BrasileirasPeloMundo.com
Aplicativos pelo mundoDubaiEmirados Árabes Unidos

Aplicativos para usar em Dubai

Aplicativos para usar em Dubai.

Quando a gente recebe a notícia que vai se mudar para uma cidade logo ali, do outro lado do mundo, chega a dar um frio na barriga. Mesmo ainda estando no período de adaptação, eu tenho orgulho de já estar bem habituada à cidade. E muito disso se deve à tecnologia!

Dubai vende a imagem de ser uma das cidades mais tecnológicas do mundo. E isso não está tão longe de ser verdade. São muitos os serviços que podem ser solicitados diretamente do seu celular, sem ter que falar com alguém e permitindo o pagamento online, na maioria das vezes através do cartão de crédito.

Leia também: Cinco motivos para morar em Dubai

O governo de Dubai tem se esforçado para tentar tornar Dubai a cidade mais feliz do mundo. E, para isso, usam a tecnologia como seu mais forte aliado. Já marcando a entrada de turistas e novos residentes, Dubai oferece o Dubai Airports, um excelente aplicativo que dá vários tipos de orientações aos viajantes.

Você pode ficar a par das principais atividades acontecendo na cidade através do Dubai Calendar, conhecer os pontos turísticos através do Visit Dubai – e até montar um roteiro de passeios.

O governo de Dubai também lançou um app chamado Dubai NOW, que reforça a iniciativa da Smart Dubai Government, uma entidade que trabalha com o foco de fazer de Dubai uma cidade inovadora, feliz e tecnológica. Nesse app é possível cadastrar um cartão de crédito e com ele pagar conta de luz e água, ar-condicionado, colocar crédito no cartão do metrô, e várias outras coisas!

Infraestrutura

No quesito transporte, existe em Dubai a Roads and Transports Administration (Administração de Estradas e Transportes, em tradução livre) que é o órgão governamental responsável pela gestão do transporte público na cidade.

Existe um app da RTA, onde você pode agendar corridas de táxi, gerenciar o crédito no seu cartão do metrô e no pedágio, e muito mais. Um outro app que também ajuda na movimentação pela cidade é o S’hail, que te ajuda a planejar uma viagem informando um tempo estimado de chegada através do metrô, Uber ou táxi – e ainda apresenta uma estimativa de valor a ser pago.

Dois pontos interessantes são sobre o estacionamento e o pedágio. Quando se estaciona o carro na rua, existem áreas onde você pode optar por realizar o pagamento no próprio terminal, ou através de SMS, e aí a cobrança vai direto para a fatura da operadora de telefonia. Ou, ainda, por meio do app da RTA. A outra coisa interessante é que o pedágio é sempre cobrado automaticamente, através de uma tag que fica adesivada no carro. E aí o pagamento do pedágio pode ser realizado através do cartão de crédito, imediatamente, ou pode ser adicionado crédito como se fosse um cartão de transporte.

Também temos o famoso Uber, o Careem (que é um serviço de carro particular como o Uber, mas que funciona somente no Oriente Médio). Ou, se você prefere alugar um carro, pode usar o Waze ou Google Maps, pois as placas são em árabe e inglês, o que permite um trânsito bem tranquilo.

Um excelente serviço oferecido é o aluguel de carros. Além das tradicionais locadoras, existem duas plataformas: a Udrive e a Ekar. Você pode optar por alugar o carro por minuto, por dia ou por mês. São várias opções de carros, inclusive modelos de luxo como Mustang e Mercedes.

Segurança

Para fechar o ponto do transporte, é possível agendar uma corrida com motorista feminina através da RTA.

Caso tenha o infortúnio de sofrer algum tipo de problema que requeira atenção policial, você pode acionar a Dubai Police diretamente pelo app.

Serviços

Para os mais ocupados, existem vários restaurantes que possuem seus próprios apps para oferecer o serviço de entrega. Mas tem aqueles também que reúnem uma gama enorme de restaurantes. Os principais apps são o Zomato, Talabat, Deliveroo e o Uber Eats – que entrega sempre mais rápido!

Se você é daqueles que odeia muita gente, barulho e filas… o Carrefour – que é a rede de supermercados mais forte daqui, oferece um app que te deixa comprar absolutamente tudo e a entrega geralmente consegue ser agendada para o dia seguinte. Dá pra fazer compra de mês apenas tocando na tela do celular!

Tem um outro app chamado InstaShop que é dos deuses! Ele localiza os pontos de venda mais próximos de você e oferece as opções de: mercado (com uma seção separada para itens orgânicos), farmácia, petshop, açougue e agora também tem a opção de chamar uma faxineira. Sair de casa pra que mesmo?

Chegando numa cidade nova a gente quer encontrar uma casa pra chamar de nossa. E essa busca se torna bem mais fácil através do Property Finder, Just Property, Bayut ou Dubizzle – parecido com o OLX, serve como buscador também para itens usados, carros e empregos.

Leia também: Como obter documento e visto de trabalho em Dubai

Lazer

Continuando no conforto do seu sofá, você pode assistir aos serviços de streaming como Netflix, Amazon Prime Video e Starz. Como são serviços que funcionam de maneira regional, você tem a oportunidade de assistir ao conteúdo árabe e indiano, principalmente.

Mas se você quer sair de casa, tudo bem! Você encontra o app do Mall Of The Emirates ou do Dubai Mall todas as informações dos shoppings. Dá até pro app te guiar, usando GPS, para chegar de determinada loja até a outra. Isso parece besteira, mas ao andar no Dubai Mall a gente vê que é uma mão na roda!

Procurando a programação do cinema? Basta baixar o app da sua rede preferida: VOX Cinemas, Roxy, Reel e Novo. Cada um oferece uma oferta diferente, e você pode comprar os ingressos e o lanche diretamente pelo app. O app da VOX, por exemplo, permite que você peça para adiantar o preparo do seu lanche e na hora da sessão é só buscar.

Compras

Se você adora fazer compras online, agora chegou a sua vez! Existe um app chamado Noon, mas a Amazon AE chegou por aqui e facilitou a nossa vida em muitos aspectos. Se você tiver muita pressa, pode pedir a entrega no mesmo dia (ou no dia seguinte). Fala sério, isso parece mágico quando comparamos com os nossos Correios, não é?

Você pode montar a sua casa, comprando a mobília pelo app das lojas Ikea, Homecentre, Danube Home ou Homebox. Também é possível encontrar itens de casa na Centrepoint – mas o ponto forte dela são itens de moda.

Agora, se o seu lance é moda, você pode encontrar tudo nos apps Namshi, Max, Shein, Brands For Less e 6thStreet. Você encontra preços ótimos, entrega rápida e itens de qualidade!

Um ponto importante e curioso de Dubai é que, embora seja vendida a imagem da Dubai luxuosa e seletiva, aqui tem um serviço bem forte chamado Entertainer App. Funciona assim: você paga uma anuidade para usar o serviço e são oferecidas ofertas de 2 por 1 na maioria dos restaurantes, cinemas, atividades de lazer, são opções infinitas!

Os bancos também costumam oferecer descontos em muitos serviços e lojas. Você pode usufruir dos descontos mesmo sem ser correntista, tendo somente o cartão de crédito do banco.

Em Dubai, eu posso dizer que – no quesito tecnologia – os humilhados foram exaltados. É tudo na palma da mão, minha gente!

Mas se eu tiver deixado algum de fora, comenta aqui com a sua dica!

Related posts

O que é o Ramadã?

Miriam Souza

Calendário dos Emirados Árabes

Pollyane Martins

Qual o idioma falado em Dubai?

Miriam Souza

Deixe um comentário

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Este site ou suas ferramentas de terceiros usam cookies Aceitar Consulte Mais Informação