      Boa sorte pra você.
      Abraço,
      Allane

  45. Olá. Meu nome é Lauro Schumann. Já viajei duas vezes para a Alemanha. Passei alguns dias com amigos na Áustria, Suíça e Alemanha. Gostei imenso de lá. Tanto que eu gostaria de morar lá. Toda vez que volto de lá para o Brasil, fico mais indignado com a falta de valores, a falta de pontualidade e o descaso com a higiene e mau comportamento. Aqui quase nada funciona. Há atrasos de mais de meia hora.
    Sou Pastor aposentado e meu hobby é entalhar madeira. Tenho em minha casa vários móveis com entalhe. Faço portas entalhadas, etc…
    Sou de descendência alemã e falo alemão desde a minha infância. Gosto muito da música e cultura alemãs. Estudei alemão e trabalhei um bom tempo com alemães como intérprete e tradutor de livros e documentos. Falo e escrevo em alemão fluentemente. Sou casado e gostaria de morar lá. Na verdade gostaria de tirar toda a minha família do Brasil. Não sei quanto tempo de liberdade ainda temos. De todos os casos relatados, talvez o meu seja o mais difícil. Mas, sou teimoso e não acredito no impossível. Gott segne Dich. Schon im voraus danke ich dir für deine Antwort. E-mail: [email protected].

  46. Tô me articulando pra ir porem preciso afiar meu inglês…. Não aguento mais o Brasil. Sou artista visual e designer gráfico…. Minha mulher enfermeira e temos uma filha de 4 anos. Estamos estabilizados porem vivemos acuados com tanta violência e descaso. Preciso de dicas, e estou catalogando, de possíveis maneiras pra trabalhar e morar….inicilame só depois com as meninas.

  47. Olá! Estou indo morar na Alemanha ano que vem… Eu pretendo, se tudo der certo, morar por muitos anos. Quero ter meus filhos lá.Assim eles conseguem automaticamente a cidadania alemã?
    Abraços e obrigada!!!!

  48. Olá,Allane eu quero morar na Alemanha eu pretendo trabalhar durante um ano e estudar também,estudo ciências contabeis,você conseguiria algum contato de trabalho na área administrativa,ou mesmo de trabalho operacional ou de cuidados?Eu vou atras de tudo o que for preciso,mas precisaria de alguma referência de trabalho você poderia me ajudar neste quesito?

    Abraço Jadson.

    • Olá Jadson,

      Infelizmente não tenho como te ajudar com isso. Posso sim te indicar alguns sites de busca de emprego aqui na Alemanha onde você poderá dar uma pesquisada nas vagas que te interessariam: steptone.de e indeed.de são muito bons.

      Boa sorte,
      Allane

  49. ALLANE,
    meu nome é Rodolfo, sou médico aposentado do Ministério da Saúde e do INSS, tenho uma renda fixa de aproximadamente 4.000 euros,
    Tenho cidadania/passaporte alemão, seria possível viver na Alemanha ?
    Teria assistência médica e/ou outros benefícios morando aí ?
    Com meu rendimento fixo mais algumas economias que tenho seria possível ter uma velhice ( tenho 64 anos e gozo de plena saúde) mais segura e tranquila e uma qualidade de vida melhor que no Brasil ?
    Antecipadamente obrigado !

    • Olá Rodolfo,

      Como alemão você pode sim morar na Alemanha, mas em relação à aposentadoria aqui não sei muito bem te explicar.
      Registrado aqui você tem o direito de saúde público sim, mas não sei como funciona no seu caso pois não irá trabalhar aqui. O que aconselho é se informar com o consulado da Alemanha mais próximo.

      Boa sorte,
      Allane

  50. Olá, parabéns pelo post!
    Meu marido tem cidadania italiana, o meu processo de cidadania por matrimônio está em andamento e a nossa ideia é morar na Alemanha. gostaria de saber se mesmo sem ter saído minha documentação podemos morar na Alemanha e se é possível trabalhar neste período ou tenho que esperar a minha cidadania sair?

    • Olá Patricia,

      O que sei é que se vocês são casados e ele vem trabalhar aqui, você pode vir sim com ele, não virá como italiana e sim como brasileira. Somente depois que sua cidadania sair é que você poderá morar como italiana. Mas se ele já está vindo morar, por serem casados você pode acompanhá-lo, e acredito que poderá trabalhar também, mas claro, terá que se registrar aqui e esperar seus documentos de estrangeira chegarem. Claro que seria mais fácil como italiana (eu acho). Nunca vi um caso assim, falo sobre a minha experiência. Para ter certeza e aconselho entrar em contato com o consulado da Alemanha mais perto de você.

      Boa sorte,
      Allane

  51. É realmente perfeito!!! Minha irmã está morando em Berlim e diz que não há nada a reclamar. Ano que vem estarei indo de férias pois estou doida para viver toda experiência também.
    Parabéns pelo blog !!Showww
    p.s: peço por gentileza que retire o meu comentário que fiz um instante atrás pois n havia conseguido logar e ficou
    como 23222123. Agradeço.

  52. Parabéns pelo texto só aumentou minha vontade de ir morar aí. Por favor me tire uma dúvida, quem tem cidadania italiana pode morar e trabalhar na Alemanha sem problemas? Que documentos preciso, é mais facil do que pra brasileiros sem passaporte europeu?o que preciso fazer para poder morar aí tendo passaporte europeu?
    Obrigada 🙂

  53. Ola Allane!

    Sou brasileira com cidadania alemã, meus planos é ir de mudança para Munique em 2017, porém tenho algumas duvidas e está difícil conseguir resposta. Sou cabeleireira e não sei como é a recepção de salões de beleza ai na Alemanha para brasileiros trabalhar neste tipo de emprego, não sei qual é o salário médio de um profissional da beleza, se a profissão é regulamentada, se assinam carteira, se o meu curso que conclui no brasil teria validade na Alemanha. São muitas perguntas e não sei a que órgão recorrer. Saberia me ajudar?

    Abraços!

    Carolina

  54. Obrigado pelo Post!

    Semana passada descobri que eu posso ter a nacionalização alemã, pois meus bisavôs eram alemães.

    O que me assusta de fato, é a língua alemã ser um pouco complexa. Isso me fez ter certos receios…

    Mas lendo esse post, me deu mais vontade e inspiração a querer aprender a língua e quem saber morar na Alemanha.

    😀

  55. Olá meu nome é Wyllian sou de Santa Catarina estou buscando em documentos minha nacionalidade alemã
    tenho uma empresa aqui no Brasil no ramo de energias renováveis e queria saber se quando conseguir a minha cidadania posso continuar minha empresa na Alemanha??

  56. Obrigada pela postagem, estou mudando para Bonn com a minha filha de 5 aninhos e meu marido! Estou super ansiosa e, apesar do medo, não vejo a hora de irmos logo…

  57. Olá tudo bem?

    Me tira uma dúvida? Caso eu fosse aceita para trabalhar na Alemanha, posso levar , meus filhos? Tenho pequenos e adolescentes.

    Grata!

  58. Sou casado com uma brasileira que tem passaporte portugues e estamos querendo morar em berlin, queria saber se por estar casado com uma portuguesa tenho direito de trabalhar na alemanha?

  59. Allane,o que você pode dizer sobre Munique? Neva ai? Faz muito calor? Há boas ofertas de emprego? O alemão é essencial para um estrangeiro buscando uma vida ai? Monique em si é um bom lugar para se viver? Como é a vida ai?

  60. Boa noite, gostei muito do post. Bem instrutivo. Quanto ao idioma: Eu tenho alguns amigos na Alemanha que possuem uma empresa e me chamaram para ir para lá, apesar de eu possuir apenas o intermediário de inglês. Nesse caso, você acha, que eu teria muita dificuldade de adaptação? Obrigada

  61. Oi Allana, tenho uma dúvida, namoro um alemão, que mora perto de Augsburg, e ele vem me pedindo para ir morar lá. Temos conversado bastante tenho uma filha de 6 anos, sou técnico judiciário no TRT, quer dizer por mais que não seja muito é um emprego estável. Meu namorado ganha€1500, acho muito pouco para uma família, não que eu não queira trabalhar, mas no começo não falarei a língua. Qto deve ganhar um alemão para viver minimamente bem na Alemanha com uma família?

  62. Bom Dia!
    Seu blog e muito bom,eu tenho uma duvida soy casada com um dinamarquê moro na Espanha no momento,mais eu gostaria de ir trabalhar na alemanha mais sem o meu marido,eu tenho residencia na Dinamarca, você poderia me ajudar se consigo trabalho na alemanha?

    • Andrea, a Allane parou de colaborar conosco. Eu sou uma das colunistas da Dinamarca e estou sem entender: você mora na Espanha mas tem permissão de residência na Dinamarca e quer trabalhar na Alemanha sem o seu marido, é isso?
      Para conseguir trabalho na Alemanha é preciso ter permissão de trabalho para o país. Se você não é cidadã europeia é preciso ter o visto que lhe permita trabalhar na Alemanha. Vistos concedidos para residência na Dinamarca não dão direito a trabalhar em outro país que não seja a Dinamarca. Se precisar de mais informações, entre em contato através do meu canal: http://www.brasileiraspelomundo.com/category/dinamarca.

  63. Olá, tenho uma filha especial, com una sindrome muito rara desmielinizante, ouvi falar q na alemanha são bons nisso, estamos analisando as possibilidades. Sou Ellwanger (alemã) acha q ajudaria? Pode me add no face pra conversarmos? Fabiana Ellwanger
    obrigado

  64. Olá Allane. Vou me casar em dezembro deste ano com um Italiano que mora na Alemanha. Vamos casar na Itália e morar na Alemanha. Tenho curso universitário em designer de produto. Falo ingles, italiano e estou começando um curso de alemão. Será que consigo um emprego com facilidade aí na Alemanha? Obrigada e bjo.

    • Denise, a Allane parou de colaborar conosco mas temos outras colunistas na Alemanha para quem você pode redirecionar a sua dúvida. Procure pelos textos publicados mais recentemente e escreva um comentário em um deles.
      Boa sorte,
      Edição BPM

  65. Tenho 13 anos, vim com meus pais para a alemanha quando tinha 9 anos. Sem dúvidas foi a melhor coisa que fizemos, amo morar aqui e olha, não sinto falta do Brasil! haha beijosss

  66. Sou alemão morei 20 anos no Brasil e voltei para a minha terra por motivos de saude.Acho muitos brasileiros estão meio enganados,Alemanha é bom mas como em qualquer lugar para quem tem dinheiro.Eu graças a deus vendi a minha casa no Brasil e voltei bem financeiramente.Mas vejo que Alemanha mudou muito, a 20 anos atras foi bom mesmo hoje principalmente os refugiados e outros estrangeiros estão superpopulando a Alemanha e grandes conflitos sociais estão programados.mas não tiro a razão das pessoas que apenas conheçem Brasil e acham a Alemanha uma maravilha.So acho que quem para ficar mesmo vai enfrentar dificuldades.

  67. Oi boa tarde, estou providenciando os documentos para que que possa ir para alemanha nao sei ainda que cidade vou mais eu vou, gostaria de saber se é muita “locura”ir como turista e tentar arrumar um emprego de garçom ou oque for, será que é muito dificil de arrumar emprego para uma pessoa que nao fala nada em alemao e nao tem qualificação nenhuma?

  68. Oi, boa tarde… Estou pra ir pra Alemanha a trabalho pra morar mas tenho receio porque tenho um filho de 7 anos. NEm eu meu marido ou meu fil hj o falamos alemão. Inglês enrolamos.
    Alguma dica.. sugestão. .. Conselho?

    • Renata, a Allane parou de colaborar conosco mas temos outras duas colaboradoras na Alemanha, a Catia e a Sarah. Procure pelos textos mais recentes publicaods sobre o país para encontrá-las e faça suas perguntas nos textos de seu interesse.
      Edição BPM

  69. Sou professor de jiu-jitsu e gostaria de oportunidade em uma academia ai
    pois sou formado em tecnico de radiologia e Imobilização ortopedica e mais dificil pois não falo alemã como posso fazer.

  70. Olá, Allane. Texto muito útil, obrigado!
    Uma pergunta: qual o custo médio diário (aproximado) para uma pessoa que tenha onde morar?
    Eu estou concorrendo a uma vaga para passar 1 mês em Berlim, estudando e trabalhando, e estou levantando custos para verificar a real viabilidade.
    Mais uma vez, obrigado!

    • Sílvio, a Allane é de Munique e parou de colaborar com o BPM.
      Temos outra colunista, a Barbara, que escreve de Berlim. Que tal deixar um comentário num dos textos dela?
      Se não me engano o BPM tem também um texto falando sobre custo de vida na Alemanha, escrito pela Sarah ou pela Catia, dê uma procurada.
      Boas festas e obrigada por comentar,
      Equipe BPM

  71. Parece ser um otimo lugar para se morar em 2017 tudo indica que irei morar ai tenho uma tia que ja esta ai preparando as coisas, como trabalho moradia etc.. O meu medo maior é a lingua alemã parece ser muito dificil tambem tenho um filho de 2 anos espero que consiga se habituar ai..

  72. Ola boa tarde, olha tenho conversado com o meu marido para morarmos na Alemanha para dar um futuro melhor para os nossos filhos, já estava empolgada só planejando e agora fiquei mais ainda depois de ler essas 10 razoes. Mas tenho uma duvida. Depois que nos estivermos ai, posso levar meus filhos sem problemas?

  73. Ola boa tarde, somos de nacionalidade Portuguesa , a residir na Suiça , a minha pergunta era ( quando nos reformar-mos pudemos viver na Alemanha ? Posso saber se basta alugar casa, e ter um seguro de doença , ou será necessario mais alguma coisa , Como por exemplo ter que pagar impostos. Obrg

  74. Olá, a minha esposa está vendo para fazer doutorado em Munique, é possível viver aí com uma renda mensal de 2000 mil euros, considerando dois adultos, uma criança de 5 anos e uma de 11 anos?

  75. É um prazer sabe que o lugar que que sonho em conhecer é maravilhoso! O que mais me deixa feliz é porque sou fan da maior e mais influente banda de musica eletrônica ” KRAFTWERK ” E só em saber que irei morar no pais dos caras já me deixa nervoso hehehe. Cristina como pode me fornecer mais informações do Pais?

  76. Gostei muito das dicas.
    Estou com planejamento de mudar do Brasil daqui 2 anos e tenho pesquisado bastante sobre alguns países com uma boa qualidade de vida e sempre encontro a Alemanha entre os mais indicados. Eu tenho algumas duvidas e ficaria muito grato se pudesse me ajudar. A Alemanha seria um bom país para empreender? Mais especificamente empreender no ramo alimentício, abrir uma pizzaria por exemplo. Eu tenho duas pizzarias no Brasil e penso em vende-las e empreender em outro país.

  77. oi. Eu sou portuguesa e meu marido brasileiro. Sua sobrinha é brasileira e estava querendo vir para a Alemanha para junto de nos. que documentaçao ela vai necessitar para poder ficar a viver e trabalhar aqui junto a nos?

  78. Olá Allane, eu estou no Brasil mais eu e meu marido vamos para Italia tirar a cidadania Italiana dele, gostariamos muito de morar na Alemanha, eu vou pedir minha permissão que é o que me da o direito de trabalho na Europa por ele ser meu marido, nosso sonho e morar e trabalhar na Alemanha, mais preciso saber se posso e meus direitos.. vc podia me ajudar ? Obrigada

    • Olá Gabriela,
      A Allane Milliane parou de colaborar conosco, mas temos outras colunistas na Alemanha que talvez possam te ajudar.
      Você pode entrar em contato com elas deixando um comentário em um dos textos publicados mais recentemente no site.
      Obrigada,
      Edição BPM

Deixe um comentário

Por favor inclua o seu comentário
Por favor escreve o seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.