BrasileirasPeloMundo.com
Alemanha Culinária Pelo Mundo

Bolos alemães: uma tradição deliciosa

Bolos alemães: uma tradição deliciosa

Se você estiver na Alemanha, visitando ou morando, não vai demorar muito para ser seduzido pelos bolos. Eles estão por toda parte: nas casas, nas padarias, nos supermercados, nos cafés, nos restaurantes e até nos famosos Biergärten (os jardins da cerveja). Em pedaços enormes e nos mais variados sabores.

Os alemães adoram o tradicional Kaffee und Kuchen (café e bolo), que acontece sempre à tarde. Nessa parte, a integração foi bem fácil para mim, pois já aderi a esse costume. É comum que eles convidem amigos ou familiares para o Kaffee und Kuchen na casa deles. Recentemente, foi o aniversário da minha sogra. A comemoração foi com almoço em um restaurante e, após a refeição, fomos todos à sua casa, onde havia cinco bolos de sabores diferentes, todos feitos por ela.

É comum também que, ao ser convidada para um almoço, a pessoa pergunte se você quer que ela leve um bolo ou já avise que vai levar. No meu casamento, além do bolo tradicional encomendado em uma confeitaria especializada, todas as tias do meu marido trouxeram um (organizaram a logística com a minha sogra, para não ter nada repetido). Tinha bolo para todos os gostos.

Os aniversários dos meus sobrinhos (todos com menos de seis anos) e dos amiguinhos deles são frequentemente comemorados com Kaffee und Kuchen. E, com relação a aniversários, uma particularidade aqui é que o aniversariante leva bolo para o trabalho e oferece aos colegas. Nos lugares em que trabalhei no Brasil era sempre o oposto, os colegas faziam uma vaquinha para comprar um bolo e cantavam parabéns para o aniversariante.

Veja também: Tudo o que voce precisa saber para morar na Alemanha

Alguns sabores de bolo são sazonais, ligados a eventos específicos ou à disponibilidade do ingrediente principal em certas estações.

No carnaval eles comem Krapfens (nome dado aqui na Baviera) ou Berliner, que tem uma massa um pouco parecida com o nosso Sonho de padaria, mas menos doce e com recheio de geleia (tem opções de outros recheios também, como baunilha. Porém, o mais tradicional é geleia).

Na Páscoa, os alemães católicos têm um bolo em formato de ovelha (com sininho e tudo) que levam para a igreja no Sábado de Aleluia para ser benzido e comem no café da manhã do Domingo de Páscoa.

Para o Natal o bolo é o Stollen ou Weihnachsstollen (Weihnachten é Natal, em alemão) feito de frutas secas e canela. Algumas versões têm também marzipan e rum. Existe até festival ligado a esse bolo.

E o meu favorito, que não é ligado a nenhuma ocasião especial mas à safra de ameixas e aqui na Baviera, comemos bastante no final do verão. Ele tem um nome complicado: Zwetschgendatschi, mas não se deixe abalar por isso. É uma massa bem fofinha com suculentas ameixas em cima. Normalmente é servido com chantilly pois pode ser um pouco azedinho. É mais caro do que os outros bolos, mas minha sogra estava motivada a assar muitos deles no ano passado.

Diante de tantas opções (sazonais ou não), quais são os melhores sabores, que todos deveriam provar ao visitar o país? Difícil dizer, me perdoe.

Visitei a Alemanha muitas vezes antes de me mudar para cá e agora vivo aqui há pouco mais de um ano. Certamente ainda faltam muitos sabores para provar, mesmo que eu tenha me esforçado bastante para comer os mais variados.

Para mais artigos da mesma autora leia: Como decidi fazer mestrado na Alemanha

Vou fazer uma listinha então dos meus cinco favoritos, além dos sazonais que citei anteriormente e amo de paixão. A lista é bastante pessoal e também baseada no que está disponível na região em que vivo, a Baviera. Certamente, muda um pouco de uma parte para outra da Alemanha.

O que adoro nos bolos alemães é que, no geral, são menos doces do que os brasileiros (coisas extremamente doces, muitas vezes me deixam enjoada). Agora, prepare-se para um pedaço bem grande quando te servirem. Eu frequentemente preciso de uma ajudinha de alguém para terminar o meu prato.

Vou começar com um bem conhecido e que tem uma versão similar no Brasil: o Schwarzwälder Kirschtorte (Floresta Negra). São camadas alternadas de chocolate e chantilly com cereja. Na versão bem tradicional, degustada na região da Floresta Negra, o bolo leva também um licor de cereja especial. Por essa iguaria, o mundo realmente tem que agradecer aos alemães.

Schwarzwälder Kirschtorte = Bolo Floresta Negra Foto: Pixabay.com

Prinzregententorte é a contribuição da Baviera para melhorar a vida das pessoas. São sete camadas (que representam os sete distritos bávaros) alternando massa de bolo e creme de chocolate. No topo, é colocado chocolate amargo. É um bolo que precisa ir à geladeira.

Prinzregententorte Foto: Pixabay.com

Erdbeertorte é um delicioso bolo de morango com camadas de massa e chantilly e morangos em cima. Eu ficaria bem feliz de comer esse todos os dias.

Erdbeertorte Foto: Pixabay.com

Herrentorte é o bolo do cavalheiro, feito de camadas que alternam massa e um creme à base de vinho coberto por chocolate meio amargo. Também precisa de um tempinho na geladeira antes de ser degustado.

Frankfurter Kranz, como o próprio nome já diz, vem de Frankfurt. Esse bolo tem formato de pudim (com um furo no meio) e camadas de massa, geleia e creme à base de manteiga. O creme também cobre o bolo e por cima um toque de nozes caramelizadas.

Opções não faltam. Vale explorar as padarias com muito carinho e escolher o que mais te apetece. Me arrisco a dizer que dificilmente será ruim. Por fim, sugiro para quem quiser provar os famosos Apfelstrudels aqui, que peçam com calda quente de baunilha. Eu nunca mais quis comer sem, depois que provei a primeira vez.

Apfelstrudels Foto: Pixabay.com

Para acompanhar os bolos pode ser café, cappuccino ou chá. Bom apetite, ou Guten Appetit! E me conte depois os seus favoritos.

Related posts

Cerveja e os sabores da culinária tcheca

Roberta Leite

Tradições natalinas alemãs

Karina Finke

Como é a comida típica panamenha

Ana Rodrigues

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Este site ou suas ferramentas de terceiros usam cookies Aceitar Consulte Mais Informação