14 dicas para morar em Taiwan

0
90
Advertisement

14 dicas para morar em Taiwan.

Olá meus queridos leitores, primeiro gostaria de dizer que estou muito feliz. Este mês estou voltando a escrever depois da minha licença maternidade. Além disso, completei 4 anos de morada em terras asiáticas e também já são 2 anos dedicada ao Brasileiras pelo Mundo e mais de 18 artigos escritos sobre Taiwan.

Ao longo desse período, sempre recebo mensagens de pessoas que estão vindo morar, ou que tem algum interesse em vir. Então, tentei de uma forma bem reduzida pontuar algumas dicas essenciais para quem aqui chega.

Só pegue um táxi no aeroporto, se tiver pressa

De cara, é a maneira mais rápida de resolver quando você só pensa em sair do aeroporto, mas não é a mais em conta. Com certeza, se tiver pressa é muito conveniente e a opção mais cara. Sai em torno de 1200 NT, ou seja, aproximadamente 150 reais.

Pegue o MRT (metrô) do aeroporto

Existe a opção do ônibus que custa em média 125NT e leva cerca de uma hora do aeroporto até a estação principal, que é a Taipei Main Station. É muito confortável e mais barato que o metrô, porém, não é a mais rápida e agradável. O metrô expresso custa em média 160NT (o equivalente a 20 reais) e tem Wi-fi e tomadas. Ele também vai até a Taipei Main Station e leva em torno de 35 minutos. Uma dica é sempre pegar o metrô expresso, se estiver tentando chegar a estação principal, pois em alguns dos horários ele faz paradas em várias estações até o centro de Taipei.

Pixabay, 2018.
Uma das estações de metrô. Pixabay, 2018.

Fazer o seu ARC (seu cartão de residência)

Ele é obrigatório e um dos documentos mais importantes. É o seu cartão de cidadão onde constam seu passaporte, nascimento e endereço. Em geral, leva duas semanas para ser processado e requer que você vá pessoalmente. O processo pode levar uma manhã ou tarde dedicada a isso. Existe a possibilidade de pode buscar pessoalmente o ARC quando estiver pronto, ou pedir que te enviem por correio. Para saber em detalhes veja aqui.

Registre-se no E-Gate

Não tem facilidade melhor do que pegar as filas de imigração no aeroporto. Assim que seu ARC estiver pronto, você pode se inscrever no E-Gate e passar no portão eletrônico da imigração. A maneira mais conveniente é registrar fisicamente seu ARC no escritório de imigração, onde há um estande só para o registro do E-gate. Não se esqueça do seu passaporte.

Faça o seu cartão de saúde (NHI)

Com o seu ARC é hora de solicitar o cartão de saúde. Caso você ainda não o tenha e precise de uma consulta, não tem problema. Guarde seus recibos e você poderá reivindicar parte do valor dentro de 6 meses da sua visita. Leia mais aqui. O mesmo acontece quando esquecer o seu cartão em casa.

Para aluguel de casas/apartamentos tenha dinheiro

A menos que você tenha sorte, provavelmente, terá que desembolsar 1 a 3 meses de aluguel antecipado. Além da taxa do agente (o equivalente a metade do valor do seu aluguel mensal) e da de administração, tudo de uma vez só. Então, esteja preparado, ou caso contrário, não será simples ter moradia aqui.

Leia também Apresentando Taipei

Verdadeira caça ao novo lar

A busca por um apartamento pode ser estressante se não tiver paciência. A barreira da língua, o aluguel muito alto e nada do que você olha parece ser do jeito que gosta. Isso é normal. Aconteceu conosco e com muitos amigos. Não canse de olhar lugares e opções de apartamentos, se tiver alguém que possa te ajudar com o chinês, certamente ficará mais tranquilo.

Consiga o EasyCard

Você pode usá-lo para ônibus, táxis, metrô, Youbike e ainda utilizar para comprar produtos nas lojas de conveniência. Trata-se de um cartão que você carrega com dinheiro conforme a necessidade. É indispensável, pois facilita muito a vida. Pode ser adquirido nas próprias estações de metrô ao custo de 100NT.

Saiba se comportar no transporte público

Não coma ou beba nada, assim que atravessar as linhas amarelas que antecedem as catracas das estações, ou até mesmo dentro do ônibus. Nem balas, ou chicletes. Para crianças menores de 6 anos e gestantes existe uma tolerância. Procure falar em voz baixa, não ouça músicas no celular sem fones de ouvido. Tenha cuidado para observar os assentos especiais. Outra dica muito importante: quando usar as escadas rolantes, mantenha-se sempre no lado direito.

Leia também: Dicas para alugar imóvel em Taiwan

Use a conveniência dos ônibus também

Num primeiro momento o metrô é muito prático, mas os ônibus talvez possam ser mais ainda. Em geral, todos têm um número, então, se você pesquisar uma rota no Google poderá verificar o número e quanto tempo falta para a linha chegar no seu local. Você pode pagar com o Easycard ou moedas, já que não há cobradores. O pagamento com moedas fica sempre ao lado do motorista e basta depositar 15NT na caixa acrílica.

Youbike

Andar em um bicicleta pública é uma experiência muito boa e fácil. Com o mesmo Easycard do metrô, pode-se pegar uma bike nas estações. Você passa o cartão para retirar e, na volta, primeiro estaciona e depois passa novamente para descontar o pagamento do seu cartão. O registro demora apenas dois minutos e tudo o que você precisa é de um Easycard e um número de telefone daqui.

Faça tudo no 7 Eleven

As lojas de conveniência estão por toda esquina. Elas facilitam muito a vida, pois além de vender de tudo um pouco, você pode fazer muitas coisas. Dedes chamar táxi, pagar contas, carregar Easycard, comprar tickets de cinema, shows e etc., enviar correspondências, imprimir e escanear documentos. Digo que é vida!

Guarde os recibos para a loteria bimestral

Sim, todos os cupons fiscais que receber (e serão muitos), te dão a chance de ganhar na loteria sorteada a cada dois meses. Talvez você nunca ganhe, ou só de vez em quando, como pode ganhar sempre.

Lixeiras públicas, onde estão?

É certo que pouco nos deparamos com elas. Mas se você precisa mesmo delas, os melhores lugares para jogar o lixo são sempre nas estações de metrô ou 7 Eleven e até mesmo nos pontos de ônibus.

Bom, espero que tenham gostado e se quiserem saber mais dicas deixe seu comentário.

Veja também Dicas para morar no Japão.

Deixe um comentário

Por favor inclua o seu comentário
Por favor escreve o seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.