BrasileirasPeloMundo.com
Croácia Curiosidades Pelo Mundo

A história da cerveja na Croácia

A história da cerveja na Croácia.

A história da cerveja na Croácia é um tema interessante sob vários pontos de vista. Embora o país seja, em grande parte, mediterrâneo e tenha uma cultura vinícola muito forte e enraizada, a Croácia também está entre os maiores consumidores e, portanto, produtores de cerveja na região. Mas não foi sempre assim.

A viticultura e a produção de vinho têm uma longa tradição na Croácia. Elas estão presentes desde os tempos dos povos antigos e o vinho teve um papel importante durante muitos séculos. A cerveja, por outro lado, embora conhecida há muito tempo pelos croatas, era uma bebida pouco apreciada. E foi apenas durante a Idade Média que essa atitude em relação à cerveja mudou.

A história da cerveja na Croácia

Os povos europeus conheceram a cerveja ainda nos tempos do Império Romano. E, desde então, esse elixir dourado passou a ser consumido em toda a Europa, especialmente nas regiões do norte, onde a vinha não prosperava devido a condições de cultivo desfavoráveis.

Em alguns países, a produção de cerveja tornou-se uma indústria importante, como na Bélgica, Holanda, República Tcheca, e Bavária, países e regiões conhecidas pela longa tradição de produção de cerveja. Mas, ao contrário da Europa Central e do Norte, os povos mediterrâneos, incluindo os croatas, continuaram a se recusar a substituir o delicioso vinho pelo gosto amargo da cerveja durante muito tempo.

A indústria da cerveja chegou à Croácia através de Viena, a capital da poderosa Monarquia Austro-Húngara (a Croácia fazia parte da monarquia na época). Para os croatas, Viena não era apenas o centro do poder político e militar, mas também o centro da moda, e a grande fonte de todas as inovações que os nobres croatas aceitavam e imitavam. Por isso, Viena também exercia uma forte influência nos hábitos alimentares e sociais dos croatas.

Leia também: Bebidas da Croácia

O início da produção de cerveja na Croácia está registrado no final do século XVII, com a chegada do exército e dos colonos do norte. Inicialmente, a cerveja era vista como um mal necessário em tempos de escassez de vinho, mas aos poucos os croatas foram se acostumando e se apaixonando.

As primeiras cervejarias foram abertas na Croácia no século XVIII. No século XIX, a indústria da cerveja tornou-se uma indústria forte no país. E foi nessa época que as cervejarias croatas mais famosas foram estabelecidas – Zagrebačka pivovara e Karlovačka pivovara (em tradução: Cervejaria de Zagreb e Cervejaria de Karlovac).

Ainda hoje essas duas cervejarias dominam o mercado croata, mas agora fazem parte de industriais globais. A Zagrebačka pivovara faz parte do grupo Molson Coors, enquanto a Karlovačka pivovara pertence à Heineken.

Cerveja, Croácia
Foto: Pixabay

A Cervejaria de Zagreb foi fundada em 1893 na capital da Croácia. E no mesmo ano, começou a produzir a Ožujsko pivo (pivo = cerveja, em croata), hoje a cerveja mais vendida na Croácia. A primeira cerveja da empresa foi batizada de Ožujsko em homenagem ao mês de março (ožujak = março, em croata), mês em que a melhor cerveja era produzida.

Hoje, os números nacionais impressionam. A cada segundo na Croácia, uma média de 10 garrafas de cerveja Ožujsko são bebidas, enquanto a Cervejaria de Zagreb vende mais de um milhão de garrafas da cerveja diariamente. Durante sua tradição de 120 anos na produção de cerveja, a Cervejaria de Zagreb tornou-se a maior cervejaria croata e líder no mercado nacional.

Leia também: Casamentos na Croácia

A cervejaria de Karlovac é ainda mais antiga. Foi fundada em 1854 em Karlovac, cidade a 50km de Zagreb. Durante os anos 70 e 80 do século XX, a cervejaria de Karlovac tornou-se a empresa líder na antiga Iugoslávia e continua a funcionar com sucesso até hoje.

Atualmente a empresa ocupa o segundo lugar no mercado de cerveja croata. O produto mais importante da Cervejaria de Karlovac é a Karlovačko pivo. Nem precisa dizer que entre as duas marcas – Ožujsko e Karlovačko, existe uma certa rivalidade. Quem bebe Ožujsko nem pensa em pedir ou comprar Karlovačko, e vice-versa!

A cervejaria de Karlovac e a Karlovačko pivo são símbolos da cidade de Karlovac. A produção de cerveja tem um papel tão importante na cidade que se ouve, frequentemente, que a Karlovačko pivo é o quinto rio de Karlovac (Karlovac é conhecida como a cidade dos 4 rios!)

A história da cerveja na Croácia

E a tradição da cerveja é comemorada todos os anos no final de agosto e início de setembro, quando a cidade e a cervejaria organizam a maior festa nacional da cerveja chamada Dani piva (Dias de cerveja), uma festa que conecta a tradição da cervejaria com gastronomia local, artesanatos e shows. É como o Oktoberfest à moda croata!

Além das já mencionadas, a Croácia conta ainda com mais de 70 cervejarias, sendo que a maioria são cervejarias privadas ou craft. A cerveja craft apareceu no mercado croata com força apenas em 2013, mas há mais de 25 anos a Medvedgrad, uma cervejaria privada em Zagreb, produz uma das melhores cervejas artesanais do país. A Cervejaria Medvedgrad é propriedade de uma família local e produz 44 cervejas diferentes. Além da produção das bebidas, a família também está envolvida no ramo gastronômico – eles têm 4 pubs na capital, onde se servem as cervejas artesanais e uma deliciosa comida local.

Foi um longo caminho até aqui, mas hoje beber cerveja faz muito parte da identidade croata. E isso fica ainda mais evidente durante os encontros com amigos, festas ou eventos culturais e esportivos. Prova disso se mostrou quando o sucesso da seleção croata de futebol na Copa do Mundo da Rússia, em 2018, resultou em um aumento no consumo de 7 a 12 mil hectolitros de cerveja por dia durante a Copa do Mundo, e as cervejarias do país registraram um aumento de 15 a 30% nas vendas!

 

Quer saber mais sobre o BPM? Siga-nos também no Instagram e no Facebook

Related posts

Curiosidades sobre Malta

Marcela Bueno

Hygge, um estilo de vida na Dinamarca

Cristiane Leme

Memórias, hábitos e o consumismo consciente na Polônia

Vivian Oliveira

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Este site ou suas ferramentas de terceiros usam cookies Aceitar Consulte Mais Informação