BrasileirasPeloMundo.com
Arábia Saudita Turismo Pelo Mundo

Liberação do visto de turismo na Arábia Saudita

Em janeiro de 2018 foi liberado visto de turismo para a Arábia Saudita, a abertura das fronteiras do país faz parte de uma série de medidas que vêm sendo adotadas para a modernização do reino.

Se você não é cidadão do Bahrain, Emirados Árabes, Kuwait, Oman ou portador de passaporte oficial e diplomático da França, você precisa de visto para entrar na Arábia Saudita.

Entretanto, a boa notícia é que desde que você não seja cidadão dos países com admissão recusada, ou seja, Qatar e Israel, agora você pode conhecer esse exótico país.

Para solicitar qualquer tipo de visto na Arábia é necessária a carteira internacional de vacinação e profilaxia, com a vacina de febre amarela, e em algumas regiões do país também é exigido a vacina de meningite, além do passaporte com, no mínimo, 6 meses de validade e ao menos duas páginas em branco.

Leia também: Vou morar na Arábia Saudita, e agora?

Qualquer cidadão com o passaporte contendo o visto ou carimbo de Israel, ou ainda, carimbo das fronteiras do Egito ou da Jordânia (sugerindo que o viajante entrou ou saiu de Israel), pode ter sua entrada no Reino da Arábia recusada.

Embora agora haja essa nova possibilidade, o visto será liberado com algumas ressalvas, as quais irei explicar nesse artigo, mas antes vamos entender quais são os tipos de visto mais comuns que o país oferece.

Visto de negócios

Esse visto é aplicado a profissionais que prestarão serviços na Arábia Saudita, em caráter temporário. O visto tem validade de até 180 dias e dá direito a uma ou múltiplas entradas, a depender da forma que foi solicitado pela empresa Saudita.

Se for múltiplas entradas, após 30 dias o visitante deve deixar o reino, podendo regressar sem necessidade de um novo visto.

Para iniciar o processo é necessário que a empresa na qual o profissional vá atuar, emita uma carta convite.

Visto de trabalho/residência

É aplicado àqueles que possuem uma oferta de trabalho na Arábia Saudita e funciona da seguinte forma:

A empresa faz uma oferta de emprego ao profissional, ela deve ser elegível para solicitação de contratação de estrangeiro que é feita ao governo saudita.

Esse, por sua vez, emite uma autorização, após a empresa comprovar a necessidade de contratação de mão de obra estrangeira e também uma carta convite com o tipo de visto autorizado.

Essa carta convite será enviada a embaixada da Arábia Saudita no Brasil e a partir disso será iniciado o processo.

O visto de residência pode ser estendido ao cônjuge e aos filhos.

Visto de visita familiar

É restrito a parentes de linha direta, ou seja, pais, cônjuge e filhos de cidadãos ou residentes do reino. Tem duração de 90 dias podendo ser estendido para 180 dias e permite uma entrada no país.

Visto de Hajj/ Umrah

Existe uma categoria especial de visto para peregrinos que vêm à Arábia Saudita para o Hajj, ou peregrinação islâmica. O processo pode ser feito por agentes de viagem licenciados.

Mulheres que vêm ao Reino com essa finalidade devem estar acompanhadas pelo marido, irmão ou filho maior de 18 anos. É permitido que mulheres entrem sozinhas no reino, para o Hajj, desde que tenha mais de 45 anos e esteja em um grupo organizado. É necessário ainda, uma carta de não objeção do marido, filho ou irmão, registrada em cartório.

Leia também: A segregação na Arábia Saudita

Visto de Turismo

Em 2016 foi anunciado plano para iniciar a emissão de visto de turismo no Reino. Isso veio como uma parcela das medidas adotadas para descentralizar a economia saudita que ainda hoje tem como principal fonte de renda o petróleo. Essas medidas para modernizar o Reino e diversificar a economia do país foram denominadas “visão 2030”.

Em janeiro/2019 foi iniciada a “fase preparatória” para a abertura das fronteiras. Dessa forma, foi liberado o primeiro visto de turismo, que será feito de forma eletrônica.

Contudo, deve estar associado à participação de algum evento autorizado no país e acontecerá da seguinte forma:

O viajante deve acessar o site do “Sharek International Events Visa” e realizar a compra do ticket de algum evento disponível no site, após efetuar a compra será encaminhado dentro do próprio site para a finalização do visto.

Além de comprar o ingresso do evento, o candidato deve fazer o pagamento da taxa do visto, no valor de 640,00sar, aproximadamente 170,00 dólares.

A estadia no país poderá ser de até 14 dias, podendo o viajante conhecer outras cidades do país.

Mulheres abaixo de 30 anos não podem entrar no Reino desacompanhadas. E estrangeiros não muçulmanos não são permitidos em Mecca e no centro de Medina.

O Reino recebe milhares de visitantes por ano, em decorrência do Hajj. O governo saudita alinhado com a Visão 2030 vem desenvolvendo projetos ambiciosos para ampliar a economia do país.

Visitar esse país tão rico culturalmente, certamente será uma experiência inesquecível.

Related posts

Observação de Baleias na África do Sul

Debora L. Juneck

Feira das Flores em Medellín

Jamille Morais

Lago Powell em Utah

Flávya Siqueira

4 comentários

Fabiano Julho 15, 2019 at 4:23 pm

Bom dia, estou me programando para assistir a copa no Qatar e gostaria de aproveitar a oportunidade e fazer turismo na Arábia Saudita. Você faz trabalho que guia ou indica alguém? Poderia entrar em contato pelo zap 27 998136066?

Resposta
Diene Buffon Setembro 10, 2019 at 4:24 pm

Oi Fabiano,
Me chama no direct do instagram @dienebuffon pra eu te explicar melhor sobre o assunto.
Abraço

Resposta
Beatriz Taó Julho 23, 2019 at 10:56 pm

Olá! Meu amigo é americano e mora na Arábia saudita, me chamou para viajar e ficar hospedada na casa dele. Como proceder? Isso é permitido? Tenho muito receio.

Resposta
Diene Buffon Setembro 10, 2019 at 4:25 pm

Oi Beatriz,
Onde ele mora?
É permitido em partes, rs
Me chama no insta tbm que eu tento de ajudar
@dienebuffon
Beijinhos

Resposta

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Este site ou suas ferramentas de terceiros usam cookies Aceitar Consulte Mais Informação