BrasileirasPeloMundo.com
Aplicativos pelo mundo Arábia Saudita

Aplicativos úteis na Arábia Saudita

Uma das grandes dificuldades que uma pessoa que está chegando na Arábia Saudita vai encontrar é quanto a buscar informações, principalmente se não dominar a língua árabe. E é por isso que alguns aplicativos são muito úteis de você já ter conhecimento logo na chegada.

Eu sofri muitas vezes no início quando não sabia de recursos digitais que poderiam me ajudar aqui no país e acabava por depender de alguns serviços extremamente mais caros, como os de motoristas, ou chegar nos lugares em horários errados, por conta da reza. Mas você que está chegando não precisa passar por isso. 

Selecionei alguns aplicativos para ajudar, todos eles tem link para o Apple Store, mas você pode procurar na app store (loja) do seu telefone pelo mesmo nome e baixar no seu aparelho.

Desde a hora da reza, transporte e até mesmo a validade dos seus documentos podem ser acessados pelo celular. O que é super conveniente visto que buscar informações aqui as vezes é mais trabalhoso que achar agulha em palheiro.

Leia também: Liberação do visto de turismo na Arábia Saudita 

Os aplicativos básicos que são importantíssimos aqui e você já deve ter em seu telefone são:

  • Previsão do tempo

Por conta das possíveis tempestades de areia, jamais esqueça sua janela aberta num dia desses!  Vem areia por todos os lados e é até recomendado sair na rua de máscara para não inalar a areia.

As chuvas, que eventualmente caem, quando chegam transformam o trânsito em caos total visto que as estradas não são preparadas com sistemas de escoamento e a menor chuva que caia já causa alagamentos.

É super comum as aulas das crianças serem canceladas nessas situações.

  • Tradutores

Apesar de o tradutor não ser muito confiável, devido à estrutura gramatical do árabe, ainda assim pode ser útil em alguma emergência. Recomendo o Google Tradutor.

  • Mapas

Principalmente se você for dirigir na cidade, os aplicativos de GPS como o Google Maps ajudam e muito para se locomover. Porém não recomendo o Maps do Iphone porque as localizações estão quase sempre em árabe, enquanto que o Google Maps tem a maioria em inglês. O Waze não é um aplicativo muito popular, mas é bem útil para saber onde estão os radares de velocidade. As principais rotas, desvios e radares estão sinalizados por lá.

Os aplicativos locais que são essenciais no telefone de um expatriado são:

Hora da Reza

No dia a dia, um  maiores entraves eram estar informada da hora da reza, pois muitos estabelecimentos fecham durante meia hora 4 vezes ao dia, e cada dia o horário pode mudar em alguns minutos.

O Muslim Pro e o alQibla fornecem os horários atualizados de acordo com a sua localização, além de outras ferramentas para os muçulmanos como a direção de Meca na bússola e passagens do Corão.

Só não esqueça de desligar as notificações ou seu celular vai entoar o chamado da reza sem que você espere.

Transporte

Quando cheguei em 2015 as mulheres ainda não podiam dirigir. No início acabava optando por serviços de motoristas particulares que eram extremamente caros. Pela ignorância de recém chegada, tinha medo de pegar táxi na rua. Mas quando uma local me indicou os aplicativos de transporte e disse que eram seguros, passei a usá-los e gastar bem menos.

Uber – O Uber é bastante usado aqui e funciona como em outros países com a opção de dinheiro ou cartão de crédito.

Careem – O Careem é uma empresa daqui da região com serviço semelhante ao uber, é o aplicativo preferido das locais. Tem opção de dinheiro e cartão e também é possível adquirir pacotes de quilometragem ou adicionar créditos em sua conta diretamente com o motorista.

Mawgif – هوقف

Caso você já tenha carro, o Mawgif é o aplicativo para pagar estacionamento em áreas que requerem esse serviço. Ao invés de procurar por moedas (que não se usam muito), você pode pagar diretamente pelo aplicativo, só é necessário encontrar o totem com o topo vermelho que é o que aceita esse tipo de pagamento, para imprimir o recibo.

A polícia é bem rigorosa com o estacionamento apenas na região onde precisa pagar. Os policiais surgem do nada prontos para multar quem estiver irregular nesse caso. No resto da cidade, onde o estacionamento é gratuito, você pode estacionar até no meio da rua que ninguém fiscaliza.

Absher – أبشر

É o aplicativo do portal Absher do governo. Com opção de árabe ou inglês, nele você acessa todas as suas informações e documentos como residente da Arábia e pode solicitar serviços como renovações de visto, validade dos seus documentos, validação da carteira de motorista, situação dos seus dependentes e carros em seu nome.

KFCA – King Fahd Causeway Authority

O KFCA é importante para quem costuma viajar de carro até o Bahrain pela Causeway. No aplicativo é possível ver a estimativa do tempo de espera para atravessar a ponte e fazer os procedimentos aduaneiros de entrada/saída do país. Esse tempo pode ser de 20 minutos a mais de duas horas dependendo do horário e do volume do tráfego. Também tem uma câmera ao vivo para mostrar o movimento. Muito útil para evitar horários de pico.

O aplicativo está em árabe, mas é possível entender as informações mais importantes através dos ícones.

Najm – نجم

O aplicativo que não pretendo usar mas que é bom ter. Caso se envolva em algum acidente de trânsito, é no NAJM que deve reportar o fato, enviar fotos, inclusive acompanhar a chegada do agente, enviar o relatório do acidente para sua companhia de seguro, além de outras ferramentas.

Alkahraba

Alguns contratos de moradia pedem que o inquilino pague a energia elétrica. Neste aplicativo da Saudi Electricity Company é possível pagar a conta e verificar as informações relativas à ela.

Tele Entrega

Para finalizar, um serviço que é muito conveniente e bem popular aqui na Arábia: os delivery (tele entrega).

Leia também: Vou morar na Arábia Saudita, e agora? 

Praticamente todo restaurante tem o seu, inclusive o Mc Donalds. Você pode checar com seu restaurante favorito se eles possuem aplicativo destinado à isso ou recorrer à empresas que fazem esse serviço, oferecendo várias opções de restaurantes para sua comodidade.

Alguns bem populares por aqui são:

E se der preguiça de ir até o mercado, alguns supermercados também tem essa opção:

Related posts

Como levar meu pet para a Arábia Saudita

Gabriela Lirio Delfino

Ano Novo Islâmico

Diene Buffon

A mistura de nacionalidades na Arábia Saudita

Diene Buffon

4 comentários

Amanda Maio 29, 2019 at 2:58 am

Gabi, por favor.. como funciona esses ataques aéreos, é preocupante? Obrigada! Beijos

Resposta
Gabriela Lirio Delfino Junho 6, 2019 at 7:54 am

Oi Amanda. Até agora os ataques que ocorreram foram barrados, não chegaram a atingir os alvos.
São eventuais, não precisa viver em pânico, até porque não se tem muito o que fazer a respeito.

Resposta
Diene Buffon Maio 30, 2019 at 2:15 pm

Adorei o post Gabi, salvei vários aqui que não conhecia. beijinhos

Resposta
Gabriela Lirio Delfino Junho 6, 2019 at 7:55 am

Legal Diene, obrigada!

Resposta

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Este site ou suas ferramentas de terceiros usam cookies Aceitar Consulte Mais Informação