Em janeiro de 2018 foi liberado visto de turismo para a Arábia Saudita, a abertura das fronteiras do país faz parte de uma série de medidas que vêm sendo adotadas para a modernização do reino.
Se você não é cidadão do Bahrain, Emirados Árabes, Kuwait, Oman ou portador de passaporte oficial e diplomático da França, você precisa de visto para entrar na Arábia Saudita.
Entretanto, a boa notícia é que desde que você não seja cidadão dos países com admissão recusada, ou seja, Qatar e Israel, agora você pode conhecer esse exótico país.
Para solicitar qualquer tipo de visto na Arábia é necessária a carteira internacional de vacinação e profilaxia, com a vacina de febre amarela, e em algumas regiões do país também é exigido a vacina de meningite, além do passaporte com, no mínimo, 6 meses de validade e ao menos duas páginas em branco.
Leia também: Vou morar na Arábia Saudita, e agora?
Qualquer cidadão com o passaporte contendo o visto ou carimbo de Israel, ou ainda, carimbo das fronteiras do Egito ou da Jordânia (sugerindo que o viajante entrou ou saiu de Israel), pode ter sua entrada no Reino da Arábia recusada.
Embora agora haja essa nova possibilidade, o visto será liberado com algumas ressalvas, as quais irei explicar nesse artigo, mas antes vamos entender quais são os tipos de visto mais comuns que o país oferece.
Visto de negócios
Esse visto é aplicado a profissionais que prestarão serviços na Arábia Saudita, em caráter temporário. O visto tem validade de até 180 dias e dá direito a uma ou múltiplas entradas, a depender da forma que foi solicitado pela empresa Saudita.
Se for múltiplas entradas, após 30 dias o visitante deve deixar o reino, podendo regressar sem necessidade de um novo visto.
Para iniciar o processo é necessário que a empresa na qual o profissional vá atuar, emita uma carta convite.
Visto de trabalho/residência
É aplicado àqueles que possuem uma oferta de trabalho na Arábia Saudita e funciona da seguinte forma:
A empresa faz uma oferta de emprego ao profissional, ela deve ser elegível para solicitação de contratação de estrangeiro que é feita ao governo saudita.
Esse, por sua vez, emite uma autorização, após a empresa comprovar a necessidade de contratação de mão de obra estrangeira e também uma carta convite com o tipo de visto autorizado.
Essa carta convite será enviada a embaixada da Arábia Saudita no Brasil e a partir disso será iniciado o processo.
O visto de residência pode ser estendido ao cônjuge e aos filhos.
Visto de visita familiar
É restrito a parentes de linha direta, ou seja, pais, cônjuge e filhos de cidadãos ou residentes do reino. Tem duração de 90 dias podendo ser estendido para 180 dias e permite uma entrada no país.
Visto de Hajj/ Umrah
Existe uma categoria especial de visto para peregrinos que vêm à Arábia Saudita para o Hajj, ou peregrinação islâmica. O processo pode ser feito por agentes de viagem licenciados.
Mulheres que vêm ao Reino com essa finalidade devem estar acompanhadas pelo marido, irmão ou filho maior de 18 anos. É permitido que mulheres entrem sozinhas no reino, para o Hajj, desde que tenha mais de 45 anos e esteja em um grupo organizado. É necessário ainda, uma carta de não objeção do marido, filho ou irmão, registrada em cartório.
Leia também: A segregação na Arábia Saudita
Visto de Turismo
Em 2016 foi anunciado plano para iniciar a emissão de visto de turismo no Reino. Isso veio como uma parcela das medidas adotadas para descentralizar a economia saudita que ainda hoje tem como principal fonte de renda o petróleo. Essas medidas para modernizar o Reino e diversificar a economia do país foram denominadas “visão 2030”.
Em janeiro/2019 foi iniciada a “fase preparatória” para a abertura das fronteiras. Dessa forma, foi liberado o primeiro visto de turismo, que será feito de forma eletrônica.
Contudo, deve estar associado à participação de algum evento autorizado no país e acontecerá da seguinte forma:
O viajante deve acessar o site do “Sharek International Events Visa” e realizar a compra do ticket de algum evento disponível no site, após efetuar a compra será encaminhado dentro do próprio site para a finalização do visto.
Além de comprar o ingresso do evento, o candidato deve fazer o pagamento da taxa do visto, no valor de 640,00sar, aproximadamente 170,00 dólares.
A estadia no país poderá ser de até 14 dias, podendo o viajante conhecer outras cidades do país.
Mulheres abaixo de 30 anos não podem entrar no Reino desacompanhadas. ATUALIZAÇÃO: Com a liberação do visto de turismo, mulheres acima de 18 anos podem entrar no Reino desacompanhadas. Estrangeiros não muçulmanos não são permitidos em Mecca e no centro de Medina.
O Reino recebe milhares de visitantes por ano, em decorrência do Hajj. O governo saudita alinhado com a Visão 2030 vem desenvolvendo projetos ambiciosos para ampliar a economia do país.
Visitar esse país tão rico culturalmente, certamente será uma experiência inesquecível.
Visto de Turismo – Atualização 2020
Para brasileiros existe até o momento duas formas de aplicar para o visto de turismo:
A primeira, feita antes de sair do Brasil, por meio da embaixada da Arábia Saudita em Brasília, contudo a embaixada só está aceitando a aplicação para o visto por meio de despachantes credenciados, atualmente existem apenas dois autorizados, para conferir quais são as empresas aceitas você pode fazer contato com a embaixada pelo telefone +55 (61) 32483525 ou pelo e-mail bremb@mofa.gov.sa.
O visto tem validade de 90 dias, com direito a uma entrada no país, menores de 18 anos não podem requerer o visto e os documentos necessários são:
- Formulário oficial assinado (será feito pelo despachante);
- Passaporte com validade mínima de 6 meses e com pelo menos duas folhas, frente e verso, em branco;
- Cópia do passaporte (página da foto);
- 2 fotos 3×4 recente, colorida, com fundo branco e sem óculos;
- Reserva de hotel em território saudita;
- Reserva da passagem aérea ida e volta;
- Comprovante de residência;
- Extrato bancário dos últimos 3 meses em nome do solicitante;
- Comprovante internacional de vacinação, com a vacina de febre amarela (original e cópia);
- Seguro saúde que atenda o território saudita.
A segunda forma em que brasileiros podem obter o visto se aplica aos casos em que o solicitante tenha visto de turismo americano dentro da validade e tenha pelo menos um carimbo de entrada e saída dos Estados Unidos, utilizando esse mesmo visto que está válido. Não é possível utilizar essa opção caso sua entrada nos Estados Unidos tenha ocorrido com um visto que não esteja mais válido.
Caso o requerente atenda esses critérios, pode ser feita a aplicação para o visto saudita na chegada no aeroporto na Arábia, mediante a apresentação da seguinte documentação:
- Passaporte com validade mínima de 6 meses e com pelo menos duas folhas, frente e verso, em branco;
- Cópia do passaporte (página da foto);
- Reserva de hotel em território saudita;
- Reserva da passagem aérea ida e volta;
- Comprovante internacional de vacinação, com a vacina de febre amarela (original e cópia);
- Seguro saúde que atenda o território saudita.
6 Comments
Bom dia, estou me programando para assistir a copa no Qatar e gostaria de aproveitar a oportunidade e fazer turismo na Arábia Saudita. Você faz trabalho que guia ou indica alguém? Poderia entrar em contato pelo zap 27 998136066?
Oi Fabiano,
Me chama no direct do instagram @dienebuffon pra eu te explicar melhor sobre o assunto.
Abraço
Olá! Meu amigo é americano e mora na Arábia saudita, me chamou para viajar e ficar hospedada na casa dele. Como proceder? Isso é permitido? Tenho muito receio.
Oi Beatriz,
Onde ele mora?
É permitido em partes, rs
Me chama no insta tbm que eu tento de ajudar
@dienebuffon
Beijinhos
Ola!
Obrigado pela informacao, e muito util. Eu sou americano, mas minha esposa e brasileira, com passaporte brasileiro e Green Card americano (cartao de residencia permanente dos EUA). O Green Card funciona igual ao visto americano para tirar o visto da Arabia Saudita? A gente quer visitar Arabia Saudita desde Catar durante a Copa em novembro 2022.
Abraco.
Diene,
Gostei muito do seu texto, ajudou muito!
Vou com um grupo para Arabia Saudita agora em outubro e vamos tirar o visto na chegada porque temos o visto dos EUA e carimbado!
Vamos visitar varios países nessa Viagem e um deles é Israel… Inclusive nosso voo sai de Israel e vai para arabia Saudita, isso será um problema para tirar o visto na entrada do país?
Se puder me responder no e-mail eu agradeço, porque não tenho instagran