Adoção de animais na Nova Zelândia

0
24
Foto: acervo pessoal
Advertisement

Adoção de animais na Nova Zelândia.

Uma vez estabelecidas em um novo país e planejando ficar por longo prazo, muitas famílias pensam em ter um animal de estimação. 

Com o estilo de vida mais calmo e maior possibilidade de morar em casas, a Nova Zelândia pode ser um cenário perfeito para adquirir mais um membro da família.

Desta forma, listei abaixo algumas informações sobre como adquirir um animalzinho, por meio da adoção, aqui no país dos kiwis. Além de ser mais barato, é possível dar um novo lar para um bichinho que está precisando de amor e carinho.

Leia também: A Nova Zelândia é destino para famílias?

Animais disponíveis

Normalmente, logo pensamos em gato ou cachorro. No entanto, aqui também há a possibilidade de adotar outros animais, como coelho, camundongo e até mesmo cavalos!

Se tiver o desejo de adotar um gatinho, há muitos deles disponíveis, de todas as idades, cores e personalidades. A escolha pode ser bem difícil, já que todos eles estão muito carentes.

Felizmente, é mais difícil encontrar cachorros disponíveis. Quando algum aparece, rapidamente é adotado. O povo neozelandês ama cachorros, e como a maior parte da população vive em casas, fica muito mais fácil ter um cachorrinho (ou cachorrão).

Onde posso adotar

Aqui há um instituto chamado SPCA que tem como objetivo lutar contra maus-tratos de animais. Eles possuem mais de 40 unidades espalhadas por todo o país, onde há animais resgatados de situações de violência, abandonados nas ruas ou deixados no instituto por donos que não possuem mais condições financeiras de mantê-los.

Você poderá entrar nos sites locais do SPCA para ver a disponibilidade dos bichinhos mais próximos da sua cidade.

Leia também: Tudo que você precisa saber para morar na Nova Zelândia

Quem pode adotar

Não há restrições para adoção. No entanto, serão feitas algumas perguntas para assegurar que o novo dono dará os devidos cuidados por toda a vida do animal.  No caso de cachorros, um agente do instituto poderá irá até o futuro lar do bichinho para verificar as cercas e muros da propriedade. Desta forma, será avaliado se o cachorro ficará protegido, diminuindo as chances de uma fuga.

Abaixo, cito algumas perguntas que são feitas:

  • Pretende morar na Nova Zelândia por longo prazo?
  • Você é proprietário do imóvel onde mora?
  • Sabe os custos de adquirir um animal de estimação?
  • Possui outro animal na sua residência?
  • Se viajar, sabe quem poderá cuidar do animal de estimação enquanto você estiver fora?

Dependendo das suas respostas, um agente do instituto irá conversar com você para dar orientações e sugestões. Além disso, ele irá fazer você refletir sobre a viabilidade de ter uma animal de estimação de acordo com o seu estilo de vida.  

Foto: acervo pessoal

Microchip e castração

O SPCA coloca microchip em todos os animais disponíveis para adoção. Desta forma, os dados pessoais (nome, endereço, e-mail e telefone) do futuro dono poderão ser gravados.

Caso o animal adotado seja encontrado nas ruas, o SPCA ou um veterinário poderá escaneá-lo. Então, será possível acessar o registro com as informações do dono e comunicar a localização para retirada.

Além do microchip, todos os animais são castrados antes da adoção. Em função disto, há maior controle da população de animais e, consequentemente, menor número de abandonos.

Despesas

Apesar de serem adotados, há os custos iniciais que são importantes para a chegada e bem-estar do animal. Muitas vezes, adaptações precisarão ser feitas na sua residência. Além disso, gastos iniciais, como veterinário e utensílios, podem dar um susto para quem não se planejou.

Abaixo, coloquei exemplos de custos iniciais, em dólares neozelandeses, para filhotes de cães e gatos:

Item Gato Cachorro
Taxa de adoção SPCA (incluso castração, microchip e primeira vacina) $170,00 $285,00
Cama $20,00 $20,00
Ração $10,00 $10,00
Tigelas para água e ração $10,00 $15,00
Caixinha de areia $4,00 $0,00
Areia $10,00 $0,00
Pá para limpeza de urina/fezes $2,00 $2,00
Brinquedo $10,00 $15,00
Coleira $15,00 $20,00
Visita ao veterinário (incluso segunda vacina, tratamento para vermes e pulgas) $250,00 $250,00
Total $501,00 $617,00

 

Os custos podem variar bastante, principalmente quando nos referimos ao veterinário. Por isso, é muito importante fazer uma pesquisa na sua região.

Após esses gastos iniciais, haverá outras despesas mensais e periódicas, como seguro saúde, ração, vacinas, visitas ao veterinário, brinquedos e instalação de porta de gatos/cachorros, se for o caso.

Conforme o animal for crescendo, as despesas irão depender do tamanho dele, bem como a necessidade de visitas ao pet shop para banhos e corte dos pelos.

Leia também: Custo de Vida na Nova Zelândia – Parte 1

Adaptação e treinamento

Os gatos, mesmo os filhotes, já saem do SPCA treinados para fazer as suas necessidades dentro de caixas de areia. Isso ajuda durante a fase inicial do animal no novo lar.

No entanto, alguns acidentes poderão acontecer. Os gatos podem se sentir perdidos na nova casa e ter dificuldade de localizar a caixa.

Já os cães e outros animais terão que ser treinados pelos donos desde o início.

Suporte após a adoção

Desejando prosseguir com a adoção, o SPCA disponibiliza uma grande quantidade de material informativo para novos donos.

Há orientações sobre comportamento dos animais, dicas sobre adestramento, carteirinha de vacinação com os dados dos medicamentos e telefones de contato em caso de dúvidas.

Nos primeiros dias após a adoção, podemos levar o animal para o hospital veterinário do SPCA, caso você tenha alguma dúvida em relação à saúde do animal. Um enfermeiro irá examiná-lo gratuitamente, e sendo alguma questão simples, ele mesmo irá te responder e indicará as ações necessárias.

Caso a cirurgia de castração foi feita poucos dias antes da adoção, podemos levar o animal para a retirada dos pontos. Não é preciso pagar nada também.

Em resumo, o processo de adoção é bem estruturado e há bastante suporte. Após todas as orientações, o mais difícil mesmo será decidir qual animalzinho levar para a casa.

Deixe um comentário

Por favor inclua o seu comentário
Por favor escreve o seu nome aqui

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.