Como estimar o seu custo de vida na Nova Zelândia?
Mudar de país não é fácil, mas adaptar as contas a nova realidade pode ser um desafio sem tamanho. Além disso, cada um tem uma prioridade na vida. Para alguns, por exemplo, morar em uma região central é uma prioridade, para outros, é ter um carro bacana e assim vai. Isso faz com que este seja um dos assuntos mais discutidos e polêmicos.
A ideia neste post é complementar o tema já abordado pela colunista Rosana Melo – Nova Zelândia – Custo de Vida, com alguns exemplos e links que possam enriquecer o seu planejamento e te ajudar a estimar o seu Custo de Vida.
Neste texto, abordo custos relacionados à moradia para planejar a mudança, incluindo abaixo, uma planilha em Excel para te auxiliar a construir o seu cenário e se planejar financeiramente: Planilha de Orçamento Familiar GERAL.
Na parte 2 do post que será publicado no próximo mês, falarei sobre os custos de alimentação e darei mais algumas referências de valores.
Dica 1: Diferente do que acontece no Brasil, onde tudo é “mensal”, aqui tudo é pensado por semana, portanto, é bom você começar a se acostumar com este conceito.
As entradas
Quando você está pensando em morar fora, começa a se perguntar como terá que se virar para viver e sobreviver nessa nova fase.
Antes de mais nada, faça uma lista dos seus recursos, ou seja, tudo o que você tem para começar a nova vida em outro país:
- Suas economias e reservas;
- Os rendimentos mensais destas reservas (caso não pretenda levar o dinheiro);
- O que você pretende vender para levar dinheiro (carro, moto, casa, móveis, objetos pessoais, guitarra, prancha de surf etc.);
- Doações (alguns recebem uma ajuda dos pais, dos avós ou de algum padrinho ou tio rico que possa contribuir com o difícil recomeço);
- FGTS (se você ainda não sacou, saiba que após algum tempo poderá resgatar o recurso e é bom poder contar com ele no futuro);
- O seu 13º salário, férias e valores a receber da empresa onde trabalha (caso esteja trabalhando com carteira assinada);
- Outras fontes de receitas (caso seja sócio de algum negócio, por exemplo);
- Enfim, liste tudo o que possa se tornar recurso para compor suas entradas.
Feito este levantamento, comece a listar os seus gastos.
Moradia
Você vai precisar de uma moradia, por isso, o primeiro gasto será com hospedagem. É imprescindível ter uma ideia de onde vai morar para pesquisar os valores do aluguel. Muitos optam também por morar em residências compartilhadas tipo uma república – o “flat mate”, ou ainda escolhem morar num hostel. Se não fizer ideia, leia este outro texto da Rosana sobre Moradia ou use Auckland, a maior e mais cara cidade do país como referência.
Famílias costumam optar pelo aluguel. Já casais sem filhos e solteiros, costumam optar pelo “flat mate” ou hostel, mas alguns preferem ter o seu cantinho e bancar o aluguel.
O site para pesquisar é o TradeMe no canal “Properties” (propriedades). Não se esqueça de selecionar “rent” (aluguel). Há também os sites das próprias corretoras, contudo, no TradeMe é possível ter uma referência de valores, objetivo deste post.
Para facilitar sua leitura, é importante sinalizar que a moeda utilizada por aqui é o dólar neozelandês – NZD.
Hoje, uma casa de 2 a 3 dormitórios em Auckland, custa entre NZD 450,00 e 650,00 por semana, dependendo da localização. Já um aluguel do tipo “flat mate”, pode sair por cerca de NZD 185,00 a 300,00 por semana. Você pode pesquisar também nos grupos de Brasileiros na Nova Zelândia que existem no Facebook.
Para entrar na propriedade, você terá que pagar uma taxa de entrada que é a comissão do corretor correspondente a 1 semana de aluguel (“letting fee”), além de 3 a 4 semanas de “bond” – uma espécie de seguro que é reembolsável quando você deixar a propriedade. Alguns imóveis pedem para adiantar 1 ou 2 alugueis também.
Dica 2: Muitos moram primeiro num hostel ou hotel e depois escolhem o local onde irão morar definitivamente. Isso, porque já estando no destino, você poderá planejar melhor sua vida: se prefere estar mais perto do centro, da escola, da praia, num bairro badalado, num bairro mais barato. Se esta for a sua estratégia, reserve recursos para passar seu primeiro mês nesta condição.
As contas da casa
– Água – Para uma família de 4 pessoas gasta-se cerca de NZD 60,00 a 80,00 por mês. O consumo é mais elevado no verão. Neste link de uma das fornecedoras de água, você poderá pesquisar mais.
– Energia – Para uma família de 4 pessoas gasta-se cerca de NZD 150,00 a 250,00 por mês. É normal gastar mais no inverno por causa dos aquecedores.
– Internet ilimitada – Desembolsa-se entre NZD 60,00 e 80,00 por mês.
– TV – Os canais abertos têm uma taxa mensal de aproximadamente NZD 16,00, mas se você optar pela operadora Sky, irá gastar algo como NZD 60,00 mensais. Sempre há a opção de manter o seu plano do Netflix, no entanto, tem que ter uma boa internet para isso.
Móveis e eletrodomésticos
Nem só de teto vive uma pessoa. Você também vai precisar de móveis e aí vem a questão: Comprar tudo novinho ou há espaço para comprar alguns móveis e objetos de segunda mão?
No Brasil a resposta costuma ser a primeira, mas aqui tudo muda de figura e muitas pessoas optam por comprar coisas de segunda mão, uma prática bem comum.
Algumas casas têm alguns eletrodomésticos, como por exemplo, fogão, lava-louças, mas os móveis e o restante dos utensílios, terá que comprar.
Para móveis e eletrodomésticos novos verifique os custos nestas lojas:
Se a opção for comprar móveis e eletrodomésticos usados, as referências são:
- TradeMe na área de “Home Living”;
- “Garage Sale” – quando uma pessoa coloca objetos que não quer mais para vender em sua garagem;
- Grupos de compra, venda e troca no Facebook – em grupos de brasileiros na Nova Zelândia no Facebook;
- Entidades como Salvation Army, Red Cross e Hospicy que vendem objetos doados para reverter a arrecadação em fundos (barganhas!).
Os próximos passos para montar o seu custo de vida são:
– Cama, mesa e banho – Recomendo trazer do Brasil, mas se desejar tudo novinho pesquise nos sites acima. (Um jogo de lençol custa mais ou menos NZD 35,00, um jogo de toalha de banho NZD 20,00 e um edredom NZD 60,00).
– Panelas e objetos de cozinha – Você pode comprar usadas ou novas. Uma panela de pressão, não sai por menos de NZD 100,00 e uma panelinha básica custa NZD 30,00.
– Roupas e objetos pessoais – Traga do Brasil e dê uma olhada também nos sites acima para se familiarizar.
Outras referências de custos (preços individuais):
– Celular – Os planos pré-pagos mais básicos, custam a partir de NZD 20,00 por mês das operadoras Spark, Vodafone e 2Dregrees e inclui: SMS ilimitado, uns 200 minutos de ligação local ou para celulares daqui e um plano de internet de 1GB;
– Consulta Médica com um Clínico Geral – De NZD 60,00 a 90,00;
– Consulta Dentária – De NZD 80,00 a 95,00 (obturação NZD 250,00 e canal NZD 1.500,00);
– Manicure ou pedicure – De NZD 20,00 a 35,00;
– 1 maço de cigarros – NZD 25,00;
– Carro – Carros novos a partir de NZD 16.000,00 e usados ficam na faixa de NZD 6.000,00 a 10.000,00 considerando um excelente carro semi-novo, em ótimo estado. Pode-se encontrar um carro bem usado ainda em condições de trafegar por NZD 2.000,00.
– Ônibus – De NZD 2,00 a 4,80 dependendo da distância percorrida;
– Litro da Gasolina – De NZD 1,809 a 2,09;
– McDonalds – Por volta de NZD 12,00 um combo;
– Pizza Hut – 1 pizza simples de queijo NZD 5,00;
– Refeição num restaurante simples – De NZD 15,00 a 25,00 por pessoa;
– Cinema – NZD 20,00 veja aqui.
Outras dúvidas? Poste aqui e aguarde meu próximo post.
14 Comments
Eu quero ir para Nova Zelândia,,, Mudança.. não aguento mais esse brasil corrupto…
Alguem pode me ajudarrr,,
Meu nome : Carlos Alberto
Oi, Carlos Alberto.
Entendo este sentimento, foi o mesmo que me motivou a mudar. Sugiro que você leia tudo a respeito de imigração para a Nova Zelândia e a vida de imigrante e – mais do que tudo – busque se planejar bem. Pra te ajudar, separei alguns textos bacanas que já foram publicados por aqui:
– https://brasileiraspelomundo.com/imigrar-para-nova-zelandia-351836668
– https://brasileiraspelomundo.com/nova-zelandia-as-oportunidades-no-pais-3-522021570
– https://brasileiraspelomundo.com/as-mudancas-no-processo-de-imigracao-da-nova-zelandia-150863899
– https://brasileiraspelomundo.com/dicas-de-planejamento-estrategico-para-imigrar-271661470
– https://brasileiraspelomundo.com/nova-zelandia-as-10-maiores-dificuldades-dos-brasileiros-391645398
– https://brasileiraspelomundo.com/nova-zelandia-escolas-de-ingles-como-funcionam-e-como-escolher-a-ideal-pra-voce-521945212
Mas acima de tudo, assim que se decidir, procure um “Immigrant Advisor” para te orientar. Bo sorte!
Quantos reais equivalem a 1 NZD?
Oi, Caroline. O dólar neozelandês é cerca de R$ 2,33 ou 2,40 – você pode acompanhar a variação no UOL https://economia.uol.com.br/cotacoes/cambio/dolar-da-nova-zelandia-nova-zelandia/
Parei de ler qndo vc falou que um flat mate custa x, vish não sabia que flat mate se comprava ou alugava!
Segundo, apenas o aluguel é semanal ou quinzenal o resto das contas são mensais!
Terceiro, comissão de imobiliária ou corretor e letting fee são a mesma coisa… parei por aí pq não dava mais…
Oi, Cansado de tanto blog sobre a NZ. Obrigada pelo feedback. Quando me refiro ao Flat Mate, me refiro ao aluguel neste sistema, que significa o mesmo que uma república, nao me referi a compra, porque na verdade é um serviço compartilhado. Várias contas aqui são semanais ou quinzenais: salários, academia, aluguel, o extrato da conta de energia e algumas outras cobranças também. Sei que parece estranho mas muitas funcionam desta forma, e acho que é um jeito muito bom para se organizar financeiramente. Obrigada pelo comentário, vou corrigir a informação sobre o letting fee, talvez quando editei o texto tenha ficado confuso. Espero que outras autoras ou o próximo post possam te agradar mais.
Olá Gabriela, estou prestes a me mudar (meio de Novembro) e estou adorando os seus posts sobre custo de vida e tudo mais! São bem objetivos. Uma coisa que fico em dúvida é: Auckland é uma cidade muito fechada para empregos? Pois queria além de estudar, mas sim recomeçar minha carreira (fazendo pós depois do meu ietls), e isso está me atormentando nessa decisão.
Oi, Victor.
Obrigada pelo comentário. Puxa, está na reta final da preparação, dá um frio na barriga, né? O bom de novembro é que começa a esquentar um pouco mais…
Sobre Auckland, eu acho que depende da área. Há muitas oportunidades ótimas em todo o país, e o ideal é que você comece a fazer umas buscas por empregos em diversas regiões, até para ver como está a oferta. Auckland é a maior cidade, tem muitos empregos, mas por outro lado é muito buscada por imigrantes, então a concorrência é maior (e a imigração dá pontos extras para quem está aplicando para visto de residência fora de Auckland, por exemplo). Vale pesar tudo na sua decisão. Espero ter ajudado. Bons preparativos!
olá, Gabi!
irei para NZ em janeiro. Gostaria de saber se voce conhece lojas mais em conta para a compra de telefones, e também se há oportunidades de emprego para engenheiros.
Desde já, obrigada!
Oi, Jaqueline.
Que legal que está vindo para a Nova Zelândia! Infelizmente não conheço lojas com preços mais em conta, sinceramente o forte daqui não são eletrônico ou smartphones mais baratos, pelo menos não os encontrei até agora. Muitas pessoas revendem os próprios telefones uns aos outros no TradeMe, você pode verificar por lá.
Acredito que tenham muitas oportunidades de emprego para engenheiros, porque é uma das profissões qualificadas em demanda (Skilled). Recomendo que faça uma pesquisa nos sites Seek (www.seek.co.nz) e TradeMe Jobs (www.trademe.co.nz e entre na parte de Jobs), além de se inscrever no New Kiwis (www.newkiwis.co.nz) e veja quantas oportunidades de emprego aparecem, os salários oferecidos e as exigências de mercado.
Muito sucesso na sua jornada!
Olá Gabriela, Estou me mudando no início do ano sou formado em Educação Física sabe me dizer quanto geralmente é cobrado a hora aula para personal trainer? Sou professor de esportes tbm atuo em Escolas Internacionais pela ásia teria muitas escolas por aí? Obrigado
Oi, João Victor. Obrigada pelo comentário. Infelizmente não tenho como te ajudar, porque não sou desta área. Talvez se você tentar buscar a resposta em grupos de brasileiros no Facebook ou no LinkedIn, ou ainda procurar cursos equivalentes em universidades locais, eles possam indicar valores. Sobre as escolas, sei que há escolas internationais aqui, mas não sei quais nem quantas são, sugiro consultar as empresas que vendem cursos e intercâmbio, pois talvez eles tenham este conhecimento. Boa sorte!
Oi, Fernanda! Obrigada pelas dicas. Tenho duas perguntas: A saude ai é totalmente paga pela pessoa?Não tem ajuda do governo como Brasil e Inglaterra? Outra pergunta, é possivel morar nos trabalhos voluntarios (pelo menos em algum)?
Oi, Wanessa.
Fico feliz em ajudar.
A saúde aqui é gratuita, aqui neste post eu conto mais a respeito: https://brasileiraspelomundo.com/sistema-da-saude-publico-na-nova-zelandia-2203100513 . Não sei a respeito de morar em trabalhos voluntários, pois o único que fiz era de contribuição com algumas horas por semana.
Um abraço