BrasileirasPeloMundo.com
Chile Estações do Ano pelo Mundo

As quatro estações do ano no Chile

No Chile podemos considerar que as quatro estações do ano são bem definidas, embora conversando com alguns chilenos, eles se queixem que, hoje  em dia, devido ao aquecimento global, as estações estão confusas….acho que eles precisam dar uma passadinha em São Paulo, onde temos todas as estações do ano em um dia!

Bom, mas voltando agora para o Chile: é um país seco (não é à toa que tem o Atacama, o deserto mais árido do mundo) e, sim, as estações são definidas.

Verão

Para quem gosta de verão (atenção: verão não é sinônimo de praia aqui no Chile), pode se dar bem se visitar o país durante os meses de dezembro, janeiro, fevereiro e março – como estamos no sul, bem no sul do mundo, os dias são mais longos. Amanhece aproximadamente às 6h da manhã e escurece entre às 21h e 21h30, ou seja, dá para aproveitar bem o dia e fazer muitas coisas.

Por ser seco, o verão não é tão incômodo como em lugares úmidos, ainda que seja caloros aqui. O melhor de tudo: não tem chuvas de verão! Aqui em Santiago as noites de verão são realmente noites de verão, então, se você vem passar alguns dias nessa estação colorida, aproveite para trazer seus vestidos, sandálias, blusinhas de alcinhas, saias e todos os modelinhos de verão, porque serão necessários esses itens do guarda-roupa e não precisa trazer seu guarda-chuva.

Salvo alguns dias, que pela manhã ou ao cair da noite, podem ter um vento gelado (chamo de vento da Patagônia), aí sim será necessário uma blusinha ou uma echarpe.

Mas atenção…esses dias lindos de sol acontecem aqui na capital – Santiago, e não tenha expectativas de ir à praia e passar um dia de verão lá, porque infelizmente no Chile, embora tenha praias de norte a sul, não são nada parecidas com as praias do Brasil. Sempre venta e sempre faz mais frio que na capital, muitas vezes, pode estar nublado na praia e um dia lindo com céu azul em Santiago.

Um passeio na praia é sempre bem-vindo, mas leve uma blusa, pois lá será muito necessário, principalmente, se for passar a noite por lá.

Se for fazer um passeio na montanha, geralmente faz muito calor durante o dia, mas logo depois que o sol se põe, acaba fazendo frio, então, mais uma vez, se for passar a noite nas montanhas, mesmo que seja verão, leve sua blusa!

As pessoas, aqui em Santiago, geralmente no verão vão ao parque, a cidade está cheia de parques, então, não é estranho passar pelas ruas e encontrar pessoas deitadas na grama descansando. Entre no clima e aproveite a natureza!

Leia também: No Chile se fala chileno

Outono

É nessa estação que os dias começam a ficar mais curtos, as árvores já começam a ficar com as folhas secas e com o passar dos dias, começam a perdê-las. Aos poucos, nos despedimos da alegria do verão e começamos a nos preparar para os dias não tão alegres do inverno.

Muitas pessoas gostam dessa estação (não me incluo nesse grupo), porque tem sol, mas é um sol mais fraquinho que junto com um vento que aparece, de vez em quando, é necessário estar sempre com blusas.

O dia amanhece entre às 7h e 7:h30, e às 20h já está escuro. Sinal de chuva? Nem de longe! Pela manhã e pela noite é mais geladinho que durante o dia.

A praia não entra na exceção e se no verão já faz frio, no outono, faz muito mais. Passear pelas montanhas nessa estação também exige levar uma blusa, porque durante o dia já vai ter mais ventos, e depois do pôr do sol, é frio com certeza. Nesses dias podemos notar que nos pontos mais alto das montanhas já aparece a neve.

Os parques já não estão mais cheios e as ciclovias começam a ficar mais vazias. Nas lojas de roupas podemos encontrar itens de inverno e alguns bares e restaurantes estão com os aquecedores ligados pela noite.

Inverno

Eis que os dias mais curtos do ano chegam no país: amanhece às 8h e escure às 17h30 e é nessa estação que o país seco cede alguns dias para a chuva. Embora seja pouca, a cidade vira um caos (até hoje não entendo…um pais tão preparado para terremotos, e quando cai uma garoa, a cidade fica caótica…coisas de Chile).

As montanhas já estão brancas e nas partes mais baixas estão verdes devido aos dias “chuvosos”.
Para muitos turistas brasileiros é a atração principal para fazer as atividades na neve como esqui, já que não temos esse fenômeno no Brasil.

Os parques estão praticamente vazios e a ciclovia são para os valentes (principalmente, nos dias de chuva).

Praia? Nem pensar! Bom, sempre tem alguém do contra que vai para a praia no inverno, mas depois das montanhas nevadas, certamente é o lugar mais frio na região central do pais.

As árvores já estão “peladas” e os dias são mais cinzentos, embora em alguns dias o sol apareça, porém, somente para iluminar, porque não aquece nada!

Blusas, tocas, luvas, botas são os itens que saem do guarda-roupa para explorar essa estação.

Leia também: Quanto custa morar em Santiago

Primavera

É a estação onde tudo renasce, literalmente! Os parques, aos poucos, começam a ganhar vida pelas plantas que começam a florescer e pessoas que começam a frequentá-los.

As ciclovias já começam a ficar mais movimentadas e a alegria, aos poucos, contagia as pessoas.

Os dias, aos poucos, começam a ficar mais longos: amanhece às 7h e escurece às 19h.

Já não é necessário sair de casa com tanta roupa, mas ainda é bom levar uma blusa, ou algumas vezes sair com botas, porque o sol ainda não estará tão potente.

As montanhas ainda estão verdes, mas com o passar dos dias já percebe algumas partes onde a grama perde a força e dá espaço ao marrom da terra andina.

Os cumes já não estão mais cobertos como um bolo com chantilly e o marrom começa a predominar a cordilheira.

Bom, acho que com esse breve resumo já é possível ter uma ideia de como e quando visitar o sul do mundo. Qual sua estação preferida?

Related posts

7 motivos para se apaixonar pelas cerejeiras do Japão

Mitiko Ando

Terremotos no Chile

Joy Matta

O portunhol nosso de cada dia

Juliana Bezerra

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Este site ou suas ferramentas de terceiros usam cookies Aceitar Consulte Mais Informação