Apps para a usar na Suíça

0
134
Fonte: Pixabay
Advertisement

Apps para a usar na Suíça.

Eu demorei bem mais tempo do que eu imaginava para selecionar uma lista de aplicativos para o celular, os quais poderiam ser úteis para quem está na Suíça a passeio ou em definitivo. A seleção crescia e enxugava cada vez que eu vasculhava o meu celular ou lia mais sobre o tema; e percebi que existiam inúmeras possibilidades que me distraíam facilmente e me distanciavam das minhas prioridades. Então, me veio à cabeça que recomendar apps atualmente é tão arriscado quanto dar um perfume de presente: por mais que você conheça o gosto de alguém, apps e perfumes são pessoais demais e você corre o risco de errar fatalmente.

Foi pensando neste provável fiasco que eu resolvi criar três listas de apps: a) lista colônia de banho ou body splash – para quem usa o mote “mais é menos”, prefere um celular com memória leve e opções práticas; b) lista perfume de bolsa – para quem sai borrifada de casa, mas sempre se sente mais confiante se leva na bolsa um cherinho para reforçar o frescor ao longo do dia, então, nesse caso, basta somar à primeira lista mais alguns itens; e c) lista glamour – para aqueles dias de “diva”, que todas nós merecemos, em que o tom de pele combina com o perfume, o cabelo e a bolsa e, nesse caso, será preciso acrescer à segunda lista um toque de brilho e funcionalidade.

Lista Colônia de Banho ou Body Splash

1) Local.ch (disponível para iPhone e Android Smartphone). Local é um aplicativo como o próprio nome sugere: cobre infinitas possibilidades para te ajudar a se sentir quase como um nativo alpino (será?). Com ele você pode encontrar restaurantes, lugares com wifi grátis, banheiros públicos, caixas eletrônicos, correios, salões de beleza, serviços de encanadores, advogados etc.

2) SBB Mobile (disponível para iPhone e Android Smartphone). O aplicativo da empresa de transportes públicos é um dos achados que a tecnologia nos oferece, pois seu cronograma mostra todas as conexões do país seja de trem, ônibus, bonde, barco ou teleférico, e te sugere a forma mais rápida para chegar ao destino pretendido. E se você se registrar, também poderá comprar os bilhetes pelo aplicativo ou visualizar os tickets que tiverem sido comprados pela internet. Existem também informações úteis sobre as estações de trem como as lojas disponíveis, o horário de funcionamento das bilheterias, locais para internet wifi etc. O app é recomendado para saber sobre interrupções nos meios de transporte públicos ou possíveis restrições nas rotas que são oferecidas.

3) Together (disponível para iPhone e Android Smartphone). Qual recém-chegado na Suíça nunca se perguntou: Como reciclar o lixo? Onde é possível praticar esportes? Como matricular os filhos na escola pública? Foi pensando no bem-estar dos estrangeiros que chegam ao país que a swissinfo.ch e a Sociedade Suíça de Radiodifusão e Televisão (SRG SSR) desenvolveram o Together num formato de jogo interativo com perguntas e respostas. Pensado para os expatriados, o aplicativo está disponível em sete idiomas (inclusive o português) e tem dez conjuntos de questões (quiz) em diferentes áreas, que vão desde o consumo (compras além da fronteira), tradições suíças, impostos, moradia, seguridade social, questões de gênero e igualdade, saúde, além de direitos, obrigações e cidadania. A proposta do Together é realmente auxiliar os novatos na Suíça a se integrarem na sociedade e a aprenderem mais sobre o cotidianto do país, e evitar que esses estrangeiros vivam em “sociedades paralelas” dentro da região (esse assunto dá o que falar…).

Leia também: A coleta de lixo na Suíça

Lista Perfume de Bolsa

Além da “lista água de colônia/splash”, você poderá acrescentar essas possibilidades:

4) City Guide (disponível para iPhone e Android Smartphone). Esse app tem guias especializados para as cidades de Bern, Lucerne, Basel, Zurich, Lausanne, Geneva e Lugano. Assim, você terá à disposição mapas, atrações turísticas, restaurantes, lugares para alugar uma bicicleta e outras tantas informações úteis sobre cada um desses locais.

5) Swiss Events (disponível para iPhone e Android Smartphone). Organizado pela MySwitzerland.com este app ajuda a identificar os museus, galerias de arte, festivais, concertos e eventos esportivos.

6) The Swiss Snow Report (disponível para iPhone e Android Smartphone). Mais um dos aplicativos da família MySwitzerland.com que permite verificar as condições climáticas das montanhas, e que conta com câmeras para que você possa visualizar as pistas e possa aproveitar um dos símbolos do país: o ski.

7) Swiss Hike (disponível para iPhone). Para quem quer explorar mais uma paixão nacional suíça: as caminhadas. Com esse app muitos dos mapas podem ser acessados offline, e todos contêm o tempo de duração aproximado e o grau de dificuldade do percurso.

Leia também: Visto de ingresso e autorização de residência na Suíça

Lista Glamour

Para uma sensação de frescor 24hs por dia aliada a um brilho no olhar, basta somar aos sete apps anteriores um “algo a mais”:

8) Swiss Family Trips (disponível para iPhone e Android Smartphone). Neste app da MySwitzerland.com, por meio de uma série de critérios, você encontra atividades que gostaria de fazer com sua família, assim, você pode fazer filtros conforme o clima/temperatura, a idade dos seus filhos, e de quem mais estiver com você, quanto tempo gostaria de fazer a atividade etc.

9) Comparis.ch (disponível para iPhone e Android Smartphone). Para comprar com a segurança de que o produto está num preço razoável ou se trata de uma barganha, este app compara uma infinidade de produtos desde eletrônicos, acessórios para carro, móveis até fraldas de bebê.

10) QuickZoll (disponível para iPhone e Android Smartphone). Com o mote “eu deveria ou eu não deveria?” esse app da Confederação Suíça traz informações sobre produtos alimentícios que podem ser importados, conforme a quantidade por pessoa, bem como as regras para cruzar a fronteira com animais e plantas, assim também como aqueles produtos cuja importação é proibida.

11) Ricardo.ch (disponível para iPhone e Android Smartphone). Para comprar e vender desde produtos novos, seminovos até usados e com defeito, e tudo seguindo um esquema de leilão de preços.

12) AutoScout24: Switzerland Cars (disponível para iPhone e Android Smartphone). Para compra e venda de carros.

13) Homegate.ch (disponível para iPhone e Android Smartphone). Para comprar ou alugar um imóvel.

14) ImmoScout24 (disponível para iPhone e Android Smartphone). Para comprar ou alugar um imóvel.

Enfim, seja qual for o seu estilo de perfume e de aplicativos, o importante é que o celular seja uma ferramenta útil para simplificar a nossa rotina e nos salvar dos inúmeros imprevistos que a vida fora do país de origem nos reserva. Mas, fique atenta: se o monte do chocolate Toblerone (Le Cervin) ou se o Lac Leman com o Castelo de Chillon passaram pela sua janela e você nem sequer notou; ou se você perdeu os últimos comentários dos seus amigos no café, em frente ao Reno, tudo porque se mantinha fixa aos olhos de vidros… Então, vale lembrar que a boa tecnologia para a sociedade é sempre aquela que aumenta a sociabilidade, ainda que virtual, fomenta o engajamento civil ou intensifica os laços familiares e de amizade, e não significa isolamento e nem o fim da vida em comunidade real.

Deixe um comentário

Por favor inclua o seu comentário
Por favor escreve o seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.