Tudo que você precisa saber para morar na Alemanha

0
612
Foto: Pixabay.com
Advertisement

Tudo que você precisa saber para morar na Alemanha.

A Alemanha é o segundo país mais populoso na União Europeia (o primeiro é a Rússia). De acordo com o último censo, o país tem uma população de 82,8 milhões de habitantes, sendo aproximadamente 19,3 milhões de origem migratória. A capital do país, Berlim, é maior cidade alemã com 3,6 milhões de habitantes e concentra um grande número de estrangeiros.

A Alemanha além de possuir uma riqueza histórica, cultural, arquitetônica é a maior economia da Europa, terceiro maior exportador mundial e ainda faz fronteiras com nove países: Dinamarca, Polônia, República Tcheca, Áustria, Suíça, França, Luxemburgo, Bélgica e Holanda.

Se você estiver pensando em se mudar para o país continue acompanhando este post.

Tudo que você precisa saber para morar na Alemanha

Blue Card / Cartão azul

Como obter o Cartão Azul para morar na Alemanha (EU Blue Card)

O sonho de morar na Alemanha ficou mais acessível para quem não possui a cidadania alemã e/ou não faz parte da União Europeia. Inspirado no Green Card Americano, o chamado EU Blue Card/ Cartão Azul (Blaue Karte EU), concede a profissionais altamente qualificados formados fora da UE e a estudantes estrangeiros que concluírem seus estudos no país, a chance de poder viver e trabalhar em uma ocupação adequada às suas qualificações, não somente na Alemanha, mas em praticamente toda a União Europeia, com exceção somente da Dinamarca e Reino Unido da Irlanda.

Cidadania

Ter cidadania alemã facilita a vida na Alemanha?

Se for analisar questões práticas como arrumar um emprego, conseguir estudar em uma universidade, alugar um apartamento ou se integrar com as pessoas, bem, é necessário lhe avisar que sempre seremos vistos como imigrantes. Por mais que você fale bem a língua e tenha identidade alemã, você sempre será brasileiro. Na hora de arrumar um emprego, é bem possível que algumas empresas dêem preferência (mesmo que não declarada) aos nativos.

Imigrante ilegal

A vida do imigrante ilegal na Alemanha

Há dois problemas maiores em não ter o visto por aqui. O primeiro é com relação à saúde. Caso o imigrante ilegal fique doente, além de não ter seguro de saúde, corre o risco de ser denunciado pelo médico às autoridades.

O segundo problema, talvez o mais significativo, é o trabalho. Não ter visto válido é não ter permissão para trabalhar. Qualquer empregador que contrate um imigrante sem o visto está facilitando o trabalho ilegal, o que é uma infração.

Salários

Salários na Alemanha 

Dependendo da região onde se vive no país, também é possível ganhar mais ou menos. Por exemplo, de acordo com o site alemão de busca de empregos online Step Stone os estados que em média pagam mais são (em ordem decrescente): Hessen, Bayern, Baden-Württemberg e Nordrhein-Westfalen. Os que pagam menos são (em ordem crescente): Sachsen-Anhalt, Sachsen, Thüringen e Mecklenburg-Vorpommern.

Impostos

Impostos na Alemanha

Em comparação com o Brasil, a vantagem que temos pagando impostos tão altos na Alemanha é o retorno em qualidade de vida. Os serviços públicos alemães funcionam, e apesar de nem tudo ser perfeito, sabemos que a segurança pública e a educação, por exemplo, estão muito à frente das condições em nosso país.

Imposto de Renda na Alemanha

Primeiramente, é necessário explicar que na Alemanha o imposto de renda é baseado no status familiar. Isso é, uma pessoa solteira terá um desconto do imposto diferente de uma casada com filhos.

Conta bancária

Dicas para abrir conta bancária

Antes de qualquer coisa, se você é uma pessoa que precisa de um banco físico e de ter alguém em sua frente para resolver os problemas bancários, pode escolher uma das opções mencionadas (veja maiores informações no link acima) e dar a sorte de conseguir alguém que te atenda em inglês, se ainda não fala alemão suficiente. Tendo isso em mente e os documentos em mãos: passaporte, registro de endereço na Alemanha e, em alguns casos, um contrato de trabalho, prepare-se para assinar mil papéis.

Custo de supermercado

Supermercado na Alemanha

Aqui na Alemanha, considero a alimentação, em geral, acessível. Há uma diferença pequena entre uma cidade e outra. Normalmente, diria que com 30 euros por semana consegue-se comprar o essencial e, às vezes, até umas coisinhas extras (pensando no valor por pessoa).

Sistema de saúde

Seguro de saúde na Alemanha

O seguro de saúde (Krankenversicherung) é obrigatório na Alemanha, seja para cidadãos, imigrantes ou turistas. Há duas formas de seguros: o privado (private Krankenversicherung – PKV) e o legal (gesetzliche Krankenversicherung – GKV).

Cartão Europeu de Seguro de Saúde EHIC na Alemanha

Se você é residente de algum país europeu e contribui para o sistema de seguridade social, o cartão é gratuito e você tem direito a assistência como se morasse no país visitado. A depender do país, pode ser necessário pagar um certo valor em caso de atendimento no hospital, e de acordo com o tipo de tratamento. Na Alemanha, por exemplo, normalmente paga-se 10% do valor total do tratamento ou medicamentos, ou 10 euros por dia em caso de internação em hospital (esses valores podem ser reembolsados em seu país de origem).

Como ir ao médico na Alemanha?

Quando ficamos doentes no Brasil vamos direto à emergência. Aqui isso só acontece em último caso. Primeiro você vai ao seu médico da família, ou seja, um clínico geral. Caso um médico de outra especialidade seja necessário, é ele quem vai fazer o encaminhamento.

Sistema de ensino 

Sistema de ensino

Praticamente todos estudam em escolas públicas. Não quer dizer que não existam escolas particulares: elas existem (internatos) mas custam uma verdadeira fortuna. As escolas públicas oferecem toda a infraestrutura necessária para o bom desempenho do estudante, como material didático e transporte fornecidos gratuitamente pelo governo. Resultado de políticas que valorizam a educação, garantidas pela constituição.

Abitur, o Enem alemão

Abitur é o exame prestado na conclusão do ensino médio, ao final do Gymnasium na Alemanha. O Abitur nada mais é do que uma qualificação geral para o ingresso na universidade (Algemeine Hochschulreife), uma vez que é necessário para a aceitação dos estudantes em um curso universitário alemão, de vários países da Europa e dos Estados Unidos.

Como se financiar como estudante na Alemanha?

A partir de 2004 cada estado pode decidir por si como as mensalidades e taxas de inscrição são regulamentadas e, até 2014, todos aboliram as mensalidades de vez – também por pressão popular. No entanto, essa é uma regra geral, que não vale para todos os casos. Por exemplo, pessoas que façam uma segunda graduação podem ser cobradas ou as chamadas ‘taxas administrativas’ também são comuns. Além disso, o que voltou a acontecer é que algumas universidades em regiões como Baden-Württemberg e Renânia do Norte-Vestefália passaram a cobrar taxas de cerca de 1.500 Euros para estudantes não europeus (o que não vale para estrangeiros que foram à escola na Alemanha). Portanto, apesar da gratuidade geral, é bom verificar especificamente como é a regulamentação da região e universidade de interesse.

Transporte público

Transporte público em Berlim

A companhia de transportes berlinense chama-se BVG e, apesar de não ser a empresa para todos os serviços que tem na cidade, a passagem é a mesma e tem o mesmo valor. É um ticket unificado para tudo. Por exemplo, vamos dizer que você comprou um ticket dentro da estação de metrô e decidiu pegar um RER para um caminho dentro da cidade, você poderá continuar usando o mesmo ticket.

Transporte público em Stuttgart

Na região de Stuttgart as empresas responsáveis pelo transporte público são a VVS Transit and Tariff Association e a Stuttgarter Strassenbahnen AG (SSB). A rede de transporte é muito completa e conta com diversas linhas de U-Bahn, que viaja distâncias mais curtas por toda a cidade, equivalente ao metrô; de S-Bahn, que equivale ao trem e é mais rápido que o U, percorrendo distâncias mais longas e interligando outros distritos; e as linhas de ônibus, que são extremamente pontuais e eficientes.

Carteira de motorista

Dicas para tirar Carteira de motorista

Tirar a carteira de motorista alemã ou Führerschein, não é tarefa fácil e pode render um bom tempo de espera, além de muita dedicação do candidato. Infelizmente, como residente, a carteira de motorista brasileira só é válida pelos primeiros seis meses de moradia.

Aluguel e compra de imóvel

Dicas para alugar imóvel 

Alugar um imóvel na Alemanha é uma tarefa bem difícil, requer tempo e paciência. O mercado imobiliário continua bastante aquecido e a demanda para alugar está muito alta. Existem muitos candidatos para cada apartamento vago e os proprietários e imobiliárias não têm muita dificuldade em encontrar pretendentes para o imóvel.

Dicas para comprar imóvel

O banco irá fazer a análise de crédito com base no tipo de contrato de trabalho e o valor do salário. E, assim como no Brasil, você não pode comprometer mais de 30% do seu salário mensal com a prestação. E quanto mais recursos próprios tiver, menor será a taxa do financiamento, pois prova que você tem condições de continuar pagando as prestações em caso de uma emergência.

Outra grande diferença é a porcentagem do valor do imóvel a ser financiado: é possível financiar 100% e ainda pedir um extra para a reforma. Mas atenção: mesmo financiando 100% é preciso ter em média 10% do valor do imóvel em recursos próprios. Este valor será usado para pagar as taxas e custos extras, chamados Nebenkosten.

Acomodações de baixo custo para estudantes na Alemanha

Diferente de alguns países, as universidades da Alemanha normalmente não auxiliam o aluno na procura de acomodação. No entanto, existem serviços de assistência (Studentenwerk) que podem servir de apoio e oferecem ajuda na candidatura aos alojamentos estudantis da cidade correspondente. Além disso, há outras opções que também podem ser consideradas. Aliás, podem e DEVEM ser consideradas, uma vez que, infelizmente, encontrar moradia por um preço acessível é cada vez mais difícil em todo país.

Como levar seu cachorro para Alemanha

Dicas para levar seu cachorro para Alemanha

Tudo começa então com a implementação do microchip e a vacina antirrábica, sempre bom lembrar que o chip deve ser implementado um ou dois dias ANTES da vacina, isso é bem importante

Motivos para morar e não morar na Alemanha

10 motivos para morar na Alemanha

Ainda estou para conhecer um país que ofereça tantos direitos ao trabalhador como a Alemanha. Aqui há empresas que dão 6 semanas de férias por ano, as quais podem ser tiradas em qualquer época, contanto que seja acordada com o empregador. Horas extras são remuneradas ou convertidas em folgas. Em caso de doença, não é necessário apresentar um atestado médico até 3 dias, somente após esse tempo é que o documento é obrigatório. A maioria das empresas distribuem bônus no fim do ano e dividem o 13° em duas partes, no meio e no final do ano.

10 motivos para não morar na Alemanha 

Aprender um idioma é mais difícil a cada vez que ficamos mais velhos. Para aqueles que nunca aprenderam uma língua estrangeira, pode ser um pouco mais complicado começar a aprender alemão. É um idioma com uma gramática diferente, com três gêneros (feminino, masculino e neutro), declinações dependendo da função da palavra na frase e ordem correta para organizá-la. Algumas palavras são parecidas com o português, mas a maioria é bem diferente do que estamos acostumados. A pronúncia de algumas palavras é complicada.

Deixe um comentário

Por favor inclua o seu comentário
Por favor escreve o seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.