BrasileirasPeloMundo.com
Croácia

Bolsa de estudos para aprender a língua croata

Bolsa de estudos para aprender a língua croata.

A Croácia é um país de emigrantes. Como já mencionei neste texto sobre cidadania, o país possui um complexo cenário de emigração devido a diversos fatores, como localização geográfica, regimes políticos, guerras, crises econômicas e altas taxas de desemprego. Além disso, menos de 5 milhões de pessoas falam croata como língua nativa e por isso há um movimento dos linguistas para preservar esta língua.

Por esses motivos, o governo croata tem uma política muito forte para atrair descendentes de croatas de volta ao país. Existe um órgão do governo chamado “Escritório para Croatas Fora da Croácia” que financia vários projetos de interesse do povo croata no mundo inteiro.

Um desses projetos é a bolsa de estudos para aprender a língua croata em Zagreb, Split ou Rijeka. É uma oportunidade muito boa para aqueles que desejam conhecer melhor a língua e a Croácia em geral. Todos os anos, geralmente no mês de maio, é aberto um concurso para aqueles que desejam aplicar para a bolsa de estudos para aprender a língua croata. Na aplicação, é preciso fornecer os seguintes documentos:

  • Formulário com os dados pessoais
  • Curto currículo e carta de motivação
  • Cópia do passaporte
  • Comprovante de residência
  • Certidão de nascimento
  • Comprovante da ascendência croata (por exemplo, a certidão de nascimento do seu ascendente croata)
  • Cópia do diploma do ensino médio ou do ensino superior

É preciso mandar todos esses documentos no e-mail do escritório até a data limite especificada no site do Escritório. Há também um sistema de pontuação, ou seja, as pessoas que satisfazem os seguintes critérios têm maior pontuação no concurso:

  • Pessoas com menos de 25 anos (20 pontos)
  • Pessoas que têm entre 26 e 35 anos (10 pontos)
  • Pessoas matriculadas no 1º ou 2º ano em uma instituição de ensino superior na Croácia (20 pontos)
  • Pessoas que residem na Croácia há menos de 2 anos (20 pontos)
  • Pessoas que já completaram um semestre do curso de croata com nota A (15 pontos)
  • Pessoas com ensino superior completo, comprovado com o diploma (10 pontos)
  • Pessoas que já completaram um semestre do curso de croata com nota B (10 pontos)
  • Pessoas que são membros ativos da comunidade croata do país de origem (20 pontos)

Leia também: custo de vida em Zagreb

Mas afinal, o que é exatamente essaBolsa de estudos para aprender a língua croata?

Essa bolsa de estudos é um investimento do governo croata para aqueles que desejam aprender a língua. Nessa bolsa estão inclusos:

  • Curso de língua croata na Faculdade de Humanas e Ciência Sociais nas Universidades de Zagreb, Split ou Rijeka

O candidato pode escolher o curso do semestre de verão, de inverno, ou os dois semestres. Na Universidade de Zagreb, as aulas são realizadas na Faculdade de Filosofia, de segunda à sexta feira, durante 3 horas por dia. Pode-se dizer que é um curso intensivo e bem exigente, principalmente para aqueles que possuem bolsa de estudos. É necessário ter 75% de presença nas aulas e ter boas notas em todas as provas durante o semestre. No começo do semestre há uma prova para aqueles que já tem algum conhecimento da língua croata. Os iniciantes são imediatamente matriculados no nível básico.

  • Refeições subsidiadas nos restaurantes universitários

Os bolsistas recebem um cartão estudantil com o qual podem comprar refeições subsidiadas nos restaurantes universitários (bandejão) da Universidade. Com esse cartão é possível comprar até duas refeições completas por dia, pagando em torno de 10 kunas (1,50 euros) por cada uma. As refeições do menu do dia geralmente incluem uma sopa, prato principal, salada, sobremesa e pão.

  • Acomodação subsidiada nos dormitórios estudantis

Os bolsistas têm direito à acomodação nos dormitórios estudantis da Universidade. Os quartos são divididos por duas pessoas e custam 300 kunas por mês (em torno de 50 euros). Os banheiros são compartilhados com as pessoas do quarto vizinho, e os andares dos pavilhões são divididos entre femininos e masculinos. Geralmente o bolsista é acomodado no quarto com algum aluno croata, o que pode ajudar muito na hora de fazer as lições de casa.

  • Ajuda de custo

É oferecida uma ajuda de custo de 100 kunas mensais para gastos pessoais, ou seja, 400 kunas para o semestre letivo que dura 4 meses. Além disso, é devolvido o dinheiro gasto com a acomodação no dormitório estudantil. No entanto, esse valor de 1600 kunas só é devolvido no final do semestre quando o bolsista passar em todas as provas e levar ao escritório o certificado de finalização do curso. Só depois disso que o dinheiro é depositado na conta do bolsista.

Leia também: emprego na Croácia

Com tudo isso incluso na bolsa de estudos, os gastos durante o semestre podem ser muito pequenos, o que facilita muito a vida dos bolsistas. Os professores do curso são muito bons e como é um curso intensivo, é ótimo para aprender rápido a língua. Além dos bolsistas, pessoas do mundo inteiro também se matriculam nesse curso, o que pode ser uma experiência muito interessante e globalizada. Além disso, é uma ótima oportunidade para aqueles que querem conhecer a pátria dos seus antepassados e procurar novas oportunidades na Croácia.

Related posts

Croácia – Turismo na Croácia

Nathália Nascimento

O café de 3 horas na Croácia

Renata Ferrari Pegoretti

Uma nova vida na Croácia

Debora Pedroni

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Este site ou suas ferramentas de terceiros usam cookies Aceitar Consulte Mais Informação