BrasileirasPeloMundo.com
Reciclagem e Meio Ambiente Suíça

A coleta de lixo na Suíça

A Coleta de lixo na Suíça.

Quando cheguei na Suíça, uma das primeiras coisas me ensinaram foi como separar o meu lixo, porque realmente uma das grandes preocupações de quem mora aqui é a coleta do lixo. Eles são extremamente organizados com tudo, e com o lixo não poderia ser diferente. Na maioria das residências que visitei e na minha inclusive, o lixo fica embaixo da pia, dentro do armário. Temos lixeira para o lixo comum e o orgânico, assim já facilita na hora da separação.

Não pagamos taxa de lixo como em alguns estados brasileiros, o que é cobrado é o saco de lixo para o descarte do lixo comum e cada cidade tem o seu saco de lixo próprio. Isso mesmo, os sacos de lixo tem uma cor e o nome para identificar a cidade. No meu caso é um saco de lixo cinza e posso comprar nos mercados e nos correios. Em BRUGG o rolo com 10 sacos de 35 litros custa CHF 25, posso comprar também sacos maiores, mas esse tamanho é ideal para o lixo que temos em casa. Nesse saco oficial colocamos todo o lixo comum e o que não pode ser reciclado. Então quanto mais você fizer a separação correta do lixo, menos lixo irá para esse saco e menos custos você terá no descarte do lixo. Como moramos em apartamento, ao lado do nosso prédio tem latões de lixo da cor cinza para o descarte desse lixo. A coleta é feita uma vez por semana. Uma coisa que me deixou surpresa foi que a embalagem Tetra Park não é considerada reciclável e é incluída no lixo comum.

Ao lado desses latões cinzas também tem latões verdes para a colocação do lixo orgânico. Algumas pessoas colocam o lixo orgânico direto na lixeira e depois despejam nos latões, mas eu compro o saco por achar mais higiênico, esse saco pode ser comprado em qualquer mercado e não tem nenhum tipo de identificação.

Leia também: Bélgica tem o melhor sistema de reciclagem de lixo da Europa

No começo do ano, recebemos um calendário com as datas da coleta seletiva dos materiais recicláveis, cada material tem o seu dia, papel e papelão, metal, roupas. O lixo deve ser colocado ou na noite anterior ou bem cedo porque a retirada é realizada cedo, como na maioria das vezes eu esqueço das datas, eu acabei procurando os pontos de coleta.

Como é feita a separação:

– Os papéis e papelão, são separados, e devemos amarra-los com um cordão para não espalhar pela rua, fica tudo arrumadinho, bem do jeito suíço, rs ! Eu nunca coloquei os meus papéis e papelão na rua, porque sempre perco o dia, ou esqueço de comprar o cordão para amarrar. Não pode colocar dentro de caixas ou de sacolas plásticas, é proibido.

– Os  vidros  são separados por cores (verde, branco e marrom), como os vidros não são coletados devemos levar para os contêiners, cada contêiner é para o vidro da cor específica.

– As garrafas pets de refrigerantes e sucos devem ser amassadas, para ocuparem menos espaço no latão de lixo.

– As latas também devem ser amassadas.

Cada item tem o seu latão separado. Eu comprei na loja Ikea um cesto de lixo de lona, que são 4 cestos, para já colocar o lixo em casa já separado. Assim fica muito mais fácil na hora de transportar.

Os plásticos dos produtos de limpeza não podem ser colocados junto com as pets de refrigerante e os pontos de descarte deles são os mercados (Migros e Coop), ali podemos colocar todos os plásticos de produtos de limpeza ou de embalagem de alimentos.  Nesses locais também podemos descartar baterias, pilhas e lâmpadas.

Posto de Coleta – Coop – Foto arquivo Pessoal

Depois de um tempo descobri que existem alguns pontos de coleta de lixo bem maiores e que você pode ir lá, colocar todo o seu lixo. São contêiners enormes e as placas sinalizam o que deve ser colocado. As separações são basicamente as mesmas, vidro (branco, verde, marrom), garrafas pet, latas e alumínio, papéis, entre outros. Lá você também descartar lixos como pequenos entulhos, louças quebradas, eletroeletrônicos, entre outros. Algumas coisas você pode simplesmente jogar nos contêiners, mas tem algumas coisas que são maiores então devem ser pesadas e pagamos o preço pelo descarte vinculado ao peso do lixo. Adorei descobrir esse local, porque era uma via-sacra, juntava as garrafas pets, vidros e latas num lugar, depois ia para o Migros levar as outras embalagens e produtos de limpeza, pilha, lâmpada e meu porão estava ficando cheio de papel. Era um vai e volta com sacola cheia de lixo. Agora está muito mais prático para mim.

Também existem postos de coletas de roupas, sapatos, roupa de cama que são encaminhadas para doação. Nós recebemos em casa um saco para colocar tudo que esteja em bom estado e condições de uso.

É fazer toda essa separação da um trabalhão danado, aqui em casa a cada 15 dias levamos os lixos reciclados para o ponto de coleta, mas o importante é ver que as coisas funcionam, a maioria das pessoas fazem todo o seu trabalho para manter as cidades limpas. Claro, que às vezes tem gente que faz coisas erradas, mas temos que ficar atentos, porque se você for pego colocando os lixos nos locais errados é multa na certa.

E as opções de descarte são várias, pode ser colocado na porta de casa, nos mercados e nos postos de coletas, é só escolher a maneira mais fácil para cada família e fazer tudo certinho que não tem erro, dá tudo certo!!

E  na sua cidade os lixos são reciclados?? Espero seus comentários!

Related posts

O delicioso vinho suíço

Teca Hungria

Dicas de turismo em Zurique

Silvia Marques

As diferenças da educação infantil na Suíça

Janaína Abreu

4 comentários

Karina Miura Novembro 20, 2018 at 1:47 pm

O tetrapak na Suíça retiram na Aldi, rede de supermercados

Resposta
Janaína Abreu Novembro 23, 2018 at 7:48 am

OLa Karina, muito obrigada pela informação eu não sabia. Vou ver no Aldi aqui perto da minha casa!!
Valeu !!
Abs Janaina Abreu

Resposta
Ana Junho 3, 2019 at 8:50 am

Olá Janaína, vivo em Portugal cerca de 5 anos mas antes estive a viver na Suíça. Já não me lembrava da maneira que era feita a coleta do lixo, até porque vivi pouco tempo ai. Estou agora num trabalho de pesquisa sobre as formas de coleta do lixo no Brasil, Suíça e Portugal. Obrigada por toda essa informação, me ajudaste imenso. Muitos beijinhos!

Resposta
Janaína Abreu Junho 4, 2019 at 2:07 pm

Fico feliz em ter ajudado!! Um grande bj Jana 🙂

Resposta

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Este site ou suas ferramentas de terceiros usam cookies Aceitar Consulte Mais Informação