BrasileirasPeloMundo.com
Aposentadoria e Previdência Social Pelo Mundo Inglaterra

Aposentadoria na Inglaterra

Hoje o assunto é aposentadoria na Inglaterra.

Considerando que todos nós trilhamos a trajetória do envelhecimento, independentemente de classe social, gênero, orientação sexual, estado civil e religião, como não dá para escapar da “melhor idade” o melhor é ir pensando e agindo para enfrentar os encantos e desencantos da aposentadoria por tempo de contribuição e idade.

Quando eu estava iniciando no mercado de trabalho, aos 19 anos de idade, o meu pai dizia: “Filha, guarde bem sua carteira de profissional, porque irá precisar para a aposentadoria”. Nos meus saltos altos eu pensava: “coisas de velhos”. Estava enganada. Para meu desencanto, quando chegou a hora, me arrependi de não ter dado ouvidos ao meu pai. Na época, dezenas de milhares de segurados, ao ingressarem com pedido administrativo para obtenção de aposentadoria, deixaram de ter o benefício concedido porque o tempo de atividade remunerada anotado na CTPS se perdeu e não constava no banco de dados da Previdência Social. Eu perdi alguns anos, mas felizmente pude comprovar o suficiente para me aposentar com decência.

Hoje em dia a DATAPREV (Empresa de Tecnologia e informações da Previdência Social), além de disponibilizar em seu website um mecanismo de cálculo de aposentadoria que contempla todas as categorias de segurado, as contribuições desde 1980 estão salvas em um banco de dados e mesmo que o registro da atividade não tenha migrado para o CNIS, prevalece o anotado na carteira profissional.

As regras que regem a Previdência Social não são estáticas e são diferentes para os trabalhadores da iniciativa privada e para os servidores públicos. Mudam conforme o aumento da expectativa de vida dos brasileiros, e conforme vai aumentando o déficit na Previdência, que em 2016 deverá atingir aproximadamente 125 bilhões de reais.

No Brasil, a fórmula definida recentemente é uma alternativa para o fator previdenciário, que continua valendo, caso o trabalhador queira se aposentar mais cedo, mas com um benefício menor. No caso da nova fórmula, quem atinge a pontuação mínima obtém a aposentadoria integral. O benefício sofre redução pelo fator previdenciário quando o trabalhador quiser se aposentar ANTES dos 60 anos (mulheres) ou 65 anos (homens). E, o trabalhador passa a ter direito à aposentadoria integral (hoje em R$ 4.663,75) se a soma da idade e do tempo de contribuição resultar em 85 (mulheres) ou 95 (homens) – respeitando 35 anos de contribuição para homens e 30 para mulheres.

Agora, essa pontuação varia progressivamente, acompanhando o aumento na expectativa de vida da população – serão somados mais pontos conforme o ano da aposentadoria. De acordo com as novas Regras, a Aposentadoria por Idade do INSS, obedece a idade de 65 anos para homens e 60 para mulheres e o período mínimo de 180 contribuições.

Quem trabalha para empresas ou como servidor, a contribuição previdenciária já vem descontada no holerite, mas para quem trabalha por conta própria, é um trabalhador informal ou mesmo para quem quer garantir uma boa aposentadoria, uma boa maneira de garantir seu futuro é investir em um plano de previdência privada, ou seja, aplicar mensalmente desde jovem uma pequena quantia de dinheiro que, ao final de 30 ou 35 anos, se constituirão em uma boa grana.

Os administradores desses produtos financeiros normalmente aplicam seu dinheiro em fundos e ações conservadoras para garantir a rentabilidade e o desfrute dos encantos da “melhor idade” da melhor maneira possível.

pension-1189101_640

Cada nação, tem suas regras para a aposentadoria e nenhuma escapa de alterações conforme aumenta a expectativa de vida do trabalhador e como a cada ano diminui o número de empregos formais, o assunto ocupa lugar prioritário na agenda de discussão.

A Inglaterra também não está imune a esses fatores, e recentemente sofreu profundas alterações. E, para o meu encanto, aqui não existe a tal da Carteira Profissional, nem Prova de vida e outras coisas mais.

Por muitos anos, a pensão por idade para homens era 65 anos e para mulheres 60 anos. Mas, para 2020 ambos terão que ter 66 anos, e entre os anos 2026 e 2028 será aumentado para 67 anos. Este cálculo foi feito em paralelo com a expectativa de vida do britânico e será revisto pelo governo a cada 5 anos. Isto significa que para quem hoje tem 20 anos somente poderá se aposentar aos 70 anos.

A melhor maneira de garantir os encantos de uma aposentadoria tranquila é planejar qual a idade que você pretende dependurar as chuteiras e como vai se sustentar nos chinelos ou nos saltos altos se ainda tiver joelhos e pernas para isso.

As regras da Pensão do Estado Britânico vão mudar em 6 de abril de 2016, portanto se você estiver está pensando em se aposentar no próximo ano, mexa-se já e procure saber como está o seu status de aposentadoria no site do governo e o que deve fazer para receber a New State Pension.

Porém, se for homem e tiver nascido em ou depois de 6 de Abril de 1951 e mulher em ou depois de Abril de 1953, já está dentro das novas regras.

Leia também: Tudo o que você precisa saber para morar na Inglaterra!

No Reino Unido, assim como a maioria dos países, existem duas maneiras de conseguir o dinheiro para a “melhor idade”.

*Primeira forma: Qualificar-se para receber a aposentadoria máxima do Governo, que a partir de 2016 não deve será menos de £ 151.25 por semana.

Segunda forma: Plano de pensão feito por você ou pelo seu empregador, junto a instituição credenciada em gerencia de fundos de pensão. Sobre esta forma depende do plano que escolher junto aos vários fundos disponíveis. Procure informações com cautela, pois existe muito scam nesta área.

*A aposentadoria do governo inglês, é calculada pelas contribuições registradas no seu NINO – National Insurance Number e serão necessários no mínimo 10 anos de contribuição e o valor que se pode obter vai depender do recolhimento, que pode ser acima ou abaixo do atualmente estipulado, certamente dependendo do adicional que for recolhido acima do fator previdenciário ou abaixo desse.

Se você está atuando no mercado de trabalho significa que tem um NINO e o que o torna elegível para receber a aposentadoria do Governo é quando:

  •  Está empregado e ganhando acima de £155/semana de um empregador
  •  É self-employed/ trabalhando por contra própria e está fazendo as suas contribuições.

Nota: Se não fizer contribuição alguma porque ganha menos de £155/semana, continua sendo qualificado a receber a aposentadoria se recebe comprovadamente entre £112 e £155/semana de um empregador apenas, o que significa na prática que você está empregado(a), mas trabalhando poucas horas por semana.

Um questionamento que muitos têm “ Mas se eu ficar desempregado por um período ou doente e no caso de self-employed/trabalhador por conta própria, ficar doente e não puder trabalhar e tiver lacunas no período mínimo de 10 anos de contribuição? Como faço?

Depois de retornar ao trabalho e estiver preparado financeiramente procure no site do governo o formulário para National Insurance Statement e quando receber a sua resposta, vem demonstrado as lacunas de recolhimento desde o momento que você tirou o seu NINO e a partir daí deve fazer os ajustes através do Voluntary National Insurance Contributions.

Todas as informações acima podem ser adquiridas em detalhes aqui.

A intenção desta matéria é fazê-los pensar seriamente sobre o assunto e planejar a sua aposentadoria, não se esquecendo que é no futuro que o passado se manifesta.

Related posts

Trajetória de uma enfermeira brasileira em Londres

Manuella Azzari

Por que conhecer Camden Town ?

Natália Rodrigues

Estudando Relações Internacionais na Inglaterra

Thais Maciel

16 comentários

Maria Gilda Tomaz Setembro 22, 2016 at 5:20 am

Como receber aposetadoria do Brasil, já que mudarei para Inglaterra e já sou aposentada?
Aguardo seu retorno, muito obrigada.

Resposta
Luiz Novembro 15, 2017 at 6:48 pm Resposta
Paulo Janeiro 24, 2017 at 1:25 am

vivo na inglatrra ha 11 anos e ja contribui os minimos 10 . Como vai ficar quando chegar a minha hora de aposentar ? e se eu voltar pro brasil como vou me aposentar quando chegar a minha hora ?
posso pedir pelo consulado ingles ? tenho cidadania italiana .

Resposta
Ann Moeller Janeiro 24, 2017 at 1:41 pm

Ola Paulo, o melhor a fazer é buscar informações no Consulado brasileiro. Equipe BPM

Resposta
Luiz Novembro 15, 2017 at 6:11 pm

Paulo, você precisa verificar se o Brasil tem acordo previdenciário com a Inglaterra, desta forma você poderá “migrar”seu tempo de contribuição entre os paises. Utilizando assim seu tempo de serviço no Brasil para ser “contado” para se aposentar na Inglaterra e vice-versa. Pesquise no site brasileiro e inglês…

Resposta
Francisca Março 14, 2017 at 2:55 pm

Eu iniciei a trabalhar em casa de familha muito novinha com 16 anos no Brasil senti a escravidao na pele, trabalhei ate 2001 sempre de domestica sem carteira assinada. Hoje moro fora do Brasil e nao pago inps a minha pergunta è sera que eu tenho direito a aposentadoria no Brasil? mesmo sem pagar contributo ou como tenho que fazer?

Resposta
Luiz Novembro 15, 2017 at 6:37 pm

Para você ter direito a se aposentar no Brasil você precisa contribuir no minimo por 15 anos com 8% do salario minimo caso comprovado você atuar como doméstica, e se aposentar por idade, com um salario minimo. (independe de renda familiar), com demais beneficios previdenciarios.
http://economia.uol.com.br/empregos-e-carreiras/noticias/redacao/2015/07/04/entenda-como-funciona-a-aposentadoria-por-idade.htm
Uma opção para obter um salario minimo é através do LOAS (se você tiver mais de 65 anos terá direito se você não tiver uma renda familiar que seja maior que 1/3 do salario minimo por individuo, e estará sujeito a visita de um assistente social para averiguar sua condição é merecedora deste beneficio.

Resposta
Idade de aposentadoria em outros países é muito menor do que no Brasil #boato Março 16, 2017 at 5:33 pm

[…] Agência Brasil (escrita pela amiga Líria Jade), aponta que em 2022, a idade subirá para 67 anos. No Reino Unido, a idade é de 60 anos para mulheres e de 65 anos para homens. Em 2020, a idade mínima será de 66 anos para ambos os […]

Resposta
Jose Muniz Maio 21, 2017 at 10:19 pm

O sistema previdenciário em todo mundo, cada vez mais, será deficitário, se não houver mudanças bruscas, já. Existe uma previsão de que nos próximos 15/20 anos, haverá uma redução entre 40% e 50% dos postos de trabalho, devido a automação.

Resposta
Cleo Março 12, 2018 at 3:32 pm

Moro na Uk
Posso ter duas aposentadorias?
Uma no Brasil sendo que contribui os 15 anos mínimos, e outra na uk também por contribuir os 10 anos mínimos?

Resposta
Liliane Oliveira Março 13, 2018 at 2:16 am

Olá Cleo,
A Juraci Pike parou de colaborar conosco, mas temos outra colunistas na Inglaterra que talvez possam te ajudar.
Você pode entrar em contato com elas deixando um comentário em um dos textos publicados mais recentemente no site.
Obrigada,
Edição BPM

Resposta
Maria Smith Abril 3, 2018 at 2:34 pm

Meu nome e Maria e sou brasileira casada com Inglês ! Vivemos na ilha da Madeira .
Uma pergunta ? Posso obter Passport Briatinico mesmo não morando lá ?
Uma coisa eu sei . Qdo tiver 60 anos receberei poupança da Londres .

Resposta
Liliane Oliveira Abril 4, 2018 at 1:34 pm

Olá Maria,
A Juraci Pike parou de colaborar conosco, mas temos outras colunistas na Inglaterra que talvez possam te ajudar.
Você pode entrar em contato com elas deixando um comentário em um dos textos publicados mais recentemente no site.
Obrigada,
Edição BPM

Resposta
Régen Fevereiro 20, 2019 at 9:28 pm

Se eu for pro Inglaterra, consigo me aposentar? Tem aposentadoria aí? Como funciona essa parte?
Então, eu não sei como eles vão aposentar uma pessoa que não nasceu lá e não trabalhou lá?

Resposta
Liliane Oliveira Fevereiro 22, 2019 at 12:33 am

Olá Régen,
A Juraci Pike parou de colaborar conosco, mas temos outras colunistas na Inglaterra que talvez possam te ajudar.
Você pode entrar em contato com elas deixando um comentário em um dos textos publicados mais recentemente no site.
Obrigada,
Edição BPM

Resposta
Enzo Julho 9, 2019 at 9:09 pm

Muito obrigado!! Estou fazendo um trabalho em minha escola sobre a terceira idade, e meu grupo ficou com o reino unido. Ainda bem que consegui achar um site que facilitou minha busca!!

Resposta

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Este site ou suas ferramentas de terceiros usam cookies Aceitar Consulte Mais Informação